Cuscuz de Tapioca Doce com Coco Cremoso

  • Esse doce possui uma maciez, suavidade e sabor incríveis
Publicado em Sobremesas

Se você está procurando uma receita que seja deliciosa e barata, chegou ao lugar certo. Esse receita de cuscuz de tapioca doce com coco cremoso fácil e simples une todas essas qualidades. Ele é uma ótima opção de preparo para a sobremesa daquele jantar em família ou para o lanche da tarde com os filhos ou amigos.

Enfim, são infinitas possibilidades. É, inclusive, uma ótima opção para quem está procurando uma fonte de renda extra que não demande muito investimento inicial. Por isso, não vamos mais perder tempo.

Vem aprender!

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem

Receita de Cuscuz de Tapioca Doce com Coco Cremoso Fácil e Simples: Saiba Como Fazer

Quantidade
5 Porções
Preparação
2h15min
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

1
xícara (chá) de tapioca granulada
¾
de xícaras (chá) de açúcar
500ml
meio litro de leite quente
1
vidro de leite de coco pequeno
1
pacote de coco ralado
Leite Condensado a gosto

Modo de preparo

1

Deixando a massa pronta

  1. Em uma tigela adicione a tapioca granulada, o açúcar, o coco ralado e misture os três.
  2. Em seguida acrescente o leite já quente. Coloque-o aos poucos e vá mexendo enquanto faz isso.
  3. Deixe a mistura descansar por 10 minutos para que a massa possa hidratar de molho. O ideal é que todo o líquido despareça, misturando-se com a tapioca.
  4. Passado esse tempo, adicione o leite de coco e mexa.

Importante!

  • Se mesmo depois de passados os 10 minutos solicitados na receita, o líquido do cuscuz não desaparecer, aguarde mais tempo. Mesmo que demore, não leve à geladeira antes disso ocorrer.
2

Enformando e finalizando

  1. Despeje em uma forma, escolha um formato de sua preferência.
  2. Agora leve à geladeira por aproximadamente 2 horas.
  3. Depois desse período ele deve ter ficado bem mais firme. Então, você pode desenformar.
  4. Finalize derramando fios de leite condensado por cima até cobri-lo totalmente e jogando mais coco ralado para dar um acabamento perfeito à cobertura. Prontinho! É só saborear sua sobremesa!

Dica:

  • Utilizar o coco fresco ralado e o leite de coco natural acrescenta um sabor ainda mais especial. Utilize o lado grosso do ralador para deixá-lo assim.
  • Você pode cortar em fatias e decorar com um cravo da índia no centro de cada uma delas.

Posso fazer sem o açúcar?

Do modo como é ensinado aqui ele fica bem docinho. Por isso, se você não gosta de muito doce pode usar só o leite condensado sim. Ele já adoça. Além disso, também é possível evitar o uso da lata de leite condensado e adicionar um açúcar mais saudável ou até mesmo adoçante, fica a seu critério.

Dica:

  • Vá provando para ver se a quantidade de açúcar está adequada para o paladar.

Ficou totalmente líquido, o que aconteceu?

Se você procurou seguir a receita direitinho. A única coisa que pode ter causado esse problema é a utilização de goma ou farinha de tapioca no lugar da tapioca granulada. Essa troca não é possível. Para essa receita é necessário que sejam utilizados os granulo da tapioca para evitar essa textura.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Outro equívoco é utilizar o leite frio acreditando que conseguirá o mesmo resultado. A temperatura do líquido auxilia na hidratação do mesmo.

Dica:

  • Se utilizou o leite quente e a tapioca granulada, mas mesmo assim, ficou com a consistência não bem firme. Faça o seguinte: leve ao fogo, mexendo sempre, até alcançar a textura mais apropriada. Você também pode, no início do processo, colocar os grânulos em um recipiente com tampa, jogar o leite e fechar bem. Assim, eles ficarão bem hidratados.

Qual leite devo utilizar?

Tanto o de saquinho quanto o de caixinha funcionam bem. Até mesmo em pó dá um bom resultado, contanto que o prepare antes para deixá-lo em estado líquido.

Dá para preparar sem leite de coco?

Sim. Ele dá um gostinho especial à receita, mas é perfeitamente possível cozinhar sem ele.

Anúncio
Continue lendo abaixo

É normal as bolinhas de tapioca não dissolverem totalmente?

É sim. O cuscuz fica um pouco granulado. Essa textura a deixa bem gostosa. No entanto, as bolinhas não devem ficar duras, se estiverem é porque falta hidratação. Deixe mais tempo no leite quente.

Essa tapioca é a mesma à granel?

É sim. Dependendo da marca, vai encontrar com um nome ou com outro, mas é o mesmo tipo. Algumas pessoas também chamam de tapioca de caroço, só tenha cuidado para não confundir com o sagu. Este tem grãos maiores e não é ele que utilizamos aqui.

Posso substituir o leite?

Sim, é perfeitamente possível trocar. Se evita ingerir leite ou ainda, está sem esse ingrediente em casa, pode substituir por água. Outra opção é apenas reduzir a quantidade, acrescentando 50% de água e 50% de leite. Essa modificação de forma alguma altera a textura nem deixa ele aguado. Fica perfeito também!

Dica:

  • Se for utilizar água, é possível aromatizá-la com erva doce. 1 colher de chá é suficiente. No entanto, se nunca comeu o cuscuz antes e nem sabe se essa combinação irá agradar p paladar, o ideal é deixar para testar na segunda vez que for preparar esta receita.

Por que meu cuscuz de tapioca ficou duro?

É possível que a quantidade de líquidos não tenha sido suficiente para hidratar bem a tapioca. Então, pode adicionar água. Nesse momento não é preciso acrescentar mais.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Posso deixar fora da geladeira depois de estar totalmente pronto?

Só se for preparar isso em pouco tempo. No momento de servir. Porque o cuscuz pode estragar. Procure deixar só um período no qual ele permaneça frio ou encontrar alguma forma de manter essa temperatura por algum tempo, sem o auxílio da geladeira. Isso é importante, principalmente, se p intuito é vender. Visto que, deixá-lo geladinho o torna atraente e saboroso.

Qual a validade?

A presença de leite faz com que ele não possa ser armazenado por muito tempo. Procure consumi-lo em, no máximo 48 horas. Utilizar coco fresco também faz com que a receita dure menos depois de pronta.

Veja quando fará e conquiste a família.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.