13 Receitas de Peixe Assado com um sabor e aroma indescritíveis

  • Uma dos pratos mais saudáveis e saborosos que pode fazer para sua família
Publicado em Peixes
13 Receitas de Peixe Assado com um sabor e aroma indescritíveis

A carne de peixe é sempre uma opção saudável, pois fornece vitamina D e é uma fonte eficaz de proteína. E preparada de forma assada preserva ainda mais os nutrientes que a compõe e mantém o sabor acentuado.

Por isso, o Sabor na Mesa selecionou aquela receita de peixe assado simples e fácil de preparar. São pratos que levam em média de 15 a 40 minutos e se tornam principais no almoço com a família.

poste no pinterest está imagem

receita de peixe assado recheado Tambaqui com maionese e legumes simples e fácil: como fazer

O primeiro da lista é recheado com maionese e legumes, assim a cremosidade e o colorido são garantidos. Ele possui ingredientes deliciosos, como milho, tomates, cebola, azeitona e cebolinha.

O tipo de carne usada no vídeo é a do tambaqui, mas fique à vontade para utilizar a de sua preferência. É necessário condimentá-la com sache em pó para peixe, sumo de limão e sal.

Com batata

Prepare essa receita em uma assadeira com ervas finas, pimentão, fatias de cebola e rodelas pré-cozidas de batata sem casca. Pode ser assado tanto no forno quanto na churrasqueira.

Os temperos são misturados a parte, num recipiente com limão, sal e alho. A pimenta de cheiro é opcional. Eles podem ser substituídos pelo que você tiver em casa, como pimenta-do-reino e tempero baiano.

Tilápia Na brasa da churrasqueira

Domingo chegou e com ele vem também o churrasco que é de lei, não pode faltar carne na brasa e conversa jogada fora. Ao contrário do que muitos pensam, o peixe asado pode ser uma ótima pedida nesse tipo de evento.

Basta fazê-lo com salsinha desidratada, pimenta de cheiro, pimenta-do-reino, vinagre, alho e cebola. Não esqueça é preciso limpá-lo bem por dentro, antes de marinar e levar à grelha.

Inteiro no forno

O peixe assado inteiro no forno requer alguns requisitos. A primeira dica é caso ele esteja congelado, deixá-lo descongelar de maneira natural.

Apesar de o tutorial utilizar um mix de temperos para incrementar, a carne necessita apenas de sal para ir ao forno. Siga o passo a passo indicado acima e se transforme no (a) chef da casa!

Filé no forno com papel alumínio

O papel alumínio é o aliado dessa versão, já que ajuda no cozimento interno do peixe, não deixa a carne ressecada e, para finalizar com chave de ouro, preserva os nutrientes.

No link acima, o canal Receitas da Cris te mostra o modo de preparo completo. Desde o tempero usado até os 30 minutos no forno.
Confira todos os ingredientes na descrição. Cubra com papel alumínio, não equeça.

Pacu Com farofa de bacon

O pacu é um peixe originário de água doce e ótimo se combinado numa receita saborosa e simples. Com certeza, os farofeiros de plantão não vão ficar de fora dessa.

Para fazer a farofa é só esperar o bacon fritar, adicionar cebola, tomate, alho e farofa temperada. No momento de rechear é preciso refogar as ervas finas e os temperos, após colocar por cima do peixe. Vale à pena experimentar.

Corvina Com vinagrete

Não hesita e corre para o fogão, o que você não pode deixar de fazer é provar essa sugestão. Essa é do tipo econômica, já que os ingredientes são poucos e baratos.

O vinagrete é feito com azeite extra virgem, vinagre de vinho, água, cebola, tomate sem semente, alho-poró e cebolinha. O peixe é preparado com azeite, sal e pimenta do reino.

Prepara essa delícia, todos vão amar que só restará a espinha do peixe assado no final!

Na folha de bananeira

Devido à característica de conseguir reter líquidos, a folha de bananeira é o ideal para complementar a preparação de alimentos.

Apesar de ser encontrada com mais facilidade em áreas de interior, a folha de bananeira também pode ser adquirida na cidade grande. A tainha é o peixe escolhido no vídeo, mas use o que preferir.

Tire as escamas e limpe bem, adicione sal, pimenta e limão. Enrole na folha e amarre com um barbante. O resto fica por conta da grelha.

Com molho de camarão

Algumas receitas são clássicas de determinados lugares. Essa versão, por exemplo, é bastante conhecida pelos que não perdem a oportunidade de ir à praia, principalmente nas tão esperadas férias.

Deixe a carne marinar na geladeira de um dia para o outro, com sal e alho. A dica antes de ir ao forno, é dar uma pincelada de maionese. Veja o passo a passo, fácil de fazer, do peixe para ficar mestre e faça, não tem erro!

Com leite de coco

O Sabor na Mesa destaca essa opção deliciosa de peixe com leite de coco. Saudável e diferenciado, esse prato assado tem um toque especial com batatas, limão e pimenta dedo de moça.

Os filés de pescada são cobertos com rodelas finas de cebola e leite de coco. Leve ao forno preaquecido de 20 a 30 minutos à 200ºC e é possível servir no jantar de família. Veja o modo de preparo.

Na Air Fryer

A Air Fryer é uma fritadeira elétrica que sempre está presente nas listas do Sabor na Mesa. Não utilizar óleo e ajudar no tempo de preparo dos pratos são requisitos bem procurados, o segundo ainda mais em meio à correria do cotidiano.

Nessa variação, é tudo reduzido, como a quantidade de temperos e o teor de gorduras. O peixe assado fica sequinho e pronto em 15 minutos corridos.

Empanado

O processo de empanar com farinhas e ovo é bem comum na culinária brasileira. Além de obter resultados crocantes, também auxilia na inovação de receitas.

Use suco de limão siciliano, xícara (chá) e vinho branco, colheres (sopa) de alho picado, colher (sopa) de coentro, sal e mostarda, todos eles compõe o molho para reservar o peixe.A cobertura é feita com farinha de milho e sal.

Veja também as opções om óleo que temos, como essa lista de peixe frito sensacional e o filé de peixe frito simples e fácil. E incríveis receitas com salmão deliciosas.

Em posta, pedaços

O peixe assado pode ter vários tipos de cortes, um deles é em posta, que são pedaços grandes de rodelas suculentas que vão ao forno com maionese, mostarda, molho shoyu e inglês.

A pimenta é opcional. Capriche na mistura, deixe as rodelas bem posicionadas na assadeira, tampe com papel alumínio e deixe 30 minutos no forno.

Se preferir ele mais assado, retire o excesso do líquido e coloque o peixe para assar sem alumínio entre 15 e 30 minutos.


A nossa lista terminou, mas não é por isso que você vai deixar essas receitinhas para trás. Escolha a opção que mais agradou e prepara em casa, aposto que a mãe, o pai, os filhos, a avó, o avô, até o papagaio, serão só elogios. Essas são umas das melhores receitas de peixes e frutos do mar.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.