8 Receitas de Manjar de Ameixa E Ótimas Sugestões Fáceis E Deliciosas para Fazer a Qualquer Momento

Um clássico abrasileirado que faz muito sucesso!
8 Receitas de Manjar de Ameixa E Ótimas Sugestões Fáceis E Deliciosas para Fazer a Qualquer Momento
Avalie este item
(8 votos)

Um doce perfeito às ocasiões especiais e que sempre dar água na boca! Além de encantar os olhos, é muito saboroso e ideal para surpreender seus convidados.

Essa sobremesa, de origem portuguesa, ganhou um toque ainda mais delicioso com a versão brasileira, que adicionou coco combinado a calda de ameixa.Irresistível, né? Se concorda comigo, então venha aprender o passo a passo da Receita de Manjar de Ameixa.

E, em seguida, veja mais dicas para variar a versão tradicional!

Receita de Manjar de Ameixa: saiba como fazer

Rendimento
10 porções.
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Referência de Medida: Xícara de 240ml
Ingredientes
Manjar
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 medidas e ½  (da lata de leite condensado) de leite;
  • 1 xícara de amido de milho;
  • 1 vidro (200ml) de leite de coco
  • Óleo de coco para untar a forma
Calda de Ameixas
  • 150g de ameixa seca e sem caroço;
  • 1 xícara e meia de açúcar;
  • Cravinhos e canela em pau;
  • 2 xícaras e ½ de água.

Modo de preparo

Manjar
  • Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite integral, leite de coco e, acrescente uma colher de sopa de amido de milho e mexa até engrossar;
  • Com o fogão ainda desligado, dissolva bem os ingredientes. Leve ao fogo baixo até obter um creme grosso;
  • Coloque o creme na forma untada com o óleo de coco.
  • Espere esfriar e leve à geladeira por 4 horas.
Calda de Ameixas
  • Em uma panela, coloque a ameixa seca, o açúcar, o cravinho, a canela e a água.
  • Misture e deixe em fogo baixo. Após iniciar a fervura, conte 10 minutos. Reserve.
  • Desenforme o manjar e finalize com a caldinha de ameixas e coco em fitas.

2º. Separamos mais algumas receitas dos deuses para você, confira!

3º. Com leite condensado:

Autora: Flor de Farinha

Se o manjar com leite de coco já é bom, imagine se adicionar uma caixinha de leite condensado e creme de leite? Simplesmente incrível!

Além de ficar super cremoso, quando colocar a calda e as ameixas, o sabor será inesquecível. Aproveite essa delícia para surpreender seus convidados.

4º. Light:

autor: Anjo Low Carb Receitas

Esta receita é ideal para quem quer optar por alimentações mais saudável e deseja substituir as xícaras de chá de açúcar por adoçantes menos calóricos. Até porque quem disse que é preciso abrir mão das coisas boas do mundo da culinária para ter alimentação equilibrada?

As sobremesas sempre são vistas como vilãs por algumas pessoas que seguem dieta, não é mesmo? Se você é uma dessas, então, esqueça já esse paradigma. Pois, essa versão possui baixas calorias, é sem farinha, portanto, sem glúten, sem forno, fácil e rápida. É uma sobremesa ótima!

5º. No pote:

autor: Doce, sal e etc. Receitas caseiras

Esse tipo de manjar de ameixa é ideal para quem gosta de ser organizado e prático, na hora de servir. Fácil e simples de fazer, além de ter baixo custo, é uma delícia!

Se você preparar uma calda de ameixa, que é muito simples e fácil de fazer, bastando levar ao fogo médio as ameixas com o açúcar e uma xícara de chá de água, o seu manjar além de lindo, ficará impressionantemente saboroso e remeterá ao gostinho de pudim de leite.

6º.  Simples:

autor: Culinária Prática

Essa versão simples tem gosto de infância, não há como negar isso!

Se quiser pode diminuir a quantidade de açúcar, podendo acrescentar algum outro ingrediente de sua preferência. De qualquer modo que fizer não tem como não ficar gostoso.

A dica é fazer à noite e desenformar pela manhã. Depois, é só jogar a calda por cima, e, assim, seu pudim estará pronto e agradará a todos.

7º. Ao vinho

autor: Receitas da Bebel

Mesmo sendo uma receita simples, nem sempre fazemos esse doce ao vinho, não é verdade? Mas, quando o fim do ano se aproxima, já é de costume fazer a listinha das sobremesas em casa, e é claro que o manjar é um dos primeiros da lista.

O vinho suave aprimora o sabor desta delícia, além de dar uma cor muito especial, as ameixas ficam extremamente saborosas e em perfeita harmonia com a bebida.

Essa receita não pode passar despercebida já que é uma das melhores versões.

8º. Sem fogo:

Autora: Chef Léo Oliveira

Manjar de ameixa sem fogo é ótima opção para quem deseja praticidade. Mas você deve estar se perguntando: como fazer essa sobremesa dessa forma? O segredo para ganhar consistência é a gelatina sem sabor. Neste preparo também vai o leite em pó, leite condensado, creme de leite, leite de coco, coco ralado e calda de ameixa. Imagina essas combinações? Deliciosas!

Outra opção para quando for decorar é acrescentar o coco ralado junto da ameixa, caso queira.

9º. Com chocolate

Autor: Juntos na Cozinha

Você que gosta de variar as receitas e sair do tradicional manjar de coco com calda, experimente trocar os ingredientes e usar sua criatividade. Com chocolate essa sobremesa fica imensamente especial, pois, é muito saborosa e deixa um gostinho de quero mais!

O manjar com chocolate não é muito tradicional, por isso, quando as pessoas o veem ficam admiradas e querendo aprender como fazer. Então, já se prepara para passar as dicas e a receita, pois, essa sobremesa vai despertar muitas curiosidades. E o melhor é que pode ser usado tanto o achocolatado comum que tem em casa, quanto os chocolates em pó mais requintados, isso vai depender do seu gosto.  Outra dica importante é não escolher o leite de coco de vidrinho, devido a sua alta concentração o sabor é mais marrento.

É sempre bom lembrar que existem muitas variedades de ingredientes para o seu doce, e você pode reinventar essas receitas conforme seu gosto.

Gostou dessas receitas? Então, aproveite e faça já. São tão deliciosas que você vai querer estabelecer uma política de privacidade em sua casa, apenas para poder degustar com calma e apreciar os detalhes do incrível manjar.

poste no pinterest esta imagem de receita de manjar-de-ameixa

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.