9 Receitas de Peixe Manjuba Maravilhoso Com Sugestões de Preparo para Variar No Dia a Dia

Combina muito com cerveja gelada
9 Receitas de Peixe Manjuba Maravilhoso Com  Sugestões de Preparo para Variar No Dia a Dia
Avalie este item
(1 Votar)

Peixes são sempre deliciosos! Esse prato, além de saboroso, é muito prático e permite diversas formas de preparo, sendo uma ótima opção para o almoço diário em família ou até mesmo como um petisco com os amigos.

Não dar para deixar essa iguaria passar despercebida, né? Então, confira aqui uma receita de peixe manjuba sequinha, crocante e deliciosa. E em seguida, você pode visualizar várias outras versões dessa receita.

Receita de Peixe Manjuba: saiba como fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
30 min
Dificuldade
Fácil
Medida da Xícara: 240ml
Ingredientes
  • 1 kg de manjuba inteira;
  • Sal, coentro ou salsa e suco de um limão a gosto;
  • 2 xícaras de óleo
  • 2 xícaras de farinha de rosca

Modo de preparo

  • Para limpar os peixes, pegue uma faca de ponta e trace um corte na barriga do peixe;
  • Após aberto, com a ponta da faca mesmo, retire toda sujeira de dentro da barriga, corte a cabeça e descarte;
  • Depois de limpo, leve à pia para lavar todas as manjubas em água corrente;
  • Feito isso, é hora de temperar. Esprema o limão e salpique o sal e salsa ou coentro sobre os peixes;
  • Misture muito bem para distribuir o tempero igualmente em todo o peixe;
  • Tudo preparado, é só empanar.
Empanamento:
  • Em um recipiente, coloque a farinha de rosca,
  • Coloque as manjubas, em pequenas quantidades, dentro da mistura de farinha, até cobri-las completamente;
  • Reserve as manjubas já empanadas em um recipiente seco e já comece a esquentar o óleo na panela, por 10 minutos.
Fritura:
  • Assim que o óleo já estiver quente (é preciso estar quente, porém, não pode ser muito quente para não queimar e nem frio demais para não encharcar), já é hora de fritar;
  • Tenha certeza de que as manjubas sejam fritas por imersão (completamente cobertas por óleo);
  • Assim que estiverem douradas e crocantes, retire-as do óleo com uma escumadeira e coloque-as em um papel toalha para escorrer o excesso de gordura.
Dicas importantes:
  • Se não quiser fritar todas de uma vez, elas podem ser congeladas depois de estarem temperadas e antes de serem colocadas em contato com a farinha.
  • Congele-as espaçadamente. Quando quiser consumir, basta retirar do congelador, esperar descongelar, empanar e fritar.
  •  Pode empanar com a farinha de trigo, de rosca ou fubá, fica seu critério.
  • Os temperos são ao seu gosto, inclusive fica ainda mais saboroso se adicionado pimenta do reino.

2º. Na airfryer

autor: Passo a passo com Katia

Para quem adora manjubinha frita, mas não pode ou não quer comer fritura, olha só essa dica!

Sabemos que, hoje em dia, a airfryer vem conquistando o seu espaço na cozinha dos brasileiros cada vez mais, pois ela permite preparos com redução de gordura, mas ainda sim muito gostosos.

Apostar nessa dica vai trazer mais praticidade e saúde para sua cozinha sem renunciar ao sabor.

3º. Na panela de pressão

autor: Receitas Fáceis da Lia

Feita na panela de pressão é uma delícia e ótima opção para quem está procurando aquela versão mais suculenta.  Basta deixar os peixes marinando no sal, pimenta e suco de limão, antes de cozinhar.

O prato remete ao clássico “Escabeche”, que é geralmente feito com sardinhas. Com manjubinha fica tão gostoso quanto o original! Perfeito para comer acompanhado de um arroz branco e uma farofinha.

4º. Na cerveja

autor: Puri Morais

Muita gente gosta de comer manjuba/manjubinha acompanhada de uma cerveja. Mas, e se ela fosse preparada diretamente na cerveja?

Nesse preparo, além dos temperos a gosto, ela também é marinada na cerveja. Dessa forma, é possível trazer um leve amargor a esse peixe e deixar a sua comida super diferenciada e ideal para o dia de sol e calor.

5º. Seca salgada

autor: Sabores da Vó Rose

Um aperitivo perfeito para comer com os amigos. Nessa versão, é salgado e sequinho.

Para experimentar essa delícia, serão necessários alguns dias, pois, o peixe precisa entrar e contato com o sal e deixado secar naturalmente, durante algum tempo, para ocorrer a desidratação natural. Entretanto, há duas vantagens, uma: com poucos ingredientes tem-se um prato delicioso, pois, apenas o peixe e o sal grosso bastam. Outra vantagem é que você só precisa salgar e deixar curtindo no sol; o processo de desidratação é a luz e o calor natural que faz para você!

Apesar do processo demandar mais tempo do que o comum, vale muito a pena o esforço, pois, o petisco é maravilhoso para comer enquanto toma uma bebida geladinha. E prepare-se para divulgar a receita, pois, todos vão querer saber o segredo e o nome do prato.

6º. Moqueca

autor: Culinária Suzarte

Moqueca é um prato super tradicional brasileiro e é uma delícia. Além disso, qualquer tipo de peixe serve ao preparo, inclusive esse peixe! Já havia pensado nessa ideia? Vai ficar um sucesso.

O prato leva todos os ingredientes básicos de uma moqueca, sendo: cebola, pimentões coloridos, pimenta, tomate, coentro e leite de coco, sal e pimenta. O modo de preparo é tradicional, muda apenas o tipo de peixe.

7º. Bolinho

autor: Minutos Domésticos com a Suh

Que tal transformar o peixinho em um bolinho? Isso mesmo! Semelhante ao bolinho de bacalhau, por exemplo, é possível fazer também com outros tipos de peixe.

O autor apresenta duas versões diferentes que levam poucos ingredientes, porém muitos temperos para garantir bastante sabor. A farinha de mandioca entra para trazer textura e dar liga na receita.

Após moldar os bolinhos, basta fritar e aproveitar. Sozinhos já são deliciosos, mas se quiser um molhinho para acompanhar, melhor ainda!

8º. Em conserva

autor: Cansei de Ser Chef

A manjubinha em conserva também é uma ótima opção de acompanhamento. Nessa versão, é bastante temperado com pimentão, alho, cebola, alcaparras, azeitonas, regada com bastante azeite e finalizada com vinagre de maçã. Depois de pronta, é armazenada em um pote de vidro e não é preciso ter medo de estragar. Na verdade, quanto mais tempo guardado, melhor, pois a concentração de sabores será maior.

Tradicionalmente é servido em cima de uma torradinha de pão, perfeito como um petisco de bar ou um lanchinho de festa. Essa variação é ideal para deixar todo mundo feliz e com todos os direitos reservados, afinal, curtir uma comida boa é lei!

9º. Grelhada com curry

autor: Tv Churrasco

Sem muitos ingredientes, o diferencial desse preparo, além do peixe grelhado, é o tempero curry e um toque de alecrim.

O modo de preparo é super simples, prático e não requer grandes habilidades na cozinha. O tempero colocado já traz um sabor inusitado, grelhado o sabor intensifica ainda mais.

Agora que você já viu várias versões deliciosas dessa receita que tem o sabor de comida típica do Brasil, principalmente, porque cai muito bem com cerveja gelada, por que não correr preparar? pelo menos uma dessas versões, cujo nomes são diversos, vai agradar todos que experimentarem.

poste no pinterest esta imagem de receita de manjuba

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.