15 Receitas de Pavê de Amendoim Incluindo Propostas Que Vão Adoçar Seu Dia

  • Ideias de sobremesa que vão fazer sucesso na sua casa
Avalie este item
(21 votos)

O amendoim é um alimento rico em gorduras do bem e cheio de vitaminas, principalmente as E e complexo B. Além disso, é uma ótima fonte de energia saudável.

É versátil e fácil de usar para produzir diversos pratos, mas agora, você pode conferir 15 maneiras de como fazer uma receita de pavê de amendoim cremoso simples e fácil para servir como sobremesa de hoje.

Esse tipo de sobremesa é fácil e barato, podendo ser preparado rapidamente. É perfeito para servir em festas e eventos.

Veja agora mesmo a nossa receita favorita em passo a passo! Logo em seguida diversas outras receitas presentes em nossa super seleção de receitas.

Receita de Pavê de Amendoim Cremoso, Simples e Tradicional: Como Fazer

Rendimento
12 porções
Preparação
30 minutos (+4 horas de espera)
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 2 gemas
  • 200 ml de leite
  • 150 gramas de biscoito maisena ou champanhe
  • 1 caixinha de creme de leite (opcional)
  • 200 gramas de amendoim torrado sem sal

Modo de preparo

  • Para começar em um processador ou no liquidificador bata até obter uma farofa desigual, reserve um pouco para decoração.
  • Coloque o restante em uma panela e leve ao fogo médio, deixe assar até liberar o seu aroma, reserve.
  • Na mesma panela em que assou seu amendoim adicione o leite, leite condensado e gemas peneiradas leve ao fogo baixo e então deixe cozinhar, sempre mexendo, até engrossar.
  • Logo que começar a ferver, desligue o fogo e acrescente os amendoins torrados. Misture bem e deixe esfriar.
  • Quando estiver mais morno, acrescente o creme de leite e deixe esfriar.
  • Para montar em uma forma com fundo removível adicione uma camada de biscoitos umedecidos em leite, logo em seguida coloque uma camada de biscoito, intercale até o topo, finalize com uma camada de creme. Leve à geladeira para firmar por 3 horas ou mais.
  • Passado tempo, desenforme se desejar e então salpique bastante amendoim nas laterais e por cima.

Quanto custa em calorias esse pecado?

Cada porção tem aproximadamente 320 kcal (considerando o creme de leite). Se quiser reduzir, troque o leite condensado pela versão light e o creme de leite por iogurte natural. Mas sério, é Natal o ano todo pra quem gosta de doce, né?

Até quando posso guardar esse tesouro?

Na geladeira, dura até 3 dias – se conseguir resistir tanto. Dica pro: cubra com filme plástico encostado no creme pra não ressecar. Já congelar? Até 1 mês, mas o biscoito fica meio "triste" depois de descongelar.

Se faltar ingrediente, não entra em pânico!

  • Biscoito maisena → Maria, maizena ou até cornflakes triturados pra quem gosta de crocância extra
  • Amendoim → Castanha de caju ou nozes torradas (fica gourmet, mas prepara o bolso)
  • Leite condensado → Doce de leite pasteurizado (vira um pavê "alfajor")

Truques que ninguém te conta

1) Umedeça os biscoitos com leite + uma colher de café solúvel – dá um toque surpresa! 2) Quando for assar o amendoim, joga uma pitada de canela junto. Parece loucura, mas experimenta e me conta depois.

Os 3 pecados capitais do pavê

  1. Deixar o creme muito líquido – tem que engrossar até cobrir o fundo da colher
  2. Encharcar os biscoitos – 2 segundos no leite só, senão vira papa
  3. Montar quente – o creme precisa esfriar, senão derrete tudo (já cometi esse e foi triste)

Versões pra todo mundo

Sem lactose: Leite condensado e creme de leite vegano + leite de amêndoas. Low carb: Troca os biscoitos por camadas de castanha moída grossa. Proteico: Adiciona whey sabor baunilha no creme (sim, funciona!).

O que serve junto?

Café forte pra cortar o doce ou – ouvi direito? – uma dose de cachaça envelhecida. Combinação mineira aprovada! Para crianças, suco de maracujá gelado é o par perfeito.

Quer surpreender? Faz assim...

1) Pavê de paçoca: Mistura 3 paçocas esfareladas no creme. 2) Versão salgada: Troca o doce por cream cheese, o amendoim por bacon crocante e usa pão de forma torrado. Parece heresia, mas é viciante.

Sobrou? Transforma!

Amassa tudo num pote e congela: vira sorvete de amendoim caseiro. Ou faz bolinhas, passa no chocolate derretido e vira trufa. A Daiane aqui de casa já me xingou por fazer isso com a sobremesa inteira.

Modo "chef estrelado"

Finaliza com fios de chocolate branco e flores de sal. Simples assim. E serve em taças individuais – o povo acha que você estudou na França por 6 meses.

O ponto crítico: o creme

Mexe sem parar em fogo BAIXO. Se grudar no fundo, passa pra outra panela e continua. Se formar pelotinhas, bate no liquidificador rapidão. Já salvou meu pavê 3 vezes essa dica.

2 segredos que ninguém fala

1) O pavê fica melhor no dia seguinte – os sabores "se casam". 2) Amendoim torrado na hora faz TODA a diferença. Compra cru e tosta na airfryer por 8 minutos, mexendo sempre.

De onde veio essa maravilha?

O pavê nasceu como adaptação brasileira do francês "parfait", mas trocamos os ingredientes caros por lo que tinha aqui. Amendoim? Herança africana. Essa mistura é a nossa história doce em camadas.

Perguntas que sempre me fazem

"Pode fazer sem ovos?" Pode, mas o creme fica menos firme. "Dá pra assar?" Só se quiser virar bolo (não recomendo). "Por que meu creme talhou?" Ou foi fogo alto ou gemas velhas. Tenta coar elas antes.

Harmonização inusitada

Experimenta com pimenta rosa por cima – o contraste é absurdo. Ou com manga palito do lado: o ácido corta a gordura. Quem provou aqui em casa achou estranho até colocar na boca...

Já errei pra caramba

Uma vez usei biscoito salgado sem querer. Resultado: pavê "salgadão". Outra, esqueci o creme no fogo e virou tijolo doce. Moral da história? Não confie em memes enquanto cozinha.

Se TUDO der errado...

Transforma em "sundae de emergência": amassa tudo num copo, coloca chantilly por cima e finge que era o plano desde o começo. Funciona 100% das vezes (testado em 3 jantares de última hora).

Sabia que...

No Nordeste, tem gente que faz com carne de sol desfiada entre as camadas? Eu nunca ousei tentar, mas se alguém aí já experimentou, conta nos comentários como foi!

E aí, bora fazer esse pavê que é pura nostalgia? Depois me conta como ficou – e se resistiu a não lamber a panela do creme. Dica extra: se servir quente vira pudim (não julgo). Alguém aí já inventou alguma variação maluca? Comenta aí embaixo!

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Com chocolate

autor: Dika da Naka

Uma combinação clássica que não erra nunca!

O creme de amendoim com o recheio de chocolate e o biscoitinho no meio fica maravilhoso! O melhor é que você pode colocar em potinhos pequenos para vender ou em uma travessa grande para a família.

A receita rende seis potinhos que podem ser mantidos congelados por 60 dias, caso necessário.

Sua sobremesa ficara incrível e muito deliciosa, seus convidados ficarão com água na boca!

3º. Cremoso

autor: Revista da Cidade

Outra opção que não tem chance de erros é esse pavê de amendoim maravilhoso!

Para melhorar, o recheio é feito com buttercream que é a junção de manteiga com açúcar refinado e o creme de leite. Basta bater todos os ingrediente por 5 minutos na batedeira, o creme fica levinho e saboroso e pronto para a montagem do pavê!

4º. Com recheio branco

O segredo dessa receita é misturar os ingredientes sem parar no fogo médio para engrossar e abaixar o fogo quando o creme começar a ferver. Na montagem, adicione o creme como base da travessa e intercale com paçoca e bolacha de amido de milho.

Para finalizar, cubra com chantilly e paçoca esfarelada. Leve para gelar antes de consumir. Com poucos ingredientes você poderá preparar esse doce maravilhoso, deguste e economize muito.

5º. Básico

Esse é básico, mas é delicioso e doce!

Comece cozinhando em uma panela: 2 latas de leite condensado, 300ml de leite integral e duas gemas. Quando o creme encorpar levemente, adicione 200g de creme de leite e 400g de amendoim torrado sem sal.

Na travessa, intercale com biscoitos de maizena e colheradas generosas do creminho.

Finalize com amendoim triturado no topo. Aproveite!

6º. Com chocolate branco

Saindo um pouco do clássico, que tal usar chocolate branco na cobertura?

O recheio é feito com 1 xícara de chá de paçoca triturada. Misture com os outros ingredientes na panela e leve ao fogo baixo para ficar encorpado e homogêneo.

Já na cobertura, use duas barras de 90g de chocolate branco. Derreta em banho-maria ou no micro-ondas de 15 em 15 segundos, sempre mexendo bem a cada pausa.

Depois de gelar, decore como quiser e aproveite o melhor pavê da sua vida! Seus convidados ficarão com água na boca, esse doce é uma ótima escolha.

7º. Vegano

Alô, galera vegana! O pavê de vocês chegou! Essa opção e perfeita para vocês.

Na composição desta receita temos leite vegetal da sua escolha, melado e amido de milho. Essa mistura fica na panela até obter um creme. Adicione a paçoca e mexa para incorporar.

No refratário, monte com biscoito maisena, ao chegar no topo e disponha a última camada de creme.

É de dar água na boca!

8º. Com biscoito de gergelim

Para dar mais diferença ao seu pavê e fugir do biscoito padrão, que tal preparar os biscoitinhos de gergelim? Esta receita fica super saudável, confira!

No processador, coloque pecã, farinha de arroz integral e quinoa em flocos. Depois de fazer a farofa, adicione melado, tahine, gergelim branco e óleo de gergelim.

Deixe a massa assando por 10 minutos no forno a 180 graus antes de cortar os quadradinhos. Monte a sobremesa com o biscoitinho e o recheio.

Trouxemos opções para todos os gostos!

9º. Crocante e Fácil

Perfeito e sem defeitos. Esse é crocante!

Depois de preparar o creminho, intercale as camadas com biscoito maizena e polvilhe paçoca ou amendoim torrado na última camada.

10º. Com cobertura

Outra delícia, na versão para os chocólatras de plantão! Quem não gosta de um chocolate a mais, não é mesmo?

O truque é dissolver todos os ingredientes do recheio de amendoim antes que você leve ao fogão. Depois de mexer até formar um creme, adicione as paçocas e a essência de baunilha.

Já o outro, faça com chocolate meio amargo em barra. Basta deixar derreter em banho maria ou no micro-ondas em intervalos de 15 em 15 segundos. Monte quando os cremes esfriarem.

11º. De brigadeiro

Pavêzinho já é gostoso, com brigadeiro de amendoim pode ser ainda melhor! Combinação deliciosa!

Para o preparo do brigadeiro de amendoim, basta usar cerca de 6 a 8 paçocas. Misture bem para ficar no ponto.

Para o outro recheio, utilize barras de chocolate. Após picar as barras, derreta no micro-ondas e faça a ganache.

Depois, monte em taças utilizando bolacha maisena esfarelada entre uma camada e outra. Conheça diversas outras maneiras de preparar doces e sobremesas práticas logo abaixo:

12º. Com pasta de amendoim

Bom, bonito e barato! E com um modo de preparo fácil.

Na batedeira, coloque os seguintes ingredientes: 200g de manteiga e 1 lata de leite condensado e comece a bater. Enquanto está batendo, adicione 250g de pasta de amendoim e ponha 1 lata de creme de leite também.

A dica do chef é: colocar duas pitadas de sal, isso realça o sabor do amendoim. Bata bem a manteiga até formar um creme aveludado e delicioso de pasta de amendoim.

Na montagem, mergulhe o biscoito maizena no achocolatado para ter um toque saboroso! Para incrementar muito bem, coloque paçoca de rolha esfarelada entre cada camada.

13º. Simples

Essa receita é simples porque os ingredientes são fáceis de achar, confira!

Depois de produzir o recheio de amendoim na panela ao fogo, faça o outro do mesmo modo, mas com 100g de chocolate meio amargo. Você terá um tipo de brigadeiro delicioso!

Na travessa, intercale cada uma camada de creme com bolacha maizena e leve à geladeira por 4 horas antes de comer.

14º. Com gelatina incolor

Você vai conferir como preparar com paçoca para vender naquela festa junina.

A gelatina incolor vai dar um ponto diferente ao recheio de amendoim, basta misturar ao creme batido de 8 paçocas.

As medidas da receita são pensadas para o pote de 180ml e a validade é de 3 dias na geladeira.

Já pensou fazer essa receita para vender e ganhar uma renda extra? Venda e fature muito!

15º. Com sorvete

Esta receita fácil e ultra saborosa junta o melhor de dois mundos: sorvete e pavê!

Ainda por cima, a receita é fácil e leva apenas 4 elementos. O truque é deixar o creme no congelador, vai deixá-lo gelado e mais fácil de retirar o soro.

Pegue sorvete de do sabor que preferir e junte com o creme e as paçocas com a ajuda de uma espátula. Depois de montar o pavê com a bolacha da tua preferência, cubra com plástico filme e leve para o freezer por no mínimo 1 hora. Tenha sempre um sorvete em sua geladeira para apreciar nos dias quentes.

Agora que você já sabe as melhores receitas fáceis de pavê de amendoim, não precisa mais comprar. Escolha uma sobremesa da lista para você impressionar seus convidados com uma delícia de sobremesa.

E lembre-se que se sobrar, você pode usar o amendoim para decorar o topo da sua bomba calórica. Agora é com você, separe suas receitas favoritas e faça o quanto antes. Opções nunca mais faltarão. Bom apetite!

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário