6 Receitas de Peixe Porquinho + Inúmeros Modos de Preparo para Variar Seu Cardápio E Surpreender Com Muito Sabor

O sabor do mar para sua mesa!
6 Receitas de Peixe Porquinho + Inúmeros Modos de Preparo para Variar Seu Cardápio E Surpreender Com Muito Sabor
Avalie este item
(18 votos)

Já pensou em fazer aquele peixe da praia, super crocante e saboroso? Se ainda não, então saiba que agora já não há mais como inventar desculpas. Pois, hoje vamos te ensinar a cozinhar muita crocância e sabor.

Veja já essa incrível Receita de Peixe Porquinho e varie o menu do dia. E depois dessa deliciosa receita, você também pode ver outras versões e modos de preparos variados.

Receita de Peixe Porquinho: saiba como fazer

Rendimento
10 porções
Preparação
35 min.
Dificuldade
Fácil
Medida da Xícara: 240ml
Ingredientes
  • 1 kg de porquinho limpo
  • Suco de limão, sal e pimenta do reino a gosto
  • 4 dentes de alho amassados
  • ½ colher de sopa de raspa de limão
  • Farinha de trigo
  • Óleo para fritura

Modo de preparo

  • Lave os peixes em água corrente e escorra todo líquido. Normalmente, já vêm limpos, basta passar água da torneira da pia mesmo e, em seguida, secá-los com papel toalha;
  • Coloque o peixe em uma tábua de carne e faça um corte na horizonta, até chegar na espinha. Faça isso em toda a extensão da carne;
  • Tempere o peixe com sal, pimenta, alho picado grosseiramente, suco e raspas de limão, mexa bem e coloque pedaços de alho entre os cortes;
  • Deixe marinando por 10 min., antes de fritar em óleo quente;
  • Em um recipiente limpo, coloque o trigo e vai passando o peixe, pegue farinha com as mãos e polvilhe dentro dos cortes, isso ajuda a ficar crocante. É importante que haja bastante contato com a farinha, para se ter um porquinho empanado perfeito;
  • Coloque o óleo em uma panela alta e antiaderente e leve ao fogo médio para esquentar. O óleo deve ser o suficiente para cobrir os peixes;
  • Terminando de empanar os peixes, verifique se a gordura está quente o suficiente e coloque-os para fritar. O ponto ideal do óleo é quando você coloca uma colher de pau ou um palito de madeira e envolta do objeto começa fazer pequenas bolhas.
Dica importante:
  • A quantidade de óleo vai variar de acordo com a panela. Pois, deve ser o suficiente para cobrir todo o porquinho empanado, mas pode se basear em duas xícaras de 240ml.

2º. Ao molho

autor: Delícias da Ivonete

O grande segredinho é deixar o peixe marinando no suco de limão por 10 minutos; feito isso, em uma panela ou frigideira funda, coloque azeite e molho de tomate e, só então, essa será a hora de você adicionar os temperos que mais gostar, seja criativa!

Para finalizar, cubra com tomate, cebola, pimentão e leite de coco. Tampe e leve ao fogo por 20 minutos. Esse peixe já é bem molinho, então não é preciso cozinhar por muito tempo, e, também, por essa razão, evite ficar mexendo muito, pois, ele pode se despedaçar.

A dica de ouro é colocar uma pitada de açúcar! Isso mesmo! O açúcar ajuda a tirar a acidez do molho e seu prato ficará perfeitamente harmônico e surreal de bom. Ninguém mais vai querer saber de outras receitas.

3º. Moqueca de porquinho

autor: Divinas Receitas

Quem não ama uma boa moqueca, né? Essa receita é perfeita para degustar na privacidade e conforto da sua casa; seguindo o passo a passo não há como errar!

O preparo é simples, com apenas sal a gosto, pimenta do reino, pimenta dedo de moça e limão seu peixe estará muito bem temperado. Se não for fã de pimenta substitua por páprica picante ou doce. Deixe tudo isso descansando por 15 minutos.

E não acaba por aqui. Em uma vasilha, coloque o cheiro verde, sal, 200ml de leite de coco, uma colher (sopa) de azeite de dendê e extrato de tomate para dar aquela colorida e mexa muito bem. Já percebeu que essa moqueca é bem picante, né? Pois é, é assim que é uma moqueca tradicional.

Em uma panela coloque cebola, tomate, azeite, sal e o peixe, cubra com mais uma camada de cebola, tomate, pimentão e, claro, o molho picante. Tampe a panela e deixe tudo cozinhando por aproximadamente 20min. Seu prato está pronto e, agora, é só servir!

4º. Assado no forno com maionese, batata e cenoura

autor: Gi Costa

Quando e trata de peixe, já sabe, né? Deixa marinando nos temperos, independente se for porquinho frito ou assado.

Em uma assadeira unte com maionese! Sim! Veja que diferente. Ou substitua por azeite, mas se eu fosse você experimentaria inovar. Faça uma camada de cebola, batata inglesa e cenoura pré-cozida, coloque os peixes e mais maionese, batata, cenoura, tomate e orégano.

Leve ao forno preaquecido e deixe 50 minutos!

Viu que fácil? Vale a pena fazer esse peixe porquinho frito, assado ou empanado, mas se for uma versão mais saudável como essa, com certeza, é primordial.

5º. Na brasa

autor: receitas do Chefa

Quer uma dica de milhões para o peixe não grudar na grelha? Batata! Passar batata na grelha é a solução. Muitas pessoas passam azeite, mas se quiser evitar gorduras, adote essa alternativa incrível e diferente para seu peixe assado.

O preparo dessa deliciosa receitinha é prático e super propício para trocar o peixe porquinho frito por essa versão igualmente deliciosa.

Para facilitar a sua vida e poupar tempo faça um molho caseiro a base de temperos da sua preferência e deixe armazenado para usar em qualquer hora, inclusive para temperar os peixes. Depois de temperar, deixe-os curtindo por 1 hora. Em seguida, passe as batatas na grelha e coloque os peixes para assar. Lembre-se de virar dos dois lados. Essa versão fica super crocante e sequinha. Você vai adorar.

Para servir, faça um prato lindo de folhas verdes, tomate cereja e azeitona preta. Vai ficar um espetáculo e, ainda mais saboroso se servido de uma cervejinha bem gelada e molhos!  Ninguém vai sentir falta das carnes de churrasco e nem de frutos do mar. Esta receita é perfeita e completa!

6º. Na airfryer

autor: Solange Faria

Imagina um prato sem nenhuma gota de óleo? Seria um sonho! Pois, saiba que é possível quando se tem uma airfryer ou forno.

Tempere os peixes com sal, alho, pimenta e limão; mas antes de tudo, faça três ou quatro cortes em cada peixe. Dessa forma, eles absorverão melhor os temperos. Outra técnica interessante para seu peixe ficar ainda mais saboroso é deixá-lo envolto em um saco plástico dentro de uma vasilha na geladeira, por 40 minutos.

Depois de todo processo, basta levar à fritadeira a 200ºC e saborear à vontade!

Esse peixe pode ser substituído por filé de peixe de tilápia ou qualquer outro de sua preferência.

Agora que você já conhece várias maneiras de preparar esse peixe, aproveite para fazer em refeições como um almoço, jantar ou até mesmo petiscos da tarde. Esse é o tipo de prato que garante todos os direitos reservados de aproveitar uma saborosa comida, principalmente se for esse peixe empanado acompanhado de cerveja gelada.

poste no pinterest esta imagem de receita de peixe-porquinho

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.