Deliciosa Receita com Acelga + Alternavas que São Cheias de Nutrientes

Talvez você a conheça pouco, mas essa hortaliça tradicional da culinária oriental vai lhe conquistar!
Publicado em Saladas
Deliciosa Receita com Acelga + Alternavas que São Cheias de Nutrientes olepeshkina / Shutterstock.com

Pouco consumida no Brasil, essas folhas são presença carimbada nos diversos pratos da culinária asiática. Para mostrar os diversos motivos para acrescentá-la na dieta, selecionamos esta receita com acelga. Que vai te ensinar como preparar acelga, que é cheia de nutrientes no dia a dia.

Nossa favorita: torta vegetariana, leve e saudável e excelente opção para quem não come carne!

É uma forma criativa para consumir essa hortaliça tão nutritiva para as nossas refeições. Fique de olho! E logo após incluímo uma seleção de outras opção para se deliciar.

poste no pinterest esta imagem de receita de acelga

(top) Torta vegetariana: Entre as Melhroes Receitas com Acelga

Rendimento
1 torta
Preparação
50 minutos
Dificuldade
Fácil

Referência de Medida: Xícara de 240ml

 
Ingredientes 
  • 2 colheres de azeite
  • 2 dentes de alho
  • 3 ovos
  • Folhas de acelga picadas
  • 1 cebola
  • ½ xícara(chá) de farinha de trio integral
  • 1 xícara(chá) de leite quente
  • 2 xícaras(chá) de queijo cottage ou ricota
  • 1 colher(chá) de fermento em pó
  • Pimenta do reino e sal a gosto

Modo de preparo

Do refogado:

  • Corte a cebola;

  • Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho;

  • Acrescente as folhas picadas;

  • Coloque sal e pimenta do reino a gosto para temperar e refogue até as folhas murcharem. Reserve!

Da massa: 

  • No liquidificador ou no processador, bata o leite, o queijo, os ovos, o trigo e o fermento.

  • Agora misture a massa processada com o refogado e coloque em um refratário já untado. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C para dourar por cerca de 30 min.

Confira a seguir outras 16 receitas com acelga maravilhosas:

Com cenoura ralada

Veja como preparar acelga refogada com cenoura. Ideal para dias que estamos sem muito tempo para preparar a refeição e ótimo para acompanhar aquela comidinha caseira que todo mundo ama.

Confira essas duas dicas: deixe refogar sem água, pois ela possui água suficiente para o refogado. Coloque as folhas conforme o número de pessoas que serão servidas, pois apesar de volumosa, ela murcha bastante depois de cozida.

Tempere com sal a gosto, pimenta do reino a gosto e dente de alho. Sirva-se bem!

Refogado com linguiça toscana

Uma versão que te ensina como preparar um delicioso refogado de acelga que pode ser servido no almoço ou no jantar, é simples e prático. Se quiser, pode colocar uma quantidade maior ou menor de folhas ou de linguiça toscana, fica conforme o seu critério.

A linguiça toscana é querida pelos brasileiros, sendo a mais utilizada em nossos churrascos. Ela é feita com carne de porco misturada a diversos temperos que caracterizam o seu sabor especial.

Experimente como fazer este refogado com  essa linguiça tão famosa em nossas mesas.

Refogada com bacon e pimentão

Esta receita de refogado propõe que o refogado seja acentuado pelos sabores do bacon e do pimentão. Dicas para variar: substitua o pimentão verde pelo vermelho ou amarelo, assim como, por tomate sem semente.

Depois de fritar o bacon picado em fatias finas na frigideira, coloque a cebola picada, 1 dente de alho ou mais e deixe fritar, Coloque o pimentão e refogue a parte do talo da acelga que é naturalmente mais durinho. Quando estiver bem murcha, acrescente as folhas restantes e deixe cozinhar por mais alguns minutos.

É um prato saboroso ideal para servir como acompanhamento para todas as refeições e combina com bife, grelhados e arroz branco. Por isso, vale a pena conferir!

Refogada com ovo (Hakusai Tamagotoji)

Este é um prato típico nas mesas das famílias japonesas, que utilizam essa hortaliça para preparar receitas. Aprenda como preparar este refogado de acelga fácil, nutritivo, de preparo rápido e que dá aquela sensação de comidinha caseira.

Refogue as folhas com shoyu, sal a gosto e dashi. Deixa cozinhar cerca de quinze minutos para que fique bem macia. Após, acrescente os ovos ao refogado. Evite batê-los, apenas misture-os levemente para que gemas se quebrem. É um prato que pode ser consumido a qualquer hora.

É um bom acompanhamento para arroz, carnes e conserva à japonesa. Experimente também!

Assada com bacon 

Veja como deixar sua hortaliça mais saborosa com bacon! É opção de acompanhamento ideal para carnes, frango, peixes e frutos do mar. Além disso, também é prática.

Modo de preparo: corte 1 maço de acelga chinesa em duas partes. Tempere com sal e pimenta a gosto. Use a cebola e dente de alho picado também. É desnecessário refogar as folhas, pois esse trabalho será feito no forno mesmo. Regue com bastante azeite de oliva, viu? Pode substituí-lo por óleo de gergelim, de coco ou por manteiga.

Se preferir as folhas mais macia, cubra a travessa com papel alumínio. Caso goste dela crocante, deixe a travessa descoberta mesmo. Bom apetite!

Gratinada

Aprenda como preparar esta receita de acelga gratinada de maneira mais gourmet. Além disso, é ótima para quem quer reduzir a ingestão de carboidratos, pois possui uma proposta de dieta estilo cetogênica que incentiva na perda de peso.

Caso queira, pode acrescentar outros ingredientes como bacon, presunto e outros tipos de queijo. Use a criatividade e o que tem na cozinha. Será uma combinação e tanto, pois esse prato permite muita versatilidade.

Agora, se você está controlando o consumo diário de calorias, opte pela receita original mesmo e sirva-se bem.

Charuto com carne moída

O que acha de variar suas refeições e surpreender a família com um de charuto recheado? É um prato bonito, leve e ideal para ser servido no almoço, no jantar ou em momentos especiais de sua família, veja como preparar!

Duas dicas: a primeira é que o arroz precisa estar de molho de um dia para o outro. A segunda é que, ao colocar as folhas na água fervente, lembre-se de tirá-las rapidamente e de em seguida passá-las na água fria para não continuar o cozimento.

Perfeito para você servir com arroz, batata, risoto, salada de legumes e verduras, dentre outras possibilidades.

Charuto recheado com frango e gratinado

Que tal variar as refeições com outra opção de charuto? Ao invés da carne moída, você vai recheá-lo com peito de frango e, para deixar ainda mais gostoso, levará ao fogo para gratinar. Essa receita é prática, rende muito é uma delícia.

A carne de frango precisa estar desfiada para fazer os rolinhos. Assim, é importante que ela esteja bem cozida para facilitar no momento de desmanchá-la. Esse processo pode ser feito na batedeira, no liquidificador ou em panela de pressão.

Além de ser um prato apetitoso, ele fica bem colorido e atrativo. Por fim, é ótima opção de acompanhamento para aquele almoço em família. Aprenda a fazer e aproveite!

Recheada com legumes 

Se você é fã de pratos da culinária oriental, vai, com certeza, amar essa receita. Confira também como preparar este prato com acelga recheado com vitaminas e minerais, e muito mais.

Para uma complementada, acrescente molho à receita. Ela combina com molho curry, molho de soja com caldo de legumes ou molho de missô.

É um prato saudável, rico em nutrientes e muito bem apresentável por causa das diversas cores dos legumes. Utilize os legumes de sua preferência, não tem restrição!

Salada agridoce à moda japonesa

Confira como preparar uma salada oriental com acelga, opção perfeita para quem gosta de prato agridoce. É um ótimo acompanhamento para almoço com churrasco.

Deixe as suas folhas no sal por, pelo menos, uma hora para que soltem a água. Após isso, lave-as para retirar o excesso do produto. Após fazer a trouxinha, aperte-a com as mãos para tirar toda água. Corte-as e distribua em uma travessa deixando à mostra a parte colorida.

As receitas de saladas são ótimas opções de alimentação saudável para o seu dia a dia. Para que o sabor do molho incorpore mais, coloque-o ainda quente as trouxinhas cortadas. Assista ao vídeo para ver o passo a passo e aproveite!

Salada com manga

Esta salada é refrescante e ideal para dias mais quentes. Para incrementar, você pode adicionar molhos de preferência. Lave bem as folhas e corte as folhas da acelga lavadas para o preparo dessa receita cheia de nutrientes e sabor.

A manga tem uma excelente propriedade nutritiva como as vitaminas A e C, o magnésio, potássio, sendo também riquíssima em fibras. Se você prefere que sabor doce da manga seja menos acentuado, opte pela fruta pouco madura.

Você pode acrescentar outros ingredientes como milho, alface, cebola, salsinha, entre outras opções que são cheias de nutrientes. Para quem gosta do saber, use suco de limão para dar um toque especial. Faça essa maravilha de salada!

Salada com maionese, abacaxi e uva-passa

Gosta das saladas que levam maionese e quer variar o cardápio de casa? Se sim, esta salada é perfeita pra você aprender como preparar salada de acelga para a refeição. É uma ótima opção para dias de calor, tão característicos em nosso clima tropical.

Esse prato, leve e rico em diversos nutrientes, é uma receita que se destaca por combinar perfeitamente essa deliciosa hortaliça com os sabores do suco de limão, do abacaxi e da uva-passa. Trazendo, assim, um sabor refrescante e agridoce. Pode servi-la tanto no almoço como no jantar.

É maravilhoso preparar as melhores receitas em poucos minutos, não é mesmo? Experimente esse encanto e se refresque!

Lasanha com cogumelos

Que tal inovar sua receita e preparar uma lasanha saudável que contribui para o bem estar alimentar? Você, sua família e seus amigos merecem essa receita incrível com cogumelos no recheio.

O cogumelo possui poucas calorias; além disso, traz benefícios para a saúde por causa da presença de proteínas, fibras, substâncias antioxidantes e vitaminas do complexo B. Vale a pena experimentar esse prato cheio de nutrientes. Você pode substituir o cogumelo por frutos do mar.

Além de estar no recheio, as folhas também complementam as camadas da lasanha. A tradicional massa é substituída por batata cozida picada em rodelas. Cubra com papel alumínio nos primeiros 30 minutos de forno. Após, retire e deixe assar até dourar. Aproveite!

Lasanha com berinjela

Este prato requer mais cuidado ao cortar as fatias da berinjela. Elas devem ser finas, mas não tão finas a ponto de desmanchar. Use uma frigideira e nela coloque algumas colheres (sopa) de azeite, óleo de gergelim ou outro para preparar a berinjela.

A berinjela é um alimento que possui grande versatilidade; é rica em fibras, antioxidantes, vitaminas (A, C e as do complexo B), zinco, potássio, cálcio, ferro e magnésio. Além disso, é pouco calórica.

Acrescente pimenta do reino, alho e cebola conforme seu gosto. Não deixe de experimentar. Ela exige mais tempo no preparo, mas vale a pena!

Com macarrão ao molho cremoso

Esse espaguete é ideal para um almoço em família, pois rende bastante e o molho cremoso traz um toque todo especial. Para o molho, use: manteiga, trigo, creme de leite, leite, caldo de legumes, pimenta, noz moscada a gosto, sal e parmesão.

É ideal que as folhas já estejam refogadas quando juntá-la ao molho. Junte a massa cozida ao molho e misture bem. Para decorar, jogue por cima um pouco do refogado e queijo parmesão ralado.

Esse prato fica mais saudável e é muito apetitoso!

Com frango e shoyu 

Que tal fazer um filé de frango com sabor oriental para modificar aquele almoço do meio de semana? Ou que tal variar o seu jantar com essa deliciosa receita? Use cebola picada, acelga em tiras e prepare essa refeição cheia de nutrientes.

Este prato combina essas folhas com um ingrediente querido em nossas refeições cotidianas, o filé, e com um ingrediente pouco utilizado em nosso dia a dia, o molho shoyu, que acentua o gosto do prato. A medida do amido de milho é uma colher (sopa) rasa.

É importante deixar no fogo baixo quando juntar a hortaliça ao frango, para que a ela vá soltando sua água aos poucos deixando o prato mais suculento. Sirva com arroz japonês ou arroz branco tradicional!

Agora você sabe como preparar receitas maravilhosas de acelga. Desse modo, quando for à feira garanta seu maço e experimente essas receitas deliciosas. Eu, particularmente, aprecio esta hortaliça e gosto da versatilidade que possui. Faça uso dela também!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.