Fantástica Receita de Ganache de Chocolate + Inúmeras Formas de Preparo

  • O delicioso creme usado para nos recheio dos mais variados doces feito de forma prática e em casa.
Publicado em Sobremesas
Fantástica Receita de Ganache de Chocolate + Inúmeras Formas de Preparo Liliya Kandrashevich / Shutterstock.com

A ganache é um creme tradicional da culinária Francesa e de muita adesão em todo o mundo. É tradicionalmente feita de creme de leite com chocolate e utilizada em recheios de doces e bolos e como cobertura.

De simples preparo, a ganache é uma peça chave na confeitaria. No nosso país, a ganache de chocolate recebe inúmeras releituras, de todos os sabores e gostos, os quais variam desde a ganache de limão até a ganha de doce de leite, da mais cítrica a mais doce.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Pensando nisso, dentre inúmeras possibilidades, separamos nossa opção preferida: como fazer uma receita de ganache de chocolate com whisky. É uma ótima opção de sobremesa e pode ser servida de diversos modos. Você não pode perder, confira agora mesmo!

Quer conhecer os diversos modos? Então fique conosco até o final desse post!

poste no pinterest esta imagem de receita de ganache de chocolate

Receita de Ganache de Chocolate com Whisky: Como Fazer

Rendimento
aproximadamente 120g
Preparação
10 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
Ingredientes
  • 250g de chocolate meio amargo ou o de sua preferência
  • 50ml de whisky
  • 60g de creme de leite
  • 20g de manteiga sem sal

Modo de preparo

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • Para começarmos a receita, pique e derreta o chocolate em 30 segundos no micro-ondas.

  • Mexa bem o chocolate e leve por mais 30 segundos. Refazemos esse processo até derreter tudo, esse processo é fundamental para não queimar nenhuma parte do nosso chocolate.

  • Deixar de ficar totalmente derretido, acrescentamos o creme de leite e misturamos.

  • Depois que ficar homogêneo, acrescentamos o whisky.

  • Para deixar uma textura incrível e muito brilho, finalize adicionando a manteiga.

  • Possibilidades:

    Como vimos, o ganache é um doce muito versátil. As possibilidades são inúmeras, você pode soltar a imaginação, mas ficam aqui algumas dicas de complemento: mousse de maracujá, recheio de bolo, cobertura para cupcakes, sobremesas, fondue ou até mesmo ovos de Páscoa.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
Dica:

A utilização da manteiga é de suma importância para deixar o chocolate brilhoso e com uma textura incrível, com cara de comprado em confeitaria, sabe?

Depois de adicionar o whisky, mexa com o auxílio do fuê para deixar leve e, ao mesmo tempo, homogêneo.

Se não gostar do toque do whisky, opte por uma bebida mais puxada para o doce.

Abaixo temos mais 16 variações deste preparo incrível que irá adoçar e, com certeza, melhorar seu dia!

De limão siciliano

O limão siciliana é conhecido por sua casca amarela e por ser menos ácido que o limão tradicional, o conhecido limão taiti. Nessa receita de ganache usamos o suco de limão siciliano e também a sua casca raspada, garantindo uma acidez bem leve, característica da fruta cítrica.

Abacaxi

O abacaxi traz a receita aquele sabor doce característico e seu aroma único. Além disso é uma fruta ótima para a saúde: atua na melhora da digestão, combate pedras nos rins, preserva os ossos e, ainda, auxilia no processo de emagrecimento já que contribui para o aumento da saciedade.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De chocolate branco

É uma receita muito fácil de fazer e uma ótima dica para cobertura de bolo: Derreta 300 gramas de chocolate branco no micro ondas. Acrescente 100 ml de água quente e mexa bem até atingir a textura do creme, de ponto mais firme.

Falso ganache

Essa receita é feita com chocolate em pó, por isso recebe o nome de falso ganache. Para fazer: Numa panela, coloque uma caixa de creme de leite, duas colheres de açúcar, quatro colheres de sopa de chocolate em pó. Mexa e leve ao fogo médio até atingir a consistência desejada. Deixe esfriar em temperatura ambiente e sirva.

De framboesa

Essa é a ganache para confeitar bolinhos, dado a sua cor linda e seu sabor inconfundível. A framboesa garante a receita um sabor suave e adocicado, o que combinado com o chocolate deixa a ganache ainda mais concentrada. Fica uma delícia.

Com suco de laranja

A laranja traz à ganache de chocolate uma leve acidez. O contraste com o doce do chocolate deixa a receita mais saborosa e equilibrada. É uma ótima dica para usar como recheio de bolinhos e como pasta para biscoitos doces.

Anúncio
Continue lendo abaixo

De nutella

O creme de avelã mais queridinho da culinária não poderia ficar de fora das receitas. A ganache de chocolate com avelã é ideal para ser usada como cobertura de bolo. O doce fica muito concentrado e a textura fica super cremosa.

De morango

Para essa ganache, a dica é usar o pó de sobremesa com o sabor da fruta, ideal para fazer ganache. Usamos aqui chocolate derretido de cor branca, pó de sobremesa e creme de leite. A dica para deixar a ganache lisa e brilhante é batê - la usando o mixer.

De maracujá

O maracujá tem propriedades calmantes e é um excelente aliado da saúde já que auxilia na manutenção do sistema respiratório e imunológico. Nessa receita usamos o suco de maracujá que é combinado com o chocolate de cor branca. Fica uma delícia!

Anúncio
Continue lendo abaixo

De ninho

É uma ótima para rechear bombons e pão de mel. O modo de preparo da receita é: Dissolva 100 gramas de leite ninho em 300 gramas de creme de leite, acrescente 30 gramas de glucose e leve, em fogo médio, para ferver. Retire do fogo e acrescente 400 gramas de chocolate de cor branca. Mexa bem e deixe derreter o chocolate. Antes de consumir, deixe esfriar completamente.

De biomassa de banana verde

A biomassa de banana verde se assemelha a um purê de banana bem espesso e de sabor neutro. Para esta receita, usamos a biomassa como substituta do creme de leite e acrescentamos ainda mel, chocolate em pó e leite de coco. É uma ganache funcional, sem lactose e cremosa.

Tradicional

Usamos nessa receita tradicional o chocolate meio amargo, a margarina e o creme de leite fresco. Derreta 500 g de chocolate em banho maria, ou se preferir, no micro ondas e acrescente ½ colher de sopa de margarina. Acrescente 200g de creme de leite e misture. É uma ótima dica para rechear torta e como cobertura de chocolate para cobrir bolo, por exemplo.

De doce de leite

O doce de leite é muito utilizado na nossa culinária, sobretudo quando o assunto é churros. Nessa receita trouxemos o doce de leite como complemento para a ganache de chocolate, que leva ainda amendoim. A ganache fica mais consistente e muito mais crocante.

Com rum

Nessa receita de ganache usamos o rum e é uma ótima dica para ser usada como recheio de bolo. O rum usado aqui é o branco, que confere a ganache um sabor levemente cítrico, além do aroma suave já que possui baunilha.

Simples

Essa receita é simples e usa apenas 200 gramas de chocolate ao leite nobre e 70 ml de creme de leite. Como fazer: Derreta o chocolate em banho maria para que fique bem molinho. Coloque o creme de leite aos poucos e misture até ficar um creme homogêneo. Está pronto para ser usado.

De nozes e pistache

Nessa receita a ganache é feita de combinação surpreendente de sabor e de uma textura muito crocante. Usamos aqui o pistache, que é uma fruta de sabor exótico, que combina com doce ou salgado, e as nozes, que são oleaginosas levementes adocicadas. Ambos são benefícios para a saúde e a combinação fica incrível.

A ganache é ideal para complementar aquela sobremesa rápida: seja como recheio de bolo de chocolate, ao mousse de chocolate e até de cobertura para cobrir o bolo. Poupa tempo e tem um sabor incrível, além de poder brincar com as combinações e com os diversos tipos de chocolate. Se divirta e bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.