Ao usar este site, você concorda com nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso.

Pão Sovado Caseiro de Padaria

  • Uma massa de pão com a qualidade que você sempre quis
Publicado em Pão
Pão Sovado Caseiro de Padaria

Tomar um cafezinho pela manhã é para muitas pessoas uma espécie de ritual para começar o dia, por isso, nada melhor que um bom acompanhamento.

E, nesse caso, o mais simples é o melhor. A Receita de Pão Sovado Caseiro de Padaria Fofinho Simples e Fácil é o par perfeito para um momento assim e se for feito em casa, com todo carinho e do jeito certo, é insuperável. Ah! Já sei! Você tem medo de errar o preparo. Já tentou algumas vezes e não deu certo? Não se preocupe.

Você vai aprender o passo-a-passo de forma simplificada. É muito prático. Vamos começar.

poste no pinterest esta imagem

Receita de Pão Sovado Caseiro de Padaria Fofinho Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Quantidade
2 pães grandes
Preparação
2hs 10min
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

3
xícaras de farinha de trigo
50g
de fermento fresco próprio para pão
1
ovo
2 colheres
(sopa) de margarina
4 colheres
(sopa) de açúcar refinado
Sal
150 ml
de leite
1
gema

Modo de preparo

1

Prepare a base

  1. Em uma tigela grande adicione todos os ingredientes e vá acrescentando o leite gradativamente, de acordo com a consistência da massa.
  2. Misture tudo. Para fazer isso você pode usar as mãos ou uma espátula. Se a massa ainda estiver grudenta coloque mais um pouco de farinha e vá incorporando-a à massa até que fique no ponto desejado.

Dica:

Quando for adicionar a farinha de trigo, faça isso peneirando-a, pois dessa forma a massa fica mais aerada, produzindo pães mais fofos.

2

Hora de Sovar

  1. Depois que estiver bem firme, sem o aspecto grudento, pode levar a massa para uma mesa ou bancada e começar a sovar. Faça isso por aproximadamente 10 minutos ou até começarem a surgir bolhas na massa.
  2. Em seguida, deixe descansar por, em média, 20 minutos.
3

Vamos modelar!

  1. Depois desse tempo, polvilhe sua mesa ou bancada e coloque a massa. Divida-a em 2 partes e abra com um rolo, procurando deixa-la em um formato de retângulo, essa forma irá facilitar o próximo passo.
  2. Agora você deve fazer cilindros. Para isso pegue um dos lados mais compridos e enrole procurando evitar que fiquem bolhas de ar entre as camadas, em seguida aperte as extremidades para ajustar as pontas.
  3. Depois que a massa estiver com o formato indicado, corte-a ao meio, formando assim, 2 cilindros.
  4. Junte as duas peças de forma que as parte falhadas, onde aparece a emenda, se encontrem.
  5. Em seguida, pressione a extremidade e os lados, aperte bem e o quanto for necessário, procurando sempre unir os 2 cilindros. Deixe bem colados, a massa de ambos deve se misturar.
4

Finalização

  1. Deixe a massa descansar por, em média 1 hora ou até dobrar de tamanho.
  2. Misture a gema de ovo com o leite, a proporção é de 2 colheres de leite para cada gema.
  3. Agora pincele o pão. Faça isso de forma suave, não o aperte em nenhum momento, para evitar afundar o centro.
  4. Escolha uma faca muito afiada e faça um corte no centro da massa, acompanhando o cumprimento dela. Ele deve ser profundo. Tome cuidado, no entanto, para não acabar dividindo-a em duas.

Dica:

  • Se você gosta de pães mais adocicados, então, experimente confeitar seu pão com um pouco de açúcar, jogue esse ingrediente por cima e ele criará uma deliciosa crosta. Vale a pena tentar!
5

Hora de assar!

  1. Pré-aqueça o forno por 20 minutos à 180°C.
  2. Logo após, coloque a forma e deixe assar por um período entre 20 e 25 minutos, observe se o pão fica dourado e brilhante, caso a resposta seja sim. Pode retirar do forno. Está pronto!

Veja tambem uma lista poderos com diversas receitas de pão caseiro, um pão italiano muito charmoso e um passo a passo de como fazer farinha de rosca com as sobras. Temos ainda o pão de forma no liquidificador.

Por que minha massa não cresce?

São muitos os fatores que podem estar relacionados com esse tipo de problema no preparo dessa receita. Veja os mais frequentes e percebe se o seu caso se encaixa em algum deles:

  • Uso de ingredientes em temperatura inadequada: Adicionar um muito leite quente ou uma manteiga fria são uma cilada na qual você não deve cair. Essas temperaturas atrapalham a ação do fermento no caso do pão, por isso, só as utilize em momentos nos quais isso é explicitamente solicitado no passo-a-passo. Nessa receita, o ideal é deixar tudo em temperatura ambiente. Entendido?
  • A massa não descansou pelo tempo necessário: O período de descanso é importante para fermentar essa massa, processo esse responsável pelo crescimento. Por isso, respire fundo e espere calmamente a massa, pelos menos, dobrar de tamanho.
  • Lugares de clima frio: O frio dificulta a estimulação do fermento, por isso, nesses lugares o melhor é que a massa não descanse em temperatura ambiente. Ela deve ser colocada em algum lugar abafado juntamente com um recipiente contendo água quente ou morna. Você pode usar o forno desligado para fazer isso.
  • Pouca sova: Sovar a massa é fundamental para produzir um pão fofinho, por isso, nada de preguiça! Permaneça nessa atividade por um período mínimo de 10 minutos e saiba que quanto mais melhor.
  • Fermento vencido: É fundamental que você não use um fermento velho. Para isso, mais importante do que checar a data de validade da embalagem é saber a quanto tempo ele está aberto, uma vez que, a validade desse tipo de produto cai muito a partir do momento em que é aberto, a maioria só permanece bom o suficiente por 1 semana.

Importante!

  • Nunca tente fazer crescer usando mais fermente do que o solicitado na receita, pois o excesso desse ingrediente deixa a massa com sabor desagradável. Não vale a pena arriscar o sabor do seu pão.

Por que o pão fica cru por dentro?

O principal motivo é errar na temperatura do forno, seja por pressa ou por qualquer outro motivo. Por isso, lembre-se: a temperatura máxima deve ser de 200°C.

Dá pra trocar a margarina por óleo?

Dá. Para fazer isso use 100ml.

Posso usar o fermento biológico seco?

Pode sim. Nesse caso use uma quantidade menor, 10g são suficientes.

Posso usar adoçante no lugar do açúcar?

Sem problemas. Nesse caso, adoce de acordo com sua preferência.

Qual a validade desse produto?

Ele permanece em bom estado por aproximadamente uma semana. No entanto, se for preciso aumentar esse tempo, é possível usar um antimofo, isso dobrará o prazo para consumo.

Como congelar?

Apesar dos sacos plásticos não serem os mais indicados para guardar pães de forma geral, no caso do congelamento eles podem ser utilizados sem nenhum prejuízo. Então, ensaque-os e coloque no freezer. Pode deixá-los lá por até 3 meses.

Para descongelar deixe-os em temperatura ambiente ou leve direto para a assadeira.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.