Super Receita de Pavê de Leite Ninho + Opções Para Inovar nas Festas em Família

Dona de um nome que rende muitas piadas nos almoços de famílias, o pavê de leite ninho é tão versátil que pode ter a cara de cada família brasileira, e ao mesmo tempo de todas!
Publicado em Sobremesas
Super Receita de Pavê de Leite Ninho + Opções Para Inovar nas Festas em Família Anna_Pustynnikova / Shutterstock.com

E para provar esse argumento, eu trouxe uma deliciosa receita de pavê de leite ninho que vai fazer você se apaixonar perdidamente por essa sobremesa, além de encantar toda sua família.

A combinação perfeita de fruta e creme, traz a acidez na medida certa para balancear a doçura, e assim saciar a vontade de comer um docinho, sem te deixar enjoado depois.

Não tem como isso não dar um resultado maravilhoso, não é? Após a nossa favorita, listei diversas versões para você conhecer.

poste no pinterest esta imagem de receita de pavê de leite ninho

(favorita) Receita de Pavê de Leite Ninho com Morango Fácil e Rápido: Saiba Como Fazer

Rendimento
1 travessa cheia
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil
 
Ingredientes

Creme:

  • 2 latas de leite condensado.
  • 550ml de leite integral.
  • 2 colheres de sopa de amido de milho.
  • 3 col. de sopa de leite ninho.
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal.

Montagem:

  • -400g de bolacha maizena.
  • 500g de morangos.
  • 300 ml de leite
  • granulado branco (opcional)

Modo de preparo

Creme:

  • Primeiro, dissolva o amido de milho com 50 ml do leite, para evitar que empelote, garantindo a maciez e o toque aveludado.

  • Em seguida, em uma panela fora do fogo, coloque o leite condensado, o amido dissolvido, o restante do leite integral, a manteiga sem sal, e por fim, o leite em pó integral. O segredo é usar o fuet, mexendo sempre até essa mistura ficar homogêneas, sendo também fundamental para evitar empelotar.

  • Cozinhe a mistura em temperatura média, e mexa até o creme engrossar (quando subir as primeiras bolhas, será um indicativo de que está engrossando).

  • Quando estiver pronto, coloque o creme em uma travessa, e deixei esfriar um pouco antes de levar à geladeira até ele endurecer (cerca de 1 hora). Você deverá cobri-lo com papel filme, para evitar que crie uma película no creme (e assim interferir na sua textura), bem como que ele fique com gosto de geladeira.

Montagem

  • Lave e seque os morangos, os cortando em fatias. Salve alguns para fazer a decoração.

  • A montagem é simples, basta iniciar com uma camada de creme, e depois acrescentar a bolacha maisena, que deve ser umedecida levemente, para que não fique encharcada – e uma generosa camada dos morangos fatiados.

  • Repita todo o processo nessa ordem, para que as camadas fiquem uniformes e as fatias do pavê sejam visualmente lindos!

  • A última camada deve ser do creme, apenas o suficiente para ser fina.

  • A finalização consiste em peneirar o leite em pó em, e adicionar os morangos que foram separados para a decoração. Use a sua criatividade para cortá-lo. Caso queira, também jogue um pouco de granulado branco em cima, e pronto!

  • Quando pronto, leve à geladeira por 2 horas antes de ser servido, isso garante que os sabores ficarão mais apurados e intensos.

  • Sirva gelado e bom apetite!

Dica:
Deixe para molhar as bolachas quando as camadas forem sendo feitas, evite molhá-las de uma vez, pois isso também pode interferir na textura e aparência do prato.   

Abaixo temos algumas outras 15 receitas relacionadas a essa paixão nacional para você escolher sua favorita!

Abacaxi

A fruta também pode entrar em calda, e o melhor, uma calda caseira, adoçada conforme seu paladar.

O doce de abacaxi é um item coringa quando se fala em sobre, e aqui não poderia ser diferente, certo?

A dica para acertar um ponto puxa-puxa e grossinho, mas sem cristalizar ou deixar residual queimado, é primeiro derreter o açúcar e após sua caramelizarão, adicionar o abacaxi já cortado.

E lembre-se de retirar os pontinhos pretos da casca, viu?

Bis

A diversidade de texturas é a chave da confeitaria, e a adição do bis no pavê cumpre exatamente essa função.

Sua crocância traz uma sensação diferente à boca e proporciona a complexidade dos sabores envolvidos, dano um gostinho de quero mais que fará com que seu doce não dure nem mesmo para a próxima refeição.

Brigadeiro

Dentre as receitas que melhor representam o Brasil, o brigadeiro pode ser até a primeira delas! Se unida ao já tradicional doce de família, formarão um verdadeiro combo da cultura brasileira, riquíssimo em sabor e muito cremoso.

O biscoito então, arremata todos os prêmios já que equilibra a doçura dos cremes. Uma tentação, super fácil de fazer!

Chocolate

Aos amantes do cacau, essa versão pode soar como música para os ouvidos.

A combinação entre uma camada do creme branco seguida por outra do de chocolate, forma uma verdadeira sinfonia no paladar, dando vontade de comer devagarzinho, só pra não acabar logo.

Para quem quer ainda mais uma dose de chocolate? Basta usar apenas o creme escuro.

Chocolate Meio Amargo

A mistura do doce com o amargo, encontra o seu lugar aqui! Opção perfeita para quem prefere sobremesas menos doces, o chocolate meio amargo traz o equilíbrio necessário para os paladares exigentes quando o assunto é dulçor.

E não precisa se preocupar, mesmo sendo mais acentuado que o ao leite, esse pavê está longe de desagradar as formiguinhas de plantão, então pode fazer sem medo!

Ganache

O toque especial desse pavê de leite ninho, é mérito da ganache, que agregará o sabor do chocolate à mistura, sem roubar o sabor da base de ninho que construirá o doce, para tanto, faça uma camada dessa ganache.

Ao misturar o creme de elite com o chocolate derretido, em poucos segundos, ele estará espesso e brilhante.

Caso você prefira uma consistência firme, acrescente menos creme de elite; caso deseje mais líquida, use mais.

Limão

Entre as receitas perfeitas, o equilíbrio do doce com notinhas azedinha e a perfeita pedida junção.

Nesse creme de leite ninho fácil, o suco do limão e responsável pela textura cremosa e por agregar aquele toque especial, que corta o açúcar do paladar, mas estimula a comer mais.

Sem ser um azedo incômodo, mas sim, um realçador de sabor, funcional e espetacular.

Quer trazer mais gostinho de limão, mas tem medo de pesar na acidez? Simples, use as raspas da fruta no seu creme, mas cuidado para não raspar a parte branca da fruta, pois ela tem um gosto amargo.

Morango com Chocolate

Clássico dos clássicos, esta receita é perfeita para quando se quer garantir o sucesso da sobremesa no jantar de ano novo. Todos vão gostar!Dos amantes de chocolate aos que preferem comidas menos doces.

A acidez do morango e o seu sabor fazem a união perfeita com a cremosidade e doçura do chocolate.

Caso você queira outra segurança de que não ficará muito enjoativo, basta utilizar o chocolate meio amargo. Além disso, o morango e o chocolate podem ser usados para decorar.

Não vai ao Fogo

Perfeito para os dias sem muita coragem de cozinha, mas com muita vontade de comer, ou até mesmo uma alternativa para a economia do gás de cozinha.

Essa versão dispensa o uso do fogão e requer apenas uma batedeira para bater o chantilly, e então misturar ao creme e torná-lo leve.

Negresco

Esse pavê de leite ninho pode ser chamado de obra de arte para os olhos, e um deleite para o paladar. O uso desse biscoito, ao invés do tradicional champagne (ou maisena) proporciona um contraste impactante entre o branco do creme e o escuro dele.

Além disso, por ter uma textura firme, a crocância que proporciona também agrega muito valor à experiência gastronômica que é essa sobremesa.

Mantenha o fogo baixo, para assegurar que não ficaram manchinhas de queimado perdidas no creme. Outra dica, reserve deixe uma das caixas de creme de leite, ela será usada no final e isso garantirá uma textura cremosa quando você levar o creme à batedeira.

Nutella

Quer uma combinação melhor do que ninho com Nutella? Um casal culinário que ganhou muito espaço na barriga do Brasil, é o grande trunfo do confeiteiro que não quer se arriscar muito no sabor, mas também pretende sair um pouco da zona da simplicidade.

O sabor incrível é inquestionável, além de que a sobremesa ganha um aspecto rebuscado, mesmo que continue simples.

Pêssego

Um conhecido e queridinho das sobremesas, o pêssego não podia ficar de fora dessa lista, afinal, é outro ingrediente curinga da confeitaria.

Nessa versão, o seu uso vai além da montagem, mas a sua causa é usada para umedecer os biscoitos que irão formar as camadas do pavê.

O creme desse preparo, se levado à geladeira de 2 a 3 horas, poderá ser usado com o bico de confeitar, permitindo que a decoração do seu pavê de leite ninho fique bem caprichado.

Outra sugestão, agora para os amantes de doces mais equilibrados, ao invés de molhar os biscoitos apenas com a calada, faça uma mistura dela com leite.

Simples

A principal das receitas, apesar de básica, também tem seu charme. É isso que essa receita vem mostrar, trazendo uma verdadeira riqueza de sabor, sem precisar fazer muito.

Apesar disso, você também pode dar sua cara, decorando o pavê conforme deseja, como por exemplo com coco, ou raspas de chocolate, e, inclusive, cacau em pó. O céu é o limite.

Para um sabor apurado do leite condensado da sua receita, é recomendado que consuma um dia após a montagem, devendo ser armazenado na geladeira, coberto por plástico filme ou papel alumínio.

O segredo do sabor está na escolha dos ingredientes, se você puder, escolha um chantilly de boa marca ou o creme de leite fresco, bem como, prefira aquele leite condensando com maior consistência. O sabor será outro.

Uva

Fruta e sobremesa são a combinação perfeita, certo? O sabor da uva já virou um item básico da culinária, e você não pode deixar de experimentar essa combinação com creme de leite ninho.

Não é necessário fazer calda ou até mesmo cortar, basta colocar as unidades espalhadas pela travessa e levar para gelar. No mínimo 2 horas antes de comer, e todo o sabor dessa combinação poderá ser apreciado, e diversos elogios serão feitos. Garanto!

Essas foram algumas sugestões desse pavê maravilhoso, que eu tenho certeza de que farão muito sucesso nas suas casas e te elegerão o melhor confeiteiro da família!

A diversidade delas, te possibilitar testar todas, sem ficar enjoativo, e assim eleger sua favorita, é uma das melhores receitas e dá água na boca. Que tal?

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.