11 Receitas de Pirão de Peixe + Combinações Com Sabores Divinos Para Você

Quem nunca comeu essa maravilha e se perguntou como preparar em casa? O segredo será revelado agora.
11 Receitas de Pirão de Peixe + Combinações Com Sabores Divinos Para Você
Avalie este item
(17 votos)

Se está pensando em algum acompanhamento para aquele almoço especial, nós trouxemos uma incrível receita de pirão de peixe para você fazer um pirão de tirar o fôlego. Além de simples, fácil de fazer, também é absurdamente delicioso.

Essa é daquelas excelentes pedidas para um almoço de domingo com os amigos ou familiares. O pirão de peixe é uma opção maravilhosa que vai te lembrar daqueles dias de praia e sol. Veja só que preparo espetacular e de encantar qualquer um.

Não deixe de conferir outras 10 ótimas versões desse prato para que tão cedo você não precise repetir o seu preferido. Toda a família irá aprovar. Garanto!

Receita de pirão de peixe clássico e saboroso: saiba como fazer

Rendimento
06 porções
Preparação
40 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
Para o caldo
  • 1 carcaça de peixe
  •  2 cebolas
  •  1 talo de alho poró
  •  1 talo de salsão
  •  Gengibre
  •  Tomilho
  •  Alecrim
  •  Folha de louro
  • Sal a gosto
  • Grãos de pimenta
Para o pirão
  • 1 cebola
  •  1 pimentão amarelo
  •  1 pimentão vermelho
  •  1 pimentão verde
  •  2 dentes de alho
  •  1 talo de gengibre
  •  Tomate cereja
  •  3 colheres de sopa de azeite de dendê
  •  1 limão
  •  100 g de farinha de mandioca
  •  Pimenta dedo de moça

Modo de preparo

  • Remova os olhos da carcaça do peixe e deixe-o em um recipiente com água por alguns minutos, depois as lave em água corrente. Faça o mesmo com as aparas (se houver).
  • Depois do processo anterior, coloque a carcaça do peixe numa panela junto do tomilho, alecrim, folha de louro, gengibre, cebola, alho poró e salsão. Os três últimos devem estar todos picados.
  • Acrescente sal a gosto, bem como os grãos de pimenta.
  • Adicione água na panela até que cubra os ingredientes e leve-a ao fogo por uma média de 40 minutos.
  • Em outra panela em fogo médio ou baixo, acrescente o azeite, a cebola, os pimentões e o sal. Mexa para refogar.
  • Adicione alho picado, gengibre picado, as aparas do peixe à mistura. Acerte o sal e mexa bem. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.
  • Após o tempo de preparo do caldo, utilize uma peneira e vá adicionando o conteúdo do caldo na panela com os vegetais e as aparas, dessa vez com o fogo máximo.
  • Pouco a pouco, vá adicionando a farinha de mandioca e observando se está dando o ponto do pirão. Sempre mexendo.
  • Observe a consistência do pirão. Caso esteja muito grosso, acrescente mais caldo para ir soltando. Acrescente o sal aos poucos para não salgar o pirão.
  • Deixe cozinhar em fogo mínimo e acrescente o tomate cereja cortado ao meio, além de metade de uma pimenta dedo de moça ralada.
  • Pique o coentro e acrescente.
  • Coloque um pouco da raspa do limão ralado e o suco de limão espremido.
  • Para finalizar, mexa bem o pirão. Observe se é necessário acrescentar mais algum tempero. Caso não, desligue. Ele estará pronto para servir.
Dica:

Utilize sempre um peixe de carne branca. O robalo foi utilizado nesta receita.

2º. De cabeça de peixe

autor: Cozinhando com Dona Elza

Uma das formas de aproveitar bem o peixe é utilizando sua cabeça para preparar um delicioso pirão, que é o que você vai aprender nessa versão deliciosa.

Nessas receitas a cabeça do peixe é temperada com sal a gosto, limão, coentro, e em como preparar é utilizado dentre outros ingredientes, pimentões verde e vermelho para deixar o prato além de muito saboroso, é feito com a cabeça do peixe e bem colorido.

Veja mais sobre receitas como está com detalhes. Prepare tudo na panela grande, sem deixar vazar. E cuidado para não empelotar nada.

3º. De tilápia

autor: MARA CAPRIO CULINÁRIA E DICAS

A tilápia é um peixe de alto valor proteico e contém uma quantidade significativa de ômega 3, além de suas ótimas propriedades ela é muito saborosa.

E é com esse ingrediente que vamos preparar esse prato. Aqui, as tilápias são cortadas em postas e cozidas em uma panela de pressão com os temperos que desejar. Demora apenas alguns minutos ou até 1 hora.

Acompanhe passo a passo para ter acesso ao preparo completo. Coloque a farinha aos poucos e delicadamente e se desejar tempere com um pouco de cheiro verde.

4º. De camarão

autor: TudoReceitas

Variação deliciosa para o pirão de peixe está nessa opção. Nela vai constar o camarão, que é um ingrediente versátil.

Comece preparando o caldo que vai 1 ½ litro de água, 150 ml de vinho branco, 500 gramas de camarão com casca, 1 Colher de sopa de óleo, 2 dentes de alho picado, ½ unidade de alho-poró em rodelas, pimenta do reino e sal.

De sabor irresistível que leva uma pitada de sofisticação.

5º. Com leite de coco

autor: ChefTaico

Dessa vez você vai fazer pirão de peixe!

O pirão de peixe com leite de coco é uma opção fácil de fazer, deliciosa, e que traz por diferencial adicionar cortes retirados à barriga do peixe.

Alguns dos componentes: caldo de peixe, pimentão, salsão, azeite de oliva, cenoura, vinho branco etc., vai fazer essa delícia de prato que leva em média 1 hora de tempo de fazer e agrada a todos pelo sabor e apresentação.

Chame os amigos e familiares para preparar esta delícia ai na sua casa! Tempere da forma que desejar: cheiro verde, algumas colheres (sopa) de colorau, extrato de tomate, caldo para dar gostinho etc.

É um pirão de peixe simples e fica muito bom. Leve ao fogo e deixe cozinhar bem e evitar deixar cru.

6º. De caranguejo

autor: Naira Fontini

Conheça o pirão de caranguejo, um prato mais tradicional no nordeste brasileiro, mas vai ganhar o país inteiro, com esta receitinha cheia de sabor.

Alguns dos componentes são pimentões, tomates maduros picados, salsão, cebola etc. E tudo no liquidificador, e utilize esse tempero para cozinhar o caranguejo.

Após cozido o seu caldo é que vai dar a base para preparar o pirão.

Não perca esse modo de preparo e receita completa.

7º. De frango

autor: - Iara - Receitas da mamãe

O pirão é tradicionalmente preparado com peixes e frutos do mar.

A criatividade proporcionou descobrir variações para esse prato, como é o caso do pirão de frango.

Alguns dos componentes: caldo do frango, azeite, açafrão da terra, bacon, sal, pimenta, pimentões, cenoura etc.

Você vai preparar esse prato que é uma opção deliciosa de pirão, especial para pessoas com dietas restritivas de peixes e frutos do mar.

8º. De aipim baiano

autor: Dicas da Dai

Receitas igual a essa, tipicamente baiana é o pirão de aipim, outra opção para quem busca alguma variação do pirão tradicional.

Para preparar esta receita você vai precisar de: 2 kg de aipim, 200 ml de creme de leite, 50g de queijo parmesão ralado, 03 colheres (sopa) de manteiga, 500 ml de leite.

No vídeo você aprende como fazer pirão de pé e ainda a sugestão de acompanhamento com carne de sol. Pode preparar no seu dia a dia também.

9º. De ovos

autor: Canal Tião Coimbra

Essa receita vai apresentar uma variação na proteína utilizada, que no caso aqui serão os ovos.

Alguns dos componentes são ovos, tomate, colorau, 1 pimenta, açafrão, tempero baiano, cheiro verde, azeite para refogar etc. Acompanhe o vídeo para aprender o passo a passo dessa receita.

Uma ótima opção para cardápios vegetarianos e que entrega muito sabor e aroma ao prato.

10º. Vegano

autor: Instituto Brasil a Gosto

Chame os familiares para fazer essa receita com você!

Uma opção deliciosa de pirão e que atende a necessidade dos cardápios veganos, é o pirão de castanha que você vai aprender a preparar no vídeo.

Os ingredientes necessários são: 1 xícara (de chá) de castanha do Pará hidratada em água morna por 30 min, 2 xícaras de água, ½ xícara de farinha de mandioca, 1 colher de sopa de óleo de milho, 2 dentes de alho e cebola picadinha.

11º. De sardinha em lata

autor: Cássia Fernanda & Ester Teodoro Alves

Gosta de pirão, mas está procurando uma receita com tempo de preparo reduzido, mas que tenha sabor que nem as tradicionais?

Com poucos ingredientes e fáceis de encontrar, o resultado desse pirão vai te surpreender, além de deliciosa, essa é uma daquelas receitas ricas em nutrientes, pois a sardinha apresenta grande concentração de ômega 3, cálcio e vitamina D.

Essa é a sugestão ideal para você!

Com tantas opções, agora você é capaz de diversificar ainda mais seu cardápio e apresentar diversas variações desse acompanhamento que é sucesso em todo canto do país!

poste no pinterest esta imagem de receita de pirao-de-peixe

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.