16 Receitas de Pavê de Paçoca + Alternativas Super Deliciosas

  • Sobremesa tradicional dos encontros de família, o pavê está na história de todos os brasileiros.
Avalie este item
(20 votos)

Não importa a origem. E sua junção com a paçoca, tradicional doce de amendoim brasileiro, deixa tudo ainda mais caseiro e delicioso.

Para provar essa afirmativa, abaixo tem uma receita de pavê de paçoca simples e deliciosa, que vai fazer você se apaixonar perdidamente por essa sobremesa e inseri-la nas suas festividades de uma vez.

A combinação perfeita de amendoim, creme e biscoitos é uma verdadeira harmonia palatável, com texturar diferentes e sabores que se complementam para um resultado esplêndido. Após a nossa favorita, listei uma super quantidade de variações deliciosas para você conhecer.

(top) Receita de Pavê de Paçoca Clássico Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 travessa de 25cm x 16cm
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes
Creme de paçoca:
  • 200 ml de creme de leite (1 caixinha)
  • 1 lata de leite condensado
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 8 paçocas
  • 400 ml de leite integral
  • 1/2 de essência de baunilha (opcional)
Montagem:
  • 2 pacotes de biscoito maisena
  • Leite para umedecer
Decoração:
  • 5 a 6 paçocas

Modo de preparo

  • Primeiro, dilua a maisena em uma parte do leite.
  • Em uma panela, coloque o leite condensado, o creme de leite, o leite e a maisena diluída.
  • Leve ao fogo baixo ou médio, sem parar de mexer, por aproximadamente 10 minutos, até ficar mais grosso.
  • Quando engrossar, retire do fogo e coloque as paçocas amassadas.
  • Para a montagem, não precisa esperar o creme esfriar.
Montagem:
  • Umedeça os biscoitos que serão usados, conforme chegar o momento de fazer as camadas.
  • Coloque em uma travessa uma camada de biscoito, e em seguida outra de creme.
  • Alterne essas etapas até finalizar, com última camada sendo de creme.
  • Decore com as paçocas esfareladas e uma paçoca inteira no centro.
  • Para servir, leve à geladeira por pelo menos duas horas antes.
  • Sirva gelado.
Dica:
não coloque o amido de milho diretamente no creme, pois se ele não for diluído antes, poderá empelotar. 
Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. Amendoim

Essa adaptação do básico é a ideal para amantes de amendoim, mas acha a paçoca muito enjoativa.

Aqui, a inserção do amendoim torrado e moído ao creme é a responsável por remeter ao sabor tão característico do prato, sem exagerar da doçura que antes afastava aquela que preferem sabores menos açucarados.

3º. Bolacha champanhe

A bolacha champanhe é dona de um requinte natural, com sabor leve e crocância específica, então, se você quiser trazer um ar elegante e sofisticado ao doce, e impressionar a família toda, sem dúvidas alguma essa bolacha deve estar na sua receita.

O cuidado vai para o momento de umedecê-la, pois ela é mais aerada que os biscoitos maisena, então umedeça a parte coberta de açúcar, rapidamente.

4º. Brigadeiro

O queridinho do brasileiro pode, e deve, ser considerado um bom adicional para essa sobremesa, já que a combinação de leite condensado, chocolate e amendoim e sucesso na certa.

Esta receita tem a repaginação garantida com uma pequena inversão, ao invés do brigadeiro de chocolate, aqui ele é um brigadeiro de paçoca, enquanto o sabor chocolatudo será da ganache deliciosa que será acrescentada na finalização ou em camadas alternadas.

5º. Chantilly

Mais simples, essa sobremesa fácil e encantadora requer apenas 3 ingredientes para fisgar todos que comerão em sua casa.

O chantilly batido trará a cremosidade que irá unir os sabores e ficara em cima do biscoito, recebendo a paçoca esfarelada.

Caso você queira simplificar ainda mais esse doce, misture bem o chantilly com a paçoca e faça as camadas com este creme e o biscoito, sem deixar de lado o leite para molhar ele.

6º. Chocolate

A ganache aqui passa a ser uma das camadas da sobremesa, enriquecendo o visual e o sabor em igual medida.

O melhor de tudo e que, a escolha do chocolate fica por sua conta, tanto o ao leite quanto o meio amargo, mas lembrando que o primeiro e mais doce.

Leve na geladeira por algumas horinhas antes de servir, para os sabores ficarem ainda melhores.

7º. Chocolate Branco

Opção que inclui os amantes do chocolate branco, aqui também é possível usá-lo para tornar a sobremesa mais deliciosa.

A beleza do resultado final fica por conta da semelhança dos tons entre o creme de paçoca e a ganache, trazendo um visual tom sobre tom, que com certeza impressionará todo naquela festinha de ano novo.

Para o pavê não ficar muito doce, coloque a ganache apenas no topo.

8º. Chocolate Meio Amargo

Uma sobremesa perfeita para quem curte chocolate e paçoca, mas não quer comer algo muito doce, o amargor do chocolate equilibrará perfeitamente o prato, sem deixar pesar nas colheradas, e nem mesmo encobrir a estrela da sobremesa, a paçoca.

Para esse equilíbrio, coloque uma camada de ganache por fim.

9º. Creme de Chocolate

Que tal um maior impacto visual? Para isso você precisará de dois astros cremes, um creme de paçoca e outro creme de chocolate, que não só se complementam visualmente - no contraste entre o tom caramelo e o tom marrom escuro – como no sabor.

Sem dúvidas, todos ficarão encantados com o sabor surpreendente desse preparo.

10º. Doce de leite e chocolate

Um chantilly de doce de leite, saboroso e cremoso, é o complemento do creme de paçoca. Como ambos têm a mesma base, o seu trabalho na preparação será reduzido à metade, o que torna essa comidinha ainda mais gostosa!

Para arrematar tudo, uma camada de ganache complementará toda a sobremesa, cuja simplicidade e garantida já que é feita no micro-ondas.

11º. Doce de leite

Apesar de soar enjoativo, com certeza essa versão é muito equilibrada, pois o doce de leite entra em forma de creme com creme leite, que suaviza o seu sabor sem deixar que ele seja muito ofuscado, mas impedindo que ele ofusque o creme de paçoca.

12º. Leite ninho

A nova sensação do momento deve ser contemplada nessa lista, principalmente por ser dona de um sabor que combina com todos os pratos.

O leite em pó entra na receita para dar mais textura ao creme e mais rápido, além de complementar no sabor, já que é extremamente saboroso.

O melhor de tudo, o creme é muito simples! Basta esperar ferver, e continuar mexendo por mais 2 minutinhos, e estará pronto!

13º. Na taça

Uma receita fácil que traz toda a elegância das sobremesas em taças pode sim ser inserida nesse pavê, pois o contraste das camadas, organizadas horizontalmente será o centro das atenções nas mesas de doces em festas.

É, sem dúvida, uma das melhores escolhas para eventos em família ou jantares à dois, para impressionar o seu amor.

14º. No pote

Aqui, os horizontes se expandem, e além de um doce familiar, o pavê de paçoca ganha uma aspecto empreendedor, já que poderá ser vendido e complementar a renda familiar.

Mas claro, pode também ser feito em aniversário para decorar e facilitar na hora de ser consumido, ou até mesmo servir como lembrancinha.

15º. Vegano

Ingrediente naturalmente vegano, não poderia deixar de trazer uma opção de pavê também vegano para que segue esse estilo de vida.

O sabor é tão bom quanto o convencional, e a dica especial fica por conta do uso do leite vegetal, pois é possível usar o leite de amendoim, para deixar o sabor ainda mais forte.

16º. Vegano com Chocolate

É possível sim diversificar pratos veganos, e por isso mesmo, a adição do chocolate traz uma nova cara para este prato, que inova por ser feita com um pudim vegano de paçoca como o creme que será intercalado.

Para o chocolate e biscoito, leia os rótulos para confirmar os ingredientes livre de origem animal na sua composição. A sugestão é do chocolate amargo, pois sua composição, naturalmente, dispensa leite.

Essas foram algumas sugestões desse maravilho pavê, e eu tenho certeza de que farão muito sucesso nas suas casas e te elegerão o melhor confeiteiro da família!

A diversidade delas te possibilita testar todas no dia a dia, sem ficar repetitivo, e assim conseguir eleger sua favorita. Mas vou avisando, será difícil ficar com só uma.

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário