Os doces com amendoim, típicos da região nordeste, já ganharam o paladar dos brasileiros. E se o pé de moleque é adorado por muitos, a receita de pé de moça doce cremoso com leite condensado, impossível ficar de fora da lista dos mais queridos.
Se você ainda desconhece esse docinho é o momento de conhecer, mas se conhece, esta é a oportunidade de aprender a fazê-lo. É muito fácil e rápido de preparar!
Vamos começar!
Receita de Pé de Moça Doce Cremoso e Macio com Leite Condensado: Saiba Como Fazer
Ingredientes
Modo de preparo
Preparando a calda de açúcar
- Escolha uma panela, de preferência uma que seja antiaderente, e acrescente o açúcar refinado e a água.
- Mexa bastante, até perceber que o açúcar dissolveu.
- Agora pode levar para o fogão, use uma temperatura média.
- Aguarde até que a mistura ferva, formando uma calda de açúcar, a partir do momento em que você acende o fogo médio, o ideal é não mexer mais, pode balançar um pouco a panela, mas evite passar colheres ou espátulas. A calda estará pronta assim que apresentar uma cor dourada.
Preparando a forma
- Escolha uma forma untada com manteiga ou óleo. É importante que a forma seja preparada antes da base, assim, é possível adicionar a massa nela assim que estiver pronta.
Deixando a base do doce pronta
- Agora retire a panela do fogo e coloque a manteiga, o creme de leite e o mel. Perceberá que o açúcar continua fervendo durante esse processo, isso é natural, é desnecessário esperar esfriar.
- Misture tudo e leve mais uma vez para cozinhar. Continue mexendo para não queimar o fundo da panela.
- Adicione o amendoim sem pele e a lata de leite condensado.
- Continue mexendo pelo período necessário até que a massa desgrude da panela. O ponto do Pé de Moça é semelhante ao do brigadeiro, se sabe fazer, não terá nenhuma dificuldade com relação a isso. Mas se não sabe, será suficiente mexer por, em média, 20 minutos.
Dicas:
- Se quiser uma massa ainda mais fofinha acrescente 2 colheres (café) de fermento em pó. Ele deve ser adicionado no momento em que o amendoim já está no fogo juntamente com o leite condensado.
- Para deixar a massa ainda mais caramelizada, pode ao final do processo, depois de desligar o fogo, continuar mexendo por mais 3 minutos.
Vamos enformar!
- Coloque todo o conteúdo da panela na forma e espalhe para preenchê-la, faça isso com uma colher.
- Agora espere esfriar um pouco, 4 minutos são suficientes.
Hora de modelar
- Corte vários quadrados.
- Em seguida, finalize passando-os no açúcar. Pode ser refinado ou não, o resultado fica incrível independente de qual seja. Feito isso, é só aproveitar essa maravilha de pé de moça. Já sabe como fazer.
Dicas:
- Na hora de cortar os quadradinhos passe a faca no açúcar, faça isso a cada corte, pois ajuda a não grudar, o que facilita muito o processo.
- Não espere esfriar totalmente para passar no açúcar.
Posso deixar de passar ele no açúcar?
Pode sim. O açúcar serve apenas para finalizar, mas se não gosta pode deixar sem ele. Além disso, é possível optar pelo uso de outros tipos de açúcar, por exemplo, o cristal, o demerara, o mascavo ou mesmo misturar com canela.
Há também a opção de usar rapadura para adoçar. Todas essas formas de fazer dão bons resultados. Sinta-se livre para criar variações!
Por que minha massa não ficou consistente?
Apesar de ser indiferente ao sabor, uma massa muito mole dificulta bastante o momento de modelar o doce. Por isso, é preciso ficar bastante atento ao ponto dela. Se tem certeza que esperou dar o ponto e ainda assim ela não está do modo desejado, aguarde mais um pouco, pode ser que esteja muito quente. Ao esfriar ela ganha consistência naturalmente.
Dá pra cozinhar sem amendoim?
Descaracteriza a receita, mas dá sim e também fica gostoso, pois a massa fica deliciosa mesmo sem a presença de amendoim. Se quiser, pode inclusive modelar alguns brigadeiros com um gostinho diferente.
Dá pra preparar com o amendoim moído?
Sim. Não altera o sabor, apenas a textura, mas também fica delicioso.
Só tenho amendoim salgado, posso tentar com ele?
Nesse caso, o mais adequado é retirar o sal. Você pode jogá-lo em uma peneira e depois ir limpando com guardanapo. Assim é possível eliminar boa parte do gosto salgado para assim, ser possível utilizar na receita.
O que posso usar para incrementar essa receita?
Dois ingredientes que combinam bastante e ajudam a dar um sabor especial são o coco ralado e o cacau em pó. Tenta ainda uma cobertura de chocolate. Experimente adicioná-los. Vale a pena!
Qual a validade do Pé de Moça?
Ele pode ser guardado por, em média, 15 dias. Prefira armazená-lo em um local arejado, assim garante a qualidade do doce durante esse período.
Preciso colocar na geladeira?
É desnecessário, até para armazenar, nem para dar consistência à massa. Ele resiste muito bem a temperatura ambiente.
Dá para congelar?
Dá para congelar, mas nem é o ideal, uma vez que, o amendoim ao ser congelado, geralmente, acaba murchando um pouco. Além disso, esse é um doce que se mantém em boas condições por vários dias não é um processo comumente necessário.
Se mesmo assim tiver a necessidade de fazer isso, coloque a massa em saquinhos próprios para tal procedimento e feche-os bem, retirando todo o ar de dentro. Procure sempre etiquetar com a data de fabricação do produto, assim, é possível se orientar quanto a validade.
A massa da receita de pé de moça congelada tem validade de 3 meses.
Importante!
- Deixe descongelar dentro da geladeira, evite colocar em temperatura ambiente, nem tente apressar o processo usando algum tipo de aquecimento. Isso pode comprometer a qualidade de seu produto final.
Se prepare para uma experiência deliciosa, quando estiver pronta vá em frente porque todo mundo vai amar. Veja nossos outros doces e sobremesas no site.
Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.
Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.