Chá de Folha de Goiaba: Um Poderoso Remédio Natural

  • Aprenda a preparar variações dessa bebida fundamental para o bom funcionamento do organismo que é deliciosa.
Avalie este item
(24 votos)

O melhor de preparar a Receita de Chá de Folha de Goiaba é que ela é poderosíssima para controlar o açúcar no sangue, controla o intestino, diminui as cólicas menstruais e é ótimo para a saúde do coração.

Além disso, existem diversos outros benefícios e é muito saboroso. Vou te ensinar a melhor receita de todas, que possui um efeito poderoso para o organismo.

Depois, aprenda também diversas receitas para variar a bebida, confira!

Receita de Chá de Folha de Goiaba Simples: Como Fazer

Rendimento
4 copos
Preparação
15 min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 galho de folha de goiaba
  • 1 litro de água

Modo de preparo

  • Coloque as folhas de goiaba em um caneco ou panela com água potável;
  • Deixe cozinhar por 20 minutos;
  • Em seguida, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco;

Dicas: Pode adoçar a gosto, pode optar por passar no cabelo em caso de quedas e, pode consumir gelado com pedrinhas de gelo.

Quanto tempo dura? Guardar ou tomar na hora?

Esse chá fica top até 24h na geladeira, mas o ideal é tomar fresco! Depois desse tempo, ele perde um pouco das propriedades e pode ficar com gosto meio "murcho". Se quiser guardar, usa um pote de vidro fechado - plástico às vezes pega cheiro, né? A Daiane uma vez deixou 2 dias e jurou que o sabor mudou completamente (e não foi pra melhor).

Truque da vovó que ninguém conta

Amassa levemente as folhas antes de colocar na água! Esse macete libera mais óleos essenciais e deixa o chá mais aromático. Só não exagera pra não ficar amargo. Outra? Se tiver aquelas folhas mais velhinhas da goiabeira, elas dão um sabor mais encorpado - as novas são mais suaves.

Sem goiabeira no quintal? Sem crise!

Se você não tem acesso às folhas frescas, dá pra usar as secas (vende em casas de produtos naturais). Use 2 colheres de sopa pra 1 litro de água. Já testei com folhas de amora pra variar e ficou uma delícia, mas aí o sabor fica totalmente diferente, claro.

Versão detox, doce ou energética

Pra potencializar: joga um pedaço de gengibre enquanto ferve. Quer adoçar? Mel é melhor que açúcar (só coloca quando estiver morno). Low carb? Zero problemas, o chá puro não tem carboidratos. Já se quiser uma versão "ice tea", deixa esfriar, bota gelo e umas gotas de limão - minha preferida no verão!

Onde a galera mais erra (e como acertar)

Fervendo demais! 20 minutinhos são suficientes - depois disso o chá libera taninos demais e fica amargo que só. Outro pecado capital: lavar as folhas com sabão (sim, já vi gente fazer isso). Só passa na água corrente, pelo amor de goiaba! Ah, e não usa panela de alumínio, pode alterar o sabor.

Combinações que vão te surpreender

Esse chá é coringa: vai bem com pão de queijo de manhã, com um moqueca à tarde ou até com pipoca durante o filme. Quer um match perfeito? Serve com bolinho de chuva ainda quente - a acidez do chá corta a gordura e fica incrível. Já experimentou com comida apimentada? Reduz a ardência na boca!

Sabia que...

Na medicina tradicional, esse chá era usado contra diarreias (tem estudos científicos comprovando!). E tem mais: as folhas têm 4x mais vitamina C que a laranja. Na África, usam até pra curtir couro por causa dos taninos. E olha que curioso: o cheiro das folhas frescas afasta alguns insetos - a Daiane sempre coloca uns galhos no armário da cozinha!

Usos malucos que você não imaginava

1) Lava-roupas natural: o chá forte tira manchas de fruta! 2) Banho de imersão com esse chá alivia dores musculares (testei depois da academia e, sério, funciona). 3) Seu jardim vai amar - regar plantas com o chá frio fortalece elas contra fungos. Quem diria, hein?

Se tudo der errado, salva assim:

Ficou amargo demais? Adiciona um pouquinho de bicarbonato (uma pitada só!) ou dilui com mais água quente. Esqueceu o chá no fogo e evaporou tudo? Joga mais água e deixa ferver 5 minutinhos pra recuperar. Folhas murchas? Dá uma esquentada rápida em banho-maria que revive o sabor.

O pulo do gato: ponto exato do chá

O segredo tá no "olho": quando a água começa a ficar com aquele tom âmbar claro (tipo chá de camomila), já pode desligar. Se ficar verde-escuro, passou do ponto. Outra dica? Cheira! Quando o aroma ficar bem presente, mas ainda agradável (antes de ficar aquele cheiro de "folha queimada"), tá na hora.

Misturas ousadas pra sair do básico

1) Chá de folha de goiaba + hortelã + lascas de abacaxi. 2) Versão "spa": com alecrim e casca de laranja. 3) Power combo: gengibre, canela e cravo (ótimo pra gripe). Minha criação preferida? Com pimenta rosa e mel - parece estranho mas é viciante!

De onde vem essa tradição?

Os indígenas já usavam medicinalmente, mas foi com os portugueses que virou chá mesmo. No Nordeste brasileiro é tradição tomar quente com rapadura. Em Okinawa (Japão), chamam de "bansha-cha" e consideram elixir da longevidade. Aqui em casa virou ritual de domingo desde que a sogra ensinou a receita!

O que mais casa com esse sabor terroso?

Frutas: manga, abacaxi e maracujá. Ervas: capim-santo e erva-doce. Especiarias: cardamomo e anis-estrelado. E pra quem gosta de contraste: pedrinhas de gelo feitas com suco de acerola! A acidez combina demais. Já experimentou com um queijo minas frescal? Parece estranho mas é uma harmonização surpreendente.

Eleva o nível como chef profissional

Usa folhas jovens (as primeiras da ponta dos galhos) e água mineral. Ferva em panela de vidro ou cerâmica. Na hora de servir, coloca em copo alto com uma folhinha fresca como decoração. Se quiser impressionar, faz uma espuma com um pouco do chá batido no mixer e coloca por cima - parece café com leite, mas é puro chá!

Faça render sem gastar nada

As folhas podem ser reutilizadas! Depois de fazer o primeiro chá, coloca mais água e ferve por 10 minutos - sai mais fraco, mas ainda bom. Galhos velhos da poda servem também (só tira as folhas mais feinhas). E olha que genial: seca as folhas no micro-ondas (30 segundos em potência média) pra ter estoque!

Perguntas que sempre me fazem

Pode tomar todo dia? Até pode, mas 2-3 xícaras já bastam. Grávidas podem tomar? Melhor perguntar pro médico. Folha de goiaba vermelha ou branca? Tanto faz, o sabor muda pouca coisa. Dá sono? Depende - pra mim relaxa, mas tem gente que fica ligada! E aí, você tem outras dúvidas?

Erros que já cometi pra você não repetir

Uma vez usei folhas do chão sem lavar direito... resultado: chá com gosto de terra. Outra vez deixei fervendo enquanto atendia o telefone - virou um concentrado amargo que até a cachorra recusou. Já a Daiane tentou fazer na prensa francesa e entupiu tudo (melhor usar coador de pano mesmo). Aprendemos na dor!

Bora conversar?

Você já fazia esse chá? Tem alguma variação secreta na sua família? Conta aqui nos comentários como foi sua experiência - adoro trocar ideias sobre essas receitas tradicionais! E se tiver foto do seu chá, marca a gente no @sabornamesaoficial pra gente ver essas criações!

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Para emagrecer

Existem várias promessas no mercado para quem quer emagrecer, não é mesmo? Muitas dessas receitas garantem um milagre.

Mas, quem não conhece os benefícios do chá de folha de goiaba e não sabe para que serve, precisa saber que ele é ideal para o emagrecimento, além de trazer outros benefícios para o organismo.

Então, saiba como preparar chá de folha de goiaba e aproveite suas propriedades ideais para sua saúde e bem-estar.

3º. Para o cabelo

A queda de cabelo é um problema que atinge a maioria das mulheres e, muitas vezes, até alguns homens.

E, para ajudar com isso, o chá de folha de goiaba é ideal. Basta preparar esse maravilhoso tônico capilar, que fortalece nossos cabelos da raiz até as pontas, ajudando no crescimento e fazendo parar de cair.

A goiaba é uma fruta que pode ser aproveitada das folhas e deve ser usada para auxiliar na saúde, por isso, esse chá é perfeito.

4º. Com alecrim

Mais uma opção para preparar um poderosíssimo tônico capilar. Dessa vez, usando também o alecrim.

É fácil e você pode usar por vários dias aplicando na raiz dos cabelos.

Basta preparar o chá de folha de goiabeira. Coloque a água com a folha da goiaba e deixe no fogo para reduzir e absorver os nutrientes.

5º. Shampoo

Shampoo é coisa que a gente usa praticamente todos os dias. Essa receita vai te surpreender.

Diferentemente dos chás que a gente bebe, esse é usado para preparar um poderoso shampoo bomba de crescimento e fortalecimento.

O uso do chá é opcional entre beber e preparar o shampoo ou tônico. Não é recomendado utilizar as folhas secas, pois as folhas de goiabeira verdes têm mais vitaminas que fazem bem para o cabelo e ajuda a melhorar a saúde.

6º. Com hortelã

Essa é uma receita simples de preparar e que traz resultados em pouco tempo.

Anote aí o que vai precisar: 1 shampoo de sua preferência 1 maço de folhas de goiabeira 3 Galhos de alecrim 5 Galhos de hortelã

7º. Com óleo de coco

Nessa receita, foram usados ingredientes poderosos, como o chá de folha de goiaba, por exemplo, que é rico em nutrientes que fazem muito bem ao couro cabeludo e ainda, ajuda a hidratar.

Além disso, a receita também leva óleo de coco, mel e babosa que agem de maneira única na hidratação dos fios.

8º. Com laranja

Um sabor inconfundível e irresistível!

Esse chá é perfeito para qualquer ocasião e é uma delícia.

É fácil de preparar e utiliza as folhas para deixar ainda mais nutritivo e saboroso.

9º. Com cravo da Índia

O chá da folha de goiaba é considerado um remédio muito potente, principalmente, para quedas de cabelo.

Ele renova o couro cabeludo, fazendo com que nasça outros fios mais saudáveis no local onde houve a queda.

Só é necessário massagear o local onde será feita a aplicação.

10º. Com babosa

A babosa, que também é conhecida como aloe vera, é um hidratante natural muito bom para o cabelo.

Ao unir com o chá da folha de goiaba, o resultado fica incrível. Ótimo para qualquer tipo de cabelo.

Pode fazer sem medo de que, com certeza, seu cabelo vai se adaptar e vai crescer muito mais saudável.

11º. Com óleo de rícino

Uma combinação perfeita!

Nessa receita, o óleo de rícino é usado e, essa é uma das melhores combinações para o chá da folha de goiaba.

Como resultado, você terá um cabelo grande, forte e saudável, mas também, muito brilho e maciez

12º. Com creme de cabelo

Agora você vai aprender como fazer chá da folha de goiaba para colocar na máscara e transformá-la em uma ótima fonte de hidratação e cuidados.

Assim, ela absorve todos os nutrientes da folha de goiaba e passa isso para o cabelo em cada aplicação, cuidando desde a raiz, até as pontas.

13º. Para bronquite

Essa é mais uma receita de chá da folha de goiaba que você pode fazer sem medo.

Ela foi comprovada em laboratório e é ideal para bronquite, além de ser ótima para o cabelo, como já sabemos e tem propriedades anti-inflamatórias que elimina o corrimento.

A folha de goiaba também tem muitos benefícios à saúde, assim como a goiaba que ajuda a controlar os níveis de açúcar e, esse chá pode ser feito para o sistema imunológico, reduzindo a bronquite.

14º. Para dor de barriga

Esse chá também atua com ações anti-inflamatórias e possui diversos benefícios para a saúde.

Seu consumo ajuda a combater possíveis infecções e reduz a diarreia, eliminando a dor de barriga.

15º. Sabonetes medicinais

Essa é uma receita maravilhosa de um sabonete medicinal que serve para passar do cabelo até os pés.

É fácil de fazer e tem um baixo custo, pois é feito a partir do chá da folha de goiaba.

São tantas combinações incríveis que é possível fazer com essa receita que agora o que não falta é opção para aproveitar ao máximo!

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário