11 Receitas de Sagu De Vinho COM Opções Para o Final De Ano

Sobremesas incríveis para qualquer época do ano.
11 Receitas de Sagu De Vinho COM Opções Para o Final De Ano
Avalie este item
(22 votos)

O sagu, também conhecido como pérolas de mandioca, é um prato típico de nossa cultura e país. Ele possui origem indígena, porém começou a ser consumido como doce apenas após a vinda da corte portuguesa, que introduziu o costume de cozinhar o sagu em vinho.

Atualmente, o sagu é apreciado por todo o país sendo especialmente apreciado no sul. Apesar de toda a sua fama, nem todos conseguem executar o prato corretamente, pensando nisso no artigo de hoje trouxemos uma receita de sagu de vinho fácil e soltinho para você nunca mais errar no cozimento! Veja também outras opções saborosas para se inspirar!

Receita de sagu de vinho com creme: Saiba como fazer

Rendimento
15 porções
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
Sagu:
  • 5 Cravinhos da Índia
  • 1,5 L de Suco de Uva Integral
  • 2 Ramas de Canela
  • 800g de Vinho Tinto Suave
  • 280g de Sagu
  • 200g de Açúcar
  • 1,5 L de Água
Creme
  • 15g de Amido de Milho
  • 400g de Leite Integral
  • 300g de Creme de Leite
  • 395g de Leite Condensado

Modo de preparo

Sagu:
  • Em uma panela adicione a água, leve ao fogo e então deixe esquentar até quase ferver, neste momento adicione o suco de uva.
  • Logo em seguida acrescente o cravo da Índia e canela e então espere até levantar fervura.
  • Com a mistura fervendo, adicione o sagu mexa bem de cinco em cinco minutos para não grudar no fundo da panela até começar a engrossar.
  • Com o sagu ainda branquinho, adicione o açúcar e então misture, logo em seguida entre com o vinho e deixe cozinhar, mexendo sempre, por cerca de 35 minutos ou até o sagu ficar quase totalmente transparente
  • Agora basta passar o doce para um recipiente e deixar esfriar na geladeira.
Creme:
  • Em uma panela adicione o leite e o amido de milho, misture até dissolver.
  • Quando estiver bem dissolvido acrescente o leite condensado, misture bem e então leve ao fogo baixo para cozinhar.
  • Misture até engrossar, desligue o fogo e ainda mexendo adicione o creme de leite. Novamente misture bem e então reserve na geladeira.
Montagem:
  • Sirva o sagu bem gelado, para uma montagem mais bonita, acrescente o creme no meio do sagu. Bom apetite!

2º. De vinho branco

autor: IVCE - Cursos de Estética e Yoga

A versão roxinha do sagu é a mais conhecida pela maioria das pessoas, porém é válido afirmar que é totalmente possível fazer uma versão mais clara utilizando o vinho branco!

Nesse passo a passo descubra uma receita simples e saborosa de sagu com vinho branco perfeito para o dia a dia. Ela leva pouquíssimos ingredientes e tem tudo para te conquistar, vale a pena experimentar.

3º. Soltinho

autor: Sonia Culinária Com Humor

Todo mundo ama o sagu, principalmente quando ele está soltinho e macio na medida certa. Pensando nisso, trouxemos uma versão simples e bem detalhada para você nunca mais errar o cozimento.

A receita é bem fácil, o destaque fica por conta do ponto de cozimento perfeito que permite que a sobremesa permaneça leve mesmo após o cozimento.

4º. Com creme inglês

autor: Receitas

O creme inglês é um clássico da confeitaria e cai bem em diversos preparos, inclusive no sagu, por isso não podíamos deixar de trazer uma versão sofisticada para quem adora impressionar.

A receita é bem simples, o sagu é preparado de maneira tradicional, cozido em vinho. O destaque fica totalmente por conta do creme que com certeza vai te deixar salivando, não deixe de experimentar.

5º. Com leite condensado

autor: Thigas Ribeiro

Se você quer uma versão bem simples do sagu, perfeita para as festividades de fim de ano, você precisa dá uma olhadinha nessa versão saborosa dessa sobremesa.

Com certeza, vale muito a pena dá uma olhadinha, tanto no preparo do sagu quanto no de seu acompanhamento, um creme com leite condensado super docinho. Vale a pena experimentar!

6º. De vinho seco

autor: Keila Lippert

Prefere receitas menos doces? Sem problemas aqui nessa receita descubra como você pode fazer um sagu delicioso usando vinho seco, uma versão menos doce para quem tem um paladar mais exigente.

Vale a pena experimentar, você com certeza vai adorar!

7º. Com creme de baunilha

autor: Cozinha Técnica

Sabe o que vai muito bem com vinho? Baunilha! Por isso era quase obrigatório trazer uma versão que trouxesse esse sabor tão característico para nossa listinha!

Nesse passo a passo aprenda a fazer uma sobremesa deliciosa, perfeita para servir toda a família com um creme de baunilha que vai fazer todos ficarem impressionados. Vale muito a pena experimentar.

8º. Com creme nevado

autor: Cozinha da Ivete

Você já experimentou creme nevado? Esse item extremamente comum em receitas de sobremesa é bastante leve e gostoso, perfeito para garantir que o prato seja airado na medida correta

 Aqui nesse passo a passo, descubra como você pode fazer um creme nevado perfeito para acompanhar seu sagu, sem cheiro ou sabor de ovo e com aquela textura perfeita que amamos, não deixe de dar uma espiadinha.

9º. Com calda de vinho

autor: Thigas Ribeiro

Essa receita é um pouco diferente, pois nela teremos uma brincadeira e inversão de sabores. Vamos cozinhar o sagu no leite e então para finalizar adicionar uma calda de vinho delicioso que vai te deixar surpreso de tão simples.

Para fazer essa delícia de calda vamos precisar apenas de vinho, manteiga, açúcar e um pouco de paciência para aguardar tudo cozinhar. Vale a pena experimentar.

10º. Tradicional

autor: Bora Provar

Se você prefere as versões originais das receitas, essa com certeza vai te conquistar, aqui vamos aprender a fazer um sagu no vinho de forma tradicional, exatamente como costumavam fazer a muito tempo atrás.

Com certeza vale muito a pena experimentar e dar uma olhadinha, certamente você não vai se arrepender com essa montanha de sabor.

11º. Com canela

autor: Cook'n Enjoy

Uma das melhores partes de receitas com vinho é o fato de podermos temperar com bastante especiarias e coisinhas diferentes. Aqui nessa versão simples, aprenda a fazer um delicioso sagu temperado com bastante canela.

Para deixar sua receita ainda melhor experimente adicionar outras especiarias como cravos, anis estrelados e até gengibre. O sabor ficará incomparável! Não deixe de experimentar essa onda de sabor.

Gostou de nossa seleção incrível de receitas perfeitas para seu final de ano e festa junina? Se sim, continua navegando com a gente e descubra ainda mais opções para uma refeição perfeita.

poste no pinterest esta imagem de receita de sagu-de-vinho

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.