15 Receitas de Macarrão ao Molho Branco Cremoso Com Gostinho de Quero Mais

Uma das combinações mais incríveis de massa e olho, não há quem não ame.
15 Receitas de Macarrão ao Molho Branco Cremoso Com Gostinho de Quero Mais
Avalie este item
(25 votos)

Tem dias que a correria está tão grande que esquece até o que vai fazer para o jantar, né? Fique tranquilo (a), o Sabor na Mesa te lembra, por isso trouxemos uma maravilha de receita de macarrão ao molho branco.

Ótimo para os apressadinhos de plantão, esse prato tem combinações que nem imagina. Apesar de ter diversas variações com carnes, legumes e, até mesmo, cogumelos, o meu favorito é o simples, sem segredo. Eis a simplicidade em forma de massa e molho branco.

Receita de macarrão ao molho branco simples: como fazer

Rendimento
Uma panela de macarrão
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • Macarrão à gosto
  • 2 dentes de alho amassado
  • 1/2 cebola média picada
  • 1 pitada de noz moscada sal a gosto
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite frio
  • 2 colheres (sopa) de azeite ou manteiga
  • 3 colheres bem cheias de sopa de creme de leite

Modo de preparo

  • Em um copo, coloque ½ xícara de leite e acrescente a farinha para dissolver. Reserve.
  • Em uma panela, coloque o alho e a cebola e deixe dourar no azeite. Quando estiver bem frito acrescente o leite com farinha.
  • Mexa bem e depois vá acrescentando o restante do leite aos poucos.
  • Espere ferver e só então coloque a noz moscada e o creme de leite.
  • Siga mexendo bastante até ficar cremoso. Retire do fogo e reserve.
  • Enquanto o preparo do molho é feito, deixe o macarrão cozinhando. Depois é só juntar o molho com o macarrão e está feito. Fica uma delícia.
  • Caso queira, sirva com queijo ralado.

Veja também uma excelente opção de macarrão caseiro que preparamos. Além da salada de macarrão.

Quanto tempo dura esse molho branco?

Se guardar direitinho na geladeira em pote fechado, o molho aguenta até 3 dias. Mas olha, eu já deixei 4 dias uma vez e deu ruim - a Daiane quase me matou quando viu a textura esquisita. Se quiser congelar, dura até 1 mês, mas fica meio granuloso depois de descongelar. Dica: esquente em banho-maria mexendo sem parar pra salvar a textura.

Será que engorda muito?

Cálculo rápido (por porção): um prato desse macarrão deve ter umas 500-600 calorias, dependendo da quantidade de creme de leite e queijo. Mas quem tá contando caloria num prato de macarrão ao molho branco, né? Às vezes a vida precisa de um pouco de cremosidade!

Tá sem ingrediente? Bora improvisar!

  • Sem creme de leite? Iogurte natural sem sabor salva, mas fica mais ácido
  • Vegano? Troca o leite por bebida vegetal (aveia fica ótimo) e o creme de leite por aqueles à base de castanha
  • Alérgico a glúten? Farinha de arroz no lugar da de trigo, mas tem que dissolver melhor
  • Detesta noz moscada? Pode pular ou colocar uma pitadinha de pimenta do reino

Os 3 pecados capitais do molho branco

1. Colocar o leite quente: Sério, o leite TEM que estar frio quando misturar com a farinha, senão vira sopa de grumos. Já cometi esse erro e tive que peneirar o molho todo - vergonha nível máximo.

2. Parar de mexer: Esse molho é igual relacionamento - precisa de atenção constante. Se deixar sozinho por 30 segundos, forma aquela película horrorosa em cima.

3. Excesso de noz moscada: Essa especiaria é poderosa! Uma pitada já basta, senão seu molho fica com gosto de perfume. Aprendi isso na marra...

Truque secreto de chefe (que ninguém conta)

Adiciona 1 colher de chá de mostarda dijon no final, quando for colocar o creme de leite. Parece loucura, mas dá um up no sabor que você nem vai acreditar. A Daiane duvidou quando eu fiz, mas depois pediu a receita pra mãe dela!

O que servir junto pra arrasar?

  • Bebida: Vinho branco seco (tipo Sauvignon Blanc) ou até uma cerveja pilsen bem gelada
  • Acompanhamento: Brócolis al dente salteado no alho ou cogumelos refogados
  • Toque final: Um mix de queijos ralados na hora (parmesão + pecorino é meu preferido)

Quer dar uma turbinada?

Joga uns cubos de bacon crocante por cima ou frango desfiado. Minha versão favorita é com camarões grelhados e um fio de azeite trufado no final - parece de restaurante caro, mas sai bem mais barato.

A parte mais chatinha (e como facilitar)

Dissolver a farinha no leite sem formar grumos é o terror de todo mundo. Dica infalível: peneira a farinha sobre o leite enquanto bate com um fouet. Se ainda formar uns gruminhos, não entra em pânico - depois que passar pela peneira no molho pronto, ninguém vai notar.

Modo "chef estrela Michelin"

Substitui a manteiga comum por manteiga de garrafa e finaliza com trufas raladas na hora. Brincadeira... Quem tem dinheiro pra isso? Mas sério, um pouco de raspas de limão siciliano na hora de servir dá um frescor incrível ao prato.

Versão para quando o mês tá ruim

Tira o creme de leite e usa só leite mesmo (aumenta um pouco a farinha pra engrossar). No lugar do queijo ralado caro, compra aqueles pacotinhos de queijo parmesão ralado do mercado - não é o ideal, mas em apuros funciona. Já fiz assim quando tava no começo de casado e a Daiane nem percebeu a diferença!

Socorro, deu tudo errado!

Molho muito grosso? Adiciona leite aos poucos até acertar. Molho muito líquido? Dissolve mais 1 colher de farinha em 1/4 de xícara de leite frio e mistura. Queimou o fundo? NÃO MEXE! Passa pra outra panela sem pegar a parte de baixo. Já salvei um molho assim e comi como se nada tivesse acontecido.

De onde veio essa receita?

O molho branco (ou béchamel) é francês, criado no século XVII. Mas os italianos pegaram a ideia e transformaram no que conhecemos hoje. Curiosidade: originalmente levava até veado no tempero! Melhor ficar com a nossa versão simplificada mesmo...

2 coisas que ninguém fala sobre molho branco

1. Faz ótima base para sopa: Se sobrar muito, no dia seguinte adiciona caldo de legumes e pedaços de frango - vira uma sopa cremosa divina.

2. Pode virar café da manhã: Coloca sobre torradas com ovo pochê em cima. Parece estranho, mas é bom pra caramba!

Sabia que...

...a noz moscada era considerada afrodisíaca na Idade Média? Talvez por isso o molho branco seja tão reconfortante! Brincadeiras à parte, ela realmente ajuda a cortar a "pesadez" do leite e creme de leite.

E aí, bora fazer?

Essa receita é daquelas que todo mundo precisa ter no repertório. Já fiz umas 50 vezes e sempre agrada. Conta aí nos comentários como ficou o seu - com fotos se possível! E se tiver alguma dica extra que eu não mencionei, compartilha com a gente.

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Com bacon

autor: Menino Prendado

Lembra que lá no início nós citamos que a incrementação pode ser diversa? Então nesse tópico apresentamos uma dessas incríveis misturas.

Acrescente o bacon no preparo do molho branco. Além de combinar com qualquer tipo de massa, o sabor e tempero natural da carne vai te surpreender.

Ainda temos uma lista completa com diversas receitas de molho para macarrão super saborosos.

3º. Com Linguiça calabresa

autor: Thicozzinho

Aquele gostinho picante e defumado não poderia faltar. Por isso, luz na passarela que lá vem ela: a linguiça calabresa, campeã das pizzas e aperitivos, e agora no macarrão.

Freio com molho bechamel de farinha de trigo super cremoso combina muito bem com a linguiça.

Não sou a Ana Maria Braga, mas chama os cachorros que esse macarrão irá te fazer passar por baixo da mesa!

4º. Com camarão

Se é daqueles que come camarão só na praia, deixe disso, corre na cozinha e dê um up no cardápio preparando a deliciosa versão com camarão.

Saboroso e sofisticado, essa versão leva os elementos tradicionais em conjunto com o elegante fruto do mar.

Da uma pausa na rotina corrida e acompanha aqui com a gente essa deliciosa e requintada receita!

5º. Com queijo

Separa 1 minutinho do seu dia e vem conferir esse tutorial maravilhoso. É mais uma opção com praticidade, que pode deixar seu jantar ainda mais saboroso.

Fácil e supereconômico, o queijo atrelado à massa dá a liga perfeita. Seja gorgonzola, muçarela, fica a seu critério. Junta a família e serve essa delícia!

Se gostou veja também essa incrível macarrão com queijo mac and cheese americano perfeito.

6º. Penne

O macarrão tipo penne tem como maior característica o formato de canudo, mas independente de qual for o tipo de massa, o molho branco encaixa como uma luva, nesse caso, é aquela excelente combinação para quem ama esse formato.

Apenas um pacote do penne rende grande porções. A dica é cozinhá-lo por 10 minutos, assim fica ao dente, se passar pode virar sopa. O molho deve resultar numa pasta homogênea. É uma belezura. Também é possível fazer em uma panela de pressão, fica ótimo.

7º. Com brócolis e bacon

Se você pensou que era impossível tornar essa lista mais irresistível, então se engana. Rico em nutrientes e ao mesmo tempo leve, o brócolis entra como sugestão ideal para incrementar sua refeição.

A nossa indicação é adicioná-lo no fim do preparo, misturá-lo bem e servir sem medo de ser feliz. Capriche e dê um último toque com bacon e cubinhos de queijo. Veja no link!

8º. Com bacon e calabresa

Se não resiste ao cheirinho do bacon e da calabresa fritos, com certeza vai amar essa receita. É sucesso garantido!

Caso aconteça um acidente culinário e o molho talhar, é só bater no liquidificador e voltá-lo ao fogo.

O ideal é fritar o bacon e calabresa juntos, o gosto fica incrível.

9º. Com creme de leite

Sabe aquele molho cremoso que a gente costuma ver somente em restaurantes? É possível fazê-lo no fogão aí da sua casa com creme de leite.

Encorpado, ele contém um modo de preparo ágil e rápido. Precisa apenas de panela, menos de 10 itens e bastante atenção. Focou? Confira o vídeo e saiba na íntegra!

10º. Com carne moída

Nessa alternativa, solte a carne moída refogando-a com alho, cebola, tomate e o tempero de sua escolha.

Para o molho, são necessários alguns cremes de leite, um pouco de leite líquido e pitada orégano. A maisena o deixa com aspecto mais grosso e cremoso.

Ao final separe um recipiente e misture tudo. O prato é inspirado no tradicional macarrão à bolonhesa e é, inclusive, ótima opção para ampliar o menu.

11º. Com queijo e presunto ao forno

Tudo no forno é mais gostoso! Tem dúvidas? Confira essa receita gostosa, cheia de cor e mega requintada.

Aqui o enfoque é deixar o macarrão nem muito cozido nem cru, ou seja, tem que ser ao dente. Monte na forma de sua preferência e, lembre-se, umas fatias de queijo por cima realçam o sabor. Curtiu? Acesse o link!

Uma excelente opção é o usar o macarrão conchiglione recheado dessa forma. É sensacional.

12º. Fit low carb fitness

Achou que a galerinha fitness ia ficar de fora? Errou!

O macarrão integral é aquela delícia de prato, além de se integrar à sua dieta, já que é menos gorduroso e mais saudável. Além de ser sem glúten.

Os principais itens da receita são: peito de frango, leite desnatado zero gordura e creme de ricota. Faça, acrescente o molho e coma sem medo!

13º. Com atum

Em homenagem aos amantes de peixe do Sabor na Mesa, trouxemos essa versão com de macarrão com atum. É fácil e nada monótona, pois sai da rotina chata e parada da cozinha diária.

Rico em proteínas e complexo B, o atum misturado ao molho branco é nutritivo e excelente para o bolso. Os adjetivos são muitos: barato, rápido de fazer e delicioso. Todo mundo fica feliz e satisfeito!

14º. Com champignon

A nossa última variação é, talvez, a mais inusitada. Apesar de não agradar muitos paladares, o cogumelo champignon tem seu charme e unido à cremosidade desse prato arrasa corações.

Vai descobrir que é muito fácil preparar essa massa. Refogue o cogumelo com cebola e azeite de oliva (manteiga, se preferir), mescle à massa cozinhada ou sirva separado. Acrescentar a cebolinha picada por cima pode ser bom.

Gostou das nossas dicas? É tudo rápido e prático. A versatilidade das receitas não deixa a desejar, muito menos o sabor.

Se curtiu, faz em casa e vem contar como foi a experiência!

Já copia o link e envia para o grupo da família e dos amigos, além de nos ajudar, fará todos ficarem com água na boca e muita vontade de preparar essas delícias.

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar