Pasta De Amendoim Integral Caseira Fit

  • Uma opção perfeita para acompanhar os seus mais variados momentos. Além de ser muito boa para uqem pratica atividades físicas.
Publicado em Sobremesas
Pasta De Amendoim Integral Caseira Fit

Muitas vezes, bate aquela vontade de saborear um lanche, mas não temos novas ideias de recheio. O mesmo vale para a salada de frutas e pães. Agora, sempre haverá uma opção.

Essa Receita De Pasta De Amendoim Caseira Fit simples e prática vai se tornar ingrediente essencial na sua cozinha.

A pasta de amendoim também pode ser utilizada em vitaminas no café da manhã ou massa para preparar bolos e bolachas. Então, não perca mais tempo e mãos à obra!

Atenção: leia toda a receita, recomendações, dicas e tenha todos os ingredientes em mãos antes do início.

poste no pinterest esta imagem

Receita De Pasta De Amendoim Integral Caseira Fit: Saiba Como Fazer

Quantidade
500 gramas
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

500g
de amendoim sem pele, cru e sem sal;
Uma
pitada de sal.

Modo de preparo

1

Torrando os amendoins

  1. Em uma assadeira, distribua os amendoins uniformemente;
  2. Leve ao forno e retire quando estiverem torrados levemente. O tempo correto é, mais ou menos, por 10 minutos, mas isso é sempre conforme cada forno. Por isso, é importante ir olhando para não perder o ponto;
2

Preparando a pasta

  1. Depois, utilize um processador para triturar o amendoim torrado. É difícil precisar o tempo correto desse processo, também. Mas, pode variar entre 5 até 30 minutos, dependendo da potência de cada processador. O importante é obter uma espessura homogênea, já parecida com uma pasta.
  2. Pode acontecer do seu processador ficar quente enquanto tritura. Neste caso, desligue-o por um tempo e vá retirando as sobras das laterais com uma colher ou espátula. Verifique o momento em que um tipo de óleo começa a ser liberado pelo amendoim. Então, repita o processo de bater, até conseguir a consistência que prefere;
  3. Prontinho. Sua pasta de amendoim está perfeita pra ser utilizada. É só guardar em um recipiente bem fechado.

Tempo de Armazenamento

Você pode utilizar por até três meses, desde que reserve na geladeira. Caso deixe em temperatura ambiente, pode durar até um mês.

O congelamento não é indicado. Isso pode fazer com que o óleo se separe do amendoim. Além disso, pode ocorrer uma cristalização, caso entre alguma umidade na embalagem.

Recomendações:

  • O uso do sal é opcional nessa receita;
  • Se você triturar bem, mas, ainda assim, ficar seco, adicione um pouquinho de azeite ao invés de água para dar cremosidade;

Dicas:

  • Não existe uma quantidade obrigatória de ingredientes nessa opção. Isso dependerá totalmente da sua preferência e do quão acentuado você quer deixar o sabor da sua pasta de amendoim;
  • O amendoim pode ser torrado, também, no micro-ondas, além do forno. Abaixo tem o passo a passo do processo;
  • Se quiser deixar sua receita bem doce, pode usar qualquer tipo de açúcar: mascavo, demerara, de coco e até adoçante, ou deixe sem açúcar mesmo;
  • Se for fã de chocolate, acrescente sua versão em pó à receita. Ou, então, o próprio cacau. A mistura de chocolate com amendoim é uma combinação maravilhosa

Para quem não tiver processador em casa

Pode ser utilizado um liquidificador, também, para essa receita. É só bater bem, utilizando a função “pulsar”. Tente fazer isso com o amendoim ainda quente. Fica bem fácil para bater. Acrescente óleo de coco (umas duas colheres) ou água para conseguir a consistência desejada.

Experimente completar com mel, fica delícia!

Que tipo de amendoim posso usar?

Qualquer um. A diferença está na forma de preparo.

Com casca: é possível usar essa forma, mas vai te dar trabalho. Você terá que tirar toda a casca antes de colocar no processador de alimentos ou liquidificador.

Uma dica é colocar todos os amendoins dentro de um pote fechado e chacoalhar bem. Grande parte das cascas vai se desfazer.

Sem casca e já torrado: essa versão pronta vendida, também é usada. Mas, de qualquer jeito, será necessário levar ao forno ou micro-ondas para esquentar, já que o óleo natural do amendoim deve ser liberado para o processo completo.

Como torrar amendoim no micro-ondas:

Coloque no micro em potência alta e deixe por, aproximadamente, três minutos. Depois, retire e coloque 1 colher (sopa) de azeite e o sal a gosto e misture bem. Devolva ao micro-ondas por mais três minutos em potência alta. Se, ainda assim, não obtiver o ponto certo, deixe por mais um tempo, até torrar.

Faça e teste com esses acompanhamentos

Além do já mencionado e aclamado chocolate (ou cacau) é possível incrementar a pasta de amendoim de diversas formas, pois ela é super versátil.
Seguem algumas:

Castanha-de-caju: já experimentou essa combinação? É deliciosa! Distribua algumas castanhas na sua pasta e saboreie assim, como se fosse mousse. Não vai se arrepender!

Vitamina: a manteiga de amendoim é rica em proteínas, o que a torna perfeita na composição da boa vitamina. Bata com leite, mel e banana e tenha um café da manhã completo, simples e nutritivo.

No sorvete: cobertura de sorvete? Sim! Ou, mais ou menos. Na verdade, vai ficar bem mais cremosa do que simples cobertura e dar um sabor especialíssimo ao seu sorvete. Experimente;

Brigadeiro: sim, o que mais amamos. Esta receita é aquela ótima combinação a ser acrescentada ao seu brigadeiro de panela. Só tome cuidado com a quantidade de açúcar, assim não fica muito doce;
Recheios diversos: Naquele lanchinho rápido no meio do dia. No pão francês, na torrada, no pão sírio ou o que sua imaginação permitir;

Bolos: Já pensou um recheio de bolo com essa maravilha irresistível? Ele ficaria super cremoso e molhadinho. Você também consegue usar a pasta na cobertura, se quiser. Basta improvisar;

Opção versátil, prática e econômica merece um lugar na sua rotina

Com todas essas opções, você não pensará duas vezes antes de deixar um lugarzinho reservado a ela na sua cozinha e na sua vida.

Além da versatilidade, podendo ser adicionada em muitas outras receitas, a pasta de amendoim tem um custo acessível. Sabemos que as industrializadas, vendidas no mercado, são muito caras, o que inviabiliza termos sempre à disposição.

Essa se torna muito mais barata e econômica, já que rende mais e é possível ser armazenada por muito tempo.

Tenha a vida mais saudável e bom apetite. Já sabe como fazer pasta de amendoim em casa deliciosa. Forma um dos melhores lanches e doces para fazer que existem.

Você gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.

Ao usar este site, você concorda com o uso de cookies. Usamos para criar uma ótima experiência para você.