Canjica Cremosa Doce de Milho + Variações Para Dominar Essa Arte Saborosa

Um receitinha mega tradicional em nosso país apresentada de diversas formas. Não importa a forma que gosta, aqui tem uma delícia essa para você.
Canjica Cremosa Doce de Milho + Variações Para Dominar Essa Arte Saborosa Yuliia Kononenko / Shutterstock.com

Está com saudade de comer aquela canjica, também conhecida como munguzá, cremosa que só tem no São João? Então experimente essa receita de canjica doce, super condimentada que trouxemos hoje! Você vai se sentir na festa junina!

Uma deliciosa opção também conhecida como munguzá superdensa com sabor acentuado coco e especiarias. Com certeza todos que provarem vão amar.

Após a primeira, veja ainda uma variedade sensacional de preparos diferentes para aproveitar cada pedacinho.

Receita de Canjica branca doce tradicional: como fazer

Rendimento
10 porções de 200g
Preparação
60 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 500g de milho branco para canjica
  • 1 litro de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite
  • 200ml de leite de coco
  • Cravo
  • Canela em pau
  • 100g de coco ralado
  • 1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

  • Algumas horas antes de iniciar o preparo, em uma tigela deixe a canjica de molho por 1 ou 2 horas.
  • Em uma panela de pressão adicione os grãos com água suficiente para cobrir e leve ao fogo.
  • Quando a panela pegar pressão e começar a chiar, cozinhe por aproximadamente 30 minutos. Se mesmo após esse tempo a canjica permanecer dura, deixe cozinhar por cerca de10 minutos ou até notar que ela atingiu o ponto.
  • Quando estiver cozida e molinha transfira para outra panela e acrescente o leite, leite condensando, o coco a canela, os cravos e o leite de coco.
  • Mantenha a mistura em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não pegar. Tampe a panela e aguarde até que a canjica encorpa e ferver.
  • Quando estiver fervendo, adicione o creme de leite, mexa delicadamente até que o creme tenha sido totalmente incorporado e desligue o fogo. E pronto! Sua canjica já está pronta para aquecer suas noites de inverno!

2º. Amarela

autor: Delícias da Dandinha

Nesta versão temos a deliciosa canjica amarela típica das festas juninas, e com um preparo muito simples e cheio de sabor para você fazer a qualquer hora.

O sabor da festa de São João para ser feito onde e quando você quiser. É deliciosa!

3º. Com amendoim

autor: Alessandro dutra do nascimento

Canjica com amendoim é a união de dois elementos típicos das festas de São João que juntos ficam muito gostosos.

A cremosidade e sabor leve sendo acentuado pelo sabor único do amendoim que é, convenhamos, é delicioso. Outra forma de fazer que com certeza vai fazer muito sucesso!

4º. Com doce de leite

autor: Danielle Noce

Se é bom sozinha, imagina com docinho de leite. Toda a cremosidade e sabor desse docinho tipicamente brasileiro para deixar sua tradicional ainda mais gostosa.

Essa delícia é simplesmente tudo bom. Repleta de sabor mineiro e perfeita para que você se sinta nesse pedacinho de terra maravilhoso. Bom demais!

5º. De milho verde

autor: Sorrindo com vocês

Aqui temos a tradicionalíssima canjica de milho verde. Tipicamente nordestina, e conhecida no norte e sudeste como curau.

Cremosidade e sabor é o que não faltam. Afinal, tudo com milho é bom não é mesmo? Outra alternativa bem tradicional, você pode preparar sempre em casa!

6º. Salgada

autor: Bete com carinho

Aqui vai a releitura. A versão salgada. Pois é possível cozinhar e fica muito gostoso. Na receita, é misturada ao bacon, calabresa e pernil.

Um parto bastante saboroso e nutritivo que cai muito bem como uma opção para almoços em dias de inverno.

7º. Com paçoca

autor: Receitas Da Cris

Para os amantes da paçoca, aqui vai uma deliciosa opção pronta para ser incrementada com uma sobremesa também tipicamente ligado a festa junina.

O sabor da paçoca é único e só faz ficar ainda mais gostoso. Confesso que é a minha favorita!

8º. Com leite de coco

autor: Sabores da Tita

Qualquer opção que leva leite de coco fica ainda mais gostosa. O sabor leve aumenta o paladar de qualquer prato, seja ele doce ou salgado.

Essa versão é uma opção para alérgicos a lactose. Todo cozimento é feito apenas com leite de coco e outros derivados da fruta. Muito gostoso!

9º. Fit low carb (fitness)

autor: Senhor Tanquinho

Também tem uma para quem está de dieta! Nessa receita, t5odos os ingredientes são light ou desnatados.

Mas fiquem tranquilos, eles garantem bastante sabor e cremosidade, dando um resultado igualzinho a feita aos moldes tradicionais, capriche na canela.

Vale a pena! Poderá aproveitar a variação de muito sabor e sem culpa!

10º. Com coco

autor: Tata Pereira

O ator principal nessa versão é o coco ralado. Ele é o responsável pela textura muito especial.

Além disso, o sabor leve e gostoso dele ajuda tudo a ficar mais gostoso. Super simples e muito gostosa são as melhores palavras descrever uma versão bastante tradicional desse prato consagrado.

11º. Com creme de leite

autor: Tata Pereira

O que não falta nessa sugestão é cremosidade. E ela é, com certeza, intensificada pela presença dos derivados do leite de vaca e pelo leite de coco também.

Feita a três leites que vai dar muito sabor e textura a essa opção que exala tradição de origem brasileira.

12º. Com leite ninho

autor: Tábata Romero

Muitas receitas hoje em dia levam o nosso querido leite ninho. O sabor dele ajuda a levantar qualquer sobremesa, sem falar que ele é um elemento que garante muita cremosidade.

Confere o passo a passo dessa versão sensacional que tem uma cremosidade fora do normal no vídeo acima, todos vão amar!

13º. Vegana

autor: Mussinha

Para os veganos de plantão, aqui vai a alternativa vegana desse docinho super tradicional. A autora usou dois leites vegetais para dar a cremosidade e sabor, sugerindo que um deve ser de coco e o outro da preferência da pessoa, seja de amêndoas, amendoim etc.

Essa é a alternativa não só dos adeptos do veganismo como também qualquer pessoa que queira preparar variações diferentes.

14º. Com doce de leite e amendoim

autor: Adriene Amorim Cake e Arte

Essa é tudo de bom! É aquele tipo que não tem possibilidade de ficar ruim.

Ela tem muita cremosidade e sabor, unindo dois elementos únicos que são muito tradicionais das festas juninas do Brasil afora. Confere no vídeo acima!

15º. Sem leite condensado

autor: Luzia Sartori

Se deseja diminuir o teor calórico do prato, a ainda assim quer comer aquela canjiquinha gostosa nesse friozinho gostoso, você acaba de encontrar a melhor opção para seu paladar! Nesse prato utilizamos apenas o leite integral, deixando as "gordices" para lá.

A fim de dar cremosidade, um segredo é acrescentar umas colheres de amido de milho pode ajudar. É bem mais simples, mas que ainda mantém muito sabor!

16º. Gourmet

autor: Tastemade Brasil

Esse vídeo trás 3 opções incríveis. Que reúnem muita tradição e sabor em uma única tacada.

3 formas de preparar de modo bem sofisticado e saboroso, de arrasar não só na época de São João, mas também a qualquer momento do ano!

17º. De 4 leites

autor: Receitas de Mãe

Se está na busca por cremosidade, acabou de encontrar. Ela é deliciosa e muito, mas muito cremosinha. A presença do leite e seus derivados garante uma cremosidade sem igual e um sabor indescritível para essa versão.

Garantia de muitos elogios por todos na sua casa!

Concluímos nossa lista e já está pronta e sabe como fazer canjica, a melhor sobremesa de sua vida. Prepare os litros de água e vamos cozinhar. Sempre vamos pôr mais dicas para sua alegria.

poste no pinterest esta imagem de receita de canjica

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.