14 Receitas de Quindim & Alternativas Extraordinárias E Muito Saborosas

  • Um docinho super delicado e saboros para fazer em sua casa.
Avalie este item
(17 votos)

O quindim é um prato português bem tradicional que faz parte de nossa cultura. É um docinho que tem como ingredientes: gema de ovo, açúcar e coco ralado. A receita do nordeste brasileiro corresponde à portuguesa conhecida como brisa-do-Lis, com uma única diferença que é a utilização de coco ralado em vez de amêndoa.

Selecionamos esta receita sensacional para aprender a fazer receita de Quindim em sua casa de forma profissional. É um doce incrível no tamanho família e todos irão amar.

O no final, não esqueça de ver uma grande variedade de preparos diferentes desse docinho.

Receita de Quindim simples e fácil: Quindão – veja como fazer

Rendimento
9 pessoas
Preparação
1h 40min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 100g de coco ralado
  • 1 garrafa de leite de coco(200ml)
  • 10 gemas de ovo sem a película
  • 200g de açúcar ou 1 xícara(chá) bem cheia

Modo de preparo

  • Em uma tigela, junte o coco ralado e o leite de coco, e misture bem.
  • Junte as gemas peneiradas e o açúcar. Misture tudo e coloque em uma forma de pudim. Use margarina e açúcar para untar;
  • Cubra a forma com papel alumínio e coloque essa forma em uma assadeira com água e leve para assar em banho maria;
  • Despeje água na assadeira maior e leve ao forno; asse por cerca de 50 minutos;
  • Retire do forno e deixe esfriar. Leve à geladeira por alguns minutos;
  • Após tirar da geladeira, deixa a forma esquentar sobre uma boca do fogão para desenformar de maneira mais fácil;
  • Desenforme e sirva esse maravilhoso doce!
Dicas Importantes: 
  • Para evitar o cheiro de ovo, pode peneirar as gemas;
  • Use a água quente ao levar ao forno. Se este for o caso, deixe por 40 minutos apenas.

Quanto engorda esse pecado?

Cada porção desse quindim tem aproximadamente 250 calorias. Mas sério, quem tá contando quando o negócio derrete na boca? Se quiser diminuir, dá pra usar adoçante em pó forno e fogão no lugar do açúcar - fica quase tão bom!

Quanto tempo dura?

Na geladeira, bem tampado, dura até 5 dias. Mas duvido que sobre por tanto tempo! Se quiser congelar, pode deixar até 1 mês - só descongelar na geladeira por 4 horas antes de servir.

Os 3 pecados capitais do quindim

1. Não peneirar as gemas - vai ficar com aqueles fiapos horrorosos. 2. Esquecer o banho-maria - o ovo cozinha igual tijolo. 3. Desenformar quente - vira um desastre pegajoso. Já cometi todos, aprendi na marra!

Truque da vovó que ninguém te conta

Umedeça o dedo e passe um fio d'água na borda da forma antes de desenformar. O quindim escorrega que é uma beleza! A Daiane me ensinou isso depois do nosso primeiro quindim que parecia ter sido atropelado.

Sem leite de coco? Sem problemas!

Pode substituir por leite condensado (fica mais doce) ou até leite comum em temperatura ambiente. Se for vegano, testei com leite de amêndoa + 1 colher de óleo de coco e funcionou surpreendentemente bem!

Para todo mundo comer

Sem glúten: já é naturalmente! Low carb: troca o açúcar por eritritol e usa coco fresco ralado. Proteico: acrescenta 1 scoop de whey sabor baunilha. Já fiz as três versões e todas funcionam - a low carb foi a que mais surpreendeu.

Quindim com personalidade

Que tal um quindim de maracujá? Basta acrescentar 2 colheres de polpa concentrada. Ou um quindim "nega maluca" com 1 colher de cacau em pó. Minha ousadia favorita? Coloquei raspas de gengibre cristalizado por cima - ficou show!

O casamento perfeito

Café preto forte é o clássico, mas experimenta com chá de erva-doce! Se quiser inovar, sirva com uma bola de sorvete de creme (o contraste quente/frio é divino). Para brunch, combina demais com espumante doce.

O pulo do gato: o ponto exato

O segredo é assar até ficar firme, mas ainda com um leve balanço no centro. Faça o teste do palito: deve sair quase limpo. Se ficar muito tempo, vira borracha; se tirar cedo, vira mingau. Na dúvida, melhor errar pra menos!

E as claras, hein?

Não jogue fora! Faz merengue, pavê, ou congela em forminhas de gelo (cada cubo = 1 clara). Uma vez usei pra fazer omelete no dia seguinte - a Daiane achou genial até descobrir que era "reaproveitamento criativo".

Modo chef Michelin

Finaliza com flor de sal e fios de ouro comestível (sério, vende no Mercado Livre). Ou faz uma calda rápida de ameixa: 3 ameixas secas + 1/2 xícara de água + 1 colher de mel, cozinha até engrossar. Eleva o quindim a outro patamar!

Socorro, deu ruim!

Se queimar embaixo: raspa o fundo e vira um "quindim de colher". Se não solidificar: volta pro banho-maria. Se desmanchar na hora de desenformar: vira recheio de bolo ou panqueca. Já salvei um quindim catastrophe assim!

Harmonização inusitada

O doce do quindim fica incrível com um contraste salgado - experimenta servir com queijo coalho grelhado. Parece loucura, mas é aquela combinação que faz os olhos fecharem de prazer. Confia!

Do café da tarde à festa chique

Faz em forminhas individuais pra festa infantil (cura aquele monte de criança doceira). Para um jantar gourmet, serve no prato com calda de caramelo salgado e uma folha de hortelã. Já levei num piquenique em potinhos - foi o primeiro a acabar!

Faça render mais

No dia seguinte, corta em cubos e bota no espeto com frutas pra fazer brochetas. Ou transforma em "bolinho de quindim": empanar em farinha de rosca e ovo, fritar rapidinho. Fica tão bom que devia ser crime.

Sabia que...

O quindim veio de Angola com os escravizados! Originalmente levava apenas coco, ovos e mel. O nome vem de "kintiti" que significa "delicadeza". E a cor amarela intensa? Tudo mérito das gemas - quanto mais frescas, mais vibrante!

Perguntas que sempre me fazem

Pode fazer sem coco? Até pode, mas vira "gemada assada". Forma de alumínio ou silicone? Alumínio dá melhor textura! Por que meu quindim ficou cheio de furinhos? Misturou demais a massa - incorporou ar. Bateu com garfo ou fouet? Era isso!

2 segredos que ninguém conta

1. A qualidade do coco ralado faz TODA diferença - compre o mais úmido que encontrar. 2. Deixar a massa descansar 15 minutos antes de assar elimina bolhas. Esses detalhes elevam seu quindim de caseiro para profissional!

De onde veio essa delícia?

O quindim é um doce colonial que mistura técnicas portuguesas (o uso de gemas) com ingredientes africanos (coco). Virou símbolo da Bahia, mas hoje é amado em todo Brasil. Curiosidade: no Nordeste, chamam de "quindão" quando é na forma grande!

Agora é com você!

Já fez seu quindim? Conta nos comentários como ficou, que variação inventou ou qual foi seu maior desastre (ninguém julga aqui!). E se tiver outra dica secreta, compartilha aí - prometo testar todas!

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. De liquidificador

autor: Cozinha da Eidi

Uma maneira mais tranquila de cozinhar seu doce é usando o liquidificador e esta receita permite isso.

Basta ter em sua casa ingredientes como leite de coco, ovos, açúcar, manteiga e coco ralado. Veja também o modo de preparo completo acima.

3º. Gourmet

autor: asmariasculinaria

Agora que aprendeu fazer o quindim tradicional, faça também esse doce na versão gourmet maravilhosa. O gourmet é mais sofisticado e não tem só aquela cor. Aprenda, nesta sugestão, como fazê-los coloridos.

Para fazê-lo, basta ter ingredientes descritos no vídeo em sua casa. Aproveite!

4º. De padaria

O quindim de padaria pode estar na sua casa não comprando da própria padaria: mas, você mesmo fazendo na sua própria casa.

Basta ter ingredientes como açúcar, ovos, manteiga, coco ralado e leite.

5º. mini

Sabe aquele mini quindin que aparece nas festas de casamento, de 15 anos ou aniversários em geral? Também podem aparecer na sua casa, pois são muito fáceis de cozinhar e ainda consegue vender ou usá-los para a sua festa.

Basta ter ingredientes como gemas, coco seco ralado, açúcar refinado e leite integral ou de coco.

Se quiser, pode fazer de docinhos nas forminhas de empada!

6º. Fit low carb (fitness)

O quindim também tem sua versão “fitness” que permite ser comido à vontade (com parcimônia, na verdade!) durante a sua dieta para emagrecer, por exemplo.

Tudo o que vai precisar é de alguns ingredientes: xilitol (ou qualquer outro adoçante) e óleo de coco a gosto.

7º. Bolo

Além do docinho pequenininho de cor amarela mais simpática do mundo, temos a sua versão bolo que é de dar água na boca e dura mais que um pedaço, na certa!

Tudo o que precisa ter em sua casa é açúcar, margarina, farinha de trigo, leite, fermento químico em pó, coco ralado e leite condensado. Unte com manteiga e açúcar a forma e prepare para assar.

8º. De micro-ondas

Nas versões dos quindins existem a que é a mais tranquila de todas para preparar: usando o micro-ondas.

O micro-ondas é um aparelho que veio para simplificar a nossa vida, concorda? E então, para preparar, basta ter em sua casa ingredientes como açúcar, leite de coco e manteiga.

9º. De chocolate

Se a versão de quindim amarelinha já é gostosinho, imagine transformá-lo num de chocolate! Aí, não dá para botar defeito, né? O delicioso gosto e jeitinho do original misturado ao chocolate que todo mundo conhece pode ser feito na sua casa com produtos fáceis de encontrar por aí.

Basta ter ovos, leite de coco, açúcar cristal, manteiga, coco ralado e chocolate em pó. Siga as orientações dos vídeos para mais informações!

10º. De maracujá

Caso seja apaixonado por maracujá e gosta de quindim, que tal a junção dessas duas delícias, hein? O sabor refrescante e calmante do maracujá com o docinho faz um par incomparável de sabor e delícia.

Tudo o que você precisa ter em sua casa para começar a cozinhar é coco ralado, maracujá, açúcar, manteiga, fava de cumaru ralada a gosto e ovos.

Para quem não sabe, fava de cumaru é uma semente e contém cumarina, substância dotada de vários usos medicinais e usada em perfumaria como um sucedâneo da baunilha para aromatizar tabaco e rapé e para extração de óleo. É boa para o tratamento de bronquites, gripes e resfriados.

11º. De morango

Se você é daquelas pessoas que adora colocar morango em tudo quanto doces e sobremesas, nem se for para decoração, saiba que existe o sabor morango e é deliciosa.

Este é uma versão que serve a família toda e com o ingrediente principal, fica vermelho e a fruta pode ser usada até como decoração.

Tudo o que precisa ter na sua casa para preparar essa sobremesa é gemas, açúcar cristal, morangos, 1 colher(chá) de baunilha, 1 xícara de chá de gotas de chocolate.

12º. Sem coco

Já reparou toda as receitas vai alguma coisa de coco nem se for o leite de coco, por exemplo.

Nessa não vai coco e o brilho do seu sabor não é perdido por causa disso. Para você experimentar essa versão, tenha em sua casa leite de amêndoas, amêndoas laminadas, açúcar e gemas.

Faça você também esse quindim com um sabor diferente e delicioso!

13º. Vegano

Você que não come nada animal (e nem usa nada que vem dos animais) está com vontade de comer um docinho amarelo que forma de pudim? Sem problemas!

Existe a versão vegana que não vai nada de animal e você consegue comer à vontade sem prejudicar bicho nenhum.

Basta ter em sua casa leite de coco, açúcar, farinha de mandioca, óleo, amido de milho e água.

14º. De pelotas

Não é a versão “em pelotas”, mas sim o de Pelotas. Pelotas é um município da região sul do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

Considerado uma das capitais regionais do Brasil, sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 341 648 habitantes, sendo a quarta cidade mais populosa do estado.

E lá se faz um dos doces mais conhecidos no Brasil e de forma um pouco diferenciada, pois tem o sabor mais natural.

Tudo o que você precisa ter em sua casa para imitar o doce de Pelotense é gemas, açúcar e margarina. Siga o video para mais instruções e delicie-se!

Gostou das receitas? Agora é cozinhar e alegrar seus convidados. Sei que agora aprendeu o preparo do quindim corretamente.

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário