8 Receitas de Peixe Meca + Ótimas Versões para um Almoço Mais Leve, Nutritivo E Saboroso

Diferencie o cardápio e aposte nessa receita!
8 Receitas de Peixe Meca + Ótimas Versões para um Almoço Mais Leve, Nutritivo E Saboroso
Avalie este item
(12 votos)

Meca, também conhecido como espadarte ou picanha do mar, possui uma carne super macia que desmancha na boca. Pode ser preparado de várias formas, em churrasqueira, grelhado na frigideira ou preparado em uma panela qualquer.

Está na hora de você apostar nessa Receita de Peixe Meca Assado com legumes e surpreender seus convidados com comida saudável e completo!

E depois dessa receita, você pode ver outras versões de preparo super criativa.

Receita de Peixe Meca Assado: saiba como fazer

Rendimento
2 porções
Preparação
45 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 500g de postas de meca
  • 2 cenouras cortadas em palitos
  • 1/2 pimentão amarelo cortado em palitos
  • 1/2 pimentão vermelho cortado em palitos
  • 10 batatinhas com casca
  • 1/2 cebola roxa
  • 1/2 cebola branca
  • 1 cabeça de alho cortada ao meio
  • 100g de vagem holandesa
  • 1 limão siciliano partido ao meio
  • 10 tomatinhos cereja
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto
  • Tomilho fresco para decorar

Modo de preparo

  • Em um recipiente, tempere a posta de meca com pimenta, suco do limão e salgue. É importante que os dois lados entre em contato com os temperos;
  • Coloque a posta em uma assadeira forrada com papel alumínio e acrescente todos os legumes, menos o tomate.
  • Regue azeite a gosto
  • Leve os legumes e o peixe para assar em forno preaquecido a 180ºC, por 30 minutos;
  • Passado o tempo, coloque os tomates e asse por mais 15minutos. Finalize com tomilho fresco sobre preparo.
  • corte as postas, retire da forma e sirva;

2º. Espeto de Meca

autor: Portal do Pescado

Diferente dos outros peixes, ao preparar o meca, deve cortá-lo em cubos para ir ao espeto alternado com o pimentão verde, amarelo, vermelho e cebola roxa ou a comum, se você preferir.

Tempere com limão, sal e algumas colheres de sopa de azeite, é ao seu gosto! Asse no forno ou a churrasqueira! Se quiser um acompanhamento saboroso e imensamente agradável, aposte na farofa de banana da terra e tomate cereja e arroz com uva passas. Esses acompanhamentos são realmente uma verdadeira maravilha para refeições do dia a dia ou em ocasiões especiais. é versátil e combina com tudo a qualquer momento.

3º. No forno

autor: Receitas do Clau

Sabor e saúde é o codinome dessa versão perfeita de peixe assado com legumes!

Se você está à procura de um prato estético e ao mesmo tempo saboroso, suculento e saudável, essa é a receita perfeita!

Para fazer esse peixe, basta temperar com sal grosso, chimichurri, pimenta do reino e suco de limão. Deixe descansar por 10 minutos para que os temperos sejam bem absorvidos. Enquanto seu peixe fica marinando, corte cebolas, tomates e pimentão. Coloque azeite em uma assadeira, cebola, pimentão, tomate e o peixe. Leve tudo ao forno e deguste essa delícia.

Esse peixe meca grelhado é perfeito para degustar na privacidade e conforto da sua casa!

4º. Santista

autor: Prefeitura de Santos

Esse prato tipicamente da cidade de Santos é preparado com ingredientes fabulosos e tem um acompanhamento de farofa de banana da terra muito diferenciada, sem contar o risoto de pupunha que vem unido ao meca com camarão rosa.

Essa versão realmente vale sua aposta, pois, além de ser uma explosão de sabores, é muito sofisticada!

E lembre-se que o camarão é colocado quando o peixe já estiver quase ao ponto, do contrário o fruto pode ficar duro e emborrachado.

Para harmonizar todos esses sabores suculentos vale escolher vinhos mais ácidos, assim como o vinho verde português, que pode ser uma excelente combinação.

Com essa receita tão maravilhosa, você vai até querer criar uma política de privacidade em sua casa, só para não ser obrigada a dividir essa iguaria com visitas inesperadas.

5º. Com camarão e vinagrete de banana prata

autor: Cozinha da Dona Carmen

Receita simples e incrementada, quem não ama, ainda mais quando se trata de peixes e frutos do mar?

Com limão, sal e páprica tempere o peixe e coloque-o na frigideira com óleo ou azeite. Deixe dourar dos dois lados; na mesma gordura coloque os camarões também temperados com os mesmos ingredientes do peixe e os deixe fritando por 5 minutos. Reserve.

Na mesma panela, coloque dentes de alho (opcional), cebola e tomate picado, sal e, por último, a banana.

Após colocar a banana, dê uma leve mexida para que ela não se despedace. Feito isso, sirva junto do peixe e o do camarão, e aproveite essa delícia!

6º. À moda Yoshy

autor: Programa ApêTV oficial

Esse peixe é com batatas, cenouras, palmitos, brócolis e, claro, camarão!

Camarão combina muito com meca, por isso ele está bastante presente nas receitas e você deve caprichar nos temperos como alcaparras, limão, páprica, pimenta branca, salsinha, sal e alho para que tudo fique ainda mais saboroso.

Mas, como fazer tudo isso? Sem mistérios, basta adicionar o limão no peixe, salgar a gosto, pimenta branca em pó, páprica picante e deixe marinar, enquanto tempera os camarões com limão e sal, apenas. Feito isso, refogue os legumes na manteiga e sal, reserve e prepare o molho de alcaparras. Esse molhinho é o charme do prato. Para finalizar, passe os camarões na farinha de trigo e rosca para fritar à milanesa.

Tudo pronto, sirva à vontade!

7º. Assado no papel alumínio

autor: Scoteirando

Forre o fundo de uma forma com papel alumínio e faça uma camada de rodelas de batatas, coloque os filés de meca por cima, tempere a seu gosto e coloque cebola roxa picada.

O grande truque para realçar o sabor é fazer um molhinho de limão, óleo e sal a gosto. Joga esse caldo por cima de toda a montagem da forma, termine de cobrir tudo com papel alumínio e leve ao forno preaquecido e deixe assando por 40 minutos.

Você pode servir com purê de batata!

8º. Moqueca de meca

autor: Rios e mar

E se você não está a fim de um peixe assado, por que não fazer uma moqueca?

Nessa receita saborosa vai filé de Camarão, 1 copo de 500ml de leite de coco, 2 cebolas, 6 tomates sem pele, 1 pimentão verde, vermelho, amarelo ,50 Ml de azeite de oliva, de dendê, cheiro verde, sal e pimenta. Todos esses ingredientes irão garantir uma comida mais do que cremosa e super irresistível para você aproveitar na privacidade e conforto da sua casa.

Agora, que já é do seu conhecimento o preparo de meca, aproveite para inovar na hora de cozinhar e surpreender seus amigos e familiares com o sabor e variações desse maravilhoso e saboroso peixe que desmancha na boca de tão macio.

poste no pinterest esta imagem de receita de peixe-meca

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.