Pavê de Abacaxi & Versões Com Sabores Inigualáveis

Inspire-se para aquela sobremesa clássica de festa em família!
Publicado em Sobremesas
Pavê de Abacaxi & Versões Com Sabores Inigualáveis Mila Bond / Shutterstock.com

Receitas de doces são um sucesso em qualquer época do ano. O pavê de chocolate é um clássico, mas se está querendo inovar, o de abacaxi é o que você procura.

Você precisa de um preparo diferente para sair da mesmice? Aprenda a fazer essa receita de pavê de abacaxi cremoso, simples e fácil que dá água na boca. Você irá surpreender a sua família e convidados com o sabor! Mas, claro, em caso de querer ter mais opções, Confira, após nossa favorita, diversas sugestões para fazer uma delícia de sobremesa.

poste no pinterest esta imagem de receita de pave-de-abacaxi

Receita de pavê de abacaxi tradicional, simples, cremoso e fácil: saiba como fazer

Rendimento
uma travessa grande
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 abacaxi picado
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 180 ml de água
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 37g de amido de milho
  • 1 caixinha de creme tipo chantilly
  • 1 pacote de bolacha champanhe
  • 1 caixa de creme de leite
  • Cereja em calda (opcional)
  • 2 gemas

Modo de preparo

  • Em uma panela, coloque o abacaxi, a água e o açúcar para ferver em fogo alto.

  • Dê uma mexida esporádica, mas quando levantar fervura, baixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Passado esse tempo, passe a fruta por uma peneira.

  • Reserve a calda de abacaxi que escorrer e a fruta separadamente.

  • Peneire as gemas em outra panela, entre com um pouco de leite, amido de milho e mexa bem para que isso fique homogêneo.

  • Adicione o resto do leite, o leite condensado e o creme de leite antes de misturar tudo novamente.

  • Leve para o fogo, mexendo até engrossar.

  • Assim que ganhar textura e ferver de criar bolhas, cozinhe por mais 3 minutos sem parar de mexer, retire do fogo e mexa por 30 segundos para deixar brilhoso.

  • Acrescente a esse creme uma colher ou duas da calda do abacaxi e misture.

  • Cubra com plástico filme em contato e deixe esfriar dentro ou fora da geladeira até ficar em temperatura ambiente.

  • A montagem do pavê começa agora. Para isso, faça uma camada de creme em uma travessa. Em seguida, abra os pacotes de biscoito, mergulhe os biscoitos na calda de abacaxi e enfileire elas por cima do creme.

  • Quando cobrir até as laterais, entre com algumas generosas colheres de sopa de abacaxi picado. Reserve alguns deles para usar como decoração mais tarde.

  • Leve a travessa para a geladeira por 30 minutos.

  • Na batedeira, bata o chantilly de caixinha até ganhar consistência.

  • Adicione o chantilly à ao pavê, espalhe e alise com uma colher ou espátula.

  • Decore com os abacaxis em cubos até acabarem e cerejas a gosto.

  • Leve à geladeira por 2 horas ou mais antes de servir.

Veja 15 outras variações de pavê de abacaxi deliciosas e refrescantes:

Pêssego

autor: Cozinhando com Helena Pereira

Os biscoitos fazem parte da receita dessa sobremesa tradicional.

Inovar significa colocar novos ingredientes para incrementar o sabor. E pêssegos em calda é uma bela pedida! Além do abacaxi e dos pêssegos, faça o seguinte: leite condensado, leite de vaca, 1 colher (sopa) de amido de milho, ovos, coco, essência de baunilha, creme branco e pode ser 1 pacote de biscoito maizena.

Quando estiver fazendo o creme leve ao fogo baixo e fique mexendo sempre até engrossar. No final, deixe no refrigerador por 1 hora e está pronto para comer.

Coco

autor: Gabriel Freitas

A ideia aqui é preparar uma construção de ingredientes e sabores.

Uma camada após outra: colocamos creme amarelo, doce de abacaxi (picado), creme de coco, uma camada de biscoitos (que aqui são os biscoitos maizena), doce de abacaxi, creme de coco. E de novo: outra camada, uma pavimentação doce de abacaxi com coco!

Sugestão: polvilhe com coco em flocos a superfície do doce. E ao levar algo ao fogo, coloque em fogo médio, para não queimar.

Chocolate

autor: May Hiroi

Esta receita é uma das melhores para dar sabor ao dia a dia com ganache de chocolate! Agora, pense: se só com o doce de abacaxi é bom, imagine esse doce gelado com recheio e essa cobertura de chocolate maravilhosa e consistente!

De verdade, isso parece a ambrosia dos deuses gregos!

Prepare com critério cadadetalhe da sobremesa, monte “sua obra de arte doce” e delicie-se! Sério, fica muito bom.

Leite Ninho

autor: Receitas Da Cris

Que tal misturar a delícia do doce de abacaxi com leite condensado, baunilha e chantilly com o sabor característico do leite Ninho?

Olha, isso é mistura para gourmand nenhum botar defeito...

Imagine o gostinho dessa união de sabores! Uma delícia.

Sugestão final para esta receitinha: por toda a extensão da cobertura, faça aquela decoração tradicional de abacaxi e cereja. E coloque para gelar por pelo menos três horas.

Ameixa

autor: Gabriel Freitas

Um dos doces mais felizes e certeiros que já se deram na terra dos doces: o pavê de abacaxi com ameixa! Além disso, leva poucos ingredientes. Aproveite!

E aqui vão algumas dicas: aposte na consistência certa, mexendo-o sem parar, até que engrosse e se formem bolhas densas. Só aí, então, desligue o fogo e transfira imediatamente para um recipiente.

Decore com ameixa, o próprio abacaxi, pedaços de pêssegos em calda e frutas vermelhas.

Na taça com pão de ló

autor: Dika da Naka

“É pavê ou pra comer?” acabe com as piadinhas ao surpreende-los!

E capriche na decoração: na base, o creme de coco com abacaxi, depois, o pão de ló picado, calda, outra camada do creme de coco com abacaxi, doce de abacaxi em calda, o creme de novo.

Na cobertura do lindo doce, coco ralado em toda a sua superfície da taça, colocando no miolinho um pedaço de doce de abacaxi rodeado de fitas de coco. Vai ficar lindo o seu pavê na taça!

Galak

autor: Andressa Borgo

Uma das mais tradicionais sobremesas: Pavê de morango? De novo, não! Esse pavê aqui é, para muita gente, uma novidade! Afinal, não é muito comum encontrar um doce original desses por aí. Então, prepare-se para saber mais: você vai precisar de 4 barras grandes de chocolate branco Galak.

Leve ao fogo as barras de chocolate (picadas) para derreter. E não se esqueça do detalhe final: salpique chocolate branco ralado na cobertura. Uma sobremesa gelada que mistura chocolate branco com doce de abacaxi!

Deu água na boca, né?

Doce de leite

autor: Frann Limaa

Talvez essa modalidade seja uma das três campeãs das sugestões deste post.

Um dos ingredientes principais desta receita é um doce que muita gente considera o melhor de todos: o doce de leite! Mas aqui falo de um doce específico: o leite condensado que você coloca para cozinhar na panela de pressão.

Pois eu complemento: pegue esse doce de leite cozido e misture com creme de leite, depois, use esse doce delicioso numa das camadas desse pavê de abacaxi com os outros detalhes e ingredientes.

Low carb

autor: Lowçucar

As receitas de Natal costumam ser carregadas, mas agora dá para se deliciar com maravilhas gastronômicas e não engordar. É um presente divino. Assim, faça essa novidade aí: bolo de baunilha, leite condensado, adoçante.

Sabor zero açúcar? E é isso que esta receita de pavê lowcarb traz para você: a possibilidade de degustar uma sobremesa com 40% a menos de calorias!

Tenta. Você também pode gostar.

Gelatina

autor: Receitas de Pai

Agora pense no que é unir os benefícios da gelatina às delícias de um pavê de abacaxi cremoso!

E se você pensa que essa é uma receita complexa ao parecer ser algo mais elaborado, se engana. Essa é mais uma modalidade de pavê fácil de preparar!

Tang

autor: A RECEITA DO DIA

O segredo dessa mistura que resulta em um pavê de abacaxi fácil? Bom, esta receitinha faz um mix que vai do Tang ao coco ralado, passando, é claro, pelo creme de leite. Por isso, vamos combinar que agora a gente se superou.

Pavê com Tang de abacaxi? Isso é que é criatividade na cozinha!

Bolacha Champagne

autor: Venha Com a Cris

Você já deve imaginar que o biscoito champanhe tem esse nome por causa da famosa região francesa.

Siga a receitinha com a sofisticada receita do famoso biscoito enriquecendo essa delícia de sobremesa! Mas não se assuste, hein? É fácil de fazer.

Com chantilly

autor: COZINHA SILVA E DICAS

Agora, o chantilly, que também é um nome francês, é o astro!

Mas a receita de como fazer pavê de abacaxi é bem brasileira, misturando o chantilly francês com o creme branco caseiro da receita.

Veja a montagem do pavê.

Com beijinho

autor: Receitas da Belle

Pavê de abacaxi simples com o plus de um docinho, o beijinho de coco?! Isso mesmo! Sim, misturar sabores e estilos é possível!

O segredo é mesclar a receita tradicional de um pavê com o creme feito com o beijinho, especialmente para essa receita diferente. Viu como dá para melhorar?

Natalino

autor: Cakepedia

Pense no melhor e mais tradicional pavê de abacaxi todo enfeitado de cereja e abacaxi na mais original feição natalina!

E mais: além da sugestão, você pode usar na cobertura de seu pavê natalino uma bela ganache de chocolate, cerejas naturais de cabinho e açúcar de confeiteiro dando ares de neve de Natal na superfície do doce para decorar...

Sugestões unindo tudo de um pavê tradicional, feito de doce de abacaxi em calda e terrine tricolor (creminho amarelo com amido de milho, creme marrom, creme branco), com ingredientes diferentes, fazendo a festa da novidade!

Bolos e tortas salgadas podem ser tradicionais na ceia de Natal e ano novo, mas entre os doces e sobremesas, pavê de abacaxi vai se destacar. Lembra do pavê simples com mousse de maracujá? Então, esse já se aposentou! Escolha várias opções para essas datas especiais. São as melhores receitas para as festas!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.