15 Receitas de Camafeu Doce Gourmet E Tradicional E Muitas Opções Perfeitas

Aquele doce simples, mas que parece uma joia e rouba a cena em todo casamento
15 Receitas de Camafeu Doce Gourmet E Tradicional E Muitas Opções Perfeitas tmalucelli / Shutterstock.com

Esse docinho tem a base de nozes e costuma ser coberto por fondant, uma pasta de açúcar tradicional em bolos de casamento, é servido em festas e batizados.

Sua aparência singular faz muita gente acha que seu preparo é complexo, mas essa receita de camafeu doce gourmet e tradicional vai te mostrar que ele é tão simples quanto um brigadeiro de panela.

Após conferi-la, não deixe de verificar as outras variações de seus sabores muito diversos para que você não fique sem opções na hora de diversificar os seus doces e sobremesas.  

Nossa favorita: receita de camafeu de nozes simples e fácil: saiba como fazer

Rendimento
29 doces de 18 g
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado e meia
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 400 g de chocolate branco
  • 150 g de nozes

Modo de preparo

  • Em uma panela, adicione o leite condensado (cerca de 600 g), em seguida, acrescente as nozes moídas e a manteiga ou margarina. Misture tudo muito bem.
  • Leve ao fogo baixo.
  • Mexa sempre até obter o ponto de enrolar, conhecido popularmente como o ponto de brigadeiro, que é quando começa a desgrudar do fundo da panela.
  • Transfira a sua receita para uma travessa, cubra com plástico filme e deixe esfriar na geladeira por 2 a 3 horas. Passado esse tempo, você já pode enrolar.
  • É importante estar higienizada.
  • Agora, unte as mãos, separe um pedaço pequeno de massa e modele para ficar no formato desejado. Se quiser garantir um padrão de tamanho, pese cada porção.
  • Sobre uma assadeira ou prato untado com manteiga, coloque as bolinhas separadas umas das outras para não grudar. Continue modelando até acabar.
  • Derreta o chocolate no micro-ondas ou banho maria.
  • Coloque o doce dentro do recipiente com chocolate derretido e use um garfo para te auxiliar na hora de virá-lo de um lado para o outro. Em seguida, retire o doce e bata com o garfo na borda do recipiente para não ficar excesso de chocolate.
  • Para decorar esse camafeu de nozes, polvilhe pó dourado sobre uma noz e coloque em uma bolinha por vez. Deixe secar sobre o papel manteiga para não ser molenga na hora de retirar para colocar na embalagem ou onde preferir servir.

2º. Morango

autor: Denise Costa

Engana-se quem pensa que o camafeu precisa ser de nozes, afinal, para melhorar algo, estamos sempre exercendo a criatividade, não é? Esta versão leva morangos e se assemelha muito a um bombom. Bacana?

Veja só, então, o preparo dessa versão que leva brigadeiro branco, é coberto por chocolate preto e, bem no meio, tem um morango azedinho que equilibra os sabores.

Para criar a casquinha, após montar a parte interna, você vai ter que derreter o chocolate aos poucos para não queimar, em seguida, banhar os docinhos.

3º. Chocolate

autor: Receitas ChocoMeUp!

Quer simplificar as coisas? Então, veja como preparar um saboroso docinho de chocolate para adoçar a boca após o almoço. Quer use chocolate branco ou preto, os ingredientes para a receita são simples e podem ser adaptados ao seu gosto.

Uma vez que conseguir preparar o recheio no fogo médio, todo o resto é muito fácil. Basta enrolar as bolinhas e cobri-las por chocolate derretido.

O resultado é incrível e muito saboroso.

4º. Gourmet

autor : Canal Choco Real

Depois que os brigadeiros gourmet invadiram as docerias, várias opções de recheios inovadores começaram a aparecer. Entre elas, está o docinho de nozes.

Essa iguaria também não deixa de ser uma opção para você, dona de casa, vender para obter um extra, afinal, ela fica bonita e com cara de doce profissional!

Você ainda pode alternar na decoração para fazer um charme para os clientes. Os doces podem ser cobertos por nozes trituradas ou por chocolate.

5º. Amendoim

autor: SóDoces

O amendoim é altamente nutritivo e faz parte do mundo das sobremesas há bastante tempo. Geralmente, vemos amendoim em doces caseiros e mais simples, mas o camafeu é um docinho elegante por si só que vai agradar os olhos e o paladar dos amantes de amendoim.

Por causa desse ingrediente, o docinho acaba com um sabor mais potente do que a versão tradicional de nozes, assim, você pode ver uma alternativa com paçoca para o conteúdo não ficar tão forte.

6º. Damasco

autor: Lais Cake Design

O sabor azedinho do damasco faz toda a diferença para quem já gosta de cozinhar guloseimas e é mestre na confeitaria, mas se você não faz parte dessa turma, veja esse preparo e se delicie!

Claro, já vimos brigadeiros gourmet de damasco, bolos no pote, brigadeiros no pote, tortas e diversas outras sobremesas, mas camafeu é uma novidade que vai roubar a atenção dos seus convidados.

E não vale se assustar, hein? Acredite ou não, para fazê-lo é super simples e leva apenas 2 ingredientes. Claro, para a decoração, utilize um bom chocolate branco por cima para caprichar na apresentação.

7º. Nozes no copinho

autor: Sim, Eu Aceito!

Os brigadeiros no copinho são super legais de compor a decoração da sua mesa de festa. A receita de camafeu doce acima é muito recomendada de servir em chás de fralda e de panela por causa das cores neutras e sabor fácil de agradar a todos.

Você também pode optar em usar a textura a seu favor para servir esses doces camafeu de nozes para sobremesa de travessa onde se retira algumas colheradas de cada vez. Pode ser prático, no final das contas, por isso, experimente!

8º. Ovo de Páscoa

autor: Mavalério

Quem gosta da iguaria portuguesa com certeza irá adorar receber um presente desses na Páscoa. Todo o sabor e a cremosidade dessa sobremesa portuguesa, dentro de um ovo de Páscoa de chocolate branco. Que bela combinação, hein?

Agora, nada de comprar! Aprenda já a preparar essa surpresa.

9º. Chocolate branco

autor: DELICIAS DA CRIS

O chocolate branco tem o modo de temperagem diferente do chocolate preto. Ele deve estar bonito e bem apresentado, precisamos caprichar na hora de preparar a cobertura do docinho.

Esse passo a passo te ensina a lidar com a cobertura de chocolate com maestria, assim, evita desperdício e confusão na hora de decorar os doces.

10º. Castanha

autor: daBella

As castanhas estão entre as leguminosas preferidas dos brasileiros.

Que tal então fazermos uma opção dessas delícias? Além de saborosas, elas possuem um alto valor nutricional que vale a pena adicionar às sobremesas.

11º. Cereja

autor: Chef Léo Oliveira

Devido ao seu sabor característico, nem todos apreciam a cereja na hora de escolher uma sobremesa, mas se você faz parte do grupo que ama essa frutinha adorável, confira essa versão cuja massa é extra saborosa, afinal, leva cereja, leite em pó e creme de leite.

A textura é uma verdadeira caricia na boca.

12º. Vegano

autor: VegetariRango

É adepto da alimentação vegana? Essa é especialmente para você! Aprenda agora a preparar um doce de leite de coco com morango que é delicioso e prático.

É simples de verdade! Em apenas 6 minutinhos, já estará com a receita na ponta da língua e pronto para iniciar os trabalhos.

13º. Bolo de nozes

autor: Cozinha da Gabby

Gostou tanto desse docinho que pensou dava para usar essa base para outras coisas? Pensamos o mesmo e trouxemos um bolo do mesmo recheio!

É claro, diferente dos outros preparos, além do camafeu de nozes, você irá precisar de açúcar de confeiteiro, farinha, ovos e fermento para que tenha um bolo saboroso e muito bonito no final.

14º. Amêndoas

autor: RedeSeculo21

Gosta de doces finos e tão elegantes em sua mesa?

Confere só a delicadeza desses docinhos de amêndoas. Além de aprender o modo de preparar o recheio, que é o principal, também aprenderá a dar o banho de chocolate correto para deixar uma cobertura bonita, delicada e profissional.

15º. Uva

autor: Receita Fácil

Quem nunca aproveitou a uva para preparar doces, não sabe o que está perdendo. Essa fruta dá um toque muito especial em qualquer sobremesa.

Na última indicação de hoje, veja como preparar e decorar um docinho desse de uva que é perfeito e econômico para as suas festas.

Gostou de todas as dicas? Viu como é fácil? Então, o que está esperando? Aprenda a preparar uma das receitas de doces mais simples e receitas de sobremesa que impressionam em sabor e aparência. Seja para adoçar as suas festas de maneira elegante ou para vender docinhos sem dificuldades, esses preparos são sucesso.

poste no pinterest esta imagem de receita de camafeu

Comentário (1)

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.