Risoto de Camarão Cremoso com Queijo e Requeijão de dar água na boca

  • Uma especialidade que pode ser feita no conforto da sua casa!
Publicado em Risotos
Risoto de Camarão Cremoso com Queijo e Requeijão de dar água na boca

Quem não gosta de unir o útil ao agradável, não é mesmo? Com essa opção rápida e prática, que mistura itens tão maravilhosos, seu paladar vai às alturas.

É impossível resistir à delícia da Receita de Risoto de camarão com queijo e requeijão! Não perca essa chance e anote:

Receita de Risoto de Camarão com Queijo e Requeijão Simples: como fazer

Quantidade
8 Porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Moderada

Ingredientes

2
colheres de sopa de manteiga
½
cebola picada
1
dente de alho, picado
1
colher de sopa de pimenta biquinho, picada
400g
camarão limpo
2
xícaras (chá) de arroz arbóreo
1
xícara de vinho branco seco
5
xícaras (chá) de caldo de legumes
2
tomates, picados
2
colheres de sopa de requeijão cremoso (ou cream cheese)
½
xícara de queijo parmesão
¼
xícara de salsinha picada
Sal
a gosto
½
limão espremido

Modo de preparo

1

Refogando os temperos

Em uma panela, adicione a cebola picada já ralada, a manteiga e misture bem, até derreter. Perceba que a cebola doura junto com a manteiga derretida, dando uma impressão de maciez.

Em seguida, acrescente o alho, a pimenta biquinho e mexa novamente.

Pode gostar também:

2

Temperando

Após preparar os temperos, acrescente os camarões e mexa mais um pouco, deixando que ele absorva bem a mistura. Então, retire um a um e reserve, mantendo na panela somente os condimentos.

Atente-se para separar, cuidadosamente, cada camarão da mistura de temperos. Se possível, utilize uma pinça para facilitar.

3

Cozinhando

Nesta fase, é preciso ter muita cautela para que o arroz não grude enquanto os ingredientes são adicionados. Portanto, deixe todos à mão para facilitar o processo.

Após retirar cada camarão, despeje o arroz arbóreo na panela e misture-o com os temperos. Adicione o vinho branco e mexa bem. Rapidamente, despeje 2 xícaras do caldo de legumes. Sem deixar de misturar, coloque os tomates já picados em pequenos cubos e outras 2 xícaras de caldo de legumes.

Mexa por alguns segundos. Notando a fervura, acrescente mais uma xícara de caldo, o queijo parmesão e o requeijão. Misture novamente e perceba como o risoto já está consistente

4

O grande final

Após misturar bem, notando que o risoto já está bem cremosinho, é hora de devolver os camarões para a panela. Finalize, acrescentando a salsinha e espremendo o limão. Note como o arroz já está no ponto “al dente”.

Misture bem, tampe e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Pronto! Ao servir o risoto, você pode colocar um pouco mais de queijo ralado e cheiro verde, deixando-o ainda mais saboroso. Afinal, os amantes de queijo sabem que um pouquinho a mais nunca é demais, não é?

Aproveite e veja também uma lista incrível de receita de risoto simples de diversos sabores e formas de fazer. Temos ainda o risoto de frango e o risoto de queijo cremoso muito especial.

Dicas para ficar perfeito

Preparo do arroz

Conforme mencionado na receita, é preciso ter cuidado para cozinhar o arroz. Isso envolve a intensidade do fogo a ser utilizada.

Então, deixe o fogo mais alto apenas no início, enquanto o arroz é refogado, até notar que o vinho evaporou.

Quando estiver no processo de adicionar o caldo, mude para o fogo médio. Isso garantirá que o arroz seja cozido da forma correta. Mas é sempre importante ir provando!

A dica da dica: geralmente, o arroz não cozinha em menos de 20 minutos, mas, também, dificilmente, passa dos 40min. O segredo é recolocar o camarão reservado quando estiver quase pronto.

Além disso, lembre-se sempre de que o arroz arbóreo não deve ser lavado antes do cozido. Todo o amido deve ser mantido para ir se desfazendo aos poucos, no próprio cozimento.

Deixe o camarão sempre no ponto certo

É interessante sempre se certificar de que o camarão utilizado está muito bem limpo e descascado. Para que não murche, é necessário não ter tanto contato com a água, por isso ele é temperado e acrescentado apenas no fim da receita. O ideal é que seja pré-cozido antes de começar. Mas, não coloque muita água. Acrescente o camarão quando já estiver fervendo e retire do fogo em torno de 5 minutos, quando notar que ele ficou em um tom rosado.


Prepare um Caldo de Legumes Caseiro

Fica uma dica, também, de receita para preparar um caldo caseiro, delicioso e super saudável. Como ele é utilizado em muitos pratos, você pode fazer em grande quantidade e congelar, para sempre ter à mão quando precisar.

Quantidade
1 Preparo
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1
colher de sopa de azeite de oliva
300g
de cebola com casca em pedaços
1
cenoura em pedaços
1
talo de alho-poró em pedaços
2
talos de aipo (salsão) em pedaços
2
dentes de alho com casca levemente amassados
1
bouquet garni (amarrado com louro, alho-poró, tomilho, salsa, alecrim)
Pimenta-do-reino
preta em grãos a gosto
3
litros de água

Preparo

Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, a cenoura, o alho-poró, o aipo e os dentes de alho. Refogue em fogo baixo, até dourar.

Então, é só acrescentar os outros itens e cozinhar por 30 minutos. Para finalizar, utilize uma peneira adequada para coar.

Garanta que o caldo esteja bem quente na hora de misturar com o arroz, pois é ele que vai cozinhá-lo, fazendo com que todo o amido se solte dos grãos. Você pode acrescentá-lo devagar, colher por colher, sempre observando o arroz ficar cremosinho enquanto absorve o caldo aos poucos.

Dica final

Aposto que quando seu risoto ficar pronto, você já vai estar morrendo de vontade de prová-lo. Isso é ótimo, pois este prato deve ser consumido logo após preparar, caso contrário, pode ficar empapado e até perder a textura. Por isso, se necessário, faça um bom planejamento de horário e se organize para degustar quentinho, logo que desligar o fogo, essa receita é incrível.

Bom, com esta receita maravilhosa e dicas valiosas, não há dúvidas de que você fará um risoto dos deuses! A mistura da culinária italiana com frutos do mar é sempre uma boa pedida e essa exótica união dará uma sensação de saciedade sem tirar a leveza da sua refeição.

Sirva com a bebida que considerar mais harmoniosa para combinar com o prato e capriche na escolha da melhor sobremesa!

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.