A sobremesa de pudim é um clássico na casa do brasileiro. No entanto, a adaptação para a versão mini é uma novidade que chama atenção pela praticidade e pelo sabor delicioso em uma porção bem menor do que manda a receita tradicional. Neste artigo, você vai aprender como fazer mini pudim.
Veja também outras receitas tão deliciosas quanto a tradicional, com frutas, chocolate, leite em pó e muito mais! O passo a passo para essa receita é simples para você matar a vontade de comer um doce incrível.
Aprenda a fazer uma Receita de mini pudim. E confira outras formas de se deliciar com os pudins.
Receita de mini pudim maravilhoso: saiba como fazer
- 1 (uma) xícara de 350 ml de leite
- 1 (uma) lata de leite condensado com 395g
- 1 (uma) colher de sopa de leite em pó (opcional)
- 3 (três) ovos pequenos
- Forminhas de plástico
- 200ml de água quente
- 1 (uma) xícara de chá de açúcar com 300g
Modo de preparo
do pudim:- Em um liquidificador, adicione os três ovos e o leite condensado.
- Logo em seguida, coloque o leite. Caso queira, acrescente o leite em pó para dar mais sabor.
- Bata os ingredientes por cinco minutos para desmanchar tudo e não deixar com cheiro ou gosto de ovo.
- Transfira a mistura para outro recipiente e deixe descansar por, no mínimo, seis horas para que o pudim fique mais macio.
- Coloque na geladeira e separe,
- Em uma panela, coloque açúcar (refinado ou cristal) e misture em fogo baixo.
- Mexa de vez em quando até dissolver e formar o caramelo.
- Quando a calda estiver em um tom de amarelo dourado, acrescente água quente aos poucos. Ela não pode ficar escura para não amargar.
- Deixe em fogo baixo por mais alguns minutos, para desmanchar todos os torrões de açúcar, até ficar com consistência.
- Reserve em outro recipiente para esfriar.
- Coloque a calda fria dentro de uma bisnaga e coloque nas forminhas com menos de um dedo de altura.
- Acrescente o pudim com cuidado para não misturar com a calda. Isso pode ser feito com uma colher.
- Cubra com papel alumínio e coloque os potinhos em uma forma com água quente.
- Leve ao forno em 180º durante 40 minutos. Espete o mini pudim com um palito para saber se ele já está pronto.
- Leve à geladeira por cerca de algumas horas e está pronto!
2º. De chocolate
autor: Rafa Cabral - Confeitaria Descomplicada
Vamos combinar que toda sobremesa fica melhor com um toque especial de chocolate, não é mesmo? O autor ensina duas versões nessa receita: a tradicional e a que utiliza chocolate em pó. Ele ainda destaca que optou pelo 50% cacau, para não deixar a sobremesa exageradamente doce.
A opção também é ótima para quem quer empreender e oferecer um produto diferente para cativar o público. A aposta em uma outra versão da sobremesa vai com certeza chamar atenção!
3º. No copo
autor: Escola de Doce Oficial
O copo da felicidade faz muito sucesso e envolve vários doces diferentes, Pensando nisso, esta versão de mini pudim é uma forma criativa para adaptar a sobremesa e ainda acrescentar novos sabores.
Neste caso, a pessoa que criou a receita aproveitou para rechear os o fundo do copo com Nutella e, por cima, adicionou uma mousse de leite ninho. Para completar, a atração principal da sobremesa é colocada por cima das duas misturas. O produto final é certeza de sucesso por ser diferente.
4º. De leite ninho
autor: Confeitando com Daniela Bolos
Essa está entre as melhores receitas! A ideia é utilizar leite ninho dentro da mistura do pudim. Na hora de bater os ingredientes, é só adicionar cinco colheres de sopa. Além disso, o autor da receita ainda utiliza gelatina sem sabor para dar mais consistência.
Não esqueça de transferir a mistura com cuidado para o pote. Após fazer o fundo com caramelo, utilize uma colher ou vá devagar para manter a estética da sobremesa.
5º. Que não vai ao forno
autor: Perseguidora de Sonhos
A praticidade desta receita vai te encantar! Para os ansiosos na hora de comer uma sobremesa, esta versão é mais rápida para fazer do que a original. Um dos diferenciais é que ela utiliza gelatina sem sabor.
Logo após retirar a mistura do liquidificador, o autor da receita já colocou o pudim junto com a calda de caramelo. Depois disso, é só levar à geladeira e esperar ficar com a consistência ideal. Assim, você economiza mais tempo.
6º. Na panela de pressão
autor: Aceita um Café?
O autor desta receita promete um pudim delicioso feito em cinco minutos na panela de pressão.
Para alcançar o resultado, é só embrulhar os potinhos em papel alumínio e colocar dentro da panela com água já quente. Ligue em fogo alto até pegar pressão e depois diminua para médio. Conte mais cinco minutos e desligue. O resultado é uma sobremesa macia e deliciosa!
7º. Vegana com amêndoas
autor: Mussinha
A receita pode ser adaptada para várias formas, inclusive vegana. O autor desta versão mudou os ingredientes para contemplar outros públicos e ainda traz outro sabor ao acrescentar amêndoas à calda.
Para isso, o ovo e o leite foram substituídos por leite de amêndoas, leite de coco e amido de milho. Além disso, o toque da essência de baunilha pode fazer toda a diferença. Na hora de fazer a calda, não foi utilizada água quente. Os ingredientes para o caramelo são açúcar, leite de amêndoas e amêndoas picadas. A receita promete um pudim tão cremoso quanto o original.
8º. Com frutas
autor: Nandu Andrade
Você não leu errado, existe uma versão desta receita com frutas em sua composição. O mais legal é que você pode utilizar as que tiver vontade. No caso do vídeo, o autor optou por uma mistura tropical, com tangerina, kiwi, morango, banana e maçã. Não esqueça de espremer limão por cima para que as frutas não escureçam.
Além disso, o autor opta por fazer uma camada com biscoito maizena. Ou seja, a sobremesa é cremosa, com um toque azedo de frutas e crocante. O combo perfeito!
9º. De morango
autor: Confeitando com Daniela Bolos
Outra opção tradicional de pudim é o morango, inclusive na cobertura. Para isso, o autor utilizou pasta saborizante com o sabor da fruta para fazer a mistura da massa. A cobertura, apesar de já estar pronta nesta receita, pode ser feita com açúcar e morango no fogo, assim como é feito o caramelo. O diferencial será os pedacinhos da fruta no pudim.
10º. Sem lactose e glúten
autor: Dolce Equilíbrio Ludy Somavila
Os celíacos e intolerantes a lactose não foram esquecidos dentro desta receita. É possível comer uma ótima sobremesa e ainda sim respeitar o próprio corpo. Além disso, é possível deixar alguns ingredientes de fora para alcançar um sabor mais parecido.
O autor utilizou óleo vegetal, leite e farinha de arroz, fécula de batata e cacau em pó para alcançar o resultado. Na hora de decorar, a opção foi chantilly vegetal e frutas.
Não esqueça de misturar bem a massa do pudim e aproveite a sua sobremesa geladinha e cremosa!