Cocada Cremosa de Leite Condensado de Colher

  • Um doce típico das festas juninas em uma versão ainda mais gostosa que surpreenderá toda sua casa
Publicado em Sobremesas
Cocada Cremosa de Leite Condensado de Colher

Se você já comeu cocada, sabe que o sabor é indescritível. E no caso da cremosa, o delicioso e suave gostinho do coco combinado com a doçura do leite condensado, tornam-na irresistível.

Isso sem mencionar a textura molinha com pequenos pedacinhos do fruto. Deu água na boca? Então saiba que dá pra ter essa delícia aí na sua casa em pouquíssimo tempo e com ingredientes bem simples. É muito fácil de fazer. Não perca tempo e conheça essa receita de cocada cremosa.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Vamos começar!

poste no pinterest esta imagem

Receita De Cocada Cremosa de Leite Condensado: Saiba Como Fazer

Quantidade
10 Porções
Preparação
20 minutos
Dificuldade
Fácil

Ingredientes

250g
de coco ralado fresco
200ml
de leite de coco
1
colher de sopa (10g) de manteiga sem sal
1
lata de leite condensado (395g)
1
lata de creme de leite (200g)
1
canela em pau (opcional)

Modo de preparo

1

Cozinhando a cocada

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panela, escolha uma que seja antiaderente, isso diminuirá as chances de seu doce grudar.
  2. Leve ao fogo em temperatura baixa, mexendo sempre. A canela em pau também é misturada nesse momento, procure deixa-la inteira.
  3. Você saberá que está no ponto ideal quando estiver desgrudando do fundo da panela, geralmente, 15 minutos são suficientes. Quando isso acontecer, acrescente o creme de leite e retire a canela. Receita prontinha para ser saboreada!
  4. Agora é só transferir para os potes onde deseja servi-la.

Veja também essa lista incrível que criamos de receita de cocada simples e fácil de fazer de diversas formas diferentes. Temos ainda outra lista de doce de coco simples e fácil, são docinhos incríveis inclusive para vender. E não se esqueça da receita de fatias hungaras muito amcias.

Posso fazer esse doce pela manhã para servir só à noite?

Pode sim. No entanto, a cocada tende a perder a cremosidade à medida que esfria. Portanto, procure consumi-la quente, mas se isso não for possível, pode adicionar mais leite de coco para manter a textura por mais tempo.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Aprenda a retirar a casca do coco fresco para fazer a receita

Com um saca rolha ou faca fure um dos chamados olhos do coco, procure deixar o buraco com pelo menos 1cm de diâmetro. Em seguida, leve-o para uma forma e coloque no forno a 200°C, lembre-se de pré-aquecer, deixe por 20 minutos. Após esse tempo, retire e espere ficar frio. Agora a casca saíra com mais facilidade.
Você também pode tentar quebrar a casca e depois raspar o coco. No entanto, esse método exige mais força e destreza. Se optar por ele, tome cuidado para não se machucar.

Por que minha cocada talhou?

Uma das coisas que podem fazer com que isso aconteça durante o preparo dessa receita é colocar os ingredientes na panela e deixar lá. Sendo que o correto seria misturar tudo e levar o mais rápido possível ao fogo.

Como deixar com a consistência de uma cocada tradicional?

A única diferença é a adição de açúcar na receita. É preciso colocá-lo na panela para cozinhar antes de todos os outros ingredientes, deixando que forme uma calda. Após isso, pode continuar seguindo o passo-a-passo da receita de cocada cremosa, só espere a massa ficar mais espessa. Depois de tudo pronto, vá retirando com a colher e depositando pequenos montinhos em cima de um papel manteiga. Seja rápido, pois a massa endurece muito fácil para comer nessas receitas de cocada.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Dá para incrementar o sabor ou a aparência?

Sim e de um jeito bastante fácil. Há a possibilidade de adicionar, além daquela que já vai dentro da massa, um pouco canela em pó por cima da cocada. Outro sabor que combina muito com o coco é o do cravo da índia, também pode colocá-lo sem medo. Só procure deixá-lo de uma forma que possa ser retirado, pois seu sabor é forte e pode não agradar a todos. Uma opção é espetá-lo no centro de cada um dos potinhos, de forma semelhante a utilizada para decorar beijinhos. Fica lindo e deixa um gostinho e aroma deliciosos.

Ficou amarronzada ou com pedaços mais escurecidos e agora?

A principal razão para isso acontecer é a utilização do fogo em temperatura alta, o que não é indicado. Uma vez que, quando faz isso, provavelmente, parte da massa irá grudar no fundo e queimar, essa parte queimada passa para o restante e produz o resultado mencionado.

Para evitar que grude, é importante não parar de mexer em nenhum momento, até ficar pronto. E realizar isso raspando as laterais e o fundo. Dessa forma, o conteúdo cozinha por igual.

Mas se já subiu o fogo e já causou uma crosta, então, primeiramente, não a raspe, deixe onde está. Depois, escolha outra panela, coloque tudo dentro, volte para o fogo e termine o processo. Ufa! Problema resolvido!

Anúncio
Continue lendo abaixo

Posso preparar com o coco ralado de saquinho?

Pode. O resultado que vai obter não terá a mesma qualidade na textura ou no sabor que aquele obtido usando coco fresco, mas é perfeitamente possível substituir e fica muito gostoso também.

Qual a validade?

Se decidir armazenar a cocada em temperatura ambiente, o período máximo em que ela se mantém com condições de ser consumida é de 3 dias. Entretanto, se for possível guardar na geladeira esse prazo se torna maior, sobe para 7 dias.

Posso congelar?

Pode sim e o procedimento é igual ao dos demais doces feitos com a base de leite condensado. Primeiro é preciso esperar esfriar totalmente para, em seguida, acomodar a massa em um saquinho plástico. Sempre opte por utilizar aqueles que são produzidos com essa finalidade. Retire de dentro o máximo de ar que conseguir e feche o saco. É importante colocar uma etiqueta com informações sobre o produto, por exemplo: o dia em que foi produzido e o tipo de docinho. Dessa forma pode se orientar melhor no dia em que resolver servir ou consumir a cocada.

O momento de descongelar exige ainda mais atenção, ele é, muitas vezes, o responsável por estragar a textura. Por isso, evite realizar o descongelamento em temperatura ambiente, o ideal é realizar isso dentro da geladeira. Também não é indicado tentar apressar o processo utilizando calor.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Sei que agora está pronta e sabe como fazer cocada cremosa perfeita. Faça a alegria da família ainda hoje com doces e sobremesas para saborear.

Gostaria de nos ajudar com um compartilhamento em suas redes sociais? Cada compartilhamento ajudará.

Siga-nos no Youtube, Facebook, Pinterest e Instagram.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.