Receita Com Ovas de Peixe + opções Sensacionais para Tira-gosto e Aperitivo

Ova de peixe é um ingrediente exótico que possui poder de deixar qualquer refeição mais saborosa.
Publicado em Peixes
Receita Com Ovas de Peixe + opções Sensacionais para Tira-gosto e Aperitivo Andriy R / Shutterstock.com

Também conhecido como caviar, as ovas são um alimento exótico e incomum em nossa culinária, porém elas são capazes de oferecer sabores intensos e sofisticação para um prato. Em vista disso, é sempre bom ter receitas com ovas de peixe a mão, afinal, nunca saberemos quando elas serão necessárias!

No artigo de hoje, descubra como preparar uma deliciosa farofa de ovas, perfeitas para acompanhar aquele peixe assado na brasa ou alguns frutos do mar, com certeza você vai gostar!

Confira também outras receitas incríveis que podem se encaixar em absolutamente qualquer ocasião!

poste no pinterest esta imagem de receita de ovas-de-peixe

Receitas com ovas de peixe: Saiba como fazer

Farofa incrível

Rendimento
300g de farofa
Preparação
15 minutos
Dificuldade
Fácil
Ingredientes
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 cebola picada
  • 1 Ova de tainha
  • Sal (a gosto)
  • 200g de farinha de mandioca
  • Azeite extra virgem (a gosto)
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • ervas desidratadas (a gosto)
  • tomilho desidratado (a gosto)

Modo de preparo

  • Em uma panela mantida em fogo alto coloque água para ferver, logo em seguida parta para o preparo do preparo.

  • Em uma frigideira mantida no fogo, adicione um fio de azeite generoso e manteiga em abundância, quando esquentar coloque a cebola, deixe ela dourar.

  • Quando a cebola estiver bem dourada acrescente o alho picado e algumas ervas desidratadas, mexa e deixe tudo fritar até dourar. Reserve com o fogo desligado.

  • Volte para a água que estava fervendo, adicione um pouco de sal e a ova, cuidado para não rasgar a pele que envolve as ovas de tainha.

  • Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, enquanto isso, prepare um recipiente com água e gelo, logo que retirar a ova da água quente, transfira para o gelo.

  • Cozimento interrompido, retire a pele que envolve as ovas e descarte junto a água gelada, em seguida pique o que restou em rodelas, e coloque as ovas na panela com a cebola, misture tudo.

  • Nesse momento entre com a farinha, misture até incorporar todos os ingredientes. Ajuste sal se necessário e sirva.

Agora, veja mais 10 receitas com ovas para inovar no cardápio.

Na Açorda

autor: Wooden CookBook

A açorda é um tipo de sopa extremamente comum em diversas partes do mundo que consiste basicamente com alguma proteína, vinho branco, e especiarias cozidas lentamente e decoradas com gema de ovo mole.

Esta receita é muito gostosa e muito fácil de fazer, todos os ingredientes podem ser encontrados com facilidade e não vão custar tanto ao seu bolso no final das contas. Com certeza vale a pena esperar!

Salada

autor: Mundo FOX

Nesta receita sensacional, experimente fazer uma salada rápida perfeita para entradinhas com ovas de bacalhau!

A receita é muito fácil e leva bastante ingredientes, porém não se preocupe, todos podem ser encontrados com facilidade em qualquer mercado, olhe lá se você já não tiver disponível em sua geladeira, já que são ingredientes de consumo comum.

As folhas de alface utilizadas podem ser substituídas por outras opções que não precisem de cozimento.

Bottarga

autor: sekyfoods

Típico do sul do nosso país, a bottarga é feita de ovas de tainha curadas em sal. Nessa receita, aprenda a preparar esse prato passo a passo, recebendo todas as dicas do autor para que seu peixe fique no ponto correto!

É super gostoso e pode ser utilizado como aperitivo ou tira-gosto, com certeza você vai adorar o caviar brasileiro.

Risoto de Bottarga

autor: sekyfoods

Nesta receita, aprenda como transforma uma simples bottarga em um delicioso prato de risoto ideal para almoços especiais.

Você utilizará poucos ingredientes, nenhum deles é complexo de encontrar inclusive! Com certeza vale a pena dar uma provadinha!

No Macarrão

autor: Artemperos

Nesta receita afrodisíaca de tirar o fôlego, aprenda a fazer uma massa sensacional com vodka e ovas pretas. A comidinha em si é super potente e saborosa, além de possuir um cheirinho cheio de notas diferenciadas que fazem qualquer um se apaixonar.

Para fazer, utilizamos poucos itens, sendo que alguns deles podem ser facilmente substituídos. Vale a pena experimentar!

Moqueca

autor: Marlene Rodrigues variedades

Nesta receitinha, aprenda a preparar uma deliciosa moqueca com ovas! Ela é super deliciosa e intensa e tem absolutamente tudo para te conquistar.

É importante ressaltar que apesar de feita apenas com ovas, você é livre para incrementar a receita com peixe, camarão ou qualquer outro fruto do mar que desejar.

Tartare de salmão

 Autor: O menu do Nenê

Aqui, vamos preparar um tartare de salmão, aquela receita que leva peixe cru, bastante limão e temperos variados, o diferencial dessa versão, no entanto se encontra na presença das ovas, que serão incluídas de maneira bem natural no preparo.

Certamente você vai amar! Experimente fazer essa receita em ocasiões especiais, que exigem finesse e pratos inesquecíveis.

Ovas cozidas

autor: Cozinha Da Bi

Para refeições mais simples, aposte em ovas cozidas, fáceis de fazer e ficam prontas em um piscar de olhos! Aqui, veja como preparar ovas deliciosas e super equilibradas com temperos de fácil acesso.

Essa versão é ideal para acompanhar um arroz branco e talvez aquela farofinha lá de cima. Para sabores mais intensos experimente usar o azeite de dendê.

 

Caviar

autor: Sal de Cura Carol Prezotto

Você sabe o que é caviar? Se assim como o Zeca você só ouviu falar, você precisa experimentar essa receitinha! Nela aprenda de forma simples como dar o formato esférico e alaranjado para suas ovas, deixando-as perfeitas para os mais diversos preparos!

O modo de fazer é super simples, e seguindo todo o passo a passo não tem erro.

Frito

autor: Joaquim Borges Trajano

Se você é adepto da comida fácil e gostosa, com gostinho de boteco de esquina, essa receita é para você. Aqui aprenda a preparar uma ova frita de maneira fácil e rápida, utilizando os temperos corretos e deixando no fogo por tempo adequado.

Com certeza vale a pena experimentar e servir para seus amigos no próximo happy hour!

Gostou de nossas receitas? Continue navegando e descubra muito mais!

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.