12 Receitas de Peixe Assado No Forno Filé, Posta E Inteiro Mais Que Especiais

Receitinha que pode trazer sofisticação na criação de pratos muito especiais!
12 Receitas de Peixe Assado No Forno Filé, Posta E Inteiro Mais Que Especiais
Avalie este item
(20 votos)

Uma proteína rica em ômega 3 e, sem dúvidas, uma refeição de sucesso para saborear com os amigos ou com a família. Essa receita de peixe assado no forno em filé está maravilhosa, pois é acompanhada de batatas bem temperadas. São excelentes elementos para seu almoço, jantar e até mesmo como petisco para ser compartilhado.

O peixe, além de popular e comum, é rico em sabor e muitas vezes até barato, então não perca a oportunidade de apresentar essa refeição completa para os seus amados.

E caso queira mais algumas opções para outras ocasiões, veja também as 11 sugestões que separamos com peixes bem diversificados com novos elementos.

Receita de peixe assado no forno em filé suculento: saiba como fazer

Rendimento
4 porções
Preparação
1h30
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • Peixe grande da sua preferência
  • Suco de 3 limões
  • 1 colher de chá de sal
  • 4 dentes de alho amassados
  • Coentro a gosto
  • Cebolinha a gosto
  • 1 cebola grande cortada em rodelas
  • Pimenta de cheiro e ardida a gosto
  • 2 pimentões cortados
  • 700 g de batata inglesa, descascadas e cortadas em rodelas
  • Azeite a gosto

Modo de preparo

  • Utilize uma travessa coberta por um papel alumínio.
  • Com o peixe já limpo e tratado dos dois lados, faça cortes estreitos na vertical, da parte final da cabeça até o início do rabo.
  • Em um recipiente, misture o suco do limão com o sal, a pimenta e o alho.
  • Em seguida, utilize essa mistura para passar dos lados e na parte de dentro do peixe.
  • No interior do animal, adicione o coentro, a cebolinha, um pouco de pimentão e também um pouco de cebola.
  • Por baixo do peixe, acrescente o resto do pimentão e da cebola e coloque as batatas inteiras ou cortadas ao meio (e cruas) ao redor.
  • Cubra a travessa com papel alumínio, com a parte lisa voltada para cima.
  • Deixe o forno pré-aquecido em 200° C por 5 minutos, então leve o seu peixe ao forno por 20 minutos.
  • Retire do forno, regue-o com azeite e leve-o novamente ao forno até dourar por uma média de 35 a 40 minutos. Após esse período, o peixe estará pronto.
Dica:

Caso ele esteja congelado, você deverá descongelá-lo naturalmente para que seja preparado. Não tente utilizar o fogo ou micro-ondas para isso. Se fizer uso de pimentas ou ervas aromatizantes ou outro tempero, a proteína ficará ainda mais saborosa.

2º. Peixe assado em filé

autor: Divinas Receitas

Uma receita de peixe assado no forno simples, rápida, fácil e saborosa.

Você vai precisar dos seguintes ingredientes: 1 kg de filés de peixe, sal a gosto, suco de 1 limão siciliano, 2 dentes de alho triturados, pimenta do reino a gosto, 2 colheres de café de páprica picante ou colorau! Não se esqueça de temperar os filés de peixe!

Aprenda a preparar um delicioso filé de peixe assado no forno. É importante limpar bem o peixe.

3º. Com creme de leite

autor: Receitas de Vozinha

Não perca nenhum detalhe da montagem desse prato.

Esse é daqueles pratos que são tão bonitos que parece muito elaborado, mas na verdade nessa receita vão poucos ingredientes e o modo de preparo é bem simples.

No peixe assado com creme de leite, você vai ter como resultado uma refeição muito saborosa, cremosa, de dar água na boca. Por isso, é importante ficar atento a todos os detalhes.

4º. Com legumes

autor: Rapidinhas na Cozinha

Para você que não renuncia ao sabor, mas busca por uma opção leve, essa pode ser a receita ideal.

Preparo: coloque os legumes para cozinhar, limpe o peixe e tempere com sal, pimenta e limão.

O pirex ou uma travessa: regue com azeite e depois coloque uma camada de cebola, tomates maduros, os legumes, sal e coloque o peixe inteiro.

Coloque mais azeite e leve ao forno médio por 30 minutos, sirva em seguida. Se você quiser cubra com papel alumínio e leve ao forno para assar!

Este prato é levinho, saboroso e muito saudável, uma sugestão para deixá-lo ainda melhor, é utilizar o peixe fresco, mas não se limite a isso. É um belo peixe assado no forno inteiro.

5º. Recheado com farofa

autor: Divinas Receitas

Você vai aprender a preparar um peixe no forno e recheado com uma deliciosa farofa.

Anote aí: 100g de bacon picado, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 cebola média picada, 1 pimenta dedo de moça picada e sem sementes, 1 cenoura média ralada, 1 tomate picado, 1 pitada de pimenta do reino, 1 xícara (240ml) de farinha de mandioca, cheiro verde, sal e azeite a gosto.

Marine 1⁄2 kg de peixe com suco de ½ limão, sal e pimenta do reino a gosto, 2 dentes de alho amassados. Utilize o peixe de sua preferência, sugerimos o corvino, pacu, namorado ou dourado.

6º. Bolinho de peixe

autor: Lu Azevedo

Para você que gosta de peixes e frutos do mar, aprenda uma receita prática e saudável, que é o bolinho de peixe assado, delicioso, perfeito aperitivo para o fim de semana e um ótimo lanchinho para as crianças.

Com 1 kg de peixe branco, farelo de pão, 3 ovos, meia xícara de cheiro verde, cebola, 2 colheres (sopa) de mostarda, sal e pimenta a gosto você irá preparar essa delícia.

Não deixe de acompanhar o passo a passo de como fazer essa maravilha. Bom apetite!

7º. Com molho de laranja

autor: TV Alterosa – Sul e Sudoeste de Minas

Prepare uma receita de peixe com molho de laranja.

Como sugestão de peixe para essa receita vamos indicar o salmão que é um peixe que vem ganhando bastante espaço em nossa alimentação pela sua versatilidade e sabor!

Está receita é muito especial, pois combina dois sabores bastante marcantes, o salmão e a laranja, que juntos fazem um prato perfeito.

Essa é uma opção muito rápida de fazer ideal para surpreender a família e amigos! Você pode utilizar também o peixe congelado que o resultado é incrível!

8º. Com batata doce

autor: Aja na Cozinha

Essa é daquelas receitas de dar água na boca, e ao mesmo tempo muito saudável e nutritiva.

Você vai precisar de 1 kg do peixe da sua preferência, normalmente é utilizado o Pacu, duas batatas doces, dois limões, um pimentão grande vermelho, duas cebolas, pimenta do reino a gosto, páprica picante a gosto, azeite e sal a gosto, ervas finas (desidratadas) e alecrim fresco.

Vai se apaixonar por peixe assado com batata doce!

9º. Com camarão

autor: Ana Rocha.

Esse peixe assado com camarão vem trazer sabor e sofisticação à sua mesa.

O camarão costuma agradar o paladar de bastante pessoas, ele também está presente em muitos pratos sofisticados.

O resultado dessa receita vai te surpreender, além de trazer um preparo simples e rápido.

Não perca nenhum detalhe do passo a passo, dicas e os ingredientes necessários para o peixe.

10º. Empanado

autor: Receitas Nestlé

Você é fã daquele peixe empanado, perfeito para acompanhar uma cerveja gelada, mas quer se livrar das frituras?

Ingredientes: suco de limão, sal, 1 xícara (chá) de vinho branco, 1 dente de alho picado, 2 colheres (sopa) de coentro picado, 1 colher (chá) de sal, 1 colher (sopa) de mostarda amarela, 800 g de filé de peixe em pedaços (robalo ou pescada).

Para empanar utilize 2 xícaras (chá) de farinha de milho em flocos e 2 colheres (sopa) de azeite. Essa receita é ideal, pois reúne sabor e saúde com um resultado impressionante.

11º. Em postas

autor: Tata Pereira

A receita de peixe assado no forno em postas é delicioso e pode ser feito rapidamente.

Com apenas tilápia, manteiga, alecrim, manjericão, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino você também vai preparar um prato incrivelmente delicioso, super fácil de fazer e prático.

Nessa receita você aprende a preparar postas de tilápia assada na manteiga. Surpreenda a todos com esta receita maravilhosa!

12º. À portuguesa

autor: Receitas e Temperos

Veja mais e todos os detalhes para fazer esse peixe à portuguesa!

O bacalhau é um peixe tradicionalmente consumido na Páscoa, mas pensando nas altas do preço do ingrediente vamos te dar uma opção deliciosa feita com filé de peixe merluza ao estilo português.

Você vai precisar dos seguintes ingredientes: 800g de filé de merluza, 4 batatas em rodelas, 1 pimentão vermelho cortado em rodelas, 1 cebola em rodelas, alho cortado em lâminas, salsa picada, azeitonas, azeite de oliva, sal, pimenta do reino a gosto, entre outros!

Depois de conhecer todas essas possibilidades que oferecem tantos benefícios para a saúde, peixe assado não vai sair do seu cardápio semanal. São tantas receitas saborosas, práticas e saudáveis... escolha a que mais gostou e já comece a testar hoje mesmo!

poste no pinterest esta imagem de receita de peixe-assado-no-forno

Comentário (1)

  • Maria

    Amei a receita era td que eu queria nesse momento! DEUS te abençoe!! Obrigada!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.