Esse prato é conhecido por ser servido cru e bem temperado. Então, se você está buscando por algo saboroso e prático de preparar, essa é a comida certa!
Aprenda já essa incrível Receita de Carpaccio de Salmão que fará todos babarem com sabor.
E depois veja mais receitas deliciosas e fáceis de fazer.
Receita de Carpaccio de Salmão: saiba como fazer
- 300g de salmão
- ½ limão siciliano
- Azeite de oliva e sal rosa a gosto
Modo de preparo
- Com uma faca afiada corte o salmão em fatias o mais fino possível, fina como se fossem folhas;
- Pegue um prato e coloque as fatias formando um círculo;
- Regue azeite sobre peixe, suco do limão e o sal a gosto.
- Se quiser finalize com rodelas de cebola rocha, gotas de mostarda e folha de rúcula. O resultado ficará lindo!
Quanto tempo dura? Dica de ouro pra não estragar
Essa belezinha é fresquinha e deve ser consumida no mesmo dia - no máximo 24h se guardar muito bem vedado na geladeira. O limão ajuda a conservar, mas salmão cru não brinca em serviço. Uma vez que a Daiane deixou até o dia seguinte e deu certo, mas foi sorte... não recomendo arriscar!
Tá de dieta? Vem cá que eu te conto
Cada porção tem cerca de 180-220 calorias (dependendo do tanto de azeite que você jogar, né?). Proteína pura com gorduras boas - perfeito pra low carb. Só toma cuidado se for exagerar no azeite, que aí a conta sobe!
Sem salmão? Sem problemas!
• Atum fresco fica incrível também (mas tem que ser MUITO fresco)
• Pra versão vegana: fatias bem finas de abobrinha marinada no limão e alga nori picada
• Limão tahiti no lugar do siciliano? Pode, mas fica mais ácido - compensa com um fio de mel
Truque ninja pra cortar igual restaurante
Coloca o salmão 15 minutinhos no freezer antes de fatiar. Fica firme e o corte sai perfeito! Já tentei sem isso uma vez e virou um desastre - o peixe desmanchava todo na faca. Aprendi do jeito difícil...
Os 3 pecados capitais do carpaccio
1. Usar faca sem fio: vira uma bagunça
2. Deixar o peixe em temperatura ambiente muito tempo: perigo!
3. Exagerar no limão: o ácido "cozinha" o salmão e muda a textura
Combina com o quê? Eu testei tudo!
• Pão sírio levemente tostado (perfeito pra untar o que sobrou no prato)
• Espumante brut bem gelado - a acidez corta a gordura
• Saladinha de pepino com endro pra refrescar
• Arroz negro pra quem quer algo mais substancial
Modo chef Michelin (com um toque caseiro)
Põe umas lascas de trufa negra por cima na hora de servir. Ou, se quiser algo mais acessível, capriche nas flores comestíveis. Fica lindo no Instagram @sabornamesaoficial (marca a gente se fizer, hein?)
Se tudo der errado, faz isso aqui
Cortou muito grosso? Transforma em tataki - passa rapidinho na frigideira bem quente dos dois lados. Limão espremeu demais? Neutraliza com um pouco de creme de leite fresco. Salvou!
A parte mais chata (e como facilitar)
Cortar fininho parece simples até você tentar. Dica: segure a faca em 45 graus e faça movimento de vaivém, não só pressione. E compre o salmão já limpo sem pele - a primeira vez que fiz com pele foi um terror.
7 formas de inovar nessa receita
• Com manga em cubos e pimenta rosa
• Com molho de maracujá e gengibre
• Na versão ceviche: deixa "cozinhar" 10min no limão antes
• Com abacate em cubos e gergelim preto
• Com pesto de rúcula no lugar do azeite
• Com raspas de laranja e azeitonas pretas
• Na versão quente: coloca rapidinho no forno com queijo brie
Não joga fora!
Sobrou aquele pedaço que não deu pra fatiar? Pica fino e faz uma patê com cream cheese e cebolinha. Ou congela pra usar depois em risotos. A Daiane faz um bolinho de arroz com as sobras que é uma delícia!
De jantar íntimo a festa gourmet
• No pote: ótimo pra finger food em coquetel
• Em taças individuais: impressiona na dinner party
• Com torradinhas ao redor: perfeito pra happy hour
• Na versão mini: usa colher de sopa como molde
2 coisas que ninguém te conta
1. O sal rosa não é só bonito - tem menos sódio e mais minerais que o comum
2. Se colocar muito azeite, o limão escorre pro fundo do prato. Regula!
Perguntas que sempre me fazem
Pode congelar? NUNCA. Estraga a textura.
Tem que tirar a pele? Sim, mas peça pro peixeiro fazer isso.
Qual salmão comprar? Fresco do dia, olho brilhante - ou congelado de boa procedência.
De onde veio essa maravilha?
O carpaccio nasceu na Itália nos anos 1950 (de carne), mas os japoneses que popularizaram com peixe cru. Essa versão com salmão é uma fusão linda - igual aquela vez que misturei wasabi na receita e a Daiane quase me matou...
O que mais casa com esse sabor?
Experimenta com: • Fatias de pêra bem fininhas • Um fio de mel trufado • Castanhas crocantes • Geléia de pimenta • Até chocolate meio amargo (sim, eu testei!)
Meus maiores erros (pra você não repetir)
• Uma vez usei salmão de má qualidade - arrependimento eterno
• Exagerei no limão e o peixe ficou branco - parecia borracha
• Esqueci de tirar as espinhas com pinça - quase morri engasgado
Fazendo bonito sem gastar muito
• Compra o salmão inteiro e aproveita outras partes
• Usa limão tahiti (custa menos)
• Substitui o sal rosa por flor de sal comum
• Decora com cebolinha do pé em vez de flores caras
Sabia que...
O nome "carpaccio" vem do pintor Vittore Carpaccio, conhecido por usar tons de vermelho vibrantes - igual a carne crua da receita original. E o salmão rosa? Essa cor vem da astaxantina na alimentação dele na natureza. Loucura, né?
E aí, bora fazer esse carpaccio? Conta aqui nos comentários como ficou o seu - e se descobriu alguma combinação maluca que funcionou! Prometo responder todo mundo (e roubar as melhores ideias pra próxima vez que fizer aqui em casa).
2º. Com shoyu, Ajinomoto e mandashi
Autor: Saldanha faz tudo!
Sim! Esse prato consegue ser mais delicioso do que peixes e frutos do mar. Aposte nessa delícia com o shoyo e arrase nos petiscos. Para deixar ainda mais saboroso, capriche no limão; o cítrico dessa fruta faz com que tudo fique muito harmônico.
O diferencial dessa receita é o ajinomoto e o mandashi! Acredite, eles garantirão um sabor espetacular e incomparável a seu prato. Não vai ter quem resista a essa versão de salmão. Então, quando for preparar, seja generosa na quantidade, porque, com certeza, vai ter repetecos.
3º. Com gengibre ralado
Autor: Sakura Alimentos
O gengibre é um excelente condimento! Pois, além de garantir uma explosão de sabores, ele é super saudável e ótimo anti-inflamatório. Então, pode caprichar nesse ingrediente na hora de prepara seu peixe. Aproveite para reinventar!
Essa versão é sensacional a quem gosta de comida oriental. Possui várias combinações que vão te levar aos céus. Acredite, é sucesso garantido!
4º. Com alcaparras e torradas
Fica difícil escolher qual das receitas é melhor, mas para facilitar sua vida, esta versão com torradinhas é excelente a quem está começando a querer experimentar novos sabores, assim como o carpaccio que é servido cru.
As torradas darão aquela suavizada no gosto forte do salmão e também proporcionará mais textura e crocância. Além disso, os temperos são incríveis!
5º. Com laranja
Frutas são sempre bem vidas com salmão, ainda mais se for laranja. Frutas cítricas além de temperar, deixam a decoração espetacular e super agradável aos olhos e ao paladar. Vale a pena apostar nessa maravilha!
Não precisa ser master chef para servir pratos lindos como esse. É super simples de preparar e vai agradar todo mundo, com certeza. Não tenha dúvidas que esta versão é garantia de sucesso e o seu prato vai ficar com aquela cara de comida tropical.
6º. Com molho verde
E se estiver procurando algum molho especial e super diferente, achou! Molhos são sempre queridos em todos os pratos, inclusive no carpaccio. Os, molhos estão presente em absolutamente tudo, então, por que deixá-los de fora dessa versão surreal?
Além de trazer sabor e cor, agrega textura! Há inúmeras justificativas para te convencer a dar uma chance a esta saborosa alternativa, que inclusive é fácil e rápida de fazer. Aproveite inova para inovar seus pratos e sempre levar novidade à mesa!
7º. Ussuzukuri de salmão e robalo com ponzu
Quando se trata de culinária, é importante estar aberto ao novo e às experiências degustativas. Seja ousada e use sua criatividade. Surpreenda sua família e amigos com esse petisco sensacional.
Tome cuidado para não viciar. Pois, o molho ponzu é responsável por agradar a todo mundo e fazer com a maioria das pessoas se apaixone pelas comidas exóticas que não fazem parte dos cardápios brasileiros.
8º. Com molho especial, tortilha e rúcula
E se quiser uma sugestão, escolha esta receita. Ela é bem mais elaborada, porém vale mais do que a pena apostar nela. É super incrementada e vai combinar muito para servir em dias mais quentes. Também é excelente para quem está desacostumado com o “peixe cru”.
A tortilha, o molho e a rúcula servida com tomate cereja dão a suavizada perfeita! Esse prato se parece com aqueles de restaurantes que servem comidas gourmet. Esse é o tipo de comida que garante todos os direitos reservados quando o assunto é sabor e beleza!
9º. De carpaccio de salmão defumado, cream cracker e cream cheese
Pensa em uma proposta interessante! Pensou? Então, achou! Esse acompanhamento é perfeito para servir como aperitivos de eventos que contenha grande número de pessoas.
É tão incrivelmente delicioso que você vai repensar mil vezes se serve os convidados ou se come tudo sozinha. É o tipo de comida que vai te fazer querer criar uma política de privacidade em sua casa, só para não ter que ser interrompida na hora de degustar esta perfeição.
10º. Com molho de mostarda
Se ninguém estiver acostumado com você reinventando na cozinha, pode esperar para despertar muitas surpresas e elogios, pois esse prato vai conquistar todo mundo. Só tome cuidado para não viciar em tamanha perfeição e explosão de sabores e esteja preparada para ver comentários positivos.
A mostarda vai garantir muito sabor, ainda mais combinada a outros condimentos que formarão o molho dos sonhos. Simplesmente, irresistível!
11º. Com ceviche de camarão e peixe branco
E para fecharmos com chave de ouro, aqui vai esse acompanhamento com peixes e frutos do mar! Tudo que vai camarão sempre conquista um lugar especial no cardápio de cada um. Então, se a intenção é deixar os erros inexistentes, esta é uma opção.
O interessante do ceviche é que o cozimento é feito no limão, o que deixa o preparo bem mais simples. Qualquer ceviche sempre será assim, cozido no ácido de alguma fruta. Já o camarão deve ser pré-cozido. Veja como é deliciosa esta alternativa de carpaccio.
Aproveite essas receitas de carpaccio e todas as dicas! Bom apetite!
Adicionar comentário