14 Receitas de Peixe Haddock: Conheça Formas Simples de Preparar Esse Peixe Diferenciado

Descubra agora como fazer esse peixe delicioso hoje mesmo.
14 Receitas de Peixe Haddock: Conheça Formas Simples de Preparar Esse Peixe Diferenciado
Avalie este item
(12 votos)

O haddock é conhecido também como eglefim e pode ser encontrado fresco, apresentando carne branca e de sabor delicado ou então, desidratado em salmoura e defumado.

Esse processo deixa o sabor da carne diferente e igualmente gostoso. Nessa versão as carnes são claras, macias e com certa transparência, além de possuir a superfície alaranjada devido aos corantes alimentícios utilizados no processo. A carne pode ser facilmente encontrada em peixarias especializadas em peixes oceânicos e que não sejam nativos de nosso litoral.

O filé desse peixe fica muito bom se grelhado na manteiga, preparado como carpaccio ou até mesmo com legumes. Então, conheça agora essa receita de peixe haddock perfeita para surpreender a todos em um jantar de domingo. Descubra agora como cozinhar este peixe de várias formas diferentes.

Receita de peixe haddock com batatas: Saiba Como Fazer

Rendimento
  2 porções
Preparação
  45 min.
Dificuldade
Médio
Ingredientes
  • 6 batatas pequenas
  •  1 dente de alho
  •  1 cebola picada
  •  600g de peixe
  •  raspas e suco de limão siciliano
  •  1 colher de chá de manjericão seco
  •  2 colheres (sopa) de manteiga
  •  1colher de chá de alecrim seco
  •  sal a gosto
  •  pimenta do reino a gosto
  •  azeite a gosto

Modo de preparo

  •  Primeiro descasque as batatas e colocando-as para cozinhar aos poucos com sal;
  • Enquanto as batatas cozinham, tempere o peixe com raspa de limão, azeite, alecrim sal e pimenta. Adicione um fio de azeite na frigideira e leve ao fogo. Quando ele estiver quente doure bem os dois lados do peixe. Feito isso, reserve e deixe a carne em outra panela até finalizar a próxima etapa;
  • Adicione a manteiga numa panela, leve em fogo baixo e quando ela derreter coloque a batata cozida, o alho, a cebola e o manjericão. Mexa bem e deixe cozinhar por um minuto de forma que as batatas absorvam o tempero, mas sempre mexendo para não grudar no fundo e queimar;
  •  Desligue o fogo, adicione o limão e mexa novamente.  Sirva as batatas com peixe e derrama um pouco do molho sobre a carne de forma que a cubra bem.

2º. Dicas úteis:

  •  Se desejar, as batatas podem ser assadas com tomates;
  • O ponto da batata é quando ela está macia, porém não se desmancha ao ser espetada com o garfo;
  • Pode salpicar por cima ervas frescas.

3º. Veja abaixo outras receitas deliciosas com o haddock como estrela do prato principal.

4º. Com cobertura de pimentão assado e avelãs

autor: Luciana Couto

Essa opção é deliciosa e assim como os próximos pratos, é perfeita para ser o prato principal da sua refeição já que apresenta um toque de sofisticação e sabor inigualável.

O preparo é simples e basta cozinhar e assar algumas batatas com tomate e pimentão cortado em pedaços, depois misturar o tomate e o pimentão com vinagre e avelãs formando um delicioso molho que irá cobrir a carne.

5º. Confitado com maçãs verdes

autor: Receitas

A preparação deste prato será um pouco diferente da preparação convencional dos peixes, pois os seus filés de haddock serão preparados na imersão de azeite com ervas.

Enquanto as maçãs serão descascadas, fatiadas e refogadas com açúcar, manteiga e as especiarias que você desejar, podendo inclusive adicionar uma pitada de noz moscada.

6º. Sashimi

autor: Sushi 95

Se você gosta de desafios quer se aventurar na cozinha japonesa, então essa dica é perfeita e vai te inspirar na preparação do sashimi.

Certamente este é um dos pratos mais fáceis de ser feito já que basta apenas fatiar o haddock defumado e servir com shoyu.

7º. Com azeite de endro

autor: Supermercado biglar

Essa preparação sofisticada de difícil e diferente só tem o nome, já que fazê-lo é muito simples e é importante lembrar que o seu peixe deverá estar congelado, de forma que facilite para cortar fatias finas.

Feito isso é só bater no liquidificador ou processador um maço de endro, azeite, e limão e assim, você estará fazendo um azeite delicioso que poderá ser utilizado no molho para outros peixes

8º. Defumado com peras

autor: Amor e tempero

Sua família certamente ficará maravilhada com esta deliciosa combinação de peixe defumado e peras refogadas na manteiga, veja como é fácil de fazer!

O peixe será preparado por imersão no óleo com ervas, adquirindo ainda mais sabor, enquanto as peras serão fatiadas e refogadas na manteiga com algumas especiarias.

9º. Ao molho branco peixe

autor: Clube do gordinho

O molho branco é certamente um complemento coringa na cozinha, pois este molho combina tanto com massas quanto com carnes em geral.

Então, que tal experimentar combinar o seu haddock com essa delícia? O preparo vai requerer bastante atenção, já que além do peixe será preparado também uma deliciosa caponata e um purê de batata.

Enquanto o molho ou creme branco será preparado com o uso de creme de leite fresco e farinha de trigo e acrescentado a alguns cogumelos refogados, de forma que seu prato fique ainda mais elaborado e delicioso.

10º. Com aspargos

autor: Erick Jacquin

Se você deseja garantir que seu peixe ficará macio e suculento, a dica de agora irá te ajudar nisso, já que sugere colocar a carne em uma panela com leite quente e levar ao fogo por alguns minutos.

Esse processo vai garantir que o seu haddock defumado adquira um sabor mais leve e combine melhor com os aspargos que serão preparados em seguida.

11º. Ao molho de manteiga cor de ouro

autor: Segredos da tia Emília

Esta outra sugestão é também muito simples de ser feita, visto que o seu peixe defumado terá apenas que ficar submerso no leite por algumas horas.

E ao finalizar o tempo ele será coberto por uma camada de manteiga derretida que pode ou não ser temperada e depois é só servir.

12º. Cestinhas com coalhada e caviar

autor: Lucilia Diniz

Esta é uma daquelas receitas perfeitas para servir de entrada de um jantar com os amigos e pode facilmente ser combinado com inúmeros espumantes ou vinhos.

Você aprenderá a fazer uma cestinha com massa filo, que depois de assada será recheada com coalhada fatias finas do Haddock defumado e finalizadas com o caviar de sua preferência.

Porém, a coalhada pode ser substituída por outro queijo cremoso e o caviar não precisa ser adicionado caso você prefira assim.

13º. Com chutney de manga

autor: Programa jb

O chutney de manga é perfeito de ser combinado com peixes e outros frutos do mar, o seu preparo é muito simples e basta refogar a manga e depois bater no liquidificador.

Se desejar, acrescente uma pitada de noz moscada ou canela e em seguida é só utilizar o chutney como um molho para o seu peixe.

14º. Carpaccio com camarões

autor: Super nosso

O carpaccio consiste em finas fatias de carne, seja ela de aves, suínos, bovinos ou peixes e combinam com os mais diversos molhos.

 A sugestão é combinar o seu carpaccio de haddock com um vinagrete de limão e mostarda escura, que será acompanhado por camarões cozidos em água com especiarias.

15º. Filé crocante ao molho de lemon pepper

autor: Oster Brasil

A última sugestão da sequência é de um filé crocante que pode servir de prato principal de qualquer refeição ou se feito em porções pequenas servir de aperitivo.

A indicação é usar o Haddock fresco, mas se não for possível tê-lo fresco, experimente deixá-lo de molho por algumas horas no leite e assim, ele estará mais suculento.

Feito isso, é só seguir o passo a passo e garantir uma experiência muito saborosa para todos os seus convidados.

Certamente nossas dicas de hoje te surpreenderam, já que esse peixe é um pouco diferente daquilo com o que estamos acostumados.  No entanto, se você gosta de inovar então precisa testar uma dessas opções deliciosas.

poste no pinterest esta imagem de receita de haddock-peixe

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.