Creme de Confeiteiro (Pâtissiere) Caseiro

  • Sinta toda a maciez e suavidade do protagonista da confeitaria, uma sabor incrível e funciona em muitos preparos.
Publicado em Sobremesas
Creme de Confeiteiro (Pâtissiere) Caseiro

Em meio a tantos recheios, coberturas e doces, a receita de creme de confeiteiro simples, caseiro e fácil se destaca pela sua suavidade e versatilidade. A presença dele confere ao preparo dos mais variados pratos um toque profissional.

Não é sem motivo que possui esse nome, seu sabor inconfundível já garantiu o lugar como um dos queridinhos da cozinha. Além de tudo isso, é muito prático e rápido de preparar. Aqui vou te ensinar o passo-a-passo dessa maravilha açucarada.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Vem comigo aprender como se faz!

poste no pinterest esta imagem

Receita de Creme de Confeiteiro (Pâtissiere) Caseiro Simples e Fácil: Saiba Como Fazer

Quantidade
8 Porções
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

2 e ¼
de xícaras (chá) de leite
1
colher (chá) de essência de baunilha
1
caixa de creme de leite
3
colheres (sopa) de fécula de batata
8
gemas
¾
de xícara de açúcar refinado

Modo de preparo

1

Processando os ingredientes

  1. Inicie adicionando o leite a uma panela, leve ao fogo e deixe que permaneça lá até ferver.
  2. Enquanto isso, coloque no liquidificador o creme de leite, a essência de baunilha, a fécula de batata, os ovos e o açúcar refinado. Bata tudo por 1 minuto.
  3. Em seguida, retire o leite fervido do fogo e derrame dentro do liquidificador, bata por mais 30 segundos até engrossar.
2

Hora de cozinhar!

  1. Adicione todos os ingredientes em uma panela (dê preferência a uma que seja um pouco grossa) e leve ao fogo mais uma vez. A temperatura deve ser média e é necessário mexer sem parar, procurando passar a espátula por todo o fundo e pelas laterais, para garantir que a mistura cozinhe por igual.
  2. Continue cozinhando até que a fécula seja cozida, isso leva aproximadamente 15 minutos. No entanto, para ser mais preciso, é recomendável observar a consistência do creme de confeiteiro e quando ele se mostrar grosso permanecer mexendo sempre por 3 minutos.
  3. Transfira tudo para uma tigela e deixe esfriar. Coloque um papel filme plástico sobre o creme para evitar que crie uma crosta.
  4. Leve para a geladeira e deixe esfriar.

Dica:

Se você não tiver fécula de batata disponível, pode usar amido de milho para fazer a receita, também fica delicioso! No entanto, a fécula de batata tem a vantagem de reagir melhor ao congelamento.

Por isso, caso você deseje congelar, faça a substituição pela farinha de trigo, nunca pelo amido. Para guardar grandes quantidades de creme de confeiteiro, só coloque o papel filme depois que a massa já estiver em temperatura ambiente.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Por que meu creme ficou com cheiro de ovo?

A presença de cheiro forte de ovo não é muito frequente nessa receita devido a adição da essência ou fava de baunilha, entretanto, se o seu apresentou esse problema, existem 2 fatores que podem estar associados, são eles:

  • O uso de ovos muito velhos

À medida que eles envelhecem seu cheiro se torna mais forte, desta forma, na hora de escolher, opte pelos mais frescos.

  • O creme não cozinhou bem

É necessário esperar o tempo indicado na receita. Apesar de muitos cremes serem desligados assim que engrossam, esse não é o caso do Pâtissiere. Para prepara-lo é preciso esperar que todos os itens cozinhem.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dica:

  • Para garantir que seu doce não fique com esse odor desagradável, passe todas as gemas na peneira antes de misturar com os demais itens. Assim você evita correr o risco de ter essa surpresinha ao final de todo o processo.

Como separar a gema da clara?

Se não possui um separador, não se preocupe. Existem algumas dicas e métodos que podem ajudar nessa empreitada. Vamos aprender alguns deles?

  • Deixe na geladeira

Com o ovo nessa temperatura a gema fica mais firme e permite a separação sem que se desmanche.

  • Use as mãos

Esse método é bem simples, nele precisa quebrar o ovo sobre a mão e procurar deixar a clara vazar.

  • Compre um produto fresco

Também nesse quesito os mais velhos não apresentam vantagem e podem atrapalhar a execução da receita, visto que, a exposição a diferentes temperaturas pode amolecer tanta a clara quanto a gema, dificultando assim a separação.

Anúncio
Continue lendo abaixo
  • Separe com a colher

Quebre o ovo em um recipiente qualquer e use a colher para retirar a gema.

  • Não chacoalhe!

Balançar os ovos faz com que a gema se desmanche no interior deles, impossibilitando a separação, por isso, na hora de quebrar use a colher, não o bata na tigela, nem no canto da pia, pois isso fará com que ele se movimente muito e misture todo o conteúdo interior.

Para que posso usar esse creme?

Ele é delicioso para comer puro, seja apenas geladinho ou congelado, na forma de sorvete. Mas também fica perfeito como recheio de bolo, no pavê, no donuts, nos sonhos e em tortas. Você pode combiná-lo como frutas como morangos, kiwi, leite condensado, chocolate, abacaxi, banana, para rechear doces e pães. Fica simplesmente incrível!

Por que minha receita empelotou?

A causa mais provável para este tipo de problema é o excesso de cozimento, ou seja, provavelmente deixou o pâtissiere passar do ponto. Existe também outra razão bastante comum que é a adição do leite quente sobre as gemas de forma muito rápida. Isso pode causar tanto um creme empelotado como talhado porque elas não serão apenas aquecidas, mas sim cozidas.

Meu creme ficou um pouco duro quando o retirei da geladeira, o que devo fazer?

Esse processo é natural devido a presença de amido. Para que ele recupere a textura anterior é necessário apenas mexer bem ou bater, faço-o com 1 colher de pau ou com o auxílio da batedeira.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Posso congelar?

Pode, mas provavelmente esse processo irá modificar um pouco a textura do creme, ele fica com mais líquido. Se mesmo assim quiser congelar porque sobrou ou para fazer o teste, use saquinhos próprios para congelamento. Coloque a massa dentro e feche procurando retirar todo o ar. Em seguida use etiquetas para marcar a data de fabricação do creme e leve para o freezer. Ele pode ser armazenado até 1 mês.

Importante!

  • Nunca descongele em temperatura ambiente, deixe-o no refrigerador.

Quanto tempo posso armazenar na geladeira?

Nessas condições o creme não permanece em bom estado muito tempo, devido a isso o ideal é consumi-lo dentro de um período máximo de 2 dias.

Depois de tudo isso, já virou mestre na arte de como fazer a receita de creme de confeiteiro simples, faça seus doces e sobremesas em outro nível agora e conquiste seus clientes e familiares.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.