Bolo de Milho com Variações Incrivelmente Deliciosas

  • Um das receitas mais tradicionais de nossa culinária e também uma das mais deliciosas.
Avalie este item
(23 votos)

Quem é que não gosta de sentir o gostinho da roça em uma de suas maiores delícias que é o bolo de milho? Você pode degustá-lo de manhã, em seu café da manhã, à tarde, no café da tarde com amigos e família, na sobremesa, depois do almoço e assim vai!

Você pode fazê-lo do jeito que você tem mais vontade: cremoso, fofinho, com flocão, milho na espiga, queijo cremoso etc. Aqui você vai encontrar a receita de bolo de milho simples e fácil ideal, de dar água na boca.

A primeira que você vai aprender é, com certeza, a mais incrível de todas! Fácil de preparar, basta bater os ingredientes no liquidificador e o sabor é para ninguém botar defeito. Além disso, o aroma vai perfumar tanto sua cozinha que os vizinhos ficarão com água na boca.

Receita de Bolo de milho verde no liquidificadorsimples e fácil: como fazer

Rendimento
7 fatias
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 lata de milho verde
  • 1 lata de açúcar (medida da lata de milho verde)
  • 4 ovos inteiros
  • ½ lata de óleo
  • 1 lata de flocão
  • 1 lata de leite (medida da lata de milho)
  • 1 colher (sopa) de fermento
  • 1 forma untada

Modo de preparo

  • Coloque no liquidificador o milho verde sem a água.
  • Em seguida, adicione todos os outros ingredientes e bata até que o milho se dissolva por completo e forme uma massa homogênea.
  • Por último, coloque o fermento e misture bem, mas sem bater.
  • Transfira para uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180° por aproximadamente 40 minutos até que doure.
  • Depois, espere esfriar e desenforme.
  • Seu bolinho está pronto!

Dicas imperdíveis para o seu bolo de milho verde

Antes de começar: números que importam

Cada fatia desse bolo tem aproximadamente 220 calorias (se dividir em 7 pedaços generosos). Mas quem conta calorias com algo que cheira a infância e aconchego, né? O preparo leva uns 50 minutos, mas aquele tempinho extra pra ficar olhando pelo vidro do forno não está incluso na conta!

Segredos do liquidificador que ninguém conta

Bater até ficar homogêneo não significa até cansar o braço! Uns 3-4 minutos no liquidificador já resolvem. E aqui vai um truque de ouro: bata primeiro o milho com os ovos e o leite antes de acrescentar os outros ingredientes. Fica mais cremoso, você vai ver!

Trocas espertas (pra quando o armário está meio vazio)

Sem flocão em casa? Farinha de milho fininha salva. Óleo pode virar manteiga derretida pra um sabor mais encorpado (mas aí já vira outro nível de pecado). Quer um toque especial? Joga uma colher de chá de essência de baunilha junto - ninguém vai saber o que é, mas todo mundo vai perguntar a receita.

Armadilhas do forno (já caiu nessa?)

Aquele truque de espetar o palito funciona? Até funciona, mas com bolo de milho é melhor fazer o teste do toque: se você pressionar levemente e ele voltar, está pronto. Se ficar marcado seu dedo, deixa mais uns minutinhos. E olha só: se o topo começar a dourar rápido demais, cobre com papel alumínio pra não queimar.

Para todos os gostos (e dietas)

Vegetariano? Tá safe. Vegano? Troca os ovos por 2 bananas bem maduras amassadas e o leite por vegetal. Sem lactose? Leite zero lactose resolve. Diabético? Troca o açúcar por adoçante culinário (mas aviso que o sabor muda um tiquim). Glúten free? O flocão de milho já é, mas confere se não tem contaminação cruzada.

Acompanhamentos que elevam o jogo

Puro já é bom, mas com uma generosa camada de manteiga derretida é outra história. Quer inovar? Experimenta servir com queijo coalho grelhado (combinação mineira aprovadíssima). Nos dias de calor, uma bola de sorvete de creme faz o bolo virar sobremesa gourmet.

Variações pra quando o tédio bater

Joga umas 3 colheres de coco ralado na massa pra versão tropical. Ou então pedaços de queijo minas cortados em cubinhos (surpresa gostosa a cada mordida). Pra um twist inusitado, adiciona raspas de limão siciliano - o contraste fica incrível.

Perguntas que sempre aparecem

"Pode congelar?" Pode sim, em pedaços individuais por até 1 mês. "Dá pra fazer na Airfryer?" Dá, mas tem que dividir em pequenas porções (20 min a 160°). "Por que meu bolo ficou pesado?" Provavelmente bateu demais depois de colocar o fermento - ele é sensível, né?

Curiosidades que não mudam nada mas são legais

Sabia que no Nordeste chamam isso de "bolo de milho de lata"? Pois é. E a receita original provavelmente veio da adaptação de bolos portugueses com ingredientes locais. Ah! Se deixar a massa descansar 15 minutos antes de ir ao forno, o fermento trabalha melhor - mas confessa, quem tem paciência pra isso?

Se quiser vender (porque é bom demais pra não compartilhar)

Embrulha em papel kraft com um cordão de sisal - simples e fotogênico. Oferece amostrinhas cortadas em cubinhos (ninguém resiste). Coloca na descrição "receita de fazenda" ou "bolo da vovó" que vende mais (marketing emocional é tudo). E se quiser diferenciar, faz versão mini em forminhas de cupcake - perfeito pra lancheiras.

Último conselho (o mais importante)

Não espera visita pra fazer esse bolo. Faz pra você mesmo, corta uma fatia ainda morna, senta na varanda e aproveita seu momento "chef de sucesso". Depois me conta se não é a melhor terapia gastronômica que existe!

Memórias do bolo que conquista

Lembro da primeira vez que experimentei um bolo de milho assim - pensei "ué, mas é pudding de milho?". Que engano. A textura fica incrível, né? Nem muito fofo, nem muito denso, aquele ponto perfeito que só receita no liquidificador consegue. E o cheiro que toma a cozinha? Melhor que velas aromáticas caríssimas.

Já tentou fazer versão doce-salada? Um pitadinha de sal rosa por cima antes de assar faz milagres. E se um dia estiver se sentindo aventureiro, testa acrescentar uma colher de chá de canela em pó - fica com gostinho de infância, daquelas que a gente nem sabe explicar direito.

Ah! E não se pressione se a primeira tentativa não sair fotogênica igual às da internet. Bolo caseiro tem seu charme, mesmo rachado ou mais baixinho. O importante é que esteja gostoso - e esse sempre está. Duvido alguém conseguir comer só um pedaço. É daqueles que quando acaba, a gente fica olhando a forma vazia pensando "será que dá tempo de fazer outro?".

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Cremoso e simples

autor: Gabriel Freitas

Um clássico na festa junina, fácil de fazer fica uma delícia e só requer o liquidificador e os ingredientes da massa, fora uma forma quadrada de alumínio untada e mais um forno para assar o seu bolo.

Em poucos minutos já fica pronto e pode degustar dessa delícia junto com sua família e amigos. Tem mais: essa versão de bolo de milho cremoso feita no liquidificador é muito bom e muita gente gosta.

Você conquistará a todos quando servir este bolo em sua casa... Ninguém vai querer apenas um pedacinho! Experimente!

3º. De lata de liquidificador fofinho

autor: Canal Luciana Hespanhol

Esta opção é inovadora, já que fica muito fofinho e que não vai trigo e usa milho de lata que a gente compra no mercado. Fofinho, conquista qualquer pessoa e todos vão querer a receita para cozinhar igual em suas casas. Uma receita perfeita para entrar na lista de doces e sobremesas favoritas.

Não há ninguém que resista comer um lanchinho desses no café da manhã, café da tarde ou com os familiares e amigos numa reunião. É uma receita bem fácil de fazer e rápida de acabar! Muito gostoso!

4º. Feito de milho verde de espiga natural e fresco

Nada melhor que bolos e tortas doces que além de gostoso e lindo, ainda faz bem para a saúde da gente! Este usa um ingrediente super especial, o milho direto da espiga, que o deixa natural e com um sabor maravilhoso.

É um pouco demorado para terminar, mas vale a pena todo o tempo gasto. Sua família e seus amigos vão adorar!

5º. Cremoso com leite condensado

Todo o bolo de milho é gostoso, imagine, então, aqueles que têm leite condensado? É um ingrediente que só vem para melhorar qualquer doce, não é mesmo?

Este bolo é muito fácil de fazer e é bem docinho, capaz de agradar a aquela pessoa que não vive sem um doce na sua vida. Combina com o café da tarde ou com aquela reunião em família. Confira o modo de preparar e experimente!

6º. Com flocão

É uma receita de bolo de milho muito fácil e é toda feita em liquidificador, o que agiliza o procedimento da receita. Basta adicionar ovos, óleo, açúcar, pitada de sal, outros ingredientes que tem na sua casa e o floco de milho e bater tudo no liquidificador.

Depois, é só assar e ver o seu bolão de flocão de milho crescer e ficar muito bonito!

Sua família vai adorar!

7º. Com milharia

outra opção

Mais uma vez, outro bolo de milho de dar água na boca e que seus ingredientes vão ao liquidificador. Dessa vez, usando um ingrediente super especial que é a milharia, que dá um toque de sabor e consistência a sua massa e ao seu bolo.

Fora o sabor que é incrivelmente irresistível e não enjoa ninguém! Para fazer esta maravilhosa receita, basta adicionar os três ovos, a xícara de leite, o leite de coco, a xícara de óleo ou a lata de milho sem o líquido, a xícara de açúcar, a xícara de milharia, coco ralado a gosto e a colher de fermento em pó e pronto!

Bater tudo, coloque no forno e veja a mágica acontecer: um lindo bolo para você!

8º. Com queijo cremoso

Quem não gosta de comer aquele bolinho fresquinho com aquele recheio natural de queijo cremoso bem no meinho? Todo mundo, né?

Basta misturar as duas latas de milho verde, 1 colher de sopa de manteiga ou margarina, três ovos inteiros, 1 caixa de leite condensado, queijo ralado tipo parmesão, 1 colher e meia de café de fermento em pó e queijo curado se quiser. Leve ao forno por 40 minutos ou até dourar.

Fica deliciosa, gostinho de queijo parmesão derretido com milho maravilhoso! Fácil de preparar!

9º. Com fubá

Imagine misturá-lo a receita de bolo de fubá? Fica incrível! Misturando os ovos inteiros, uma lata ou quatro espiga, margarina ou manteiga, milharina ou fubá, creme de leite e fermento em pó que vai sair o bolo dos seus sonhos.

A culinarista do vídeo diz que este bolo é ideal para tomar no café da manhã, então aproveite! Um casamento perfeito!

10º. Com requeijão

Já imaginou um bolinho com recheio de requeijão fácil de cozinhar? Ou ainda acha que esta combinação não vai dar certo... Engano!

Com requeijão, é uma das melhores misturas que a humanidade podia inventar! Deixa o bolo gostoso e prontinho para agradar a todo mundo que o experimentar.

Basta misturar o óleo, milho, flocão, açúcar, leite e outros e deixar acontecer no liquidificador. Quando é que colocar o requeijão? Basta adicioná-lo na assadeira em colheradas na massa quando estiver crua e colocar no forno. A receita é muito fácil de preparar e vai adorar o resultado!

11º. de flocos

Esta opção é incrível, ele tem um gostinho mais aprimorado de milho, graças ao uso de floco de milho na massa. Colocando os flocos de milho, o leite, o açúcar, ovo, o queijo parmesão ralado, a margarina, a farinha de trigo, o pó Royal e deve bater rapidamente, já consegue cozinhar e sai muito perfeito!

12º. Sem trigo

Bolo de milho de latinha fácil e rápido feito no liquidificador com ingredientes simples que geralmente a gente tem em casa. Muitas pessoas não podem comer trigo, nesse caso, essa receita é perfeita e muito saborosa.

13º. Com coco

Saboroso e com gostinho de “quero mais”! Nessa opção, vai coco ralado, vai ficar incrível!

Aprenda agora como fazer essa delícia e deixar o bolo de milho verde um espetáculo: Bata todos os itens no liquidificador, lembrando de deixar o fermento para misturar no final e não bater. Coloque em uma assadeira média untada com manteiga e farinha de trigo. Aqueça o Forno 280 graus por 15 minutos. Assar em 280 graus por aproximadamente 25 minutos quando o bolo estiver bem crescido, faça o teste do palito, abaixe para 180 graus por aproximadamente mais 20 minutos.

Simples, ideal para o lanche da tarde.

14º. Tipo cuscuz

Esta receita de bolo de milho é um dos melhores que terá o prazer de experimentar!

Além de muito saboroso, como já dá pra imaginar, é prático, lembra um cuscuz e é perfeito para seu café da manhã.

Meu bolo ficou ótimo, para quem ama o sabor de cuscuz assim como eu, vai colocar essa como uma das receitas especiais da vida. Assista o tutorial e saiba como fazer bolo sem glúten e delicioso.

15º. Sem óleo e sem manteiga

Amei fazer esse bolinho, muito prático e delicioso, e o mais interessante é que não vai nem óleo e nem manteiga o que o deixa bem leve e saudável.

Tenho certeza que vai amar também!

Para fazer bolo de milho assim, deve aproveitar todas as dicas para usar os ingredientes de maneira correta. Esse bolo de milho ficou muito bom e ideal para o seu dia-a-dia. A massa fica fofinha e derrete na boca.

Coloque o milho, os ovos e bata bem. em seguida, adicione os demais ingredientes e bata novamente. Acrescente o fermento e misture. Despeje essa mistura na forma untada e asse em forno médio no tempo indicado.

Quem é que não gosta de comer aquele bolinho de milho com gosto de sítio do interior com café e sua família juntos? Experimente essa receita e depois comente o que achou!

Veja também outras receitas incríveis com milho como o creme de milho, curau de milho verde, canjica cremosa e como fazer sua própria farinha de milho.

Agora é só aproveitar a alegria de sua família.

16º. Conheça os benefícios do Milho para aproveitar cada receita:

É uma das preferências número 1 da maioria dos brasileiros, pois tem um gostinho natural e pode ser considerado um dos bolos mais saudáveis do mundo.

Pois, seu ingrediente principal é o milho que contém fibras e vitamina E, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fósforo. Além de retardar o envelhecimento, prevenir a osteoporose, beneficiar o sistema imunológico, reduzir os níveis de colesterol e hipertensão, garantir energia e ajudar a melhorar o trânsito intestinal.

Também protege contra doenças como Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares e reduzir do risco de diabetes tipo II.

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário