16 Receitas de Salada Tropical para incrementar sua refeição

  • No almoço da semana ou no churrasco de domingo, a salada é o prato mais saudável e saboroso para você e sua família.
Publicado em Saladas
16 Receitas de Salada Tropical para incrementar sua refeição

Característica do verão, a salada tropical tem como sua composição base as folhas verdes e as frutas. Isso faz com que ela seja referência quando a questão é o alto teor de vitaminas.

O combinado de cores e sabores, ilustrado pelas opções de receita de salada tropical abaixo, é o preferido dos que mantêm uma alimentação saudável e apreciam comidas leves e práticas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

A versatilidade de combinações que a salada traz, acompanhado da harmonização que vai do suco ao vinho, faz da salada uma ótima pedida para todas as ocasiões.

Vamos aprender como fazer salada tropical?

Anúncio
Continue lendo abaixo
poste no pinterest esta imagem

Receita de salada tropical SIMPLES E BARATA: Como Fazer

Esta receita tem como ingrediente chave o palmito, que deve ser fino, por ser mais macio e mais saboroso e, dar a sensação de saciedade.

A base de folhas de alface americana e alface crespa é acompanhada pelo tempero de orégano, azeite, limão, sal e pimenta. É ideal temperar quando a salada já estiver pronta para servir para que as folhas não murchem. 

COM ABACAXI

O abacaxi tem alto valor nutricional: grande quantidade de vitamina C e de fibras, o que reduz a concentração de gordura no sangue.  

Anúncio
Continue lendo abaixo

Nessa receita, o abacaxi é usado também como uma saladeira, para deixar a apresentação mais charmosa.

É só cortá-lo ao meio, retirar o miolo, que vai ser misturado e temperado junto com as folhas de alface e os legumes. Depois, são colocados no abacaxi e servidos.

COM FRANGO

Depois da salada já montada e temperada com sal, coloque o peito de frango já grelhado, com o seu tempero preferido, e cortado em fatias. Também pode-se usar frango defumado.

Uma dica: O caldo do frango também pode ser jogado por cima da salada para dar mais sabor.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Você pode acrescentar uns cubinhos de bacon. É uma ótima receita para enganar seus convidados que têm resistência à alimentação saudável.

COM CREME DE LEITE E MAIONESE 

Dos ingredientes comuns nas receitas, o creme de leite é o que melhora qualquer prato, assim como a maionese.

A combinação dos dois: 100 g de creme de leite (ou meia caixinha) e 200 g de maionese com os ingredientes base, como repolho, manga e abacaxi garantem o sucesso e a cremosidade dessa receita.

Conserve o prato principal na geladeira até a hora do consumo .

Anúncio
Continue lendo abaixo

COM PRESUNTO E QUEIJO

As melhores receitas levam presunto e queijo, clássica combinação da culinária brasileira, vai bem em qualquer prato, seja frio ou quente, simples ou sofisticado.

Nas receitas de salada tropical usamos 100 g de presunto parma e 100 g de queijo provolone ou queijo coalho.

Dicas para os que gostam de frios: Adicione também 100 g de peito de peru picado, além de saboroso é um aliado importante no fortalecimento do sistema imunológico. 

Anúncio
Continue lendo abaixo

COM MANGA

Nessa receita de salada tropical com manga os ingredientes são: alface, manga cortada em cubos pequenos, tomate sem sementes e cebolinha a gosto.

Para começar, mexa bem os ingredientes e tempere com sal a gosto, 4 colheres sopa de azeite extra virgem e suco de 2 limões.

Escolha um molho de sua preferência e sirva.

COM CROUTONS

O Croutons, famoso ingrediente das receitas de saladas caesar, é um pão assado e temperado. Pode ser usado também como acompanhamento de sopas.

Pode gostar também:

Anúncio
Continue lendo abaixo

Nessa receita de salada tropical, o modo de preparo do croutons é: 4 fatias de pão de forma cortadas em cubinhos, temperadas com azeite e ervas finas ou orégano.

Leve ao forno e deixe assar por 2 minutos e meio para que o pão fique bem dourado e crocante. É uma ótima refeição.

COM MOLHO DE LIMÃO

Nas receitas de salada tropical com molho, o de limão ácido é a indicação.

Para o molho usamos: caldo de um limão, 2 colheres de sopa de azeite, uma colher de sopa de vinagre, 2 colheres de sopa de mostarda, meia colher de sopa de alho, meia cebola ralada, meia xícara de salsa e cebolinha picada, sal e pimenta.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Corte as frutas, adicione a salada de folha e misture todos os ingredientes até ficar homogêneo e tenha um sabor único e marcante. Regue a salada e sirva em seguida.

COM FRUTOS DO MAR

Essa receita de salada é para quem gosta de incorporar o master chef na cozinha.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Em uma tigela coloque os ingredientes: alface, cebola, tomates cereja cortado em rodelas, manga em cubos, açúcar e tempere com suco de limão, sal, pimenta do reino a gosto, coentro, vinagre balsâmico e misture.

O fruto do mar escolhido é o camarão. É só colocá-lo em uma frigideira com um fio de azeite de oliva e selar. 

Monte a salada em uma travessa e sobre as folhas coloque o camarão. Todos os ingredientes devem estar frescos.

PARA ACOMPANHAR PEIXE

Peixe e salada é uma deliciosa combinação presente no cardápio de quem tem uma alimentação fit.

Para preparar essa salada usamos rúcula, cenoura, pepino em rodelas, palmitos picados, manga e tomate cereja harmonizados com o molho de azeite, suco de limão e sal ou, ainda, pimenta do reino.

A recomendação é que o peixe seja grelhado no azeite para garantir seus nutrientes.

PARA ACOMPANHAR CHURRASCO

Nessa receita de salada tropical, a referência é o vinagrete, assim como nos clássicos churrascos de domingo do povo brasileiro.

A salada tropical simples é composta por repolho roxo, tomate, cenoura ralada, cebola e azeitonas verdes, tudo temperado com orégano, azeite, suco de limão e sal a gosto.

AGRIDOCE

A salada agridoce traz a acidez do pepino em conserva e do limão com a doçura das uvas verdes e da uva passa. São receitas deliciosas.

Ainda há a cremosidade do creme do leite com a maionese. E para agradar a todos os paladares.

COM MOLHO DE IOGURTE

Nessa receita de salada tropical simples, o diferencial é o molho de iogurte, ele é levemente doce e agradável ao paladar, além de fácil de fazer. Perfeita para os que duvidam que salada pode ser saborosa.

O molho de iogurte é feito com orégano, hortelã, salsa, pimenta, um pote de iogurte natural, azeite, shoyo, mostarda, sal e açúcar.

Dica: Regue com o molho, um combinado de alface lisa com frango desfiado e sirva.

COM REPOLHO

Para os que não saem do foco, as receitas em que o repolho é o ingrediente principal é uma opção para ter na dieta, já que acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura.

Para fazer a base usamos só repolho branco e acrescentamos: manga, tomate e cebolinha verde. Está entre as receitas de salada mais simples das indicações.

COM PEPINO

A salada de pepino é conhecida como Sunomono, uma salada característica da culinária japonesa. É uma deliciosa salada.

Adaptamos para a salada tropical brasileira: em uma tigela misturamos pepino japonês em tiras finas, sal, manga, vinagre, azeite e limão. Para decorar, coloque hortelã e sementes de gergelim.

DAS FESTAS DE FIM DE ANO

Ingredientes mais presentes nas ceias de final de ano: os morangos, as amêndoas e as uvas passas são os ingredientes que decoram essa salada tropical e são fáceis de fazer.

A base é formada por folhas verdes, queijo gorgonzola e mussarela, morangos e tomate cereja.

O molho é feito com geleia de morango, vinagre e azeite. É sofisticada e deliciosa.


Com tantas receitas de saladas tropicais, as diversas combinações de sabores são dignas de serem experimentadas uma a uma.

Seja no dia a dia com a família ou no churrasco de domingo, a salada tropical é o prato recomendado. É prático, saudável e gostoso.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.