Doce Pé de Moça Cremoso e Macio com Leite Condensado

Gostinho de festa junina na sua casa em qualquer dia do ano, sempre que desejar, aproveite com sua família.
Publicado em Sobremesas
Doce Pé de Moça Cremoso e Macio com Leite Condensado

Os doces com amendoim, típicos da região nordeste, já ganharam o paladar dos brasileiros. E se o pé de moleque é adorado por muitos, a receita de pé de moça doce cremoso com leite condensado, impossível ficar de fora da lista dos mais queridos.

Se você ainda desconhece esse docinho é o momento de conhecer, mas se conhece, esta é a oportunidade de aprender a fazê-lo. É muito fácil e rápido de preparar!

Vamos começar!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Pé de Moça Doce Cremoso e Macio com Leite Condensado: Saiba Como Fazer

Quantidade
18 Unidaes
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

200g
de açúcar cristal
90ml
de água
50g
de manteiga
½
caixa de creme de leite
200g
de amendoim torrado e sem pele
30g
de mel
300g
de leite condensado
Açúcar
Refinado

Modo de preparo

1

Preparando a calda de açúcar

  1. Escolha uma panela, de preferência uma que seja antiaderente, e acrescente o açúcar refinado e a água.
  2. Mexa bastante, até perceber que o açúcar dissolveu.
  3. Agora pode levar para o fogão, use uma temperatura média.
  4. Aguarde até que a mistura ferva, formando uma calda de açúcar, a partir do momento em que você acende o fogo médio, o ideal é não mexer mais, pode balançar um pouco a panela, mas evite passar colheres ou espátulas. A calda estará pronta assim que apresentar uma cor dourada.
2

Preparando a forma

  1. Escolha uma forma untada com manteiga ou óleo. É importante que a forma seja preparada antes da base, assim, é possível adicionar a massa nela assim que estiver pronta.
3

Deixando a base do doce pronta

  1. Agora retire a panela do fogo e coloque a manteiga, o creme de leite e o mel. Perceberá que o açúcar continua fervendo durante esse processo, isso é natural, é desnecessário esperar esfriar.
  2. Misture tudo e leve mais uma vez para cozinhar. Continue mexendo para não queimar o fundo da panela.
  3. Adicione o amendoim sem pele e a lata de leite condensado.
  4. Continue mexendo pelo período necessário até que a massa desgrude da panela. O ponto do Pé de Moça é semelhante ao do brigadeiro, se sabe fazer, não terá nenhuma dificuldade com relação a isso. Mas se não sabe, será suficiente mexer por, em média, 20 minutos.

Dicas:

  • Se quiser uma massa ainda mais fofinha acrescente 2 colheres (café) de fermento em pó. Ele deve ser adicionado no momento em que o amendoim já está no fogo juntamente com o leite condensado.
  • Para deixar a massa ainda mais caramelizada, pode ao final do processo, depois de desligar o fogo, continuar mexendo por mais 3 minutos.
4

Vamos enformar!

  1. Coloque todo o conteúdo da panela na forma e espalhe para preenchê-la, faça isso com uma colher.
  2. Agora espere esfriar um pouco, 4 minutos são suficientes.
5

Hora de modelar

  1. Corte vários quadrados.
  2. Em seguida, finalize passando-os no açúcar. Pode ser refinado ou não, o resultado fica incrível independente de qual seja. Feito isso, é só aproveitar essa maravilha de pé de moça. Já sabe como fazer.

Dicas:

  • Na hora de cortar os quadradinhos passe a faca no açúcar, faça isso a cada corte, pois ajuda a não grudar, o que facilita muito o processo.
  • Não espere esfriar totalmente para passar no açúcar.

Posso deixar de passar ele no açúcar?

Pode sim. O açúcar serve apenas para finalizar, mas se não gosta pode deixar sem ele. Além disso, é possível optar pelo uso de outros tipos de açúcar, por exemplo, o cristal, o demerara, o mascavo ou mesmo misturar com canela.

Há também a opção de usar rapadura para adoçar. Todas essas formas de fazer dão bons resultados. Sinta-se livre para criar variações!

Por que minha massa não ficou consistente?

Apesar de ser indiferente ao sabor, uma massa muito mole dificulta bastante o momento de modelar o doce. Por isso, é preciso ficar bastante atento ao ponto dela. Se tem certeza que esperou dar o ponto e ainda assim ela não está do modo desejado, aguarde mais um pouco, pode ser que esteja muito quente. Ao esfriar ela ganha consistência naturalmente.

Dá pra cozinhar sem amendoim?

Descaracteriza a receita, mas dá sim e também fica gostoso, pois a massa fica deliciosa mesmo sem a presença de amendoim. Se quiser, pode inclusive modelar alguns brigadeiros com um gostinho diferente.

Dá pra preparar com o amendoim moído?

Sim. Não altera o sabor, apenas a textura, mas também fica delicioso.

Só tenho amendoim salgado, posso tentar com ele?

Nesse caso, o mais adequado é retirar o sal. Você pode jogá-lo em uma peneira e depois ir limpando com guardanapo. Assim é possível eliminar boa parte do gosto salgado para assim, ser possível utilizar na receita.

O que posso usar para incrementar essa receita?

Dois ingredientes que combinam bastante e ajudam a dar um sabor especial são o coco ralado e o cacau em pó. Tenta ainda uma cobertura de chocolate. Experimente adicioná-los. Vale a pena!

Qual a validade do Pé de Moça?

Ele pode ser guardado por, em média, 15 dias. Prefira armazená-lo em um local arejado, assim garante a qualidade do doce durante esse período.

Preciso colocar na geladeira?

É desnecessário, até para armazenar, nem para dar consistência à massa. Ele resiste muito bem a temperatura ambiente.

Dá para congelar?

Dá para congelar, mas nem é o ideal, uma vez que, o amendoim ao ser congelado, geralmente, acaba murchando um pouco. Além disso, esse é um doce que se mantém em boas condições por vários dias não é um processo comumente necessário.

Se mesmo assim tiver a necessidade de fazer isso, coloque a massa em saquinhos próprios para tal procedimento e feche-os bem, retirando todo o ar de dentro. Procure sempre etiquetar com a data de fabricação do produto, assim, é possível se orientar quanto a validade.

A massa da receita de pé de moça congelada tem validade de 3 meses.

Importante!

  • Deixe descongelar dentro da geladeira, evite colocar em temperatura ambiente, nem tente apressar o processo usando algum tipo de aquecimento. Isso pode comprometer a qualidade de seu produto final.

Se prepare para uma experiência deliciosa, quando estiver pronta vá em frente porque todo mundo vai amar. Veja nossos outros doces e sobremesas no site.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.