O Melhor Pão Italiano Branco para seus lanches

  • Uma casca mega crocante com uma massa muito macia. É um experiência incrível e muito saborosa que pode experimentar.
Avalie este item
(1 Votar)

Está com vontade de sentir o cheirinho do pão saindo do forno? Comer um pãozinho macio e fofo e que, ainda por cima, foi feito por você?

Então, essa é a sua receita de pão italiano caseiro. O verdadeira delícia italiana agora no forno da sua casa.

Corra, anote tudo o que você vai precisar, leia todo o passo a passo, recomendações, dicas e coloque as mãos na massa!

A Melhor Receita De Pão Italiano Branco Simples E Fácil: Saiba Como Fazer

Quantidade
1 Pão Grande
Preparação
3h e 45m
Dificuldade
Moderada

Ingredientes

310ml
de água morna;
9g
de fermento biológico em pó;
3
xicaras de farinha de trigo;
7g
de sal.

Modo de preparo

  1. Primeiro, é preciso hidratar o fermento em pó biológico. Coloque-o na água;
  2. Acrescente metade da farinha de trigo;
  3. Adicione o sal;
  4. Mexa bem, misture incorporando todos os ingredientes;
  5. Agora, coloque o restante da farinha;
  6. Mexa novamente;
  7. Agora, deixe o fermento fazer efeito. Deixe descansar por uma hora em temperatura ambiente, coberta por um pano ou plástico filme;
  8. Depois disso, irá fermentar na geladeira lentamente por mais duas horas, pelo menos;
  9. Em uma superfície, salpique um pouco da farinha. Você irá sovar a massa só um pouco. Assim, formará uma camada pequena por fora, que será a casca do pão quando assar. Essa casca segura as bolhas de ar de dentro dele;
  10. Antes de leva-lo ao forno, com uma faca, desenhe os cortes característicos que esse tipo tem;
  11. Leve ao forno por, mais ou menos, quarenta e cinco minutos. Primeiro, deixe em temperatura máxima (220 º). Isso vai criar a casca que fica em cima;
  12. Depois, baixe a temperatura, coloque em 180º para terminar de assá-lo por dentro;
  13. Quando atingir o ponto ideal, desligue e sirva à vontade.

Veja também outras delícias que preparamos para sua alegria, o pão francês, o pão sovado, o pão árabe e um lista incrível de receitas de pão integral.

Recomendações

  • É muito importante seguir a ordem correta dos ingredientes da receita. O sal, principalmente, pois ele não deve se misturar com o fermento, para que este não perca suas propriedades, deixando o pão impróprio para consumo;
  • O pão dessa receita não deve ser muito sovado. Evite misturar muito essa massa;
  • Foram sugeridos quarenta e cinco minutos como tempo para assar. No entanto, sabemos que cada forno possui uma potência própria. Por isso, tanto o tempo quanto a temperatura costumam variar bastante;
  • Para evitar que sua receita perca o ponto, não deixe de verificar a cada dez minutos como está a massa, tanto por fora, quanto por dentro, espetando com um garfo ou palito e sentindo a consistência;
  • Se sentir que a massa ficou grudenta, coloque mais de farinha;
  • A receita de pão italiano precisa ir para um forno com umidade. Por isso, borrife um pouco de água na massa antes dela assar. Pode, também, colocar uma travessa com 300ml de água, bem onde fica a chama acesa. Com a evaporação da água, o interior do aparelho fica úmido, deixando o resultado ainda mais crocante.

Dicas:

  • Como essa é uma receita muito simples, pode adicionar uma gordura, caso goste, como azeite, banha de porco ou manteiga;
  • Para que a base do seu pãozinho fique uniforme, quando modelar, vire-o de ponta-cabeça. Depois, quando a fermentação estiver na metade do tempo, vire-o novamente. Quando assar, verá que as bolhas serão igualmente distribuídas;
  • Para deixá-lo com sabor meio azedinho do tradicional pão, pode acrescentar uma pequena quantidade de suco de limão;
  • Caso queira, pode utilizar a farinha integral no preparo;
  • Existe um teste para saber se a massa está no ponto antes de assar: corte um pedacinho e estique suavemente. Se abrir um buraco, é porque a massa ainda precisa ser trabalhada;
  • Sabia que é possível fazer o pão com temperos? Você pode colocar queijo ralado, cebola e alho picadinhos e manjericão. Imagina que gostoso deve ficar!

Por que esse pão não é sovado?

Você deve ter reparado que essa receita, praticamente, não tem sova em seu preparo. Isso é feito muito levemente, apenas para garantir que a casquinha crocante se forme depois.

A sova se torna desnecessária, porque ele fermenta por um tempão. Neste caso, a própria fermentação substitui a sova.

Como armazenar corretamente seu pão e levá-lo ao congelador

Primeiro, saiba que ele pode durar apenas dois dias em temperatura ambiente. Para que não fique duro, o ideal é envolvê-lo em papel-alumínio ou plástico filme. Isso irá reter a umidade do pão, ajudando a manter suas propriedades. O que sobrar, você deve congelar.

Primeiro, corte-o em fatias utilizando uma faca. Elas devem ter a medida de um dedo, mais ou menos.

Guarde-as em um saquinho plástico apropriado para isso, retirando o máximo possível do ar primeiro. Após fechá-lo bem, leve ao congelador.

Quando quiser consumir, tire do freezer e coloque diretamente em uma sanduicheira por dois minutos.

Ele vai descongelar e ficar muito crocante também! Lembrando que pode mantê-lo congelado dessa forma por até três meses.

Assar o pão na panela

Sabia que existe essa possibilidade e que o pãozinho fica muito gostoso? Só que, para isso, a panela deve ser completamente de cerâmica, ferro, inox ou pedra.

Quando for preaquecer o forno, coloque a panela com tampa. No momento em que for assar o pão, retire a panela. Ela deve ser untada com óleo. Coloque o pão e tampe a panela antes de assar, assim ele cresce bem.

Depois, na metade do tempo, deve retirar a tampa da panela para que fique dourado.

A receita mais deliciosa que já viu

Prefere o pão com manteiga ou requeijão? Já pensou que esse ele pode ser usado também como bowl quando tomar uma sopa no inverno?

Não importa a forma que escolher, ele sempre dará um sabor muito especial às suas refeições. Só por sentir o cheiro assim que ficar pronto e a maciez da massa para lanches, já vale muito a pena. Agora já sabe como fazer pão italiano. Bom apetite e faça agora esses pães deliciosos!

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário