Receita de Frango Caipira COM Modos de Preparos Diferentes e Deliciosos

Que tal uma comida na qual você pode comer até o prato? Se divirta com essa opção de refeição econômica e prática que vai te poupar tempo e louça suja.
Publicado em Carnes
Receita de Frango Caipira COM Modos de Preparos Diferentes e Deliciosos zefirchik06 / Shutterstock.com

O frango caipira sempre foi uma fonte de proteína fácil de fazer e presente no dia a dia de muitos que cresceram no interior. Só a memória faz a boca salivar.

Sentindo falta daquela comida de vó quando a família se reúne aos domingos? Aprenda essa receita de frango caipira e sirva em casa uma refeição com sabor de nostalgia. Mas, é claro, além dessa, separamos mais receitas dessa delícia logo abaixo para que você possa testar o diferencial de cada uma delas.  

poste no pinterest esta imagem de receita de receita-de-frango-caipira

(favorita) receita de frango caipira de panela tradicional: saiba como fazer

Rendimento
6 porções
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 frango caipira
  • 4 dentes de alho
  • 3 pimentas de cheiro
  • 3 pimentas bode
  • Cheiro verde a gosto
  • 2 cebolas médias
  • Açafrão a gosto
  • Sal a gosto
  • Água até cobrir

Modo de preparo

  • Corte o frango na quantidade de pedaços da sua preferência e os lave.

  • Coloque o óleo em uma panela, adicione a cebola cortada em pedaços e deixe ela fritar até ela murchar, acrescente sal e o alho amassado.

  • Refogue a cebola, alho e cerca de uma colher de açafrão.

  • Quando esse refogado estiver quase dourado demais, entre com todo o frango e mexa bem para que cada pedaço fique temperado com o refogado.

  • Adicione as pimentas de cheiro fatiadas, as pimentas bode cortadas em 4 pedaços e um pouco de coentro para já começar a liberar sabor e aroma.

  • Misture tudo bem mais uma vez.

  • Tampe a panela e deixe fritar ali secar a água própria do frango.

  • Cubra o frango com água e deixe cozinhar em fogo médio.

  • Aguarde o caldo ir secando para que o frango absorva o sabor.

  • Quando a água chegar ao fim, você pode colocar o cheiro verde e desligar.

  • O frango estará cozido, macio e suculento.

Veja mais 16 receitas de frango caipira com gostinho de roça:

Mineiro

Quer saber como preparar esse franguinho à moda mineira?

Adicione duas colheres (sopa) de óleo na panela, refogue a cebola e o alguns dentes de alho picados até dourar. Entre com o frango, dê aquela pré-cozida, tempere com sal, pimenta do reino e mais cebola.

Tampe e deixe cozinhar por 20 minutos ou até chegar no ponto.

Angu de milho

Essa é digna de livro de receitas porque fica uma delícia!

Já comeu angu? Aqui, ele é feito apenas com fubá, alho e sal a gosto. Simples, eu sei. Por isso que não tem desculpa para não experimentar. Esse franguinho todo trabalhado na pimenta calabresa e na folha de louro vai ficar um espetáculo com esse “purê de milho” que fica super macio.

Essa receita é de um prato principal completo.

com Pirão

Todo interiorano gosta de um pirão nas noites mais frias.

O caldo de galinha ou frango caipira é forte, dessa forma, ele é ideal para se usar na hora de preparar esse pirão. Por isso, pode cozinhar o seu frango com bastante líquido, assim, vai sobrar caldo e gordura para usar depois.

na Panela de pressão

Esta receita de frango ou galinha caipira vai deixar um perfume incrível na sua cozinha, pois, o cheiro dessa ave ensopada cozinhando acorda qualquer estômago.

Como de costume, você deve dar uma refogada antes de colocar na pressão. Só é um jeito mais rápido e prático de fazer, mas fica uma delícia do mesmo jeito.

Frito

Desses tipos de aves, muito se usa o filé de frango ou peito de frango para grelhar ou fritar, mas cada parte pode ser muito bem aproveitada porque são deliciosas.

Se for usar o frango todo, é legal cortar fora a gordura. E, depois fatiar os pedaços do frango, leve alguns deles para dourar com a pele para baixo em uma panela com a gordura dele derretida e um pouco de alecrim.

com Quiabo

Um franguinho ou galinha caipira fritando no disco de arado com cebola, azeite, umas 5 colheres (chá) de colorau e um punhadinho de sal. O cheiro é divido!

Claro, ele leva um pouco de liquido, entra a pimenta do reino, páprica e outros condimentos. O quiabo só entra perto do fim... quando ele está cozido.

Com caldo

Essa deliciosa receita com o caldo de frango é para você ter liquido suficiente para ensopar aquele arroz soltinho e encher ele de sabor.

Ainda dá para fazer pirão, usar o caldinho para molhar um pão francês... as possibilidades são diversas e você tem que experimentar cada uma.

Assado

Talvez você ainda nem saiba como fazer receitas com frango assado, então, esse preparo é para que comece a fazê-lo com o pé direito.

Depois de marinar o frango inteiro, pode recheá-lo com uma farofa caprichada ou qualquer outro tipo de recheio que preferir. Ele fica no forno por 3 a 4 horas.

com Polenta

Uma ideia para jantar em família, para uma ceia de ano novo ou ocasião especial.

A polenta cremosa já foi adotada pelo brasileiro e compõe dezenas de pratos. Aqui ela substitui um arroz, purê ou qualquer outro acompanhamento. Combina bem!

com Bacon

E combina? Combina!

O bacon solta uma gordura incrível na qual você pode fritar o teu frango, dando uma saborizada extra. Siga esse passo a passo que verá a diferença dessa receita.

Panela de barro

Uma receita tradicional feita de frango caipira na panela de barro ganha um sabor especial que não dá para reproduzir em nenhuma outra.

Ela tende a ser o mais próximo que as “pessoas de cidade grande” chegam do cozimento de comidas no fogão à lenha. Confira esse frango colorido e delícia.

com Pequi

Pequi é um fruto muito utilizado em Minas Gerais.

Ele precisa ferver por 5 minutos antes de usar. Ele entra quando o frango já está bem cozido, então, começa a soltar um suco que passa a saborizar o caldinho.

com Mandioca

Todos concordam que a mandioca é um dos melhores acompanhamentos, certo?

Não tem nada que supere seu sabor quando ela foi regada pelo caldinho salgado do frango cozido, então, você precisa correr e experimentar a junção dos dois.

com Arroz

Aquele prato dois em um que alimenta toda a família.

Você deve cozinhar o frango nos temperos que mais agradar, então, transferir os pedaços para outra panela, adicionar cenoura, milho e o arroz branco cru por cima.

Após fritar um pouco, entre com o caldinho e mais água até cobrir tudo. Deixe cozinhar e vá experimentando para conferir o cozimento do arroz.

Sopa

Já fez sopa com galinha caipira? Então, essa é para você que gosta de aproveitar o máximo do caldinho. O preparo dessa sopa de frango vai fazer a sua noite.

Ela é tão forte e saborosa que era preparada especialmente quando as mulheres tinham bebê no interior.

com Milho

Talvez você não tenha provado ainda, mas o doce do milho verde fica uma delícia com o salgado do franguinho caipira. Isso para não falar do tempero...

E nem tem muito segredo: é preciso dar uma fritada no frango ou na galinha caipira já com seus condimentos favoritos, pimentão vermelho, cebola, etc. Depois é só levar junto com o milho para cozinhar.

Foram tantas sugestões que fica difícil escolher qual dela agrada mais, né? Felizmente você tem o ano todo para explorar cada uma delas.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.