Geleia de Jabuticaba bem docinha

  • Versátil, deliciosa e o melhor de tudo: sem conservantes artificiais com um sabor que conquistará sua família ou clientes.
Publicado em Sobremesas
Geleia de Jabuticaba bem docinha

Geleia combina muito bem com diversas refeições, por isso, nada melhor do que tê-la à mão sempre que preciso. Além de ser uma ótima opção para aproveitar as frutas da estação de um jeito diferente e saboroso.

Aqui você vai encontrar o passo-a-passo da Receita De Geleia De Jabuticaba caseira Simples e Fácil para conseguir alcançar um doce com o gosto marcante da fruta e uma textura perfeita. Tudo isso com apenas 3 ingredientes, no conforto da sua cozinha e em poucos minutos de preparo. Não poderia ser melhor!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Vem e aprenda a fazer uma geleia incrível! Vamos começar o passo a passo!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Geleia de Jabuticaba Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Quantidade
2 potes de 200g
Preparação
25 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1kg
de jabuticabas
860g
de açúcar
Água

Modo de preparo

1

Cozinhando as jabuticabas

  1. Em uma panela grande coloque as jabuticabas e adicione água até cobri-las totalmente.
  2. Acrescente aproximadamente 250g de açúcar.
  3. Leve ao fogo e depois que começar a ferver deixe cozinhar por mais 15 minutos. Você saberá que já pode tirar quando o líquido estiver com uma tonalidade bem forte.
2

Vamos coar!

  1. Retire do fogo, pegue um escorredor e coloque-o sobre outra panela. Agora derrame a água com as jabuticabas.

Dica:

  • Não descarte o conteúdo que fica na peneira, ele pode ser utilizado para fazer outras receitas. Uma delas é o licor de jabuticaba. Para fazê-lo basta acrescentar 500ml de água, um pouco de açúcar refinado e ferver, depois coloque em uma garrafa de 1 litro e complete com vodka.
3

De volta ao fogo

  1. Pegue o suco que foi produzido e leve-o novamente ao fogo.
  2. Acrescente o açúcar restante e deixe cozinhar.
  3. Depois que começar a ferver espere por aproximadamente 40 minutos, é importante que o conteúdo seja reduzido pela metade.
  4. Para saber se está no ponto pegue um pouco de calda com uma colher e derrame novamente na panela, é importante que ela pingue e não mais escorra em um fio fino. Em outras palavras, ela não deve estar extremamente líquida, deve ter ganhado um pouco de consistência.
4

Para finalizar

  1. Transfira tudo para potes com tampas que permitam fechar, espere esfriar e em seguida, pode levar para a geladeira.
  2. Passadas algumas horas ela deve ficar com consistência gelatinosa, nesse estado ela está pronta para ser consumida. É só aproveitar sua receita de geleia de jabuticaba!

Por que minha geleia ficou amarga?

O sabor amargo geralmente está relacionado aos caroços, por isso não os amasse, nem durante o cozimento nem no momento de coar. Pode simplesmente deixar cozinhar inteira, ela solta o sabor naturalmente. Interferir demais irá deixar esse gosto desagradável.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dá pra usar esse procedimento para fazer com outras frutas?

Dá sim, sem nenhum problema. Você pode fazer com acerola, morango, mamão verde, pera, maçã, amora e até mesmo com uva. Experimente as de sua preferência, mas escolha, as que já possuam pectina, que é um gelificante natural, como é o caso das sugestões dadas aqui.

Para frutas que não contenham essa sustância o processo será diferente pois será necessário adicionar gelificante artificial para obter a textura adequada.

A temperatura utilizada para o preparo deve ser alta ou baixa?

Para essa receita, qualquer uma das temperaturas funciona tranquilamente. No momento de ajustar a temperatura você deve considerar apenas o tipo de açúcar utilizado. Se usar o cristal o fogo pode ficar alto, pois ele dissolve lentamente, no entanto, se usar o refinado, é melhor deixar a temperatura baixa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O que posso comer com uma geleia?

São ótimos pares de seu pão, das torradas, dos queijos e das panquecas. Essas são apenas algumas sugestões. Experimente com o que tiver em casa.

Por que minha geleia não ficou consistente?

Esse tipo de problema é decorrente, principalmente, de pouco tempo de cozimento. Por este motivo, sempre espere a calda ganhar consistência antes de retirar do fogo. Se deixar de fazer isso, não vai adiantar levar para a geladeira, ela vai ficar muito mole. Outro motivo é a quantidade de água em excesso, coloque apenas o solicitado na receita, assim evita esse resultado.

Se não tomou esses cuidados e a geleia está extremamente fina, parecendo um suco ou mel, então, retorne com ela para o fogo. Antes de fazer isso adicione mais açúcar. Deixe cozinhar, o volume de líquido precisa diminuir.

Que tipos de açúcar posso usar?

Você pode escolher aquele que mais gostar, pois todos funcionam muito bem, o cristal, o demerara, o refinado, enfim. No entanto, o açúcar cristal é o mais adequado para o preparo desse tipo de preparo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Qual a validade?

Pode guarda-la em potes na geladeira por até um mês. Lembre-se de deixar esfriar antes de armazená-la.

Dá para congelar?

Dá sim, essa é uma ótima opção para conservar por um período maior de tempo. Para fazer isso, é só colocá-la em potes que possam ser totalmente fechados e levar ao freezer. Ela pode ficar congelada por até 3 meses.

Dicas:

  • Use algumas etiquetas que possam informar o dia em que o produto foi feito e o nome do mesmo, principalmente se desejar fazer em grandes quantidades. Isso irá ajudar a não passar do prazo adequado.
  • Congele a geleia de jabuticaba em porções pequenas, assim, poderá tirar do freezer apenas o suficiente para o consumo. Isso é fundamental, visto que depois de descongelada ela não pode voltar a ser congelada.

Posso usar as jabuticabas ainda verdes para fazer?

Desaconselho isso, pois ao fazer isso o sabor é consideravelmente alterado. O ideal é utilizar a fruta madura.

Por que minha geleia cristalizou em pouco tempo?

Isso pode ter ocorrido devido ao uso de frutas já envelhecidas, passadas. Se tem muitas jabuticabas em casa e não quer fazê-las todas de uma vez, então congele-as para assim poder utilizar depois sem problemas. Congelar frutas é muito fácil, basta coloca-las em sacos, retirar o ar de dentro, fechar e levar ao congelador.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Há alguma forma de deixar a geleia com mais brilho?

Sim. Você pode retirar a espuma que se forma no momento do cozimento, isso dá mais brilho, no entanto, precisa ser feito com muito cuidado porque se ficar movendo a geleia pra lá e pra cá é muito provável que ela acabe cristalizando.

Depois de tanta informação, é certo que já sabe como fazer geleia de jabuticaba perfeitamente deliciosa.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.