Nutella Caseira (Creme De Avelã) - Tenha sempre que desejar

  • Um creme perfeito para comer sem moderação e pode ser utilizado em diversos doces e sobremesas para sua família e para vender.
Publicado em Sobremesas
Nutella Caseira (Creme De Avelã) - Tenha sempre que desejar

Conseguir fazer e deixar macia de fora que não fique dura ao ser resfriada é um desafio, mas com as dicas certas é possível produzir o mais saboroso creme de avelã que você já provou.

O melhor de tudo é que não é necessário muito conhecimento em culinária para preparar esta Receita de Nutella Caseira (Creme De Avelã) Fácil e Simples. Você vai conhecer todos os segredinhos para conseguir um sabor e textura incríveis e poder utilizar essa pasta para melhorar os mais diversos tipos de doce.

Vamos aprender!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Nutella Caseira (Creme De Avelã) Fácil e Simples: Saiba Como Fazer

Quantidade
800g
 
Preparação
12 minutos
 
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

50g
de óleo de coco
160g
de óleo de girassol
200g
de pasta de avelã
40g
de glucose líquida
300g
de açúcar invertido
40g
de gema de ovo pasteurizada
40g
de cacau em pó
40g
de leite em pó

Modo de preparo

1

O creme de Avelãs

  1. É bem simples, coloque as avelãs em uma assadeira e ele ao forno a 200º por cerca de 10 minutos.
  2. Esfregue umas nas outras com as mãos para sair um pouco das cascas.
  3. Leve ao processador de alimentos até formar uma pasta homogênea.
1

Aquecendo os ingredientes

  1. Em uma panela misture o óleo de coco, o óleo de girassol, a pasta de avelãs, o açúcar invertido e o cacau em pó (pode ser usado chocolate meio amargo ou ao leite derretido e banho maria ou microondas).
  2. Leve ao fogo, mexendo sempre com o fuê. Assim que começar a borbulhar, pode desligar.
1

Vamos preparar o creme!

  1. Ligue a batedeira planetária e acrescente a mistura de líquidos. Bata, em velocidade baixa, por aproximadamente 1 minuto. Durante esse processo pare em algum momento a batedeira e raspe o fundo para que tudo possa ser bem misturado.
  2. Depois de realizada a etapa anterior, continue batendo e adicione o leite, espere misturar e então, pode colocar a gema de ovo. Quando colocar a gema aumente um pouco a velocidade. Deixe por 3 minutos.
  3. Feito isso, basta levar para a geladeira até esfriar e pronto. Sua Nutella está preparada!

Dicas:

  • Se na sua casa não tem uma batedeira planetária não é preciso se preocupar. Você pode usar um fuê para misturar tudo. A batedeira dá um acabamento mais profissional ao creme, mas é perfeitamente possível alcançar um bom resultado sem ela. Lembre-se apenas de misturar um pouco mais.
  • Não tampe o recipiente em que o creme for colocado antes que ele esteja frio, pois ao fazer isso é gerado vapor dentro do pote e o líquido produzido pode interferir na qualidade do doce. Então, aguarde que esfrie, seja em temperatura ambiente ou na geladeira, sem nenhuma tampa.

Como fazer o açúcar invertido?

Se quiser pode optar por comprá-lo pronto, mas também é possível prepará-lo em casa. Siga este procedimento:

  • Coloque 150ml de água, 350g de açúcar refinado, o suco de meio limão já coado em uma panela, misture e leve ao fogo, em temperatura média. Depois que o fogo estiver aceso não mexa mais.
  • Espere ferver e, com um termômetro culinário, meça a temperatura do líquido, quando chegar a 110 °C pode desligar.
  • Aguarde, esfrie um pouco. A temperatura necessária ao próximo passo é 60°C. Não mexa na mistura antes disso. Apenas introduza o termômetro, mas evite mexer ou balançar a calda.
  • Agora acrescente ½ colher (chá) e mexa. Depois deixe descansar por, em média, 20 minutos. Depois é só aguardar o momento da utilização.

Por que meu creme não ficou homogêneo?

Uma das principais causas desse problema com a textura do creme de avelã é a velocidade com que os ingredientes são misturados na batedeira. Fazer isso de forma muito rápida provavelmente irá provocar esse efeito. Então, não apresse demais o processo.

Caso já tenha batido do jeito errado. Tente bater o creme mais um pouco na velocidade mínima que esteja disponível. Dessa forma ela deve aos poucos ganhar a textura desejada.

Onde encontro gema de ovo pasteurizada?

Ela é facilmente encontrada em grandes supermercados ou em lojas que comercializam produtos de confeitaria. É possível também pasteurizar as gemas em casa.

Como faço para conseguir um creme com uma cor mais clarinha?

Algumas pessoas procuram modificar a cor desse doce apenas modificando a quantidade de cacau adicionado. Essa forma pode até funcionar, mas altera significativamente o sabor da receita. O ideal para conseguir variadas tonalidades é utilizar diferentes tipos de cacau. O não alcalinizado, por exemplo, deixa a cor mais clara, enquanto o alcalinizado a deixa mais escura.

Dá pra fazer sem a gema de ovo?

Sim, mas não é o mais indicado. A gema de ovo é um emulsificante natural e é ela quem irá dar mais leveza e consistência à massa. Retirá-la irá modificar bastante a receita.

De quais formas posso utilizar?

Você pode comê-la sozinha, como sobremesa, ou usá-la acompanhando pães e torras em lanches. Além de ser um ótimo recheio de bolos e sorvetes. Enfim, basta usar a criatividade, porque essa delícia combina com quase tudo.

Posso usar chocolate em barra no lugar do cacau?

Pode sim. Uma maneira de fazer isso é raspar o chocolate antes de acrescentar.

Qual a validade?

Ele pode ser guardado na geladeira por até 15 dias permanecendo adequado ao consumo. O ideal é fazer esse armazenamento em potes que possam ser bem fechados.

É possível congelar?

Sim. Neste procedimento, precisará colocar todo o doce que será congelado em saquinhos próprios. Procure retirar totalmente o ar de dentro. Em seguida feche bem e leve ao freezer. É possível armazená-lo dessa forma por até 1 mês.

A melhor forma de descongelar é deixando na geladeira até que esteja no ponto desejado. Se preferir mantenha em temperatura ambiente, fazer isso vai apressar o processo. Evite apenas utilizar algum tipo de calor, seja micro-ondas, seja o fogão. Assim consegue manter a qualidade da sua sobremesa.

Dicas:

  • Evite manter no freezer junto com alimentos que possuam cheiro ou gosto forte, pois é possível que ela absorva um pouco.
  • Utilize uma etiqueta informando qual doce que está sendo congelado e a data de fabricação do mesmo, assim fica mais fácil se orientar quanto ao prazo de consumo.
  • Guarde pequenas porções, apenas o suficiente que irá usar a cada vez que isso for necessário. Isto porque não se deve retirar esse alimento do freezer e voltar a congelá-lo.

Neste momento sabe tudo de como fazer Nutella caseira perfeitamente, aproveite com toda a família. Separe as colheres de sopa e todo o kit necessário no preparo de bolo e doces ainda mais deliciosos.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.