A Melhor Receita Com Agrião + Opções que você precisa provar

O agrião é um vegetal típico na culinária brasileira, com folhas pequenas e verdes, ela é levemente picante e pode ser encontrada facilmente em feiras livres e mercados, ou até mesmo ser cultivada em casa.
Publicado em Saladas
A Melhor Receita Com Agrião + Opções que você precisa provar Brent Hofacker / Shutterstock.com

As receitas com agrião além de saborosas, podem gerar benefícios para a saúde como prevenção de doenças cardíacas, fortalecendo os ossos e prevenção à anemia.

Pensando nisso, separamos para você uma receita de bolo de agrião bem saboroso e fácil de fazer. Além disso, também deixamos nesse artigo outras receitas com essa erva de sabor picante que você precisa experimentar. Veja abaixo:

poste no pinterest esta imagem de receita com agrião

Uma das Melhores Receitas com Agrião: Bolo de Agrião Simples e Fácil: Saiba como fazer

Rendimento
1 bolo (20 pedaços)
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes

para o bolo:

  • 3 ovos;
  • 1 xícara de óleo;
  • 1maço de agrião;
  • 2 xícaras de açúcar;
  • 3 xícaras de farinha de trigo:
  • 1 colher de fermento em pó.

para a calda:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 limões

Modo de preparo

Do Bolo:

  • Primeiramente, bata no liquidificar os ovos com o óleo e agrião. Depois, adicione o açúcar e bata novamente.

  • Em um recipiente, coloque a farinha de trigo e o fermento. Deposite o creme que está no liquidificador aos poucos e mexendo sempre até ficar homogêneo.

  • Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno em 180° para assar por 25 minutos.

Da Cobertura:

  • Em uma panela em fogo baixo, misture o leite condensado com o suco de limão. Mexa até engrossar e reserve.

  • Por fim, coloque a cobertura sobre o já bolo frio.

Abaixo, separamos outras 14 receitas com agrião que você precisa experimentar! Veja:

Suco

Com certeza você já viu o agrião em diversas receitas, mas já experimentou o suco dessa folha?

Essa versão da erva reúne principais nutrientes e vitaminas, além de contribuir para a aceleração do metabolismo, um ótimo aliado para o dia a dia de quem quer perder uns quilinhos.

Para prepará-lo irá precisar de suco de limão, ramos de agrião, mel e água. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata.

Xarope

Essa receita é conhecida por ser uma ótima opção para quem quer aliviar a tosse, dores na garganta e inflamações via respiratórias superiores e resfriados.

Em uma panela, coloque o agrião, açúcar, suco de dois limões, gengibre picada, água e uma garrafa de cerveja preta - o álcool irá evaporar. Leve ao fogo por cerca de 30 minutos.

Sopa

Quem disse que sopa não pode ser janta? Além de saudável, é saborosa. Ela também é indicada para quem busca perder peso.

Para a receita você irá precisar de cebola, batata, azeite, dentes de alho, água, agrião e ovos. Leve a batata e a cebola para cozinhar por 20 minutos, depois triture e acrescente o vegetal e um fio de azeite. Por fim, finalize com ovo cozido picado e tempere com sal.

Creme

Muito famosa em Portugal, essa receita é ótima opção para acompanhamento ela tem um sabor refrescante e fica perfeito com peixes e aves.

Para fazer o creme será necessário maço de agrião picado, alho poró, creme de leite, caldo de legumes e batata. Todo o processo de preparo é bem fácil.

Salada

Uma salada em um dia de calor cai bem, né?! A receita deixa o prato ainda mais saboroso e nutritivo.

Com a erva como base, adicione os itens de preferência como tomate, azeitona, palmito, ovos cozidos e etc.

Para temperar utilize orégano, azeite e 1 limão. Pode ser adicionado também outros melhores de sua preferência.

Pesto

Essa é ótima opção para incrementar pratos de massas, carnes ou temperar saladas. Você pode acrescentar ao pesto queijo parmesão, que deixa a receita ainda mais saborosa.

Para fazer o pesto é bem simples. Em um liquidificador, coloque o azeite, agrião, queijo parmesão ralado, alho, sal e bata aos poucos até ficar com textura homogênea. Transfira para um recipiente.

Omelete

 Essa receita é ótima opção para quem está de dieta. Com a erva, o prato ganha todo um sabor a mais, além de ajudar na aceleração do metabolismo. Pode acrescentar também queijos na receita.

Para prepará-lo será necessário ovos, sal, agrião e cebola roxa. Leve todos os ingredientes ao forno em uma frigideira até obter uma boa consistência.

Agrião refogado

Uma versão diferente e saborosa da folha que pode ser consumida como prato principal ou acompanhamento. Essa receita costuma conquistar o coração de quem o experimenta!

Para prepará-lo, doure em uma panela o alho e a cebola, depois acrescente uma quantidade significativa de folhas do vegetal. Leve ao fogo baixo e refogue até murchar.

Macarrão

Quem não ama uma massa, né mesmo? Nesta receita temos a combinação desses dois itens deliciosos. Esse prato te conquista tanto pelo estômago quanto pelos olhos.

Para fazer a receita irá precisar de macarrão de sua preferência, agrião, alho, manteiga, tomate e pimenta dedo de moça.

Arroz

Essa receita é perfeita para quem quer dar um gosto a mais no nosso típico prato. Existem diversas versões, tanto com arroz comum quanto integral. Também pode acrescentar legumes como cenoura.

Para realizar a receita irá precisar de agrião, 1 copo de arroz, sal, alho, 500ml de água e azeite. Refogue o alho, o vegetal e o arroz. Depois coloque a água, o sal e deixe cozinhar em fogo médio até a água evaporar por completo.

Frango

Esta é mais uma receita com agrião que se precisa provar! Ela é um ótimo prato para uma reunião em família. A erva dá todo um sabor a mais para a ave deixando irresistível.

O modo de preparo é bem simples, será necessário 3 dentes de alhos picados, 3 sobrecoxas de frango desossadas, 300 gramas de molho de tomate, batata picada e agrião picado.

Refogue o frango no alho, adicione o vegetal e logo depois o molho de tomate. Deixe no fogo por aproximadamente 30 minutos na panela de pressão. Depois adicione as batatas e deixe cozinhar por 10 minutos.

Carne

Mais uma receita que é uma ótima opção para o almoço de domingo em família. Elao é bem simples de ser feita e garantimos que irá te proporcionar muitos elogios!

Refogue meia cebola picada e 4 dentes de alhos na panela de pressão. Depois acrescente a carne de sua preferência, tempere com cominho, uma folha de louro e deixe até dourar.

Deposite 1 litro de água, 1 colher de sopa de extrato de tomate e meia colher de sopa de sal. Deixe no fogo por cerca de 25 minutos. Abra a panela e acrescente a batata, cozinhe mais 3 minutos. Por fim, quando estiver pronto, coloque o vegetal.

Rabada

Essa receita é muito famosa no Brasil e possui diversos fãs. É daqueles pratos que te dá água na boca só de olhar, existem até mesmo sanduíches com a combinação.

Para prepará-la irá precisar de 1kg de rabo de boi, água, azeite, 3 dentes de alho, 1 cebola picada, caldo de legumes, 2 tomates picados, coral, cheiro verde e o vegetal.

Costela

Por fim, mais uma combinação típica da culinária brasileira! Essa receita conquista qualquer um com seu sabor único, ela se tornará um dos seus pratos favoritos.

Em um recipiente, tempere cerca de 1kg de costela com limão, alho picado, sal, pimenta do reino, açafrão e colorau. Corte cerca de 3 cebolas em rodelas, coloque no fundo da panela de pressão e coloque a costela levando ao fogo por cerca de 30 minutos. Abra a panela e adicione batatas, meio copo de água e deixe 3 minutos em fogo médio, depois acrescente o vegetal.

Essas foram as receitas para ter uma alimentação saudável, uma folha clássica da culinária brasileira que não pode ficar de fora da sua cozinha!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.