12 Receitas de Palha Italiana de Leite Ninho E Aprenda Outras Variações Deliciosas

A palha italiana é um doce que une a maciez do creme com a crocância de biscoitos e se tornou o favorito entre as pessoas.
12 Receitas de Palha Italiana de Leite Ninho E Aprenda Outras Variações Deliciosas
Avalie este item
(9 votos)

Inspirado no salame di cioccolato, sobremesa típica do sul da Itália, a palha italiana surgiu unindo os ingredientes queridinhos dos brasileiros. Na receita italiana original, é usado massa de chocolate, pedaços de biscoito, manteiga e ovos, além de um mix de frutos secos, como: castanhas, nozes, amêndoas e avelãs. Já na receita abrasileirada, temos brigadeiro e biscoitos.

Com um tempo, além da receita com o brigadeiro tradicional, surgiu, também, a versão com brigadeiro de leite ninho. Aprenda como fazer em casa a receita de palha italiana de leite ninho com biscoito e mais receitas usando o brigadeiro de ninho na palha.

Receita de palha italiana de leite ninho com bolacha de maizena: saiba como fazer

Rendimento
16 porções
Preparação
1 hora
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 6 colheres de sopa de leite em pó
  • 2 latas de leite condensado
  • 100 ml ou meia caixinha de creme de leite
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 180g ou um pacote de biscoito maisena ou de leite

Modo de preparo

  • Num saquinho de ziplock, coloque suas bolachas e bata ou amasse levemente até ficar alguns pedaços delas. Lembre-se que os pedaços devem ser grandinhos.
  • Em uma panela, coloque o leite condensado e as colheres de sopa do leite em pó Ninho, junto com meia caixa de creme de leite e a manteiga, misture bem levemente.
  • Leve ao fogo baixo sua mistura e mexa sem parar até começar a borbulhar e desgrudar do fundo da panela, no famoso ponto de brigadeiro. Cheque se o ponto está correto, passando a colher no meio da panela e veja se o brigadeiro cria um pequeno caminho nela, se sim, retire do fogo e está no ponto!
  • Com o fogo desligado, acrescente as 180g ou um pacote de biscoito maizena ao seu brigadeiro e mexa até que tudo esteja incorporado.
  • Numa forma 20x20 untada, molde todo o brigadeiro até que ela esteja preenchida por completo. Passe um plástico filme em contato com seu doce, e o leve à geladeira por no mínimo seis horas e deixe esfriar até que esteja bem firme.
  • Então, na forma mesmo corte em quadradinhos sua palha. Após isso, passe os quadradinhos em uma colher de sopa de leite ninho e está pronto!
Dica:

Essa sobremesa precisa de descanso na geladeira para ganhar estrutura, uma forma de acelerar esse processo é colocá-lo no congelador por cerca de uma hora e meia. Além disso, na versão sem lactose, se atente ao ponto.

As palhas duram por 15 dias fora da geladeira, e feitas para vender ou consumidas em casa. E a decoração dessa deliciosa palha italiana é de sua preferência, seja polvilhando leite em pó ou com cobertura de ganache.

2º. Com Oreo

Autor: Angélica Prado

A palha italiana com biscoito Oreo ganha um novo contraste no sabor. O biscoito de chocolate com um toque maltado e de chocolate meio-amargo ajuda a trazer um equilíbrio com o creme branco de leite em pó, usado. Afinal a combinação leite ninho com Oreo é imbatível.

Na confecção desses doces e sobremesas, é possível complementar o creme de leite ninho com o recheio da bolacha e uma lata de leite condensado. Além disso, na montagem, você pode usar a bolacha inteira ou em pedacinho para distribuir na massa. Decore com a Oreo em pó ou com o Ninho.

3º. Com Nutella

Autor: Deleite Chocolates

Para trazer um toque diferenciado para sua palha italiana de leite em pó, uma opção legal é rechear com Nutella. Ela traz adição de sabor, o que deixa tudo ainda mais gostoso.

Na montagem, você pode usar biscoito de leite ou bolachas de chocolate para trazer textura. E lembre-se de deixar que esse bloquinho descanse alguns minutos para o creme de avelã ganhar estrutura. E decore como for de sua vontade.

4º. Com chocolate

Autor: Chef Helena Jang

Que tal criar um doce mesclado com o brigadeiro de leite Ninho e chocolate. Isso dá um toque diferenciado no docinho.

Diferenciando da versão comum do doce, é possível colocar pedacinhos de bolacha com pedacinhos de chocolate. É surpreendente no momento da mordida e sua família vai adorar.

5º. Com cobertura de chocolate

Autor: Bru na Cozinha

Seja feito com biscoito de leite ou bolachas de chocolate, a palha italiana é super versátil que tem como ser incrementado de diversas formas.

E uma forma de fazer esta versão de receitas rápidas é usar chocolate derretido para criar uma cobertura crocante, o que acrescenta em textura e sabor na sua sobremesa. Para brincar na decoração, use o chocolate branco para criar desenhos.

6º. De micro-ondas

Autor: Luiz Gustavo

A praticidade caminha ao lado da delícia que esta receita é, caso não possa usar o fogão, toda a receita pode ser feita no micro-ondas.

Nesse tipo de confecção, é preciso apenas se atentar a potência do seu forno para que o brigadeiro chegue no ponto certo. Use um pouco de resfriamento para firmar ainda mais a textura da sua palha italiana e use o biscoito que achar melhor.

7º. No pote

Autor: Kátia Müller Oficial

Que tal uma versão ainda mais cremosa e inovadora da palha? Pois, é possível tê-la de forma tão simples quanto a versão em blocos!

Para conseguir a textura mais cremosa é preciso redobrar a atenção no ponto do seu brigadeiro de ninho. Além disso, na montagem vale investir em camadas de biscoito e brigadeiro, assim não fica uma sobremesa monotoma.

8º. Com chocolate branco

Autor: Aprendendo & Cozinhando

O brigadeiro branco de ninho também tem a opção de ser incrementado com chocolate branco. Isso traz um destaque para o sabor, e consequentemente, para sua palha.

O chocolate branco pode estar no meio do brigadeiro, ou ainda, ser usado como um creme complementar para sua palha. De ambas as formas temos algo incrível e delicioso.

9º. Com chocolate cremoso

Autor: Camila Masullo

Para deixar todos ainda mais apaixonadas por essa sobremesa super gostosa, criar uma mistura de texturas é ainda mais irresistível. Para isso, basta unir o brigadeiro com um creme de chocolate cremoso!

O chocolate, de ambas as formas, ao leite ou o branco, ele traz um toque especial para seu docinho. E para trazer mais contraste, use biscoitos de chocolate meio-amargo ou de leite maltado.

10º. Com limão

Autor: Chef Léo Oliveira

Engana-se quem pensa que o brigadeiro branco não combina com o azedinho do limão! Não só combina, como traz um toque todo especial para a receita de palha italiana de leite ninho.

Acrescente o limão complementando ou junto ao brigadeiro para trazer um toque diferenciado. Mas é preciso cuidado para acrescentar o limão quando seu creme já estiver frio, evitando, assim, o risco de talhar.

11º. Com morango

Autor: Se Metendo na Cozinha

O morango combina muito bem com o brigadeiro de leite em pó, e é um recheio muito usado em bolos e outras sobremesas. E esse recheio também traz um charme para a palhinha.

Corte a fruta em pedaços bem pequenos e distribuir entre os quadradinhos. No entanto, é preciso estar atento a maturidade do morango, pois ele solta muita água e pode azedar seu doce.

12º. Com Ovomaltine

Autor: Letícia Chocolet’s

A crocância do Ovomaltine é tudo o que se quer para a palha italiana, certo? Essa é uma combinação certeira que vai agradar a todos, seja familiar ou clientes.

O Ovomaltine pode ser usado para se misturar na massa ou então na cobertura da decoração do doce. Um cuidado especial para a massa é peneirar seu Ovomaltine antes de incorporá-lo, assim não há risco de transformar seu brigadeiro de ninho em brigadeiro normal.

Como trouxemos aqui, a palha italiana é super versátil e pode agradar todo mundo. Basta encontrar as combinações certas que você poderá produzir esse doce para sua família, ou também pode, criar uma palha italiana para vender fazer uma renda extra.

poste no pinterest esta imagem de receita de palha-italiana-de-leite-ninho

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.