Tarte Tatin Com Versões Impressionante Para Degustar Com os Amigos

A sobremesa de visual impactante e sabor impecável.
Publicado em Sobremesas
Tarte Tatin Com Versões Impressionante Para Degustar Com os Amigos margouillat photo / Shutterstock.com

A Receita de Tarte Tatin é ideal para impressionar naquele jantar com convidados, pelo sabor delicioso e equilibrado, bem como pelo visual invertido que apetece ainda mais quem olhar essa sobremesa fantástica.

A Tarte Tatin é uma torta de maçã francesa que pode ser feita com diversas frutas, e até mesmo tem versões salgadas. Sua massa pode ser feita em casa com farinha e manteiga, ou ser utilizada massa folhada, pois o que importa é que ela é prepara ao contrário.

Com a massa sendo colocada acima do recheio, essa torta deve ser virada no momento de servir, ficando o recheio à mostra.

Em seguida, teremos uma seleção com outras 13 receitas deliciosas para você experimentar. . Escolha sua favorita e aproveite!

poste no pinterest esta imagem de receita de tarte-tatin

Receita de Tarte Tatin de Maçã: Saiba Como Fazer

Rendimento
6 porções
Preparação
1 hora
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 x. de açúcar
  • 7 maçãs grandes
  • 1 limão
  • 200g de açúcar
  • 200 ml de água
  • 200g de manteiga
  • 200 g de massa folhada congelada

Modo de preparo

  • Caramelize a 1 xícara de açúcar, até que fique bem dourado.

  • Coloque o caramelo na forma, untando toda a forma com ele. Reserve.

  • Descasque as maçãs, corte-as em 4 partes, retire as sementes e passe imediatamente no suco de limão para evitar a oxidação (que escureça) e reserve.

  • Numa panela grande adicione o restante do açúcar, a manteiga e a água, espere ferver.

  • Acrescente metade das maçãs, e deixe cozinhar por 10 minutos, em fogo médio a baixo, até estarem macias.

  • Retire e reserve.

  • Cozinhe a outra metade também por 10 minutos.

  • Corte a massa do tamanho da tampa da forma, faça uns furinhos com um garfo e reserve na geladeira.

  • Coloque as maçãs de cabeça para baixo, na forma bem apertadas, diretamente na calda utilizada para untar, fazendo pressão com a ponta dos dedos.

  • Coloque a massa por cima, e feche a forma.

  • Leve ao forno preaquecido a 180º C por cerca de 35 minutos, ou até massa estar dourada.

  • Espere a torta estar morna para desenformar.

  • Vire a forma sobre um prato um pouco maior e com borda, para evitar vazamentos.

  • Sirva morna.

Dica:

Para melhorar ainda mais a sobremesa, sirva sua torta de maçã com uma bola de sorvete de creme. Pode usar fava de baunilha ou caprichar no uso das especiarias que preferir, misture às maçãs ou polvilhe com açúcar sobre a torta já virada e ficará divino. Para trazer mais equilíbrio, adicione uma pitada de sal na calda. Você pode levar na geladeira por alguns minutos, já desenformada, para servir geladinha.

Siga para ver mais 13 saborosas e inovadoras de tarte tatin para aproveitar esse doce ao máximo:

Banana

autor: Cana do Doçao

Uma das frutas que se encontra com mais facilidade no Brasil deve ser incluída nessa lista com sugestões, especialmente porque ela combina perfeitamente com essa torta, deixando a aparência encantadora.

O melhor é que esta receita permite cortar as bananas como preferir, tanto em rodelas quanto no comprimento, podendo escolher qual corte melhor se adequa para o recheio idealizado, conforme a sua vontade de apresentar a sobremesa.

O visual fica mais bonito se usado uma forma redonda, pois o desenho fica mais artístico.

Vegana

autor: Mussinha

Por ser mais versátil do que se imagina, é imprescindível contemplar uma versão que englobe todos os paladares, incluindo os veganos.

O melhor dessa receita é que a fruta utilizada no recheio poderá variar conforme preferir, ou mesmo com a sazonalidade da época, podendo ser feita com maçã, banana, pera ou até mesmo abacaxi.

Com Creme Inglês de Pimenta

autor: Helton Oliveira

Essa aqui vai especialmente para quem quer ir além de servir aquela sobremesa divina sem o toque especial e charmoso, que arremata tudo no final e faz toda a experiência ser multiplicada e aumentar os pontos.

O charme aqui fica por conta do creme inglês que acompanhará a sobremesa, que fica responsável pelo equilíbrio da doçura do prato, como também traz um toque especial com a leve picância da pimenta, que muito combina com o recheio, e, garanto, faz toda a diferença.

Na Frigideira

autor: Sunday Slices

A versatilidade dessa receitinha, definitivamente, não está restrita apenas ao seu recheio, ou até mesmo à massa utilizada nos preparos, mas até mesmo na forma a ser utilizada para fazer. Ou melhor, na frigideira.

Isso mesmo! Nessa versão, você conseguirá fazer essa sobremesa em uma frigideira, sujando apenas uma panela para desfrutar dessa delícia.

Seu único trabalho será conferir que a frigideira pode ir ao forno, devendo ela ser totalmente de ferro.

Cebola

autor: Chef Cristina Haaland

Essa aqui é uma das melhores receitas e mais surpreendente dessa listinha que, a princípio, se tratava de sobremesa, e vai especialmente para o time do sal.

Se você é daqueles que acham que a cebola combina com tudo, e pode ser facilmente o elemento principal de um alimento, essa versão é toda sua.

Usando os temperos que mais te agradarem, você poderá fazer em casa uma receita completamente autoral, e receber todos os elogios exclusivamente para você.

Massa Folhada e Maçã Verde

autor: RECEITAS TOP CHEF com Gisely Naira

Claro que precisa ser trazida uma versão clássica dessa sobremesa, para agradar gregos e troianos, e em especial pela acidez natural das maçãs verdes e a doçura esperada do açúcar.

A elegância dessa sobremesa entra em perfeita harmonia com os sabores que apresenta, já que o visual da massa dá um aspecto requintado ao doce, e até mesmo o deixa com uma cara de ser um preparo muito difícil, mesmo que seja tão simples quanto os demais dessa lista.

Abacaxi

autor: Chef TV

E para os que dispensam comer maçã ou banana, essa lista se torna sem utilidade? Com certeza a resposta para essa pergunta é negativa!

O abacaxi combina perfeitamente com esse preparo, em especial por ser uma fruta que caramelizada fica perfeita.

A dica fica quanto ao uso das especiarias, já que os sabores doce e ácido do abacaxi ornam com a doçura da canela, cravo, anis-estrelado ou ainda, cardamomo para dar mais brilho na sua receita.

Legumes

autor: Knorr Portugal

Mais um presente para os amantes de receitas salgadas, e dessa vez o foco vai para o grupo que prefere uma receita mais leve para o almoço ou jantar, sem deixar de lado o sabor e inovação do alimento.

Aqui, os legumes ganham uma nova aparência, e o sabor de cada um deles será realçado sem se sobressair, fazendo uma combinação perfeita para quem já é acostumado com o seu consumo, e melhor ainda para quem vem buscando alimentos mais saudáveis par a dieta.

Chantilly Caseiro

autor: Achou Leninha

Se você é daqueles que preferem evitar consumir alimentos ultra processados, e prefere comidas o mais naturais o possível, tenho certeza de que essa receita é justamente o que procurava.

A cremosidade desse doce ficará por conta do chantilly mais natural o possível: o feito diretamente do creme de leite fresco.

Atenção, esse ingrediente precisa ser batido extremamente gelado para atingir o ponto correto, caso contrário não chegará à consistência correta.

Manga

autor: Chef Cristina Haaland

E por falar em fruta típica do Brasil, a manga não poderia ficar de fora, não é mesmo? E o melhor é que tão fácil quanto é achar uma mangueira na rua ou em algum quintal, é o passo a passo dessa receita.

Caso você esteja com medo do sabor ficar muito doce, não precisa se preocupar, pois seguindo as medidas conforme indicado na receita, a sobremesa fica mais equilibrada e mais gostosa, sendo possível sentir todos os sabores, a desfrutando melhor.

Pera

autor: Les Secrets de Caren

Tão clássica quanto as primeiras versões apresentadas, a pera também é aquela fruta tiro e queda se o assunto for seguir esse clássico francês com maior semelhança às tradições europeias.

O ponto alto dessa versão é justamente a textura da pera, isso porque ela é uma fruta mais macia que as demais, além de ter aquela doçura característica marcante, ela é leve o suficiente para não ser difícil de harmonizar com a calda e a massa, além de eventuais especiarias que sejam do seu agrado.

Pêssego em Calda

autor: Mallu Hessel

Sabe quando se quer inovar na cozinha, mas o bolso não permite comprar ingredientes muito requintados?

Ou ainda quando a vontade de comer algo diferente surge, mas você não está com disposição para ir ao mercado comprar ingredientes?

Essa é a resposta tão esperada! Com aquela lata de pêssego que muitas vezes está na despensa esperando ser usando num bolo branco tão conhecido pelo brasileiro, ou ainda que está em promoção nos mercados, será possível fazer uma tarte incrível. Experimente e se apaixone pelo sabor e simplicidade.

Tomate

autor: by Monaco

Para fechar com chave de ouro, não poderia faltar mais uma versão que comprove o quão versátil esse preparo pode ser, contemplando, para tanto, a maravilha do mundo gastronômico salgado.

O ponto alto desse preparo, e que o faz se destacar, é justamente a cocção do tomate, que caramelizará no forno, fazendo com que a torta ganhe aquele sabor sofisticado de com notas diversas, sem que seja necessário gastar muito tempo ou dinheiro. É o ideal para harmonizar com um bom e gelado vinho, dando aquele toque ao jantar romântico.

Não preciso nem perguntar se alguma dessas receitas chamou a atenção, afinal, a resposta com certeza será sim! Cada das sugestões acima te proporcionará uma experiência única, logo, minha sugestão é todas sejam experimentadas, assim você poderá viver o melhor da gastronomia, e sem precisar de muito esforço.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.