14 Receitas de Geleia de Uva Para Saciar Sua Vontade de Doce

Se você deseja aproveitar a safra e os preços baixos, então precisa conhecer essa receita!
14 Receitas de Geleia de Uva Para Saciar Sua Vontade de Doce
Avalie este item
(15 votos)

A uva possui diferentes variedades e é produzida em várias partes do país, tendo destaque a região sul.

Após a produção, a fruta é destinada para todos os estados e até para fora do Brasil, se tornando matéria prima na fábrica de doces, sobremesas, sorvetes, sucos, vinhos e sendo base para ótimas receitas.

Por ser tão facilmente encontrada você precisa aprender a como fazer está ótima receita de geleia de uva. Veja agora como é fácil fazer essa e outras opções.

Receita de geleia de uva: Saiba Como Fazer

Rendimento
10 porções
Preparação
40 min
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 300ml de água
  • 500g de uva preta
  • 1 xícara de 200ml de açúcar refinado ou cristal

Modo de preparo

  • veja como o passo a passo é muito fácil de fazer: em uma panela adicione a água e a coloque as uvas para cozinhar de 15 a 20 minutos em fogo médio;
  • depois de 15 minutos você verá que a mistura cozinhou bem estará mais grossa e já poderá desligar o fogo;
  • deixe esfriar um pouco e depois passe a mistura por uma peneira, apertando-a com uma colher, dessa forma as sementes e cascas poderão ser descartadas, enquanto usa-se somente o líquido para fazer geleia;
  • feito isso, coloque o líquido na panela e junte o açúcar, mexendo para misturar o açúcar;
  • leve ao fogo baixo mexendo de vez em quando por cerca mais 15 minutos, evitando que grude e queime no fundo;
  • Quando mexer e conseguir ver o fundo da panela é hora de desligar o fogo e espere esfriar para depois ser guardada e consumida.
Dicas úteis:
  • para saber se a receita está no ponto, pode-se colocar um pouco dela em um copo de água e se ela não se misturar com a água é sinal de que já está boa.

2º. Com a variedade verde

autor: Receitas e dicas da Cris

A espécie verde dessa fruta possui nutrientes como catequinas e clorofila, além de ser composta por muitas fibras e nutrientes bons para o organismo.

Além disso, seu sabor é levemente azedo e ao ser utilizada como base para sua receita, será possível ter uma opção com cor clara e grande cremosidade.

3º. Sem açúcar

autor: Casal Cindrigo Faça você mesmo

O açúcar é o vilão de muitas dietas e da saúde no geral, por isso é tão importante diminuirmos consumo para evitarmos doenças futuras.

Nesta opção de geleia ele será substituído por água de coco verde e terá uma combinação tão gostosa quanto aquela feita com aquele adoçante.

4º. Para recheios

autor: Nicia Trufas & Balas Geladas

Final de semana é um ótimo momento para preparar bolos e tortas para saborear com toda a família em torno da mesa, por isso se faz necessário inovar sempre que possível para surpreender as pessoas amadas.

E essa opção de geleia certamente fará isso por manter no doce os pedaços da fruta, podendo ser utilizada como recheio não só em bolos e tortas, mas também para rechear trufas e ovos de Páscoa ou servir como cobertura para mousses.

5º. Usando a variedade Niágara

autor: Maravilhas da Mary

Essa qualidade da planta é muito resistente e produz grandes cachos, garantindo um bom rendimento a receita além de proporcionar um sabor suave, mas marcante.

Para essa geleia será necessário apenas cozinhar as uvas, com a quantidade de açúcar indicada, misturada na água e minutos antes de encerrar o cozimento adicionar algumas gotas de limão.

6º. Com a opção em passas

autor: Kaique Fulgencio

Se você gosta de inovar, então chegou a hora de testar essa receita feita usando apenas 100g de uvas passas roxas e deliciar a todos comendo-a com pães ou torradas.

Veja como não é preciso ter a fruta in natura em sua casa para ser possível preparar essa deliciosa opção e ter um excelente acompanhamento no café da tarde.

7º. Usando casca

autor: Amor e receitas

Essa opção veio para dar praticidade na sua receita, aqui ela será feita apenas com as cascas da fruta, podendo utilizar a polpa para fazer sucos ou outras sobremesas.

Assim, será possível evitar o desperdício de nutrientes presentes na casca dessa planta e reutiliza também algo que antes seria jogado fora.

8º. Acrescentando pimenta e maracujá

autor: Magali de Pressão

E é claro que não poderia faltar uma opção agridoce para ser o acompanhamento de queijos e carnes na sua tabua de aperitivos servidos as visitas.

Nessa receita, será acrescentado no preparo algumas pimentas contadas em cubinhos e a polpa de maracujá para garantir um sabor inigualável.

9º. Incluindo chia

autor: Andreia Torres

Precisando incluir sementes em suas refeições, que tal iniciar pela chia? Ela é uma sementinha rica em gorduras boas, sendo ótima para o intestino.

Ao ser acrescentada nas receitas ela tem o poder de aumentar a digestão do alimento e assim, proporciona maior saciedade, deixando a receita ainda mais saudável.

10º. Utilizando vinho

autor: Lúcia fui na cozinha

Se ainda há um pouquinho daquele seu vinho preferido, que tal transformá-lo em uma deliciosa opção de acompanhamento no lanche da tarde?

Esta opção é ótima para aproveitarmos aqueles vinhos que temos em casa e não tomamos mais, transformando-os em uma nova forma como os apreciamos.

11º. No micro-ondas

autor: Cozinha da Cátia

Se o desejo é evitar o calor do fogão, então aproveite esta dica rápida e prática feita bem longe das suas chamas e sem sujar sequer uma panela.

Após misturar o suco e os demais ingrediente, será preciso deixar a mistura no micro-ondas por 12 minutos e depois disso, é só levar a geladeira deixando resfriar e em alguns minutos já poderá saborear.

12º. Sem sementes

autor: Nossa cozinha na Tv

Nem todo mundo gosta de comer a semente da fruta, por isso aqui está uma dica para retirá-la da sua receita e agradar todo mundo.

Esta receita pode ser preparada com a espécie Vitória ou Isis que não possuo sementes, ou então após o cozimento da fruta, você a espreme retirando a casca e as sementes, fazendo uso somente do suco no preparo esta deliciosa opção.

13º. Com morango

autor: Nete dicas e receitas

É hora de juntar as duas frutas queridinhas das crianças nessa deliciosa mistura que poderá servir como recheio em deliciosos sanduíches no final de uma tarde longa de brincadeiras e diversão.

Será preciso utilizar apenas 100 gramas de morango e de uva, além de 250g de açúcar e cozinhar em fogo médio por alguns minutos, podendo até mesmo finalizar com uma pitada de canela ou noz moscada.

14º. Com pera

autor: Dicas e Receitas do Ganesha Organico

A pera é uma fruta ótima contribuindo com o bom funcionamento do nosso intestino devido a quantidade de fibras que ela possui.

Ao ser acrescentada nas receitas, ela suaviza o sabor dos outros ingredientes, deixando mais agradável ao paladar do consumidor.

E aí, qual foi sua receita preferida? Certamente teve mais de uma! Então agora é hora de conferir na geladeira quais ingredientes você tem e preparar algumas delas fazendo a família toda feliz.

poste no pinterest esta imagem de receita de geleia-de-uva

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.