11 Receitas de Pudim de Liquidificador Simples E Variações Que Vão Te Dar Água Na Boca

  • Uma sobremesa que é a cara da nossa gente.
Avalie este item
(26 votos)

Se está em busca de uma receita simples e muito saborosa para fazer no final de semana esse artigo é para você, pois aqui vamos te ensinar uma receita de pudim de liquidificador simples e deliciosa que vai te deixar completamente apaixonada!

O pudim tradicional possui origem portuguesa, tanto é que o pudim de leite é considerado um patrimônio do país, como se era de imaginar a receita veio para terras brasileiras e rapidamente se popularizou. Atualmente a versão com leite condensado é a mais comum por aqui!

Logo depois veja mais opções para se apaixonar completamente!

Receita de pudim de liquidificador: Saiba como fazer

Rendimento
Serve até 6 pessoas
Preparação
1h10 (+4 horas para esfriar)
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
Calda:
  • 1 xícara (chá) de açúcar (185g)
  • 1/2 xícara (chá) de água (110ml)
Pudim:
  • 1 lata de leite condensado (395g)
  • 4 ovos (200g)
  • 2 e 1/2 xícaras (chá) de leite (530ml)

Modo de preparo

  • Em uma panela adicione o açúcar em fogo alto até derreter, sempre mexendo para não queimar.
  • Quando ele estiver bem dourado acrescente a água aos poucos até que ferva e fique levemente espessa.
  • Despeje em uma forma e então reserve na geladeira.
  • No liquidificador adicione o leite, ovos e leite condensado, bata por 5 minutos até obter um creme homogêneo.
  • Logo depois despeje na forma com o caramelo, coloque sobre outra assadeira com água fervente, cubra a que contém o pudim com um papel alumínio e então leve para assar em banho maria em forno preaquecido a 250° por cerca de 1 hora.
  • Passado o tempo retire do forno, descubra e aguarde esfriar na geladeira.
  • Com ele bem gelado, sirva.

Quanto custa em calorias?

Uma fatia generosa desse pudim tem cerca de 250-300 calorias. Mas quem tá pensando nisso quando tem um doce cremoso na frente, né? Só cuidado pra não devorar metade da forma de uma vez – falo por experiência própria.

Guarda bem? Dura quanto?

Na geladeira, dura até 5 dias se você cobrir bem com filme plástico. Mas sinceramente? Nunca sobrou por mais de 2 dias aqui em casa. Uma dica: se quiser congelar, faça sem a calda e adicione depois de descongelar.

Os 3 pecados capitais do pudim

1) Queimar o caramelo: quando ele ficar cor de âmbar, já tira do fogo. 2) Não cobrir no banho-maria: o papel alumínio é sagrado pra não ressecar. 3) Tirar antes da hora: se balançar e o meio ainda estiver mole, volta pro forno!

Truque secreto do meu avô

Bateu tudo no liquidificador e ficou com medo das bolhinhas? Peneire a mistura na forma. Fica lisinho que nem pudim de confeitaria. E pra calda perfeita: espreme meio limão enquanto derrete o açúcar - evita cristalizar.

Sem leite condensado? Sem crise!

Dá pra fazer versão "fake" com 1 xícara de leite em pó + 1 xícara de açúcar + 1/2 xícara de água fervente (mistura tudo antes). Fica diferente, mas salva a pátria. Vegano? Testei com leite de coco e agar-agar - não é igual, mas surpreende.

Pudim pra todo mundo

Low carb: troca o açúcar por eritritol na calda e usa leite condensado zero. Sem lactose: leites vegetais funcionam, mas o textura fica menos cremosa. Proteico: bota 1 scoop de whey sabor baunilha junto - fica top pós-treino!

Combina com o quê?

Café preto forte é clássico, mas experimenta com chá de canela. Loucura boa! Se quiser inovar: pedaços de banana grelhada por cima ou uma bola de sorvete de creme. A Daiane uma vez colocou pimenta-do-reino e... ficou estranhamente viciante.

Pudim, mas diferente

Joga 1 colher de sopa de cacau em pó no liquidificador pra versão chocolate. Ou bota 1/2 xícara de coco ralado pra virar pudim de coco. Minha ousadia favorita: coloca 2 colheres de café solúvel pra fazer pudim de café - perfeito pra servir com chantilly.

O momento crítico: a calda

90% dos desastres acontecem aqui. Quando colocar a água no açúcar derretido, CUIDADO com o vapor! E não desista se virar uma pedra - junta mais 1/4 xícara de água e esquenta de novo até dissolver. Já perdi 3 panelas aprendendo isso...

Modo economia ativado

Leite em pó dissolvido em água rende mais que leite líquido. E se o ovo tá caro, usa 3 inteiros + 2 gemas - fica até mais cremoso. Forma de alumínio comum funciona tão bem quanto aquelas de pudim chiques (só não pode furar!).

Elevando o nível

Substitui 1/2 xícara do leite por creme de leite fresco. Na hora de servir, flambe com rum e decora com folhas de ouro comestível (ou migué: raspas de limão e canela em pó fazem bonito).

Se tudo der errado...

Pudim virou omelete doce? Vira recheio de bolo. Calda virou tijolo? Derrete de novo com água. Desenformou um desastre? Chama de "pudim desconstruído" e enfeita com frutas. Já salvei um assim e ninguém percebeu o fracasso inicial!

O que fazer naquela 1 hora de forno?

Lava a louça (odeio admitir, mas facilita depois), prepara o café pra acompanhar ou tira aquela soneca de 20 minutos que revive qualquer um. Eu costumo aproveitar pra fazer aquela ligação pra mãe que tá enrolando há dias.

De onde veio essa delícia?

O pudim como conhecemos veio de Portugal, mas a técnica do banho-maria é antiga pra caramba - os romanos já faziam algo parecido. Curiosidade: no México eles colocam queijo cream cheese na receita (e é incrível).

2 coisas que ninguém te conta

1) A forma ideal tem furo no meio - distribui melhor o calor. 2) Se bater demais no liquidificador, incorpora ar e cria buraquinhos. E bônus: pudim gelado desenforma melhor que morno (paciência é virtude!).

Jogo de sabores

O doce do pudim pede contraste: uma pitada de sal flor de sal por cima ou raspas de laranja amarga. Combinações surpreendentes: geleia de pimenta ou redução de vinho tinto. Parece estranho até provar!

Confissões de pudim

Já deixei o caramelo queimar e tentei disfarçar com canela. Ficou horrível. Outra vez usei forma de silicone e virou um puddle de pudim no forno. Moral da história: forma de metal tradicional não tem erro.

Sabia que...

O maior pudim do mundo foi feito no Brasil em 2017 - pesava 5 toneladas! E tem um restaurante em Lisboa que serve só pudins (o @sabornamesaoficial tem fotos lá). E o segredo da cremosidade? O banho-maria cozinha sem ultrapassar 100°C.

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Sem ovo

Autor: Nandu Andrade

Você já imaginou fazer um pudim sem ovo e sem forno, que fica pronto em menos de uma hora e ainda é super delicioso e simples de preparar? Pois é, essa é a proposta dessa receita incrível que garimpamos para você.

Você só vai precisar dos itens comuns ao pudim, com exceção do ovo, para dar a textura correta vamos utilizar a gelatina sem sabor que além de deixar o pudim durinho não irá interferir em nada no sabor e o resultado é um pudim cremoso, leve e com o sabor mega balanceado, que vai surpreender a todos.

3º. Vegano

Autor: Beijo Vegan ( Receitas práticas e fáceis )

Essa é uma sobremesa deliciosa e ideal para quem não consome itens com origem animal ou que apenas tem uma alimentação mais restritiva. Além de ser fácil de fazer, esse pudim é cremoso, saboroso e nutritivo. A combinação milho e coco dominam cada pedacinho da sobremesa oferecendo uma experiencia única e saborosa.

Para deixar a receita o mais parecida com a textura do pudim tradicional vamos utilizar um leite condensado vegano, que pode ser comprado pronto ou feito em casa com leite vegetal e açúcar orgânico. E o resultado de toda esta mistura é um pudim irresistível que vai surpreender o paladar!

4º. De leite condensado

Você está procurando uma sobremesa deliciosa e fácil de preparar? Então você precisa experimentar um pudim tradicional de leite condensado, perfeito para qualquer ocasião. Esse pudim tem um sabor maravilhoso que vai te conquistar desde a primeira colherada.

Além de saboroso ele é simples de fazer e você pode escolher entre a versão com ou sem furinhos, de acordo com a sua preferência. Não perca tempo e experimente essa receita hoje mesmo!

5º. De gelatina

Que tal surpreender seus convidados com um pudim de gelatina delicioso e fácil de fazer? Esse pudim é ideal para quem não quer gastar gás e quer inovar com uma sobremesa colorida e com sabores variados.

Para fazer o pudim, você só vai precisar de gelatina de morango, creme de leite, leite condensado e leite. É só dissolver a gelatina em água quente, bater com os outros ingredientes no liquidificador e levar à geladeira até firmar. Depois é só desenformar e se deliciar com esta maravilha. Não perca tempo e experimente hoje mesmo!

6º. De maisena

Você está procurando uma sobremesa deliciosa e saudável? Então você precisa experimentar um pudim de maisena! O pudim é feito sem leite condensado, mas fica tão cremoso e saboroso quanto o tradicional.

O segredo é usar o amido de milho como espessante, que além de dar a consistência ideal, também ajuda a reduzir as calorias. O pudim de maisena é fácil de fazer e vai surpreender você com seu sabor leve e delicado. Experimente hoje mesmo e se apaixone por esta receita!

7º. De chocolate

Você gosta de chocolate? Então você vai adorar o pudim de chocolate que é perfeito para os chocólatras ou para quem quer variar na hora da sobremesa. Este pudim é fácil de preparar, leva poucos ingredientes e fica com uma textura cremosa e aveludada.

O sabor do chocolate é intenso e delicioso, e combina com uma calda de caramelo por cima. Não perca tempo e experimente o pudim de chocolate que vai te surpreender!

8º. Na airfryer

Essa é uma ótima opção para quem quer economizar o gás de cozinha sem precisar abrir mão da deliciosa sobremesa de leite!

A receita leva exatamente os mesmos ingredientes, a diferença central é que aqui não vamos precisar cozinhar em banho maria, basta cobrir com o papel e pronto! Outro ponto positivo é o tempo de preparo, menos de 60 minutos! O resultado é idêntico ao do forno e fica muito saboroso, vale a pena experimentar.

9º. Com coco

Você está cansado dos mesmos sabores de sempre? Quer experimentar algo diferente e delicioso? Então você precisa provar o pudim com coco especial, uma sobremesa fácil de preparar e que vai surpreender o seu paladar.

O pudim com coco especial tem uma textura incrível, com os floquinhos de coco que contrastam com a maciez do pudim. É uma combinação perfeita para quem quer dar um up no prato tradicional. Não perca tempo e faça hoje mesmo!

10º. Com leite em pó

Você está procurando uma sobremesa deliciosa, fácil e rápida de preparar? Então você precisa experimentar o pudim com leite em pó! O pudim é perfeito para quem deseja uma receita simples, diferente e extremamente saborosa.

Ele tem uma textura cremosa e um sabor marcante de leite em pó que vai conquistar o seu paladar e se tornar a sua sobremesa de final de semana. Não perca tempo e faça hoje mesmo o pudim incrível!

11º. De banana

Aqui aprenda a fazer um pudim de banana sensacional que não leva leite condensado e que fica pronto em apenas 15 minutos. Isso mesmo, 15 minutos!

Você só precisa de bananas maduras, leite, amido de milho, ovos. O resultado é um pudim cremoso, doce e aromático, que vai te levar ao paraíso. Não perca tempo e experimente essa delícia hoje mesmo. Você não vai se arrepender!

Adorou essa coleção de receitinhas? Continua com a gente e descubra mais sobremesas sensacionais para ampliar as suas opções!

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário