Maravilhosa Receita de Doce de Figo + Alternativas que vão te surpreender

  • Você vai se surpreender com a diversidade de opções de doces que esta fruta possui.
Publicado em Sobremesas
Maravilhosa Receita de Doce de Figo + Alternativas que vão te surpreender CARLOS SANTOS RODAPEBR / Shutterstock.com

Vocês sabiam que a figueira, foi uma das primeiras plantas cultivadas pelo homem? Pois a figueira que origina o figo, é muito conhecida e apesar do tempo, o figo é um ingrediente favorito de quem gosta de doces e sobremesas, compotas se destacando pelo seu sabor característico e marcante.

O figo é uma das variações mais conhecidas desse doce caseiro, além de ser a ótima forma de poder conservar esta deliciosa fruta e consumir em qualquer momento!

Anúncio
Continue lendo abaixo

E sendo um fruto tão especial e rico em sabor e nutrientes, separei o passo a passo da melhor Receita de doce de Figo Caseiro, para se inspirar e arrasar na cozinha Com uma calda deliciosa que pode servir de sobremesa, tanto para comer sozinho ou para acompanhar algum outro doce, para quem gosta, assim como eu, pode até servir com um pedaço de queijo Minas. Saiba como preparar.

poste no pinterest esta image de receita de doce de figo

Receita de doce de figo em calda Casero: Saiba Como Fazer

Rendimento
20 porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Imprimir
Ingredientes
  • 1 Kg de figo verde
  • 1/2 litro de água
  • 400g de açúcar

Modo de preparo

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • Comece cortando o talo do figo e do outro lado faça um corte de cruz.

  • Em seguida, coloque em água fervente e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos.

  • Depois que já estiver cozido, escorra a água.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Deixe esfriar e leve os figos ao congelador em 1 embalagem de plástico, até que ele congele bem.

  • Depois de congelados, basta lavar em água corrente para que a pele possa sair inteira.

  • Descarte a pele e coloque o açúcar na panela funda e ligue o fogo.

  • Mexa bem até que vire um caramelo.

    Anúncio
    Continue lendo abaixo
  • Em seguida, misture o figo com o caramelo e coloque água para cobrir os figos.

  • Caso necessário, coloque um pouco mais de água e ferva novamente.

  • Você pode servir em seguida ou guarda a compota para comer fria ou gelada, como preferir.

Viu como a receita é incrível e fácil?

Anúncio
Continue lendo abaixo

Você ainda terá o privilégio de aprender outras 16 receitas sensacionais que nem podem faltar no seu caderno de receitas.

Uma ótima ideia para passar de geração em geração e deixar a família toda aproveitar essas delícias. Afinal de contas, quem é que não ama doce de figo?

Fácil

Essa receita de doce além de simples, na maioria das vezes leva pouquíssimos ingredientes, fácil de fazer e o resultado do figo caseiro é sempre bastante saboroso para o dia a dia!

Esse vídeo mostra o preparo bem fácil. É necessário deixar em água fervendo para cozinhar, ele mudará de cor e esse será o indício para adicionar o açúcar, preenchendo a panela. Não se esqueça do lado faça um corte e do outro lado faça o mesmo, mexa bem deixe ferver em uma panela até a calda ficar no ponto do caramelo ideal. Pode conservar, como compota de figo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Cristalizado

Mais esta variação de sobremesa, seria consumir cristalizado.

Para a receita temos em destaque além da fruta, o açúcar, um pau de canela e o cravo, que ajudam a incrementar ainda mais o sabor final.

Siga com os processos de limpeza, em seguida adicione os figos e deixe cozinhar cerca de alguns minutos. Para cristalizar, basta passar o figo ainda quente no açúcar, espere esfriar e prontinho. Bom apetite!

Sem pele

Esta sugestão é destinada que desejam um doce, mas sem a pele do figo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

O truque é bem simples, leve ao fogo na panela de pressão, após cozinhar, deixe no freezer para congelar de um dia para o outro de preferência, lave, corte o cabinho e tire a pele com auxílio de uma faca.

Logo em seguida é fazer a calda, incluir o figo e finalizamos este caseiro doce.

Maduro

Use 1 colher de sopa de bicarbonato, para três litros de água colocando os figos para cozinhar. Um detalhe interessante nesse vídeo é que é indicado lixar o figo utilizando a sua própria folha, sendo a forma natural de limpeza.

O vídeo ensina a fazer esta receita, siga com os processos de preparação, e saboreie essa sobremesa deliciosa de figo caseiro, podendo acompanhar com um queijo branco.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Zero açúcar

Nessa ideia não consta adição de açúcar transformando-a na opção bem mais saudável.

Para ser feito o segredo está em substituir por 5 xícaras de chá de adoçante à base de sucralose, unindo aos demais elementos, temos a combinação perfeita da nossa saborosa sobremesa. Podendo guardar feito compota de figo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Diet

As sobremesas diet sem açúcar além de saudáveis, são deliciosas. Então aproveite e acompanhe todo o passo a passo e aprenda a fazer!

Corte em cruz, coloque os em água fervente e cozinhe. Lembre-se de usar duas xícaras de adoçante e equilibrar com as demais medidas dos outros itens. A calda ficará com um aspecto transparente, depois de pronto só servir e aproveitar!

Recheado com nozes

A noz é uma semente rica em proteínas, cálcio e vitaminas B1, B2, B5 entre outros nutrientes benéficos para a saúde.

Nessa sugestão ela é o ingrediente utilizado no recheio do figo. Para o processo dessa receita deixe ferver por um tempo, retire o figo e permita secar por dois dias, corte a noz no meio para rechear e após seco é só consumir.

Seco

Mais uma opção diferente e saborosa, será o figo seco.

Nesse vídeo ensina a preparar, cortando-os e deixando cozinhar, ao mexer amasse os pedaços para formar a pasta, inclua os elementos que faltam e espere alguns minutos para secar e ficar pronto.

Com doce de leite

O doce de leite é um dos mais conhecidos e tradicionais da culinária brasileira.

Ele será utilizado para rechear o figo e deixar ele ainda mais saboroso, para preparar uma parte do figo, retire um pouquinho do centro e recheie com doce de leite, para preencher use o saco de confeiteiro. Em seguida é só aproveitar o sabor! Experimente, sua receita será um sucesso!

Roxo fácil

O figo roxo provém do Oriente Médio, possui textura marcante e sabor inconfundível.

A preparação deve ser feita de forma similar ao doce de figo verde, você pode usar açúcar cristal e cravo a gosto. Lembre-se de fazer a calda primeiro e depois coloque os figos roxos, deixe ferver e quando cozinhar terá o doce concluído e delicioso.

Com chocolate

Difícil encontrar alguém que não goste de chocolate, além de gostoso é muito versátil se adequando a muitas receitas.

Nessa ele cobre o figo já cozido, utilize o palito de churrasco para ser um apoio na hora de mergulhar no chocolate quente. Aproveite esta sugestão tão saborosa, no fim do vídeo ainda tem um bônus para uma super dica!

Com doce de mamão

O doce de mamão nos faz recordar aquela receita de vovó que trazem um gostinho da nossa infância.

Nessa ideia ela acompanha o figo em calda e transforma na união de um sabor irresistível! Acompanhe e siga todo o modo de preparar indicado, voltando assim ao passado relembrando esta receita de vovó!

Em calda demerara

Para entender um pouco sobre a diferença, o açúcar demerara contém algumas vitaminas e minerais, enquanto o açúcar branco passa por muitos processamentos, perdendo assim esses nutrientes.

Ao preparar uma receita assim, deve ser feita com água fervendo, adicione o figo, 700 gramas de demerara e cravo a gosto, espere o tempo certo para finalizar! Sem dúvida para uma opção mais saudável a sua sobremesa!

Com pera

Para completar esse doce utilizamos a pera uma fruta ótima para a saúde, pois é rica em minerais exemplo do potássio ou fósforo, magnésio, antioxidantes e vitaminas de A, B e C.

No passo a passo, sugere cortar em pedaços e misturar as peras e figos, juntamente com os demais itens pedidos. O armazenamento em frascos, ou feito compota de figos ao concluir é opcional!

Da roça

Que os preparos em fogão a lenha remetem ao sabor caseiro todos sabemos, e obtemos uma sugestão que vem para afirmar isso!

Seguindo todo o preparo já citado em outras receitas, nessa ressalta que o sucesso dessa sobremesa está em respeitar os tempos de cozimento, e das lavagens dos figos. Mas de forma simples, facilmente irão conseguir efetuar essa sobremesa. No final coloque na compota de figo e sirva.

Caseiro

Esta também é uma das melhores receitas de doce de figo, pois além do sabor que todos conhecemos, ela tem também a praticidade no preparo que todos nós precisamos.

Ainda, com essa receita, você irá aprender de maneira bastante didática todos os passos para um preparo de dar água na boca.

Então, essas sugestões de receitas de doces, comprovam que o figo vai muito além daqueles típicos enlatados já prontos em supermercados, eles possuem sabores, formas, acompanhamentos diversos, que trazem a essa sobremesa todo o encanto necessário para te surpreender.

Aproveitem as dicas e façam o este doce simples, mas especialmente saboroso.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.