A receita de pudim é a sobremesa favorita de 10 entre 10 pessoas, é o doce mais tradicional de nossas vidas desde crianças.
Por isso, hoje resolvi trazer uma receita que pessoalmente amo e que promete te surpreender, seja pela facilidade ou por seu sabor maravilhoso.
Uma das sobremesas mais amadas e feitas pelos brasileiros: a famosa versão de pudim de leite condensado. Cremoso, saboroso e com aquela calda de caramelo de dar água na boca. Não tem quem não goste. É certeza de sucesso!
Receita de pudim simples de leite condensado (leite moça) no fogão: saiba como fazer
Ingredientes
para o pudim:
- 3 ovos
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite (utilize a lata do leite condensado para medir)
para a calda:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 xícara (chá) de água em temperatura ambiente
Modo de preparo
- Em um liquidificador bata os três ingredientes da massa por 2 ou 3 minutos, ou até que a mistura esteja homogênea. Reserve.
- Em uma panela, ou frigideira, adicione o açúcar e mexa até que ele derreta e atinja um ponto de caramelo.
- Quando ele estiver liso, adicione a água aos poucos, deixe ferver por alguns minutos e desligue o fogo logo em seguida.
- Em uma forma de furo, que possa ser encaixada em outra panela, passe a calda de forma que ela banhe as paredes antes de cair no fundo.
- Leve ao fogo baixo em banho maria por cerca de 20 minutos.
- Nesse tempo, acompanhe o cozimento espetando com um garfo. Quando ela sair sem manchas, você pode desligar o fogo.
- Deixe esfriar e então desenforme e sirva! E bom apetite, está na hora de provar essa delícia!
Quanto tempo dura? Dicas de armazenamento
Esse pudim é daqueles que some rápido, mas se por algum milagre sobrar, dura até 5 dias na geladeira (tampado com filme plástico). Dica da Daiane: se quiser congelar, faça sem a calda - ela fica aguada ao descongelar. A massa congelada dura 1 mês!
Tá de dieta? Vem cá...
Cada fatia tem aproximadamente 280 kcal (sim, é um pecado gostoso). Se quiser reduzir, troque o leite condensado comum pela versão light e use leite desnatado - fica 30% menos calórico, mas a textura muda um pouquinho.
Os 3 pecados capitais do pudim
1) Caramelo queimado: quando o açúcar fica escuro demais, amarga tudo. Pare no tom âmbar! 2) Pudim "furado": bater demais a massa cria bolhas. 3) Banho-maria vazando: encha a panela só até a metade da forma, senão vira sopa de leite.
Hack que mudou minha vida
Não tem forma com furo? Use uma tijela de vidro resistente e cubra com papel alumínio furado. Já salvei um Natal assim quando minha sogra apareceu de surpresa! Outra: se o caramelo cristalizar, coloque 1 colher de vinagre e mexa - volta ao normal.
Sem leite condensado? Sem crise!
Faça seu próprio: misture 1 xícara de leite em pó + 3/4 xícara de açúcar + 1/2 xícara de água quente. Ou use leite de coco + açúcar mascavo pra versão vegana (fica mais denso, mas igualmente viciante).
Pudim pra todo mundo
Sem lactose: leite condensado e leite zero lactose. Low carb: eritritol no lugar do açúcar + leite condensado caseiro com adoçante. Proteico: acrescente 2 colheres de whey sabor baunilha (sim, funciona!).
Quer surpreender? Faz assim...
Joga 1 colher de café solúvel na massa - vira pudim de café. Ou coloca 50g de chocolate 70% derretido - vira pudim de chocolate. Minha preferida? Coloca raspas de laranja na calda - fica um contraste incrível!
Combinações que elevam o pudim
1) Café expresso (o amargo corta o doce). 2) Frutas ácidas como morango ou kiwi. 3) Uma bola de sorvete de creme (clássico que nunca falha). Já experimentei com pimenta rosa uma vez... não me julguem, ficou bom!
O momento crítico: o caramelo
90% dos desastres acontecem aqui. Fogo médio, paciência e NÃO mexer até começar a derreter. Quando formar líquido, aí sim mexa delicadamente. Se grudar nas bordas, pincel com água gelada. E cuidado com respingos - açúcar quente dói pra caramba!
Se tudo der errado...
Caramelo virou pedra? Ferve o pudim e virou omelete doce? Calma! Bate tudo no liquidificador, coloca em potinhos e congela - vira sorvete de pudim. Já salvei um date night assim, a Daiane nem percebeu que era "conserto criativo".
Modo economia ativado
Usa leite em pó reconstituído no lugar do leite líquido. E no caramelo, substitua metade do açúcar por melado (rende mais e dá um sabor especial). Forma de alumínio comum também funciona, só untar bem.
Quer impressionar? Dá um upgrade!
Finaliza com flor de sal e fio de ouro comestível (sim, é exagero, mas já fiz num aniversário e todo mundo tirou foto). Ou faz uma calda de bourbon: 2 colheres da bebida + 1 de mel aquecidos juntos.
De onde vem essa delícia?
O pudim de leite condensado é uma adaptação brasileira do flan europeu. A genialidade foi usar a lata como medida - dizem que surgiu nos anos 50, quando as latas de leite Moça viraram padrão nas cozinhas. E pensar que quase não existiria se não fosse a Nestlé...
2 segredos que ninguém conta
1) A forma ideal tem 18cm de diâmetro - maior que isso o pudim fica baixo, menor fica alto demais e não cozinha direito. 2) O pudim perfeito tem pequenos furinhos na superfície - sinal que a textura vai ficar na medida!
Perguntas que sempre me fazem
Pode fazer no forno? Pode, mas fica menos úmido. Por que meu pudim fica com água embaixo? Excesso de banho-maria ou não deixou esfriar o suficiente. Precisa peneirar? Só se bateu manualmente e ficou grumos.
Sabia que...
No Nordeste tem versão com leite de coco e rapadura chamada "manjar". E em Portugal colocam casca de limão na calda. Aqui em casa já testamos com bacon crocante por cima... não recomendo, mas foi divertido!
E aí, bora fazer?
Essa receita já sobreviveu a todos meus erros culinários - se eu consegui, você também vai! Conta nos comentários como ficou seu pudim, ou me conta qual foi seu maior desastre na cozinha (prometo não rir... muito).
Depois do pudim: montando o menu perfeito para fechar com chave de ouro
Depois de preparar aquele pudim cremoso que vai derreter na boca, que tal completar a experiência com uma refeição que combine direitinho? Aqui em casa a gente adora planejar menus temáticos, e hoje vou te passar as melhores combinações testadas e aprovadas pela Dai (minha esposa, que tem paladar de chef!).
Para começar com o pé direito
Focaccia simples surpreendente: Esse pãozinho italiano fica perfeito para mergulhar no azeite enquanto o pudim esfria. A gente sempre faz dobradinha porque some rápido!
Estrogonofe de camarão: Um clássico requintado que preparo nos jantares especiais. O cremoso combina demais com a textura do pudim depois.
Sopa de abóbora com gengibre: Minha criação de inverno favorita! O toque picante contrasta lindamente com a doçura da sobremesa.
Pratos principais que roubam a cena (mas deixam espaço para o pudim)
Frango ao molho filé: Receita da vovó que nunca falha. O molho suave não compete com o sabor do pudim - aliás, aqui em casa chamamos isso de "combo afetivo".
Bacalhau ao forno (aprenda aqui): Nosso queridinho de sexta-feira santa que virou tradição o ano todo. O salgado do peixe cria um equilíbrio divino com a sobremesa.
Risoto de cogumelos: Minha versão cremosa com parmesão ralado na hora. A Dai diz que é a combinação perfeita para quem quer "fazer um jantar a dois sem muito trabalho".
Acompanhamentos que fazem a ponte para a sobremesa
Receita de Purê de batata baroa simples: Cremoso como nosso pudim, mas salgado. Esse contraste de texturas é brincadeira de mestre!
Receita de Farofa de ovo simples: Crocância na medida para equilibrar os cremes. Admito que as vezes como uma colherada só pra "testar" e acabo repetindo...
Bruschetta de tomate seco: Meu "plus" para quem quer algo leve antes do pudim. O ácido do tomate prepara o paladar para a doçura que vem depois.
Bebidas que harmonizam sem competir
Chá de camomila com mel: Para noites mais tranquilas. A Dai diz que é o "abracinho líquido" antes da sobremesa.
Água aromatizada com laranja e canela: Minha invenção para refrescar o paladar entre as garfadas de pudim. Simples mas eficiente!
E aí, qual combo você vai testar primeiro? Aqui em casa já temos nosso favorito (dica: envolve bacalhau e muito pudim depois!), mas adoraríamos saber suas combinações criativas. Conta pra gente nos comentários se resistiu até a sobremesa ou se já foi direto para o pudim - acontece nas melhores famílias!
2º. De pão velho amanhecido com leite condensado
autor: Tata Pereira
Sabe quele pão velho que sobrou e você já pensa em jogar fora. Vá com calma! Ele pode ser usado para fazer um pudim de pão amanhecido maravilhoso que é, inclusive o meu favorito!
Experimente fazer e se delicie na sua casa! Todo mundo vai amar!
Existe outra versão bem interessante nesse sentido, o bolo pudim.
3º. De leite ninho, leite em pó
autor: Entre e coma sem culpa
Obviamente ele não poderia faltar. Um pudim pudim de leite ninho é tudo de bom e traz quele sabor característico do leite famoso que todos amam! Experimente essa receita você vai amar!
- Sobremesas
Brigadeiro De Café Gourmet Impecável
4º. De maria mole
Só de ler essa receita eu já lembro da minha avó. Esse marcou a minha infância. Ele é maravilhoso. Derrete na boca e tem um sabor único.
Vai muito bem com calda de fritas vermelhas! Aprenda a fazer e surpreenda sua família com essa explosão de sabores!
5º. Gelado
Com certeza essa é umas receitas mais lindas, o pudim gelado. Fica com textura incrível e tem muita refrescância, além de ter um visual muito bonito que da água na boca só de olhar.
Essa é a melhor opção para dias quentes e com certeza combina com as festas de fim de ano. É muito fácil de fazer! Confere no vídeo!
6º. De micro-ondas
Se assar o pudim no forno é um problema para você, então esta é a melhor escolha entre todas as receitas que trouxemos hoje! Esta receita de pudim de micro-ondas é super fácil de fazer e fica tão gostoso quanto o convencional, você levara apenas 10 minutos para cozinhar e vale a pena em cada garfada!
Mais tranquilo que isso não há! Veja aí!
Temos ainda a versão de pudim na air fryer, é surpreendente
7º. De padaria
Quem já não parou para olhar aqueles pudins nas vitrines das padarias não é mesmo. Aqui uma receita para aprender a fazer os pudins exatamente iguais da sua padaria favorita!
Muito cremoso e com sabores incríveis proporcionados por sua calda!
8º. De tapioca
O famoso pudim de tapioca. Para os íntimos: cuscuz doce. É uma sobremesa de sabor superleve e que vai bem em qualquer refeição!
Já vi gente até comendo no café da manhã! É uma delícia! Outro que é meu favorito!
9º. De caneca
Se você está com vontade comer um pudim de leite condensado, mas quer só um pouquinho, seus problemas acabaram. Aqui está a melhor versão na caneca que você pode encontrar!
Esta versão em miniatura que contém o mesmo sabor! E o melhor, pode ser feita em apenas 2 minutos!
10º. De maracujá
Para quem, assim como eu, adora um maracujá em qualquer receita. Aqui vai uma excelente opção de pudim simples de maracujá que é delicioso, veja como fazer!
Muito fácil de fazer e não precisa ir ao forno! A verdadeira explosão de sabores!
11º. De claras
A famosa e sensacional versão apenas de claras. Um doce de sabor inconfundível e superleve que fará muito sucesso.
Ele é supertranquilo de ser feito e só de olhar já tem cara de ser bom demais! Aprenda a fazer pelo vídeo e experimente na sua casa!
12º. De coco
Essa deliciosa variação de pudim de coco cremoso lembra muito a minha infância.
Um sabor único e muito leve, e o melhor, é super rápido de fazer e dispensa o forno!
13º. Na panela de pressão
Para dar aquela acelerada na produção experimente essa receita que usa a panela em vez do forno.
A receita, como de costume, fica muito gostoso e demora apenas 5 minutos para ser feita! Confere aí!
14º. De banana
Outra fruta que vai bem com tudo é a banana. Aprenda a fazer essa maravilhosa variação de pudim de leite com banana!
A receita leva apenas 4 ingredientes e resultado é, a sobremesa mais leve e gostosa da sua vida!
15º. De chia
Para uma opção low carb, mas ainda muito saboroso, aqui vai versão surpreendente de chia!
Muito leve e saudável e vai muito bem com outros cereais e frutas vermelhas!
16º. De doce de leite
Para os amantes do doce de leite, confere essa opção que além de muito saboroso tem uma decoração linda demais!
Ele dispensa a ida ao forno e dispensa ovos!
17º. De limão
Para dar aquela refrescada em dias mais quentes, olha essa versão de limão que é fantástica.
Só de ver essa caldinha azedinha com raspas de limão já me deixa com água na boca! Sabe o melhor, essa opção vai apenas 2 ingredientes!
18º. De liquidificador
Como é de costume das nossas sequências de receitas, sempre apresentamos opções que podem ser feitas com ajuda do liquidificador!
Ele fica muito cremoso e é muito fácil de ser feito. Saiba também o preparo do pudim de geladeira.
19º. De abacaxi
Outra versão belíssima e muito, mas muito refrescante! Uma deliciosa sobremesa de abacaxi que dispensa ovos e fica muito gostoso.
Ótima opção para dias quentes e fará muito sucesso nas festas de fim de ano com toda certeza!
20º. De café
Para os amantes do café, que tal essa opção feita de café. O doce do leite condensado quebrado pelo sabor mais amargo do café fica delicioso.
Você nunca irá se arrepender em fazer!
21º. De morango
Outro de fruta que fica extremamente gostoso, e outra ótima dica para dar aquele sofisticada na apresentação.
Confira essa opção deliciosa com morango. Muito sabor e cremosidade!
22º. 4 leites
O tradicional de 4 leites agora na sua casa. Leite condensado, creme de leite, leite integral e leite em pó numa mistura só. Garantia de muito sabor e cremosidade sem igual.
Vai fazer muito sucesso na sobremesa de um almoço ou jantar especial!
23º. Sem leite, sem lactose
Se você sofre com alergias a lactose, você precisa experimentar esta receita!
Está é uma opção maravilhosa e que fica uma delícia mesmo sem derivados do leite! E o melhor de tudo aqui temos usaremos apenas 3 ingredientes, sendo que um deles é o leite de coco, aquele ingrediente super saudável capaz de dar um saborzinho muito especial na sua receita!
Caso ainda deseje utilizar leite condensando, lembre-se que existem opções de leite condensado sem lactose.
Agora basta você escolher sua receita favorita e se deliciar com a família.

Adicionar comentário