Paçoca De Amendoim Caseira

  • Aquele docinho tradicional feito rapidamente em casa. Toda a família vai amar e ainda por usar em diferentes doces e sobremesas.
Publicado em Sobremesas
Paçoca De Amendoim Caseira

A paçoquinha é um prato típico das festas juninas, mas seu sabor delicioso faz com que ela seja muito procurada também em outras épocas do ano.

Então, se você é um amante do amendoim e de seus derivados ou quer uma forma de fazer renda extra sem gastar muito, aprenda como fazer essa Receita De Paçoca De Amendoim Caseira de forma rápida e barata.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Vamos começar!

poste no pinterest esta imagem

Receita De Paçoca De Amendoim Caseira: Saiba Como Fazer

Quantidade
30 Unidades
 
Preparação
25 minutos
 
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

250g
de amendoim torrado
1 e ½ xícara
de farinha láctea
5 colheres
(sopa) de açúcar cristal
Sal

Modo de preparo

1

Preparando a massa

  1. Em uma torradeira coloque todo o amendoim e leve ao forno, em temperatura baixa, por aproximadamente 5 minutos. Este procedimento servirá apenas para aquecê-lo, visto que, o mesmo já deve estar torrado nesse momento.
  2. Agora leve o amendoim torrado sem pele para o processador e deixe por 1 minuto.
  3. Em seguida, acrescente a farinha láctea, o açúcar, 4 pitadas de sal e bata por mais 5 minutos. Até que o óleo do amendoim se solte. Você saberá que o tempo foi suficiente porque a massa irá começar a formar bolinhas de material condensado, grumos. É este o ponto.
2

Hora de modelar

  1. Escolha forminhas pequenas com a parte de cima e de baixo abertas e coloque a massa. Feito isso, comece a apertar bem para deixar o conteúdo mais compacto, ele deve ser capaz de se manter grudado sozinho após a retirada da forma.
  2. Depois disso é só desenformar e pronto! Agora está no ponto de ser consumido.

Dicas:

  • Se não tiver o tipo de forminha, é possível fazer em copos descartáveis daqueles próprios para café.
  • Também é possível modelar as paçocas usando uma forma comum ou algum outro recipiente quadrado. Para isso despeje toda a massa e aperte bastante, pode usar uma colher para amassar e alisar por cima. Depois deixe na geladeira por 1 hora para que fique mais grudado. Desenforme e corte pequenos quadradinhos.
  • Use formas com diferentes formatos para conseguir docinhos mais sofisticados, que podem ser servidos em festas de aniversário, casamentos, etc.

É mesmo necessário aquecer o amendoim antes de utilizar na receita?

É sim. Esse procedimento é importante tanto para facilitar no momento de processá-lo quanto para que o óleo dele saia mais facilmente e assim a massa fique grudenta o suficiente para que possa ser modelada.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dá pra acrescentar algum outro ingrediente?

Sim. Substitua 10% da quantidade de amendoim por 10% de castanha de caju, castanha-do-pará ou avelã. Fica com um gostinho diferenciado, vale a pena experimentar!

Só tenho amendoim cru em casa, como faço para preparar a paçoca?

Utilizar o amendoim cru tem a vantagem de tornar a receita bem mais barata. É especialmente recomendável para quem está pensando em produzir esse docinho para comercializar. O trabalho será maior, porém, o lucro também. Então, vamos ao procedimento que deve ser realizado nesse caso.

A única coisa que será diferente do passo-a-passo mostrado aqui é que antes de começar a preparar, é preciso torrar o amendoim: Para isso organize os amendoins em uma forma, de preferência grande. Espalhe-os muito bem, evitando sempre formar camadas com eles, isto porque se eles estiverem todos em contato com o fundo da assadeira será mais fácil que assem de forma igual.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Depois de prepara-los basta levar ao forno, a 180°C, e deixar por 20 minutos, nesse período mexa algumas vezes para permitir que os dois lados recebam calor. O próximo passo é esperar esfriar, juntar um pouco de amendoim com as mãos, esfregar para sair totalmente a casca e pronto.

Como torrar o amendoim no micro-ondas?

Para fazer isso usando esse aparelho, terá que torrar aos poucos: coloque os amendoins em um prato, não os sobreponha. Em seguida, leve ao micro-ondas e deixe 2 minutos, abra a porta e mexa, virando-os. Feito isso, deixe torrar mais 2 minutos. Realize esse procedimento mais 2 vezes.

Posso usar outro tipo de açúcar?

Sim. Você pode substituir por açúcar mascavo, demerara ou o que preferir utilizar.

Existe algum truque para que a receita tenha maior rendimento?

Essa receita já rende bastante quando em comparação com o custo dela. No entanto, se quiser aumentar mais ainda a quantidade produzida acrescente um pouco de bolacha maisena moída ou processada. Não exagere na quantidade, para que o gosto do amendoim não fique muito enfraquecido.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Posso molhar a massa com um pouco de leite para umedecê-la?

Não aconselho que faça isso, pois a umidade produzida pelo óleo do amendoim já é suficiente para dar o ponto. Acrescentar mais líquido irá deixar muito mole o que, certamente, dificultará ou até mesmo impossibilitará o processo de modelagem.

Dica:

  • Se achar que a liga de sua massa ainda é insuficiente, experimente sová-la um pouco depois de processar. Faça isso por alguns minutos para que o calor das mãos ajude a deixá-la mais fácinho de modelar.

Como deixar a paçoca mais escurinha?

Torre o amendoim por mais tempo e use açúcar mascavo. No entanto, evite deixar torrando por tempo demais, pois o gosto pode ficar um pouco amargo. Outra coisa a fazer é acrescentar cacau em pó. O resultado fica muito bom com qualquer uma das opções mencionadas.

Dá pra usar o liquidificador no lugar do processador?

Dá sim. Bata primeiro o amendoim e depois acrescente todos os ingredientes.

Por que meu amendoim virou uma pasta e não uma farofinha?

Geralmente isso ocorre devido ao excesso de tempo processando o alimento. É necessário esperar soltar o óleo, mas cuidado para não deixar nesse processo tempo demais, pois o excesso de umidade irá provocar esse efeito pastoso.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dá pra fazer sem farinha láctea?

Sim. Nesse caso é só substituir a quantidade que seria colocada de farinha láctea pelo amendoim processado e seguir o restante da receita tal como foi ensinado. Fazendo assim, sua paçoquinha ficará bem mais saudável.

Qual a validade?

Deve ser consumido em até 20 dias e é possível ser armazenada fora da geladeira.

Essas maravilhas de festa junina são muito bem acompanhados de bolo e milho. Use a base para criar o que desejar.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.