Receita de Pavlova + Diversas Versões dessa Sobremesa

Aquela sobremesa que é simples de fazer, mas que a sua aparência impressiona.
Publicado em Sobremesas
Receita de Pavlova + Diversas Versões dessa Sobremesa Anna Shepulova / Shutterstock.com

Apesar de haver alguns que defendem que ela tem origem na Nova Zelândia, o doce, que lembra muito a um bolo, é uma homenagem à bailarina.  

Talvez o fato de ser tão crocante por fora e macia no interior nos diga algo sobre essa jovem. Ficou curioso? Veja agora essa receita de pavlova tão gostosa quanto linda.

Ela é perfeita para servir após um jantar a dois, com a família e até entre amigos. Ao fim, deixei uma sequência de outras versões para você conferir.

poste no pinterest esta imagem de receita de pavlova

(favorita) Receita de Pavlova de frutas vermelhas, Sobremesa Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 unidade
Preparação
25 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
  • 6 claras de ovo em temperatura ambiente;
  • Raspas e o suco de ½ limão siciliano;
  • 5 gotas de limão;
  • 200g de cream cheese;
  • 200g de iogurte natural;
  • 880g de açúcar de confeiteiro;
  • 15ml de extrato de baunilha;
  • Frutas vermelhas a gosto.

Modo de preparo

  • Bata as claras em uma vasilha até uma espuma se formar, então, acrescente 5 gotas de limão para deixá-las mais branquinhas.

  • Comece a colocar 800g de açúcar aos poucos e não pare de bater enquanto isso. Quando o creme formar um bico macio que não pinga, o merengue estará pronto.

  • Com uma espátula, espalhe 2 discos na assadeira untada ou sob papel manteiga. Deixe o merengue de forma arredondada, mas achatada.

  • Leve ao forno pré-aquecido a 150 graus por 2 horas.

  • Para o creme azedo, coloque em um bowl o cream cheese, o iogurte, o açúcar e adicione a baunilha. Antes de bater com um fuê, acrescente o resto do limão e as raspas.

  • Quando o disco de merengue ficar pronto e esfriar, recheie: coloque a cobertura por cima do primeiro disco, em seguida, cubra com o outro. Passe o resto da cobertura sobre o segundo merengue e dê início a decoração com as frutas.

As frutas vermelhas são as mais adequadas para isso, então, invista nos morangos, framboesas e mirtilo. Adicione as frutas inteiros e cubra todo o topo.

Mais 19 receitas pavlova feitas com diferentes ingredientes que vão colocar uma sobremesa completamente diferente na sua mesa. Veja:

Maracujá

O doce feito especialmente para a bailarina russa Anna Pavlova tem muitas variações.

Você pode usar maracujá! Na batedeira, coloque as claras e bata em velocidade média até o ponto de neve, então, adicione 1 colher de chá de vinagre branco, a baunilha e 1 colher e ½ de chá amido de milho e continue a bater.

O merengue ficará lindo!

Sem batedeira

O bom desta receita é que você não precisa de muito materiais e equipamentos para realiza-la. Tudo pode ser feito à mão. Adicione limão ou 1 colher de sopa de vinagre branco às claras.

Quando estiver pronta, forre uma assadeira, despeje o merengue formando discos e leve para assar em forno preaquecido.

Depois de pronto, deixe esfriar, então, adicione a base de cream cheese com creme de leite fresco batido com mel e limão. Decore como achar melhor.

De frutas

Outra pavlova com frutas porque é um clássico. São usados morangos, mirtilo e o kiwi, mas tu pode diversificar à vontade. Essa é feita com uma única peça de “suspiro” sob o creme feito.

Adicione 150g de creme de leite fresco de 35% dentro de um bowl e bata. Adicione o açúcar e bata até dar ponto de chantilly. Agora é só decorar.

Limão

O passo a passo inicial aqui é o mesmo. Você irá bater as claras de ovos, já em neve, adicionando colheres de sopa de açúcar até finalizar os 375g (pouco mais de uma xícara de açúcar refinado).

Acrescente o amido de milho, o vinagre ou suco de limão e suas raspas. Misture na batedeira em velocidade média. Leve o merengue para uma forma e espalhe para formar um disco.

Leve para o forno e deixe por 1 hora ou 2.

Agora é caprichar na cobertura de limão, então, vai ficar uma delícia.

Frutas pretas

Esta receita de pavlova é uma coisa linda de se servir porque todo o preto emana elegância, então, para faze-la, em uma batedeira, misture as clarinhas até ficarem em neve.

Adicione o açúcar, 2 colheres (chá) de amido, 1 pitada de sal e um ácido. Quando pronta, coloque o açúcar para derreter pra virar caramelo.

Desligue o fogo e adicione o caramelo ao chocolate picado, formando um creme.

Você pode usar amora e mirtilo para decorar.

Chocolate

A pavlova é uma sobremesa tradicionalmente de merengue que leva, ocasionalmente, limão ou baunilha. Mas e cacau? Essa pavlova de chocolate leva 2 ou 3 colheres (sopa) de cacau em pó.

Depois que a pavlova estiver assada, desligue o forno e a deixe esfriar dentro do forno mesmo.

Bata o chantilly para decorar com bombons a gosto.

Mini pavlova

Que tal pequenas pavlovas para você oferecer individualmente? Pode ser um doce interessante e prático para se fazer para um aniversário, noivado ou festa intima.

Você deve deixar uma cavidade no centro delas para serem preenchidas com o creminho para, então, levar os moranguinhos.

Banana

Essa receita é bem fora do padrão. Quando a sua pavlova estiver no forno, coloque creme de leite fresco em um bowl e misture até engrossar.

Bata o creme por cerca de 5 minutos com um pouco de café e use essa base para cobrir o seu suspiro.

Finalize com bananas caramelizadas.

Frutas amarelas

Vai mais pavlova com frutas aí? Você não pode negar que elas só ficam mais bonitas, certo?

Com essas cores, a sobremesa será o destaque da sua mesa.

Amendoim

Sim, é verdade que essa sobremesa leva bastante tempo de forno, mas você pode montá-la rapidinho. Sua cobertura, por mais que precise ser cozida e batida, também não toma muito tempo.

Essa leva doce de leite, amendoim e banana.

Coco

Deixe o merengue brilhoso, cremoso e docinho com essa receita.

Você pode colocar coco ralado no chantilly que o cobrir ou, pelo menos, adicionar por cima ou nas laterais. Coco fresco ou de pacote, é com você.

Castanha de caju

Quer pavlova mais brasileira do que essa? Ela é “recheada” com manteiga de castanha de caju e coberta com curd de maracujá. Francamente, né?

Dá água na boca em qualquer um. E por ser porção individual, não enjoa nada.

No copo

Você nunca viu uma pavlova sendo preparada tão rapidamente. Sim, em 5 minutos, terá uma sobremesa de taça ou copo que é prática, mas elegante. Linda!

Vegana

Esse deveria ser um doce impossível de ser feito para o consumo de vaganos, mas você sabia que a aquafaba batida fica tão parecida com as claras de ovo em neve quanto possível?

Ela só precisa de um “estabilizador” e forma um merengue.

Piña colada

Essa bebida é das mais populares, agora você a imaginava na pavlova?

Ela é refrescante, os ingredientes são adaptáveis e você pode faze-la alcoólica ou não.

Ideal para um dia quente ou naquela festa na beira da piscina.

Creme de baunilha aveludado

Para deixar a base que irá rechear ou cobrir a sua pavlova bem macio, doce e aromático, siga essas dicas do vídeo acima que vai ser o sucesso da sobremesa.

Chocolate e amêndoas

Receitinha portuguesa dessa delícia decorada com chantilly, lascas de amêndoas e chocolate quente (ou alguma calda do mesmo).

É como comer uma nuvem doce.

Tropical

Ideal para aqueles dias quentes de verão, assim, por que não um doce mais cítrico?

Aqui é usado creme de limão siciliano, manga em pedaços, morangos e talvez a caldinha feita com o sumo do maracujá.

Low carb

É difícil acreditar que há opção de pavlova que não seja doce e leve um monte de açúcar, certo? Mas ela leva xilitol em seu lugar.

Ela é coberta por toppings super saudáveis, então não compromete a dieta de ninguém.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.