Receita de Bala de Caramelo Toffee + Versões diferentes para se deliciar

A bala de caramelo ou a bala toffee, preparada de forma prática, saborosa e caseira.
Publicado em Sobremesas
Receita de Bala de Caramelo Toffee + Versões diferentes para se deliciar nelea33 / Shutterstock.com

Doce versátil e de grande apreço no nosso país, o caramelo é consumido em todas as confeitarias e casas, como coberturas de pudins, recheios de doces e até como balas.

Escolhemos nossa receita de bala de caramelo toffee favorita para você experimentar. Usamos os ingredientes que temos em casa, o que deixa a receita além de deliciosa bem econômica.

O doce é feito pelo processo de caramelização, o que garante, além da concentração do sabor, a cor característica que dá nome ao doce.

Depois dessa receita, escolhemos mais 14 bolas de caramelo diferentes e, igualmente deliciosas, para você experimentar. Com diversos complementos saborosos. Vamos lá?

poste no pinterest esta imagem de receita de bala toffe de caramelo

(Favorita) Receita de Bala de Caramelo Toffee: Saiba Como Fazer

Rendimento
50 balas
Preparação
1 hora
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

  • Coloque, em uma panela, o leite condensado, o leite e o açúcar.

  • Leve ao fogo baixo e mexa até atingir a textura de um creme semelhante a um leite condensado grosso.

  • Em seguida, coloque em fogo médio até atingir a cor caramelo e a textura de uma massa.

  • Unte uma superfície fria com óleo e despeje a massa.

  • Deixe amornar e corte a massa num formato de bala. Unte a faca também com óleo para facilitar o corte.

Dica:
Para descobrir o ponto ideal da bala pegue um pouco da massa e jogue numa superfície fria. Espere esfriar e, a partir daí, observe se está mastigável ou mais consistente. Determine de acordo com sua vontade.

As balinhas são um sucesso e podem ser uma ótima oportunidade de vendas. Um saquinho com 100 gramas, por exemplo, pode ser vendido por R$4,00. É uma ótima oportunidade.

Abaixo, selecionamos mais 14 receitas de bala de caramelo para você se deliciar em casa:

Vegana

O veganismo é conhecido como um estilo de vida que se abstém do consumo de qualquer produto de origem animal.

Para esta receita, todos os ingredientes são veganos e são eles: creme vegetal com sal, açúcar mascavo e branco, glucose e leite condensado vegano.

Com nata

Muito utilizada na nossa culinária, a nata, camada de gordura formada na superfície do leite quando esse é aquecido, é um dos ingredientes chaves do preparo.

Nessa bala de caramelo, a nata faz um combinado com a manteiga, garantindo um sabor único e uma textura marcante a bala.

Rápida

O segredo dessa receita está na praticidade com que é feita: leva apenas 7 minutos. Isso mesmo.

O preparo é simples e feito todo no microondas. É só colocar todos os ingredientes em uma assadeira alta, levar ao forno e ir dosando o tempo enquanto faz pausas para misturar. Prático!

Com damasco e tâmara

Esta é, sem dúvidas, a bala de caramelo mais diferente do artigo. Isso porque conta com ingredientes como: tâmaras, damasco, coco seco e suco de laranja.

O combinado traz a bala um sabor levemente agridoce e inconfundível.

Com mel

Essa balinha de caramelo ganha, além do tradicional, um ingrediente especial, o mel.

Funciona como um adoçante livre de conservantes e tem propriedades que trazem benefícios como hidratar a pele, diminuir o estresse e, ainda, melhorar a saúde intestinal.

Econômica

Para fazer uma bala de caramelo econômica o passo a passo é: Numa panela coloque  200 gramas de refinado. Deixe derreter completamente, abaixe o fogo e adicione uma caixa de leite condensado.

Adicione aos poucos e misture até desgrudar do fundo da panela. A dica é: o ponto de caramelo é o tradicional  de brigadeiro.

Em seguida, numa superfície untada com óleo, coloque o caramelo e deixe esfriar. É só cortar em pedaços de formato de bala e está pronto.

De chocolate

Essa balinha de caramelo com chocolate é , além de econômica e prática de fazer, irresistível.

O diferencial aqui é colocar 1 caixa de leite condensado cozido na pressão, em fogo alto,  por 20 minutos, para adquirir um aspecto de doce de leite.

Em seguida, leve para a panela e misture a margarina, o chocolate em pó e o açúcar de confeiteiro. É só repetir o processo tradicional. Uma delícia!

Macia

O diferencial dessa bala de caramelo é que ela derrete na boca. E o segredo para isso está na maciez.

A dica é: utilize um termômetro culinário para estabelecer a temperatura ideal para o corte, fator determinante para garantir que a bala fique macia.

Cremosa

Essa receita é muito cremosa. Usamos como ingredientes 250 gramas de açúcar, 50 gramas de manteiga sem sal e 200 ml de creme de leite.

O creme de leite fresco é o que confere cremosidade à bala, além de auxiliar na textura macia.

Com glucose de milho amarela

Para fazer a bala de caramelo sem aspecto puxa puxa,  usamos glucose. Esse ingrediente é responsável também por garantir a textura cremosa, viscosa e macia da bala.

A glucose também traz sabor a bala já que tem uma leve concentração de doce, podendo ser usada como adoçante.

No microondas

Nada mais prático que doce feito no microondas, não é mesmo? Aqui, coloque numa vasilha manteiga, açúcar, glucose e leite condensado. Misture bem e leve ao microondas.

A dica é tirar do recipiente a cada 2 minutos e misturar, repetindo o ciclo por 6 minutos. É só deixar esfriar e moldar a balinha.

Com café

Nessa receita de balinha de caramelo acrescentamos também café. Já dá pra imaginar o cheirinho, não é mesmo?

Usamos o café extra forte que tem o sabor mais concentrado e acrescentamos aos ingredientes tradicionais: açúcar, glucose, manteiga e farinha de trigo. É fácil de fazer e fica delicioso.

Tradicional

Aqui, o passo a passo é simples: Em fogo baixo, coloque 1 xícara (300 ml) de açúcar cristal e deixe derreter. É importante mexer para que não queime em um ponto específico.

Coloque 1 caixa de leite condensado e mexa por 5 minutos ou até atingir o ponto. Para identificar o ponto faça o teste: pegue um pote com água e coloque a massa, espere e veja como a massa ficou: quando estiver dura e maleável está pronta.

É só levar para uma superfície untada com manteiga e cortar as balas.

Com baunilha

Essa receita leva ainda extrato de baunilha. Esse, tem como função aromatizar a balinha de caramelo e garantir a harmonização dos ingredientes. A bala fica ainda mais gostosa.

São muitos os preparos e muitas as combinações. Para quem gosta da balinha mais doce pode apostar na preparada com mel e com chocolate já para quem não gosta muito é só preparar a tradicional.

Escolha uma e se jogue na cozinha, sua bala de caramelo tipo toffe vai encantar toda sua família.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.