14 Receitas de Doce de Batata Doce + Diversas Ideias para Fazer Em Casa Sem Dificuldades

Aprenda de uma vez por todas a preparar esse doce simples e muito delicioso
14 Receitas de Doce de Batata Doce + Diversas Ideias para Fazer Em Casa Sem Dificuldades
Avalie este item
(13 votos)

A receita de doce de batata doce simples faz parte da nossa culinária e é muito apreciada pelos brasileiros. Isso pois é uma receita muito fácil, prática e deliciosa para saborear. Além de render muitas porções, é claro.

Porém muitas pessoas acreditam que o preparo é difícil. Para te provar o contrário, trouxemos em detalhes nossa receita favorita e também montamos uma super seleção de preparos para você explorar e conhecer. Não vai perder, né? Confira agora mesmo o passo a passo e as diversas outras opções logo na sequência!

Receita de Doce de Batata Doce simples: Saiba Como Fazer

Rendimento
10 porções pequenas
Preparação
30 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 500g de batata doce
  • 50ml leite de coco
  • 200 a 250 g de açúcar
  • 50ml de água
  • 50g coco ralado

Modo de preparo

  • Corte as batatas em rodelas grandes, logo depois leve para cozinhar, por cerca de 15 minutos ou até ficar macia, em uma panela com água fervente suficiente para cobrir.
  • Passado o tempo retire a batata da água e passe para um recipiente, em seguida amasse com ajuda de um garfo ou um espremedor. Reserve.
  • Logo depois em uma panela adicione um pouco de água e o açúcar, deixe cozinhar até obter uma calda rala e o açúcar ficar totalmente dissolvido. Caso deseje fazer caramelo para dar cor ao doce, também é possível.
  • Em um recipiente a parte acrescente o coco ralado e o leite de coco, misture tudo e então acrescente na calda de açúcar.
  • Misture e cozinhe, sem parar de mexer, até voltar a ferver. Nesse ponto adicione a batata doce, misture e então deixe cozinhar lentamente, sempre mexendo até que o líquido seque totalmente.
  • Retire do fogo, reserve e sirva.

Dica: Para um doce mais corado e bonito, basta cozinhar coco e açúcar por mais tempo, até o ponto de caramelo.

Quanto engorda? (e como deixar mais light)

Cada porção tem cerca de 180-220 calorias, dependendo do açúcar usado. Se quiser economizar umas calorias, troque o açúcar por eritritol ou xilitol - fica quase igual! A Daiane adora fazer assim pra não sair da dieta.

Guarda quanto tempo? Dica bônus!

Na geladeira dura até 5 dias, mas sério... nunca sobrou aqui. Dica de ouro: congela em forminhas de gelo pra ter doce instantâneo. Quando bater a vontade, é só desconglar 2 minutinhos no micro-ondas.

Sem leite de coco? Sem crise!

Se não tiver ou não gostar, bora de leite condensado (fica mais cremoso) ou até leite normal com uma colher de manteiga. Já testei com leite em pó dissolvido e deu super certo também. Criatividade na cozinha é tudo!

O erro que quase todo mundo comete

Deixar a calda de açúcar cozinhar demais antes de botar a batata. Quando vê, tá com um tijolo doce na panela. O ponto certo é quando o açúcar dissolve totalmente mas ainda tá bem líquido - parece água açucarada mesmo.

Truque secreto da batata perfeita

Cozinhe as batatas COM CASCA! Sério, faz diferença. Depois é só tirar a pele que sai facinho. Fica mais saborosa e não encharca de água. Aprendi isso depois de fazer um purê aguado que virou lenda triste aqui em casa.

Versão "surpresa" que todo mundo pede

Joga umas 3 colheres de cacau em pó junto com o leite de coco. Vira um brigadeiro de batata doce que é um ABSURDO de bom. Ou então mistura canela e noz-moscada pra ficar com gosto de natal. Experimenta e me conta depois!

Combina com o quê? Tudo!

Puro já é divino, mas fica incrível com:

  • Queijo coalho grelhado (o contraste salgado-doce é perfeito)
  • Um cafézinho bem forte
  • Sorvete de creme (vira uma espécie de sundae brasileiro)

Para todo mundo comer

Vegano? Já é! Sem glúten? Naturalmente. Low carb? Troca o açúcar por adoçante para forno e fogão e reduz o leite de coco. Proteico? Adiciona 1 scoop de whey sabor baunilha no final. Adaptar é fácil!

A parte mais chatinha (e como facilitar)

Mexer sem parar até secar pode cansar. Dois truques: 1) Usa fogo bem baixinho pra não grudar no fundo; 2) Se tiver airfryer, depois de misturar tudo, coloca numa forma e deixa 10 minutinhos nela a 160°C - seca igual e você não precisa ficar lá.

Modo "conta de luz alta"

Batata doce é barata, mas se quiser economizar mais: usa metade batata doce e metade batata inglesa (fica quase igual). E o coco ralado? Compra a seco e hidrata em casa com um pouco de água morna - rende o dobro!

Eleva o nível em 2 segundos

Na hora de servir, polvilha flocos de sal rosa por cima. Parece coisa de chef, mas é o truque mais fácil do mundo. O sal realça o doce e deixa todo mundo impressionado. Já usei até em jantar chique e virou assunto!

Se tudo der errado... (já aconteceu)

Queimou o fundo? Passa pra outra panela rápido e não mexe o que grudou. Ficou muito doce? Espreme um limão que disfarça. Virou purê? Coloca em copinhos e chama de mousse. Já salvei um desastre assim e ninguém percebeu!

De onde veio essa maravilha?

É uma adaptação dos doces de raiz portugueses, mas com ingredientes tropicais. Os escravos trazidos pro Brasil adaptaram as receitas europeias com o que tinha aqui. Sabia que no Nordeste tem versões com até 12 tipos de raízes diferentes?

2 coisas que ninguém te conta

1) A batata doce roxa deixa o doce com cor incrível (e é mais nutritiva). 2) Se deixar a massa um pouquinho mais mole, pode rechear pastéis assados - fica uma combinação inacreditável!

O que mais vai bem com esse sabor?

Experimenta passar em torradas no café da manhã (sim, doce no pão!) ou usar como recheio de panquecas. Minha ousadia favorita? Colocar uma colher sobre iogurte natural com granola. Café da tarde upgrade completo!

Sabia que...

A batata doce tem índice glicêmico mais baixo que a inglesa, mesmo sendo mais doce. E o leite de coco ajuda a absorver os nutrientes! Essa receita é um exemplo raro de doce que até tem algum valor nutricional. Dá pra comer sem culpa (quase).

Meus maiores erros (pra você não repetir)

Uma vez usei batata doce branca achando que era igual - ficou sem graça. Outra vez exagerei no coco e virou uma massa grudenta. E a pior: deixei a Daiane mexer e ela botou canela demais. Virou um "doce de batata com gosto de chiclete". Não façam isso!

Perguntas que sempre me fazem

Pode fazer sem coco? Pode, mas perde a cremosidade.
Dá pra assar em vez de cozinhar? Dá, mas demora o triplo do tempo.
Congela bem? Perfeitamente! Até 3 meses sem perder qualidade.

E aí, bora fazer?

Essa receita já salvou muitas tardes preguiçosas aqui em casa. Conta nos comentários se você já conhecia, se tentou alguma variação maluca ou se queimou o primeiro teste (todo mundo queima pelo menos uma vez, é lei!).

Agora fique com nossa curadoria feita com todo carinho para você, são as melhores semelhantes a essa receita que encontramos pela internet:

2º. De batata roxa

autor: RIC Rural

Tem batata roxa em casa e não faz a mínima ideia de como aproveitar essa delícia? Experimente fazer essa versão simples e gostosa de uma sobremesa perfeita para comer em qualquer ocasião!

Além de muito nutritiva esse doce possui uma cor incrível e é uma ótima opção para utilizar toda a batata, Experimente, todos vão adorar.

3º. Com gelatina

Autor: Alexandre Silva

Esse doce é um dos doces mais queridinhos, mas muita gente acredita ser difícil o preparo. Separamos essa receita para provar como é fácil, econômico e prático de preparar.

Além disso, rende muitas porções. Você pode preparar e deixar na sua geladeira para ir degustando quando bater a vontade de um doce.

4º. Marrom glacê

O marrom glacê é uma variação de doce de batata doce, simplesmente fantástico, muito saboroso.

Receita perfeita para preparar e reunir a família com muitas risadas e conversas. Anote a lista de ingredientes: 2kg de batata doce, 4 xícaras (chá) de açúcar, 4 gelatinas incolor e sem sabor e 50ml de água.

Confira mais sugestões logo abaixo:

5º. Simples

Mais um preparo simplificado e fácil para fazer. Essa receita é ótima até mesmo para quem for iniciante na cozinha.

Para preparar essa opção, vamos precisar de: 600g de batata doce já cozida, 250g de açúcar da sua preferência e 12g de gelatina sem sabor e incolor.

Faça e comprove o quão deliciosa é essa receita. Confira também a receita a seguir, doce de batata doce em calda.

6º. Em calda

O doce de batata doce em calda é muito comum de encontrar nos supermercados, mas já pensou em preparar sem sair de casa e ainda economizar muito?

Essa receita é econômica e rende bastante. Conservando bem poderá durar por semanas. Confira o vídeo, siga o passo a passo, anote todas as dicas e truques, dessa forma o resultado da sua receita não poderá ser outro: um verdadeiro sucesso!

7º. Em pedaços

Separamos uma receita especial que ensina como deixar o doce cortado em pedaços assim como encontramos para vender nos mercados. Venha conferir!

Os itens dessa receita são: 1kg de batata doce, 2 envelopes de gelatina incolor, 1 lata de leite condensado, 1 leite de coco, 2 xícaras de chá de açúcar, corante comestível da sua preferência e açúcar para finalizar.

O resultado é delicioso, vale a pena fazer e provar.

8º. De corte

Trouxemos mais uma opção do doce cortado, ótimo para preparar no final de semana para saborear em casa, quanto para preparar para vender.

Já imaginou preparar um doce e ainda ganhar uma renda extra com isso? Este preparo é perfeito para isso.

9º. Fit

Melhor do que degustar um doce é não se preocupar com a balança, vem aprender a como fazer um doce fit para degustar quando bater a vontade de doce.

Para esta receita, você vai precisar dos seguintes ingredientes: 2 batatas doce médias cozidas, 2 colheres de sopa de coco ralado, 3 colheres de leite em pó desnatado e 2 colheres de açúcar mascavo ou fit.

10º. Com casquinha dura

O doce de batata doce possui diversas versões e modos diferentes de preparo. Uma forma que muitos adoram é com a casquinha dura e crocante.

Vem aprender o segredo dessa casca e conferir como preparar. Você não vai se arrepender, eu garanto!

Veja também como fazer na panela de pressão:

11º. Na panela de pressão

A panela de pressão oferece a vantagem do preparo ser mais rápido. Se quiser mais praticidade, essa é uma das opções mais indicadas.

Confira o passo a passo e veja como é possível preparar na sua panela de pressão em menor tempo.

12º. Com leite

Buscando fugir da receita tradicional de doce de batata doce? Aqui está uma variação com leite.

Com poucos passos e um ingrediente chave será possível ter um doce atualizado e surpreender a todos os convidados.

Fuja do tradicional e explore novos sabores preparando essa sobremesa para aquele almoço de domingo ou jantar em família, seus convidados vão amar, não tenho dúvidas.

13º. Com coco

Outra combinação bastante queridinha é batata doce e coco. Se ficou curioso e quer aprender a fazer, continue nesse post.

Inicie descascando e levando as batatas para cozinhar. Depois de cozidas, amasse bem usando um espremedor ou um garfo. Em uma panela, coloque o açúcar e a água, ligue em fogo baixo e mexa para que tudo vire uma calda rala. Acrescente o leite e coco no coco ralado e junte à calda. Quando ferver, adicione as batatas cozidas e amassadas, mexendo bem para não grudar. O ponto correto é quando desgrudar do fundo da panela.

Feito isso, seu doce estará pronto para saborear.

14º. Caseiro

Mais uma variação de preparo para fazer hoje mesmo aí na sua casa.

Confira o passo a passo e reproduza com os ingredientes que tiver em casa. O resultado é delicioso.

Viu só como é fácil de preparar um doce de batata doce? Não tem segredo! Separamos ideias para agradar a todos os gostos.

Agora é com você, escolha sua receita favorita e mãos na massa. Já salva esse post para não perder nenhum detalhe. Bom apetite!

Sobre o autor

Rafael Gonçalves

O cozinheiro apaixonado que transforma cada prato em memória.

Rafael não é um chef de restaurante estrelado, mas tem o dom de transformar cada prato em uma verdadeira obra de arte, cheia de sabores e histórias. Apaixonado por gastronomia desde sempre, já mergulhou em cursos de churrasco, confeitaria e até cozinha italiana, francesa e brasileira, só para garantir que nenhum tempero fique sem seu toque especial. Em casa, é o rei do fogão: seja no almoço de domingo com a família ou nas festas onde todo mundo já sabe que quem manda na cozinha é ele. Há 10 anos casado com a Daiane, descobriu que cozinhar juntos é tão gostoso quanto comer, e transformou a mesa num lugar sagrado, onde cada refeição vira motivo pra celebrar.

Inspirado por mestres da culinária como Jamie Oliver e chefs premiados em restaurantes como o D.O.M. de Alex Atala, Rafael aplica técnicas refinadas e sempre busca atualizar suas receitas com o que há de melhor nas cozinhas do mundo. Se tem alguém que conhece os sabores do Brasil e do mundo, é ele. Já desbravou os melhores restaurantes, do Figueira Rubaiyat em São Paulo ao Terraço Itália, sem falar nas experiências internacionais que inspiram suas receitas. Mas, no fim do dia, seu maior orgulho é ver o sorriso da família ao provar um prato feito com carinho. Quer ver dicas, descobertas e muito sabor no dia a dia?

Está no lugar certo, aqui no sabor na mesa, trago todas as receitas que testei, gostei e reuni durante toda a minha vida.

Segue lá no Instagram e vem comer com a gente! ??

Instagram icon https://www.instagram.com/raf.gcs

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar