17 Receitas de Risoto de Carne: opções do delicioso prato italiano

  • O sofisticado prato italiano dos restaurantes chiques agora preparado no conforto do seu lar.
Publicado em Risotos
17 Receitas de Risoto de Carne: opções do delicioso prato italiano

Prato tradicional da culinária Italiana, o risoto tem em sua composição o arroz arbóreo, característico dessa receita, além do caldo de carne ou de legumes, combinados com carnes, frutos do mar e diversos tipos de queijos.

A receita é saborosa e sofisticada. É uma ótima opção para servir em jantar com amigos, harmonizados com bons vinhos. Além disso, é uma receita de fácil preparo: é só se ater às medidas indicadas na receita.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Neste artigo, escolhemos as melhores opções de receita de risotos de carne simples que vão agradar todo e qualquer paladar. Escolha o seu complemento favorito e se arrisque nas combinações. Bom apetite!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Risoto de Carne Com funghi: Como Fazer

O funghi é conhecido também como cogumelo paris.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Quando comparada a outros cogumelos tem um sabor menos intenso, sendo facilmente combinado com outras iguarias, por isso é muito utilizado para incorporar pratos como este risoto e o estrogonofe.

Com abacaxi

 A essência dessa receita é o bom caldo: Coloque para cozinhar pele de bacon, dentes de alho, cebola, canela, cenoura, salsão e abacaxi.

Espere ferver, em fogo médio, e coloque 1 concha de caldo no arroz por vez. Repita o processo até que o arroz esteja cozido. Esse prato é delicioso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De carne seca

O modo de preparo da receita de risoto de carne seca exige atenção, embora seja prático.

Em uma panela, refogue por 3 minutos o alho e a cebola em um fio de azeite de oliva, acrescente o arroz. Coloque o vinho branco seco e mexa até que o álcool evapore.

Acrescente a carne seca cozida e desfiada, o alho poró, o requeijão e a pimenta do reino. Em fogo baixo coloque, aos poucos, o caldo de legumes ou o caldo de carne até ficar cremoso. Fique sempre mexendo. Acrescente o queijo parmesão, cebolinha e salsinha. Desligue o fogo e sirva.

De abóbora com carne seca

A abóbora moranga é conhecida por sua versatilidade, por fazer parte de receitas doces ou salgadas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Seu gosto remete ao doce de uma noz e sua textura confere mais cremosidade ao risoto de carne seca.

De filé e parmesão

O parmesão é o queijo que é usado com mais frequência nas receitas de risoto.

Isso porque confere, além de cremosidade, um sabor levemente picante e marcante que torna bem com todos os tipos de carne, em especial como filé mignon.

De carne e alho poró

O alho poró é o tempero coringa de todas as receitas, têm um sabor marcante e é um pouco mais leve que a cebola, sendo um dos queridinhos dos chefs de cozinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Além de ser rico em vitaminas B e C.

Com creme de leite

Esta receita é um risoto de carne simples e cremoso. Em uma panela aqueça, uma colher (sopa) de manteiga, 3 rodelas de cebola, alho ( 2 dentes pequenos) e uma xícara (chá) de arroz arbóreo. Adicione o vinho branco (40 ml) e mexa até que o líquido evapore.

Adicione, aos poucos, o caldo de carne, feito com um tablete de carne dissolvido em 1L de água fervente.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Por fim, em fogo médio, acrescente 1 colher de manteiga, carne cortada em cubinhos e já pronta, creme de leite, queijo parmesão ralado, sal e pimenta do reino a gosto.

Com gorgonzola

O gorgonzola é aquele queijo mofado de azul e de textura quebradiça que encontramos no supermercado.

Seu sabor picante e um pouco salgado traz o diferencial nesse prato de risoto de carne com queijo gorgonzola.

Com shitake

Para os amantes de cogumelos, o shitake não poderia ficar de fora. Isso porque ele é hoje o segundo cogumelo comestível no ranking mundial de consumo, o que se deve a sua gama de nutrientes como ferro, potássio e cálcio.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com queijo coalho

Sabe aquele queijinho vendido na beira da praia? Temperadinho e assado na brasa? Esse queijo recebe o nome de queijo coalho e ele completa o risoto.

Isso porque traz uma textura cremosa e complementa com o seu sabor levemente salgado.

Com banana da terra

A banana da terra é conhecida por ser rica em vitaminas A, C e em potássio. O que, além de dar mais energia ao corpo, previne cãibras.

Pode ser comida verde ou madura, nessa receita usamos a banana madura e picada em cubinhos.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De carne moída

Essa receita de risoto de carne é super baratinha e feita na panela de pressão. Modo de preparo: Em uma panela coloque o azeite, a carne moída, a cebola picada, a cenoura e o tomate, mexendo sempre.

Na mesma panela, adicione o arroz arbóreo, a manteiga e o caldo de legumes. Deixe na pressão por 2 minutos e sirva em seguida.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com tomate e rúcula

A combinação tomate e rúcula é muito apreciada na culinária italiana, especialmente nas pizzas.

O sabor doce do tomate em contraste com o amargor da rúcula gera uma combinação muito apreciada e que não podia ficar de fora dos temperos do risoto.

Com palmito

Nessa receita de risoto de carne simples, o palmito é o ingrediente chave.

É um alimento que confere, além de saciedade, nutrientes que ajudam na saúde do coração. O sabor é suculento e saboroso.

Com limão siciliano

Para fazer essa receita de risoto de carne os ingredientes são: 500g de carne picada, 1⁄2 cebolinha picada, 100g de mussarela, 2 colheres (sopa) de manteiga, 3/4 de xícara (chá) de vinho branco, parmesão a gosto, cheiro verde, 1 e ½ xícara de arroz arbóreo, caldo de legumes dissolvido em 4 xícaras (chá) de água, o sal e a pimenta.

As raspas de limão dão um charme na apresentação.

Com cebola caramelizada

Como fazer risoto de carne com cebola caramelizada? É fácil. A cebola caramelizada é prática e garante um sabor único ao risoto.

É só reduzir uma cebola média em 30g de açúcar mascavo e acrescentar junto com o filé mignon ao final da receita.

Com vinho tinto

Contrariando as outras receitas tradicionais, nessa, ao invés do vinho branco usamos o vinho tinto.

O que traz um sabor bem acentuado e levemente ácido contrastando com os vegetais doces da receita, além de uma cor linda na apresentação final.


Todas essas receitas, combinadas com um bom vinho, são uma ótima dica de prato. Escolha os seus ingredientes favoritos e se jogue na cozinha. Com certeza você vai encontrar a sua receita especial e vai fazer do risoto, o seu prato principal. Aproveite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.