11 Receitas de Macarrão Com Sardinha E Possibilidades Para Variar Nessa Massa Incrível

  • Um prato coringa em todas as casas no Brasil. Um sabor forte e saboroso que conquista toda a família.
Avalie este item
(27 votos)

Tem receitas com peixes e frutos do mar que parecem ser comuns demais e é desnecessário sequer uma dica, antes fosse assim, é sempre possível inovar. Pensando nisso, o Sabor na Mesa trouxe versões diferentes dessa delícia.

Tem a feita com creme de leite, molho de tomate, queijo, calabresa, entre outros. A lista atende a todos os tipos e gostos. Ao todo, são 11 opções de receita de macarrão com sardinha. Abrace a oportunidade de melhorar o cardápio de casa, veja o passo a passo!

E, a primeiríssima que eu vou te ensinar é a bem simples feita com molho de tomate. Ao fim dessa receita, uma seleção com diversas outras surpreendente.

Receita de Macarrão com sardinha simples com molho de tomate: como fazer

Rendimento
6 porções
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 500 g de macarrão
  • 1 Sache de massa de tomate
  • 2 Lata de Sardinha pequena
  • 1 Lata de milho
  • Orégano
  • Colorau
  • Tempero pronto
  • Tempero baiano

Modo de preparo

  • Cozinhe o macarrão em água fervente por aproximadamente 5 minutos ou até que esteja ao dente;
  • Retire da panela e reserve;
  • Em uma panela, coloque os dentes de alho picados para dourar;
  • Em seguida, coloque todos os temperos de sua preferência ou igual aos do vídeo;
  • Misture bem e adicione o molho de tomate na panela;
  • Acrescente o milho verde, misture, desligue o fogo e reserve;
  • Abra a lata de sardinha e limpe, retirando toda a sujeira e espinha que fica dentro do peixe;
  • Depois da sardinha limpa, jogue dentro da panela com molho (não precisa picar);
  • Adicione o macarrão cozido e misture bem;
  • Sua receita está pronta e uma delícia!

Quanto custa essa receita no corpo?

Uma porção desse macarrão com sardinha tem cerca de 450-500 calorias (dependendo da quantidade de molho que pegar). Se quiser reduzir, troque o macarrão tradicional por integral - cai para uns 380 calorias. Mas sério, quem vai pensar em calorias com um prato desses?

Quanto tempo dura?

Na geladeira, dura até 3 dias se guardar direito em pote fechado. Mas duvido que sobre - aqui em casa a Daiane sempre faz um prato extra "pra ver se sobra" e nunca sobra. Se quiser congelar, dura 1 mês, mas a textura da sardinha pode mudar um pouco.

Se faltar ingrediente, bora improvisar!

Sardinha pode ser trocada por atum (fica ótimo também) ou até por frango desfiado se não curtir peixe. Massa de tomate acabou? Use 3 tomates maduros batidos no liquidificador com uma pitada de açúcar. Macarrão pode ser qualquer tipo - já fiz com espaguete, parafuso e até com aquele macarrão quebrado que fica no fundo do pacote.

Os 3 pecados capitais dessa receita

1) Cozinhar demais o macarrão - ele vai pro molho ainda, então tem que ficar bem al dente. 2) Não limpar bem a sardinha - essas espinhas são traiçoeiras. 3) Exagerar no colorau - um pouquinho já dá cor e sabor, muito vira lama vermelha. Já cometi os três erros numa só vez, foi triste.

Truque secreto da sardinha

Pega a sardinha ainda na lata, coloca num escorredor e passa água corrente por cima antes de limpar. As espinhas soltam muito mais fácil! Aprendi isso com uma tia baiana que fazia isso desde os anos 80. Funciona que é uma beleza.

O que serve junto?

Um vinho branco seco combina demais, mas se for pro almoço de domingo, bora de cerveja gelada! Para acompanhar, uma saladinha simples de alface com limão ou até torradinhas de pão francês. A Daiane inventou de por banana fatiada por cima uma vez... não pergunte.

Quer dar uma agitada?

Joga umas azeitonas picadas por cima na hora de servir ou coloca pimentão vermelho junto com o alho. Se quiser a versão "festa", acrescente mussarela em cubos e leve ao forno por 5 minutos pra gratinar. Perigo: risco de comer tudo sozinho.

Modo "conta no azul"

Usa só 1 lata de sardinha e complementa com ovo cozido picado. Troca o milho por ervilha (que costuma ser mais barata). E o macarrão? Aqueles pacotes promocionais de 1kg por R$3,50. Fica quase tão bom quanto a versão original!

A parte chata: limpar a sardinha

Pega uma pinça de sobrancelha (nova, óbvio) ou aqueles pegadores de gelo pequenos. Segura a sardinha com uma mão e vai puxando as espinhas devagar. Demora uns 2 minutos por lata, mas vale a pena pra não ter susto na hora de comer. Confia!

Não jogue fora o óleo da sardinha!

Aquele óleo que vem na lata é puro sabor. Coe e use pra refogar o alho ou regar o macarrão depois. Se não for usar, coloque num potinho e leve na coleta de óleo do seu bairro. Já acumulei óleo de sardinha por 1 mês e rendeu uma mini garrafa pet cheia.

Versão "chef de apartamento"

Substitua a sardinha comum por filés de sardinha fresca grelhados (tem em peixarias boas). Use massa de tomate italiana e finalize com folhas de manjericão fresco. Custa 3x mais, mas pra impressionar alguém especial, vale cada centavo.

Perguntas que me fazem toda vez

Pode deixar o molho mais encorpado? Sim, coloque uma colher de farinha de trigo quando estiver refogando o alho.
Dá pra fazer sem o milho? Claro, mas perde o contraste de textura.
Por que meu molho fica ácido? Você deve estar cozinhando demais o tomate - quando acrescentar, deixe só esquentar.

2 coisas que ninguém te conta

1) Esse prato fica ainda melhor no dia seguinte - os sabores se misturam de um jeito mágico. 2) A sardinha enlatada tem mais cálcio que o leite porque comemos as espinhas (sim, mesmo depois de limpar, sempre ficam umas miudinhas).

De onde veio essa mistura?

É uma adaptação brasileira de receitas portuguesas (eles amam sardinha) com uma pitada de improviso nordestino (o colorau e tempero baiano). Nasci no interior de SP e minha avó fazia versões parecidas nos anos 90, quando a carne tava cara. Revolucionária sem saber!

Se TUDO der errado...

Queimou o alho? Passe o molho pra outra panela e deixa o alho queimado de lado. Molho muito líquido? Amasse umas bolachas de água e sal e misture (é o meu SOS). Sardinha virou papa? Transforma tudo num "patê" e come com pão. Já salvei um jantar assim!

Sabia que...

A sardinha enlatada mantém quase todos os nutrientes do peixe fresco, incluindo ômega-3. E mais: no início do século 20, esse tipo de receita era chamado de "macarrão à pobre" em Portugal. Hoje em dia virou comfort food gourmet em vários lugares. A vida é engraçada.

E aí, bora fazer esse clássico improvisado? Conta nos comentários se já conhecia ou se vai arriscar pela primeira vez. Prometo que vale cada segundo - e cada espinha retirada! Se fizer alguma adaptação maluca, conta pra gente também. Aqui em casa a próxima versão vai ter bacon (porque tudo fica melhor com bacon, né?).

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Cremoso Com creme de leite

autor: Receita fácil da Simone Silva

Que tal preparar uma macarronada cremosa? Essa versão é realizada com sardinha, cebola, pimentão verde, tomate, coentro, milho e ervilha. Deixe tudo picado para um preparo rápido.

Refogue a cebola com óleo quente e as demais verduras. Adicione a sardinha sem o óleo que a conserva e as ervas finas. O creme de leite é colocado por último, juntamente com o macarrão já cozido.

Veja ainda essa bela seleção de receita de macarrão ao molho branco fácil.

3º. Com maionese

autor: COZINHANDO COM ALEIXO

Também conhecido como macarronese, a receita de salada de macarrão com sardinha e maionese é um clássico dentre as massas italianas abrasileiradas. É um prato principal que pode ser servido no jantar em família.

O checklist dessa opção envolve macarrão pene, o peixe, maionese, cenoura, batata cozida, milho, cebolinha, azeitonas e tempero knorr de galinha, além da panela ou uma frigideira.

4º. Com ovo (lámen)

O ovo é um dos alimentos mais usados na mesa dos brasileiros. Versátil e fácil de preparar, ele é incrementado à macarronada com sardinha, em conjunto com cebola, molho de tomate e cheiro verde.

Para temperar esse lámen fácil, utilize na receita sal, caldo de galinha, pimenta bode e pimenta calabresa. Pode substituí-los por tempero baiano, ajinomoto, sazon, salsinha ou cebolinha.

5º. Com queijo no forno

Bora gratinar um macarrão com queijo e nosso peixe? Não sei você, mas me deu água na boca só de imaginar o queijo derretendo por cima da massa cozida.

Vamos aos ingredientes, separe creme de leite, molho de extrato, cheiro verde, sal e pimenta-do-reino, tomate, pimentão, alho, cebola, azeitona, latas do peixe, muçarela e, claro, o macarrão. Para deixar mais saboroso, misture o macarrão ao molho. Coloque o macarrão misturado em uma assadeira e além da muçarela, você pode colocar queijo parmesão ralado antes de gratinar.

No preparo, a dica é deixar gratinando no forno a 180ºC por 15 minutos. Ficou pronto, basta servir!

6º. Alho e óleo

Assim como a receita tradicional de macarrão alho e óleo, essa também é tranquilo de preparar. A facilidade começa nos itens, com apenas cinco: a massa, alho, óleo, peixe e sal a gosto.

Saiba como preparar: Inicie o preparo com a fervura da massa, deixe ferver a água e depois de colocar a massa, deixe cozinhar o macarrão por 5 minutos, em seguida refogue o alho no óleo. Mescle o macarrão, junte as sardinhas, sempre mexendo com muito cuidado para não grudar e sirva aos convidados da noite. Essa também é uma versão econômica de alho e óleo.

7º. Integral

A opção integral atende aos leitores que buscam uma variação light e saudável. Acrescente na dieta e faça a alimentação ser equilibrada e menos calórica.

Use espaguete integral, salsinha, cebola, ovos, alho-poró, sal rosa, molho de tomate, sardinha, alguns dentes de alho e colheres (sopa) de azeite a gosto. Para que o sabor seja refinado, refogue o alho até dourar.

8º. Com bacon

O bacon é um dos queridinhos quando se trata de recheio de lanches ou complemento nos pratos principais. O toucinho é de origem animal, especificamente do porco.

Tire da dispensa um pacote de tipo parafuso, uma lata de milho, um fio de azeite, margarina a gosto, uma lata de sardinha, cebola média e um pedaço de bacon. A combinação sardinha e molho é perfeita para servir, com bacon então, fica sensacional.

A quantidade de cada ingrediente varia de acordo com as pessoas que serão servidas na refeição. Atente-se!

9º. Com calabresa

Pense num prato que enche os olhos, além da barriga: é de longe o macarrão com sardinha e calabresa de forno. Corte a linguiça em rodelas finas e o tomate e a cebola em cubinhos pequenos.

Prepare a massa caseira com água quente e umas pitadinhas de sal. Coloque e refogue os demais ingredientes com alho e cebola, em uma panela com a calabresa picada e a sardinha. O toque final é garantido pelo extrato de tomate.

O resultado é uma massa com queijo derretido por cima, azeitonas e orégano a gosto. Você também pode servir na ceia de Natal e Ano Novo, pois fica realmente muito saborosa.

10º. Com salsicha

Lembra-se daquele macarrão com molho de salsicha servido no recreio da escola? Era uma delícia clássica, certo? Agora você pode comer ele em casa com o acréscimo do sabor típico da sardinha.

Compre a sardinha que já vem com extrato de tomate, cozinhe o espaguete e prepare a receita com as dicas do Canal do Edy. O uso de pimenta de cheiro e os demais temperos são opcionais, utilize o que for do seu agrado.

A dica importante do tutorial é cozinhar a salsicha, assim o corante e o conservante do alimento são amenizados.

11º. Com azeitonas

Temos que admitir que a azeitona na macarronada é uma combinação perfeita, não é mesmo? Quando é macarrão com sardinha então... humm realmente delicioso! Você precisa experimentar!

O macarrão com sardinha simples é o mais básico. Use o que tiver em casa, o vídeo usa o do tipo parafuso no modo de preparo.

Deixe cozinhar por alguns minutos pelo tempo indicado na embalagem até ficar bem ao dente. Em outra panela, coloque os ingredientes do molho. O molho é composto por molho refogado de tomate, milho conservado, orégano, alho, azeite e caldo de legumes. Tempere com sal. Use a água do cozimento para o molho.

Gostou da nossa seleção nota 10? Então pare de pensar na morte da bezerra e vá preparar uma dessas beldades.

Veja também essa receita de macarrão com atum e maionese sensacional, vale a pena ver.

Conte-nos aqui embaixo como foi sua experiência, caso tenha dúvidas nós ajudamos.

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário