18 Receitas de Salada de Feijão Fradinho Maravilhosas para variar no dia a dia

  • Como utilizar essa leguminosa nas refeições de sua família sem cair na monotonia.
Publicado em Saladas
18 Receitas de Salada de Feijão Fradinho Maravilhosas para variar no dia a dia

Um clássico da culinária baiana e utilizado no acarajé, o feijão fradinho possui outros nomes, tais como: feijão-de-corda, feijão-verde, feijão-miúdo, feijão-caupi, feijão-frade entre outros. Originário da África, chegou ao Brasil pelas mãos dos colonizadores europeus.

Conhecido também por agir na diminuição da gordura do fígado, ele é muito saboroso e é preparado de diversas formas.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Trouxemos para você uma série de ideias excelentes para você preparar uma deliciosa receita de salada de feijão fradinho simples. São muitas variações, e com certeza você saberá escolher a melhor para preparar na sua cozinha!

poste no pinterest esta imagem

Receita de salada de feijão fradinho Com bacalhau: Como fazer

Dentre as receitas mais comuns, temos a mistura do feijão fradinho com o bacalhau. Dessalgue o peixe em bastante água.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Prepare o fradinho na panela de pressão, na água do dessalgue do bacalhau, até que fique al dente. Em uma panela ou frigideira, refogue cebola, pimentão e o bacalhau dessalgado em azeite de oliva, por alguns minutos.

Depois, junte o feijão já cozido, adicione tomate e salsinha, tempere com azeite, sal e pimenta do reino moída na hora e é só servir!

Com atum

Como fazer salada de feijão fradinho simples? O modo de preparo desta receita se assemelha muito ao da anterior. O diferencial está no uso do atum em conserva no lugar do bacalhau.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Na cozinha, sempre há a possibilidade de adaptações que permitam que usemos uma receita como base e adaptemos com o que há disponível em casa.

Caso você não tenha feijão fradinho, pode usar o feijão branco por exemplo. Por isso não tenha medo testar substituições.

Com calabresa

A calabresa refogada com cebola adiciona um delicioso sabor à salada. Junte ao feijão fradinho cozido e aos demais ingredientes.

Finalize com pimenta, uma colher de sopa de azeite, sal e limão. Caso goste, adicione coentro também.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com frango

A versão com frango desfiado traz também ervilha e azeitona picada. Juntamente com o tomate, cebola e o pimentão amarelo, ela serve inclusive como uma refeição, de tão completa que é.

Dica para desfiar o frango: após cozinhá-lo na panela de pressão por cerca de 30 minutos, com sal, pimenta e uma colher de sopa de vinagre, deixe a pressão sair completamente.

Abra a tampa, retire o excesso de água, feche-a novamente e chacoalhe vigorosamente, com o frango ainda bem quente. Ao abrir, ele estará todo desfiado dentro da panela.

Com sardinha

A sardinha é outro peixe que também pode fazer par com o feijão fradinho. Uma receita de salada ótima para o dia a dia.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Há como fazer esta receita simples com outras variações de legumes, como cebola roxa, grão de bico, pimentão vermelho, amarelo ou verde.

Com bacon

Assim como a calabresa, o bacon é uma ótima opção de acompanhamento para uma salada de feijão caprichada.

Frite-o em sua própria gordura, e depois junte algumas colheres de sopa de cebola e alho, para refogar junto.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Em uma tigela grande misture os ingredientes e tempere com o que desejar: suco de limão, vinagre branco, sal, pimenta do reino, salsinha picada ou cebolinha. Use sua criatividade!

Com camarão

Peixes e frutos do mar em geral também podem ser usados para acompanhar essa salada de feijão. O importante é que o feijão esteja bem-preparado.

Relembrando como cozinhar o feijão: coloque uma xícara de feijão fradinho ou duas em uma panela com xícaras de água suficientes para cobri-lo.

Cozinhe o feijão com uma pitada de sal e um dente de alho grande amassado e inteiro. Cozinhe por 30 minutos, escorra a água e use-o. O tempo de cozimento pode variar dependendo da quantidade de feijão.

Pode gostar também:

Anúncio
Continue lendo abaixo

Com carne seca

A carne seca traz outra variação importante para essa receita. Se ela for muito salgada, dessalgue-a em uma xícara (chá) ou duas de água.

Além dela, outros vegetais são acrescentados, como o repolho por exemplo, agregando sabor ao preparo.

Por conta disso, essa salada fica muito colorida e bonita, além de crocante!

Com linguiça

À linguiça picadinha e bem refogada acrescenta mais uma camada de sabor à salada de feijão.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Você pode incrementar a salada com folhas verdes e uma xícara (chá) de queijo.

Para fazer as substituições ou mudanças, procure combinar os ingredientes entre si, alternando entre sabores suaves em sua maioria e poucos sabores mais fortes.

Anúncio
Continue lendo abaixo

Light

Peito de frango, algumas colheres (sopa) de azeitonas, milho verde e seleta de legumes formam esta versão light de receita de salada de feijão fradinho.

Para quem está buscando molhos mais leves, o molho de iogurte pode ser uma opção.

Panelinha – com quiabo

O canal Panelinha sempre tem uma versão deliciosa da maioria das receitas. Esta leva quiabo, formando uma combinação incrível.

Aqui, aquela dica amiga para evitar o estufamento frequentemente causado pelos feijões: coloque o feijão de molho por pelo menos 12 horas em água fria e vinagre.

Com bacalhau desfiado

Mais uma versão com bacalhau, dessa vez já desfiado e não em lascas. Antes do preparo, separe o bacalhau e leve para dessalgar.

Dessa forma você evita o excesso de sal na sua receita.

Deixe uma parte para decorar o prato. Depois de pronto, deixe na geladeira.

Com frango desfiado

Um bom frango desfiado deixa qualquer salada mais leve. Seja o peito, coxa ou sobrecoxa. O importante é que seja bem temperado.

Outra dica para desfiar o frango: ainda quente, use a batedeira nele. Desfia em questão de segundos!

Com legumes

A variedade de legumes que podem ser usados numa receita de salada de feijão fradinho é enorme. Você pode usar aqueles de que mais gosta.

Procure preparar saladas que levem pelo menos uma xícara (chá) de feijão fradinho, para não precisar fazer tão pouco e gastar gás desnecessariamente.

Para o Natal

Essa salada também vai muito bem no Natal! Para melhor aproveitamento da panela, o feijão foi cozido juntamente com os ovos, o bacalhau e louro.

Misture o feijão com os demais ingredientes, tempere com sal e pimenta a gosto, azeite, cominho e o que mais seu paladar pedir!

A vinagrete para churrasco

Você precisa experimentar esta versão da receita de salada de feijão fradinho a vinagrete! Fica perfeita para um churrasco.

Capriche no vinagre ou limão, sal e pimenta do reino a gosto.

Depois que você fizer essa receita pela primeira vez, vai querer ela em todos os seus churrascos.

Baiana

A versão baiana da receita de salada de feijão fradinho traz como diferencial o uso do azeite de dendê, a castanha de caju e amendoim torrados, e camarão.

De encher os olhos!

Bem colorida

Quanto mais cores, melhor! Aqui o colorido torna esta salada mais alegre e nutritiva do que nunca! Com pimentões de cores variadas, bacon, pimentas e tomates, essa receita é só alegria.

Não deixe de dar seu toque especial!


Com tantas opções, a lição que fica dessa salada é: varie, crie sua própria versão. A alimentação precisa ser um momento de prazer, desde o preparo até a hora de comer.

Capriche na sua e bom apetite!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.